Identificação dos fatores influenciadores na escolha da estratégia de entrada das multinacionais brasileiras no exterior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chueke, Gabriel Vouga
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
Texto Completo: http://tede2.espm.br/handle/tede/228
Resumo: The purpose of this master thesis is to identify the factors influencing Brazilian multinationals enterprises‟ choice between acquisition and Greenfield investment - establishment mode choice. To reach this goal, we proposed a multilevel framework to investigate the relationship of firm, industry and host country (formal and informal institutions) factors on the establishment mode choice. The concepts behind the framework come from the Transaction Cost Theory and Institutional Theory. The methodology adopted is quantitative with an exploratory approach. Different sources of information are used to compose the database. For the analysis, we used the multivariate technique of binomial logistic regression. The sample of the study is composed of 129 Brazilians subsidiaries in 30 countries. The results show that formal and informal institutions have a different relationship regarding the entry mode strategy. Moreover, the results suggest a possible association between entry by acquisition, and factors related to the firm-level and formal institution. The Greenfield investments should be related with informal institution and the industry-level factors.
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To reach this goal, we proposed a multilevel framework to investigate the relationship of firm, industry and host country (formal and informal institutions) factors on the establishment mode choice. The concepts behind the framework come from the Transaction Cost Theory and Institutional Theory. The methodology adopted is quantitative with an exploratory approach. Different sources of information are used to compose the database. For the analysis, we used the multivariate technique of binomial logistic regression. The sample of the study is composed of 129 Brazilians subsidiaries in 30 countries. The results show that formal and informal institutions have a different relationship regarding the entry mode strategy. Moreover, the results suggest a possible association between entry by acquisition, and factors related to the firm-level and formal institution. The Greenfield investments should be related with informal institution and the industry-level factors.O objetivo desta dissertação consiste em identificar os fatores que influenciam na escolha dos establishment mode choice - escolha entre ingressar no exterior por meio de aquisições e investimentos greenfield. Para o alcance deste objetivo foi elaborado um modelo analítico multinível, que buscou identificar a influência dos fatores associados à firma, à indústria e ao país-anfitrião nesse processo de escolha estratégica. A elaboração do modelo analítico teve como base a adoção de conceitos pertencentes à Teoria dos Custos de Transação e à Teoria Institucional. Como metodologia de pesquisa adotou-se a abordagem quantitativa-descritiva, de caráter exploratório. Os dados do estudo foram coletados através de diversas fontes secundárias e analisados através da técnica estatística multivariada de regressão binomial logística. A amostra do estudo foi composta por 129 subsidiárias de empresas brasileiras presentes em 30 países. Os resultados da investigação indicam que as instituições formais e informais poderiam estar relacionadas, de diferentes formas, com o modo de entrada escolhido pelas multinacionais brasileiras. Além disso, sugerem que existiria uma possível associação entre a entrada por meio de aquisição e os fatores relacionados à firma e às instituições formais. E, que os investimentos greenfield estariam associados às instituições informais e ao setor de atuação da firma.Submitted by Odilio Hilario Moreira Júnior (odilio@espm.br) on 2016-11-29T13:38:15Z No. of bitstreams: 1 Gabriel Vouga Chueke.pdf: 825689 bytes, checksum: 64d1ae02b5330a8522c1bc2c76a53cd8 (MD5)Approved for entry into archive by Odilio Hilario Moreira Júnior (odilio@espm.br) on 2016-11-29T13:38:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Gabriel Vouga Chueke.pdf: 825689 bytes, checksum: 64d1ae02b5330a8522c1bc2c76a53cd8 (MD5)Approved for entry into archive by Debora Cristina Bonfim Aquarone (deborabonfim@espm.br) on 2016-11-29T13:51:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Gabriel Vouga Chueke.pdf: 825689 bytes, checksum: 64d1ae02b5330a8522c1bc2c76a53cd8 (MD5)Made available in DSpace on 2016-11-29T13:52:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gabriel Vouga Chueke.pdf: 825689 bytes, checksum: 64d1ae02b5330a8522c1bc2c76a53cd8 (MD5) Previous issue date: 2012-03-30application/pdfhttp://tede2.espm.br/retrieve/579/Gabriel%20Vouga%20Chueke.pdf.jpgporEscola Superior de Propaganda e MarketingPrograma de Mestrado em Administração em Gestão InternacionalESPMBrasilESPM::Pós-Graduação Stricto Sensumodo de entrada; aquisição; investimento greenfield; multinacionais brasileirasestablishment mode choice; acquisition; greenfield investment; brazilian multinationalsCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOIdentificação dos fatores influenciadores na escolha da estratégia de entrada das multinacionais brasileiras no exteriorIdentification of factors that influence the choice of entry strategy of Brazilian multinationals abroadinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-6845443146620134701500500600-44551937530918523288024035432632778221info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPMinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMTEXTGabriel Vouga Chueke.pdf.txtGabriel Vouga Chueke.pdf.txttext/plain191481http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/228/3/Gabriel+Vouga+Chueke.pdf.txt90cdb24194d59a8c625bb3fbc33a0c54MD53THUMBNAILGabriel Vouga Chueke.pdf.jpgGabriel Vouga Chueke.pdf.jpgimage/jpeg1943http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/228/4/Gabriel+Vouga+Chueke.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81912http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/228/1/license.txt652c58b294e08ded719d10bdbc42f8ceMD51ORIGINALGabriel Vouga Chueke.pdfGabriel Vouga Chueke.pdfapplication/pdf825689http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/228/2/Gabriel+Vouga+Chueke.pdf64d1ae02b5330a8522c1bc2c76a53cd8MD52tede/2282016-11-30 01:00:14.93oai:tede2.espm.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.espm.br/http://tede2.espm.br/oai/requestacervodigital@espm.br||hribeiro@espm.bropendoar:2016-11-30T03:00:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
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