Centralidade no cliente: entendimentos e aplicações em empresas no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
Texto Completo: | http://tede2.espm.br/handle/tede/635 |
Resumo: | Customer centricity has become relevant both in academia and in the market. While researchers explore the concept’s understanding and applications, companies are looking to implement customer centricity as a strategic approach. Still, there is a gap between what is understood and what is implemented. This gap is discussed from the Service-Dominant Logic theoretical perspective to understand the concept of customer centricity and its application in organizations. The synthesis of the main perceptions of Brazilian market executives regarding implementation of customer centricity is presented in seven categories built by inputs from ten interviews with leaders in companies of various sizes and segments. Main findings from literature and interviews were used to synthetize an implementation model describing five steps to guide companies on customer centricity implementation path. |
id |
ESPM_8b54f2e7a97fa6e77270e0adb8ce2c8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.espm.br:tede/635 |
network_acronym_str |
ESPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
repository_id_str |
|
spelling |
Cordeiro, Rafaela AlmeidaAlmeida, Luciana Florêncio deRosenthal, BenjaminBoaventura, Patrícia107.200.237-00http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K2494470Y4&tokenCaptchar=03AIIukzgZ91Kp1XL3uA9frqqncvPYNLPdWffW7dj0HlZk3w6pQfoTXj6X4duVnRkELkv_I7AOsphr0Tu8Xs_FxpBmEbiMBYymknp_W1Wcd6f2XnuFzSlHAHxGAwaBxiGYM9Bys2hr95nQQxntRr6qyoz9vu8qD62usMDEySREk12BwvLth-kB4d80QShTqqex1tVdwHuWOlb6DXLgslc5nWmS7-qOJIvj_mNKKLwZsg3flDlqgCFYWnL64J7fS_puBSX314_54HDr1Xsf1dMdD9Z7V2T5AdiIen4qS2-1zGxgGMopJFHneueG8g9-3gsWWQxHKSxNyvL9TsRYseMEUviTQjmxqSgkEDiAqSTi9UNG5PfYq3mB0W2YMmX5lmvaLUWmoUGUJcSrISrlGLhKG_9GroQG6FH7EYZGBoVZJIbQFNMVLPPkaQFOWsab5WkLxilh57s7zEcJLSTaSf1gth7O4byN_LHUSuFN1UtwhXypJdA2uHCqo7kINz0BFJVpptCh4YKi9LEH87Ww0m3p298NrTgSFvllRQRaposo, Larissa Luz2022-09-19T19:55:48Z2022-02-14Raposo, Larissa Luz. Centralidade no cliente: entendimentos e aplicações em empresas no Brasil. 2022. [76 f.]. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .http://tede2.espm.br/handle/tede/635Customer centricity has become relevant both in academia and in the market. While researchers explore the concept’s understanding and applications, companies are looking to implement customer centricity as a strategic approach. Still, there is a gap between what is understood and what is implemented. This gap is discussed from the Service-Dominant Logic theoretical perspective to understand the concept of customer centricity and its application in organizations. The synthesis of the main perceptions of Brazilian market executives regarding implementation of customer centricity is presented in seven categories built by inputs from ten interviews with leaders in companies of various sizes and segments. Main findings from literature and interviews were used to synthetize an implementation model describing five steps to guide companies on customer centricity implementation path.A centralidade no cliente é um conceito que tem adquirido relevância tanto na academia quanto no mercado. Enquanto pesquisadores exploram o entendimento do conceito e suas aplicações, as empresas buscam caminhos para implementar a centralidade no cliente como abordagem estratégica. Porém, existe uma lacuna entre o que é entendido e o que é implementado. Essa lacuna é discutida pela perspectiva teórica da Lógica Dominante do Serviço, com o objetivo de compreender o conceito de centralidade no cliente e sua aplicação nas organizações. Para tal, é apresentada uma síntese das principais percepções sobre a implementação do conceito pelo ponto de vista de executivos do mercado brasileiro e um modelo de implementação que pode ser utilizado por empresas que buscam operacionalizar a centralidade no cliente. Foram conduzidas dez entrevistas com executivos em cargos de liderança de empresas de variados