A implantação da Lei 10.639/03 como forma de inclusão social: Uma etnografia da Lei
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Identidade! |
Texto Completo: | http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1820 |
Resumo: | É objetivo deste artigo discorrer sobre as dificuldades e desafios para a implantação da Lei 10.639/03 bem como abordar de forma ampla as políticas públicas do governo na qual a referida lei se encontra e a forma pela qual esta lei pode ser percebida como uma política de inclusão social. A aprovação da lei 9394/96 a LDB corrobora e ratifica a tendência presente em nossa carta magna de 1988 de respeito e valorização da diversidade do povo brasileiro. Em 2003 vários pensadores uniram-se com o objetivo de aprovar a lei 10.639 que obrigava o ensino da história da África e da cultura afro-brasileira no ensino fundamental e médio. No entanto, a efetivação da lei encontrou uma série de obstáculos que fazem com que ela ainda não tenha saído do papel. Já alterada pela 11.645/08, que inclui a história da cultura indígena, a 10.639 encontra-se ainda no âmbito das discussões.Para a realização do estudo foi necessária uma profunda revisão bibliográfica a cerca do tema bem como um estudo sobre os documentos, leis e portarias do governo que tratam da temática. Também foram realizadas algumas observações e uma pesquisa etnográfica em escolas da rede pública estadual do Rio Grande do Sul na área de abrangência das 4ª Coordenadoria Regional de Educação (Caxias do Sul) e 8ª Coordenadoria Regional de Educação (Santa Maria). |
id |
EST-2_d070d4f1b33da8f26a513f8d4550da98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.est.edu.br/periodicos:article/1820 |
network_acronym_str |
EST-2 |
network_name_str |
Identidade! |
repository_id_str |
|
spelling |
A implantação da Lei 10.639/03 como forma de inclusão social: Uma etnografia da LeiÉ objetivo deste artigo discorrer sobre as dificuldades e desafios para a implantação da Lei 10.639/03 bem como abordar de forma ampla as políticas públicas do governo na qual a referida lei se encontra e a forma pela qual esta lei pode ser percebida como uma política de inclusão social. A aprovação da lei 9394/96 a LDB corrobora e ratifica a tendência presente em nossa carta magna de 1988 de respeito e valorização da diversidade do povo brasileiro. Em 2003 vários pensadores uniram-se com o objetivo de aprovar a lei 10.639 que obrigava o ensino da história da África e da cultura afro-brasileira no ensino fundamental e médio. No entanto, a efetivação da lei encontrou uma série de obstáculos que fazem com que ela ainda não tenha saído do papel. Já alterada pela 11.645/08, que inclui a história da cultura indígena, a 10.639 encontra-se ainda no âmbito das discussões.Para a realização do estudo foi necessária uma profunda revisão bibliográfica a cerca do tema bem como um estudo sobre os documentos, leis e portarias do governo que tratam da temática. Também foram realizadas algumas observações e uma pesquisa etnográfica em escolas da rede pública estadual do Rio Grande do Sul na área de abrangência das 4ª Coordenadoria Regional de Educação (Caxias do Sul) e 8ª Coordenadoria Regional de Educação (Santa Maria).Faculdades ESTSilva Macedo, João Heitor2014-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1820identidade!; v. 19, n. 1 (2014): Dôssie: Negritude; 32-432178-437Xreponame:Identidade!instname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1820/1901info:eu-repo/semantics/openAccess2015-01-12T13:14:08Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/1820Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/indexONGhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/oai||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br2178-437X1676-9570opendoar:2015-01-12T13:14:08Identidade! - Faculdades ESTfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A implantação da Lei 10.639/03 como forma de inclusão social: Uma etnografia da Lei |
title |
A implantação da Lei 10.639/03 como forma de inclusão social: Uma etnografia da Lei |
spellingShingle |
A implantação da Lei 10.639/03 como forma de inclusão social: Uma etnografia da Lei Silva Macedo, João Heitor |
title_short |
A implantação da Lei 10.639/03 como forma de inclusão social: Uma etnografia da Lei |
title_full |
A implantação da Lei 10.639/03 como forma de inclusão social: Uma etnografia da Lei |
title_fullStr |
A implantação da Lei 10.639/03 como forma de inclusão social: Uma etnografia da Lei |
title_full_unstemmed |
A implantação da Lei 10.639/03 como forma de inclusão social: Uma etnografia da Lei |
title_sort |
A implantação da Lei 10.639/03 como forma de inclusão social: Uma etnografia da Lei |
author |
Silva Macedo, João Heitor |
author_facet |
Silva Macedo, João Heitor |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Macedo, João Heitor |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
É objetivo deste artigo discorrer sobre as dificuldades e desafios para a implantação da Lei 10.639/03 bem como abordar de forma ampla as políticas públicas do governo na qual a referida lei se encontra e a forma pela qual esta lei pode ser percebida como uma política de inclusão social. A aprovação da lei 9394/96 a LDB corrobora e ratifica a tendência presente em nossa carta magna de 1988 de respeito e valorização da diversidade do povo brasileiro. Em 2003 vários pensadores uniram-se com o objetivo de aprovar a lei 10.639 que obrigava o ensino da história da África e da cultura afro-brasileira no ensino fundamental e médio. No entanto, a efetivação da lei encontrou uma série de obstáculos que fazem com que ela ainda não tenha saído do papel. Já alterada pela 11.645/08, que inclui a história da cultura indígena, a 10.639 encontra-se ainda no âmbito das discussões.Para a realização do estudo foi necessária uma profunda revisão bibliográfica a cerca do tema bem como um estudo sobre os documentos, leis e portarias do governo que tratam da temática. Também foram realizadas algumas observações e uma pesquisa etnográfica em escolas da rede pública estadual do Rio Grande do Sul na área de abrangência das 4ª Coordenadoria Regional de Educação (Caxias do Sul) e 8ª Coordenadoria Regional de Educação (Santa Maria). |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1820 |
url |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1820 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1820/1901 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
dc.source.none.fl_str_mv |
identidade!; v. 19, n. 1 (2014): Dôssie: Negritude; 32-43 2178-437X reponame:Identidade! instname:Faculdades EST instacron:EST |
instname_str |
Faculdades EST |
instacron_str |
EST |
institution |
EST |
reponame_str |
Identidade! |
collection |
Identidade! |
repository.name.fl_str_mv |
Identidade! - Faculdades EST |
repository.mail.fl_str_mv |
||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br |
_version_ |
1809464472829427712 |