O consumo simbólico e as estratégias retóricas dos filmes publicitários da Apple na pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felizardo, Adriano dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
Texto Completo: http://tede2.espm.br/handle/tede/675
Resumo: The Master‟s thesis presented here aims to investigate the advertising films of the Apple brand, with the purpose of analyzing their rhetorical strategies present in their advertising materials, focusing on the sale of the iPhone, during the period of the COVID-19 pandemic in Brazil. We will select a corpus of advertisements from digital and television media. Methodologically, the data were analyzed in the light of rhetorical procedures and the intersection with a theoretical framework on consumption and brand promotional resources.
id ESPM_62bc8d6ef106443f090e13db98a90d3f
oai_identifier_str oai:tede2.espm.br:tede/675
network_acronym_str ESPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
repository_id_str
spelling Carrascoza, João Luís AnzanelloCasadei, Eliza BachegaCarvalho, Dora827.461.250-72https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K1793371U8&tokenCaptchar=03AAYGu2RfkIvaKZEQslxOpbGWALMv3jXe42Lfgtn2K77ihrT3_-TJlPT7rrvbZcy6GruMo-4lsvxqp9WCOeiJCkGkVcoYKOx7CcKYRyOC4EoZUhyfUAK2cw0nsVnMfSrcODlxUBAc9ik_pJIDlvrCGykAS6CFvVh2cYAREv6yqGGlylQiuwx5O8EjnGvXJIirP7BIBQHdaNaBicFQqvIZxz93u5XlgMwGSkpLGA93F2QwV52DNEpWbLcUidX2Bk7iu0vXdKX07qkPx2unywRReuCreHlmE-v09kvwy4Ju2QQJul3_7ZkKJGxgEHtioj_Rys5NUuA9rkERVrTM4lP3iCEMNkyMLK9_YSbs4W5fcBzabKDa1Xwtk7GYg0JcJQMJFcHQgZuBFsWoHbIEls9Z6zZC9i6JXzskkiBVkj7NXRfwbPopa1VSWM3wCH6RZCzDJ6C_AuRcsKsvUQJatl-AmcYjx8HBVO0Hu_1wm33C5qScamZtiSoe1t0XB0zFELn6TIerDlzQEB2T5XFBvRsb-MmC8caR89A2aUSjE9ZA89zUo3h59zfLgn0RiGJFV1DT_p9nrnY-Y3qTFelizardo, Adriano dos Santos2023-07-04T13:12:39Z2023-05-12Felizardo, Adriano dos Santos. O consumo simbólico e as estratégias retóricas dos filmes publicitários da Apple na pandemia. 2023. [106 f.]. Dissertação (Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .http://tede2.espm.br/handle/tede/675The Master‟s thesis presented here aims to investigate the advertising films of the Apple brand, with the purpose of analyzing their rhetorical strategies present in their advertising materials, focusing on the sale of the iPhone, during the period of the COVID-19 pandemic in Brazil. We will select a corpus of advertisements from digital and television media. Methodologically, the data were analyzed in the light of rhetorical procedures and the intersection with a theoretical framework on consumption and brand promotional resources.A dissertação que ora se apresenta tem o intuito de investigar os filmes publicitários da marca Apple, com a finalidade de analisar as suas estratégias retóricas presentes em seus materiais publicitários, focando na promoção do iPhone, durante o período da pandemia da COVID-19, no Brasil. Selecionou-se um corpus de peças publicitárias de mídias digitais e televisivas para tal. Metodologicamente, os dados foram analisados à luz dos procedimentos retóricos e do entrecruzamento com um referencial teórico sobre consumo e recursos de promoção da marca.Submitted by Débora Silva (deborasilva@espm.br) on 2023-07-04T13:09:32Z No. of bitstreams: 1 Adriano dos Santos Felizardo.pdf: 2370578 bytes, checksum: 583bde5168a59e44334841db2321189c (MD5)Approved for entry into archive by Débora Silva (deborasilva@espm.br) on 2023-07-04T13:12:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Adriano dos Santos Felizardo.pdf: 2370578 bytes, checksum: 583bde5168a59e44334841db2321189c (MD5)Approved for entry into archive by Débora Silva (deborasilva@espm.br) on 2023-07-04T13:12:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Adriano dos Santos Felizardo.pdf: 2370578 bytes, checksum: 583bde5168a59e44334841db2321189c (MD5)Made available in DSpace on 2023-07-04T13:12:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Adriano dos Santos Felizardo.pdf: 2370578 bytes, checksum: 583bde5168a59e44334841db2321189c (MD5) Previous issue date: 2023-05-12application/pdfhttp://tede2.espm.br/retrieve/2386/Adriano%20dos%20Santos%20Felizardo.pdf.jpgporEscola Superior de Propaganda e MarketingPrograma de Mestrado em Comunicação e Práticas de ConsumoESPMBrasilESPM::Pós-Graduação Stricto Sensucomunicação e consumo simbólico; retórica; filme publicitário; Apple; iPhonesymbolic consumption; advertising film; rhetoric; Apple; iPhoneCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOO consumo simbólico e as estratégias retóricas dos filmes publicitários da Apple na pandemiaSymbolic consumption and rhetorical strategies in Apple's advertising films during the pandemicinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1478719854366591830500500600-4455193753091852328-4056021055502874573info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPMinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMTHUMBNAILAdriano dos Santos Felizardo.pdf.jpgAdriano dos Santos Felizardo.pdf.jpgimage/jpeg4022http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/675/4/Adriano+dos+Santos+Felizardo.pdf.jpg4065a4a3b0a4d3650b43db30133712deMD54TEXTAdriano dos Santos Felizardo.pdf.txtAdriano dos Santos Felizardo.pdf.txttext/plain160655http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/675/3/Adriano+dos+Santos+Felizardo.pdf.txt790d80ef7370a03eab495f2a2192b036MD53ORIGINALAdriano dos Santos Felizardo.pdfAdriano dos Santos Felizardo.pdfapplication/pdf2370578http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/675/2/Adriano+dos+Santos+Felizardo.pdf583bde5168a59e44334841db2321189cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81912http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/675/1/license.txt652c58b294e08ded719d10bdbc42f8ceMD51tede/6752023-07-05 01:00:11.364oai:tede2.espm.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.espm.br/http://tede2.espm.br/oai/requestacervodigital@espm.br||hribeiro@espm.bropendoar:2023-07-05T04:00:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.por.fl_str_mv O consumo simbólico e as estratégias retóricas dos filmes publicitários da Apple na pandemia