portes e segmentos. Os achados foram aglutinados em sete categorias e traduzidos em um modelo de implementação com cinco etapas.Submitted by Débora Silva (deborasilva@espm.br) on 2022-09-19T15:27:33Z No. of bitstreams: 1 Larissa_Luz_Raposo.pdf: 2012179 bytes, checksum: 2b09a0944c628cc288b234a2a456e644 (MD5)Approved for entry into archive by Débora Silva (deborasilva@espm.br) on 2022-09-19T18:11:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Larissa_Luz_Raposo.pdf: 2012179 bytes, checksum: 2b09a0944c628cc288b234a2a456e644 (MD5)Approved for entry into archive by Débora Silva (deborasilva@espm.br) on 2022-09-19T18:28:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Larissa_Luz_Raposo.pdf: 2012179 bytes, checksum: 2b09a0944c628cc288b234a2a456e644 (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-19T19:55:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Larissa_Luz_Raposo.pdf: 2012179 bytes, checksum: 2b09a0944c628cc288b234a2a456e644 (MD5) Previous issue date: 2022-02-14application/pdfhttp://tede2.espm.br/retrieve/2221/Larissa_Luz_Raposo.pdf.jpgporEscola Superior de Propaganda e MarketingPrograma de Mestrado Profissional em Comportamento do ConsumidorESPMBrasilESPM::Pós-Graduação Stricto Sensucustomer centricity; customer-centric; lógica dominante do serviço; estratégia de negóciocustomer centricity; customer-centric; service-dominant logic; business strategyCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOCentralidade no cliente: entendimentos e aplicações em empresas no BrasilCustomer centricity: understandings and applications in companies in Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-5003969050085565866500500600-44551937530918523288024035432632778221info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPMinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMTHUMBNAILLarissa_Luz_Raposo.pdf.jpgLarissa_Luz_Raposo.pdf.jpgimage/jpeg4803http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/635/4/Larissa_Luz_Raposo.pdf.jpge67f1e33984149b4e6a5d0b7bce715bdMD54TEXTLarissa_Luz_Raposo.pdf.txtLarissa_Luz_Raposo.pdf.txttext/plain153192http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/635/3/Larissa_Luz_Raposo.pdf.txtccc1f9ce6d7ae954f8df70aa29f8eb3aMD53ORIGINALLarissa_Luz_Raposo.pdfLarissa_Luz_Raposo.pdfapplication/pdf2012179http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/635/2/Larissa_Luz_Raposo.pdf2b09a0944c628cc288b234a2a456e644MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81912http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/635/1/license.txt652c58b294e08ded719d10bdbc42f8ceMD51tede/6352022-09-20 01:00:23.273oai:tede2.espm.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.espm.br/http://tede2.espm.br/oai/requestacervodigital@espm.br||hribeiro@espm.bropendoar:2022-09-20T04:00:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Centralidade no cliente: entendimentos e aplicações em empresas no Brasil |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Customer centricity: understandings and applications in companies in Brazil |
title |
Centralidade no cliente: entendimentos e aplicações em empresas no Brasil |
spellingShingle |
Centralidade no cliente: entendimentos e aplicações em empresas no Brasil Raposo, Larissa Luz customer centricity; customer-centric; lógica dominante do serviço; estratégia de negócio customer centricity; customer-centric; service-dominant logic; business strategy CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
Centralidade no cliente: entendimentos e aplicações em empresas no Brasil |
title_full |
Centralidade no cliente: entendimentos e aplicações em empresas no Brasil |
title_fullStr |
Centralidade no cliente: entendimentos e aplicações em empresas no Brasil |
title_full_unstemmed |
Centralidade no cliente: entendimentos e aplicações em empresas no Brasil |
title_sort |
Centralidade no cliente: entendimentos e aplicações em empresas no Brasil |
author |
Raposo, Larissa Luz |
author_facet |
