PROTAGONISMO NEGRO ESTENDIDO A EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA LEI 10.639/03

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brites, Bianca Lopes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Moraes, Gilvan Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Identidade!
Texto Completo: http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/2636
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo investigar a atuação do Clube Treze de Maio, posteriormente transformado em Museu Comunitário - Museu Treze de Maio - do município de Santa Maria - Rio Grande do Sul, como espaço cultural e social de empoderamento negro. Assim, foram abordadas as estratégias para ampliação de suas ações no âmbito educacional na perspectiva da lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro brasileira. Diante da realidade de Santa Maria espaços culturais e sociais foram criados para o acolhimento do negro. Fez-se necessário esse protagonismo que se centra na sua inclusão frente uma sociedade segregada, logo no período pós-abolição. O Clube Treze de Maio foi criado no início do século XX (1903-1914) mantendo seu funcionamento até 1980, sendo um exemplo de organização importante para a inserção do negro como sujeito na sociedade santamariense. A partir de registros de atividades realizadas em parceria com escolas pelo MTM (antigo Clube Treze de Maio) se associou o antigo clube, que anteriormente era um espaço de luta pela inserção social do negro à extensão desta para dentro das escolas. Sendo assim, como primeiros resultados da investigação obteve-se uma verdadeira prática de implementação da lei 10.639/03 protagonizada pela equipe do Museu Comunitário Treze de Maio no município de Santa Maria-RS.
id EST-2_8d875bce611c1bcf93b97c92758ea679
oai_identifier_str oai:www.est.edu.br/periodicos:article/2636
network_acronym_str EST-2
network_name_str Identidade!
repository_id_str
spelling PROTAGONISMO NEGRO ESTENDIDO A EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA LEI 10.639/03HistóriaLei 10.639/03, Discriminação Étinico Racial, Museu Treze de MaioEsse trabalho tem como objetivo investigar a atuação do Clube Treze de Maio, posteriormente transformado em Museu Comunitário - Museu Treze de Maio - do município de Santa Maria - Rio Grande do Sul, como espaço cultural e social de empoderamento negro. Assim, foram abordadas as estratégias para ampliação de suas ações no âmbito educacional na perspectiva da lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro brasileira. Diante da realidade de Santa Maria espaços culturais e sociais foram criados para o acolhimento do negro. Fez-se necessário esse protagonismo que se centra na sua inclusão frente uma sociedade segregada, logo no período pós-abolição. O Clube Treze de Maio foi criado no início do século XX (1903-1914) mantendo seu funcionamento até 1980, sendo um exemplo de organização importante para a inserção do negro como sujeito na sociedade santamariense. A partir de registros de atividades realizadas em parceria com escolas pelo MTM (antigo Clube Treze de Maio) se associou o antigo clube, que anteriormente era um espaço de luta pela inserção social do negro à extensão desta para dentro das escolas. Sendo assim, como primeiros resultados da investigação obteve-se uma verdadeira prática de implementação da lei 10.639/03 protagonizada pela equipe do Museu Comunitário Treze de Maio no município de Santa Maria-RS.Faculdades ESTCAPESBrites, Bianca LopesMoraes, Gilvan Silveira2016-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/2636identidade!; v. 20, n. 2 (2015): Dôssie: Religiões afro-brasileiras, um diálogo necessário; 62-722178-437Xreponame:Identidade!instname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/2636/2492info:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-21T12:09:28Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/2636Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/indexONGhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/oai||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br2178-437X1676-9570opendoar:2016-01-21T12:09:28Identidade! - Faculdades ESTfalse
dc.title.none.fl_str_mv PROTAGONISMO NEGRO ESTENDIDO A EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA LEI 10.639/03
title PROTAGONISMO NEGRO ESTENDIDO A EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA LEI 10.639/03
spellingShingle PROTAGONISMO NEGRO ESTENDIDO A EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA LEI 10.639/03
Brites, Bianca Lopes
História
Lei 10.639/03, Discriminação Étinico Racial, Museu Treze de Maio
title_short PROTAGONISMO NEGRO ESTENDIDO A EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA LEI 10.639/03
title_full PROTAGONISMO NEGRO ESTENDIDO A EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA LEI 10.639/03
title_fullStr PROTAGONISMO NEGRO ESTENDIDO A EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA LEI 10.639/03
title_full_unstemmed PROTAGONISMO NEGRO ESTENDIDO A EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA LEI 10.639/03
title_sort PROTAGONISMO NEGRO ESTENDIDO A EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA LEI 10.639/03
author Brites, Bianca Lopes
author_facet Brites, Bianca Lopes
Moraes, Gilvan Silveira
author_role author
author2 Moraes, Gilvan Silveira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Brites, Bianca Lopes
Moraes, Gilvan Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv História
Lei 10.639/03, Discriminação Étinico Racial, Museu Treze de Maio
topic História
Lei 10.639/03, Discriminação Étinico Racial, Museu Treze de Maio
description Esse trabalho tem como objetivo investigar a atuação do Clube Treze de Maio, posteriormente transformado em Museu Comunitário - Museu Treze de Maio - do município de Santa Maria - Rio Grande do Sul, como espaço cultural e social de empoderamento negro. Assim, foram abordadas as estratégias para ampliação de suas ações no âmbito educacional na perspectiva da lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro brasileira. Diante da realidade de Santa Maria espaços culturais e sociais foram criados para o acolhimento do negro. Fez-se necessário esse protagonismo que se centra na sua inclusão frente uma sociedade segregada, logo no período pós-abolição. O Clube Treze de Maio foi criado no início do século XX (1903-1914) mantendo seu funcionamento até 1980, sendo um exemplo de organização importante para a inserção do negro como sujeito na sociedade santamariense. A partir de registros de atividades realizadas em parceria com escolas pelo MTM (antigo Clube Treze de Maio) se associou o antigo clube, que anteriormente era um espaço de luta pela inserção social do negro à extensão desta para dentro das escolas. Sendo assim, como primeiros resultados da investigação obteve-se uma verdadeira prática de implementação da lei 10.639/03 protagonizada pela equipe do Museu Comunitário Treze de Maio no município de Santa Maria-RS.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-16
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/2636
url http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/2636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/2636/2492
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.source.none.fl_str_mv identidade!; v. 20, n. 2 (2015): Dôssie: Religiões afro-brasileiras, um diálogo necessário; 62-72
2178-437X
reponame:Identidade!
instname:Faculdades EST
instacron:EST
instname_str Faculdades EST
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Identidade!
collection Identidade!
repository.name.fl_str_mv Identidade! - Faculdades EST
repository.mail.fl_str_mv ||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br
_version_ 1809464473518342144