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Symbolic consumption and rhetorical strategies in Apple's advertising films during the pandemic
title O consumo simbólico e as estratégias retóricas dos filmes publicitários da Apple na pandemia
spellingShingle O consumo simbólico e as estratégias retóricas dos filmes publicitários da Apple na pandemia
Felizardo, Adriano dos Santos
comunicação e consumo simbólico; retórica; filme publicitário; Apple; iPhone
symbolic consumption; advertising film; rhetoric; Apple; iPhone
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short O consumo simbólico e as estratégias retóricas dos filmes publicitários da Apple na pandemia
title_full O consumo simbólico e as estratégias retóricas dos filmes publicitários da Apple na pandemia
title_fullStr O consumo simbólico e as estratégias retóricas dos filmes publicitários da Apple na pandemia
title_full_unstemmed O consumo simbólico e as estratégias retóricas dos filmes publicitários da Apple na pandemia
title_sort O consumo simbólico e as estratégias retóricas dos filmes publicitários da Apple na pandemia
author Felizardo, Adriano dos Santos
author_facet Felizardo, Adriano dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carrascoza, João Luís Anzanello
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Casadei, Eliza Bachega
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Carvalho, Dora
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 827.461.250-72
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K1793371U8&tokenCaptchar=03AAYGu2RfkIvaKZEQslxOpbGWALMv3jXe42Lfgtn2K77ihrT3_-TJlPT7rrvbZcy6GruMo-4lsvxqp9WCOeiJCkGkVcoYKOx7CcKYRyOC4EoZUhyfUAK2cw0nsVnMfSrcODlxUBAc9ik_pJIDlvrCGykAS6CFvVh2cYAREv6yqGGlylQiuwx5O8EjnGvXJIirP7BIBQHdaNaBicFQqvIZxz93u5XlgMwGSkpLGA93F2QwV52DNEpWbLcUidX2Bk7iu0vXdKX07qkPx2unywRReuCreHlmE-v09kvwy4Ju2QQJul3_7ZkKJGxgEHtioj_Rys5NUuA9rkERVrTM4lP3iCEMNkyMLK9_YSbs4W5fcBzabKDa1Xwtk7GYg0JcJQMJFcHQgZuBFsWoHbIEls9Z6zZC9i6JXzskkiBVkj7NXRfwbPopa1VSWM3wCH6RZCzDJ6C_AuRcsKsvUQJatl-AmcYjx8HBVO0Hu_1wm33C5qScamZtiSoe1t0XB0zFELn6TIerDlzQEB2T5XFBvRsb-MmC8caR89A2aUSjE9ZA89zUo3h59zfLgn0RiGJFV1DT_p9nrnY-Y3qT
dc.contributor.author.fl_str_mv Felizardo, Adriano dos Santos
contributor_str_mv Carrascoza, João Luís Anzanello
Casadei, Eliza Bachega
Carvalho, Dora
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação e consumo simbólico; retórica; filme publicitário; Apple; iPhone
topic comunicação e consumo simbólico; retórica; filme publicitário; Apple; iPhone
symbolic consumption; advertising film; rhetoric; Apple; iPhone
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv symbolic consumption; advertising film; rhetoric; Apple; iPhone
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description The Master‟s thesis presented here aims to investigate the advertising films of the Apple brand, with the purpose of analyzing their rhetorical strategies present in their advertising materials, focusing on the sale of the iPhone, during the period of the COVID-19 pandemic in Brazil. We will select a corpus of advertisements from digital and television media. Methodologically, the data were analyzed in the light of rhetorical procedures and the intersection with a theoretical framework on consumption and brand promotional resources.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-04T13:12:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-05-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Felizardo, Adriano dos Santos. O consumo simbólico e as estratégias retóricas dos filmes publicitários da Apple na pandemia. 2023. [106 f.]. Dissertação (Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.espm.br/handle/tede/675
identifier_str_mv Felizardo, Adriano dos Santos. O consumo simbólico e as estratégias retóricas dos filmes publicitários da Apple na pandemia. 2023. [106 f.]. Dissertação (Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
url http://tede2.espm.br/handle/tede/675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 1478719854366591830
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
500
600
dc.relation.department.fl_str_mv -4455193753091852328
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -4056021055502874573
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo
dc.publisher.initials.fl_str_mv ESPM
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/675/4/Adriano+dos+Santos+Felizardo.pdf.jpg
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/675/3/Adriano+dos+Santos+Felizardo.pdf.txt
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/675/2/Adriano+dos+Santos+Felizardo.pdf
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/675/1/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4065a4a3b0a4d3650b43db30133712de
790d80ef7370a03eab495f2a2192b036
583bde5168a59e44334841db2321189c
652c58b294e08ded719d10bdbc42f8ce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv acervodigital@espm.br||hribeiro@espm.br
_version_ 1809112866790309888