Raposo, Larissa Luz |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cordeiro, Rafaela Almeida |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Almeida, Luciana Florêncio de |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Rosenthal, Benjamin |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Boaventura, Patrícia |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
107.200.237-00 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K2494470Y4&tokenCaptchar=03AIIukzgZ91Kp1XL3uA9frqqncvPYNLPdWffW7dj0HlZk3w6pQfoTXj6X4duVnRkELkv_I7AOsphr0Tu8Xs_FxpBmEbiMBYymknp_W1Wcd6f2XnuFzSlHAHxGAwaBxiGYM9Bys2hr95nQQxntRr6qyoz9vu8qD62usMDEySREk12BwvLth-kB4d80QShTqqex1tVdwHuWOlb6DXLgslc5nWmS7-qOJIvj_mNKKLwZsg3flDlqgCFYWnL64J7fS_puBSX314_54HDr1Xsf1dMdD9Z7V2T5AdiIen4qS2-1zGxgGMopJFHneueG8g9-3gsWWQxHKSxNyvL9TsRYseMEUviTQjmxqSgkEDiAqSTi9UNG5PfYq3mB0W2YMmX5lmvaLUWmoUGUJcSrISrlGLhKG_9GroQG6FH7EYZGBoVZJIbQFNMVLPPkaQFOWsab5WkLxilh57s7zEcJLSTaSf1gth7O4byN_LHUSuFN1UtwhXypJdA2uHCqo7kINz0BFJVpptCh4YKi9LEH87Ww0m3p298NrTgSFvllRQ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Raposo, Larissa Luz |
contributor_str_mv |
Cordeiro, Rafaela Almeida Almeida, Luciana Florêncio de Rosenthal, Benjamin Boaventura, Patrícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
customer centricity; customer-centric; lógica dominante do serviço; estratégia de negócio |
topic |
customer centricity; customer-centric; lógica dominante do serviço; estratégia de negócio customer centricity; customer-centric; service-dominant logic; business strategy CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
customer centricity; customer-centric; service-dominant logic; business strategy |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
Customer centricity has become relevant both in academia and in the market. While researchers explore the concept’s understanding and applications, companies are looking to implement customer centricity as a strategic approach. Still, there is a gap between what is understood and what is implemented. This gap is discussed from the Service-Dominant Logic theoretical perspective to understand the concept of customer centricity and its application in organizations. The synthesis of the main perceptions of Brazilian market executives regarding implementation of customer centricity is presented in seven categories built by inputs from ten interviews with leaders in companies of various sizes and segments. Main findings from literature and interviews were used to synthetize an implementation model describing five steps to guide companies on customer centricity implementation path. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-19T19:55:48Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-02-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Raposo, Larissa Luz. Centralidade no cliente: entendimentos e aplicações em empresas no Brasil. 2022. [76 f.]. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] . |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.espm.br/handle/tede/635 |
identifier_str_mv |
Raposo, Larissa Luz. Centralidade no cliente: entendimentos e aplicações em empresas no Brasil. 2022. [76 f.]. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] . |
url |
http://tede2.espm.br/handle/tede/635 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-5003969050085565866 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
-4455193753091852328 |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
8024035432632778221 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
ESPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/635/4/Larissa_Luz_Raposo.pdf.jpg http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/635/3/Larissa_Luz_Raposo.pdf.txt http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/635/2/Larissa_Luz_Raposo.pdf http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/635/1/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e67f1e33984149b4e6a5d0b7bce715bd ccc1f9ce6d7ae954f8df70aa29f8eb3a 2b09a0944c628cc288b234a2a456e644 652c58b294e08ded719d10bdbc42f8ce |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
acervodigital@espm.br||hribeiro@espm.br |
_version_ |
1809112866488320000 |