Ensino Religioso na Rede Pública de Ensino do Rio Grande do Sul: análise da produção documental
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Protestantismo em Revista |
Texto Completo: | http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2688 |
Resumo: | O presente trabalho insere-se dentro da pesquisa de doutorado ora em andamento pela Faculdades EST. Tem por objeto a produção de documentos oficiais sobre o Ensino Religioso, sobretudo, por órgãos ligados aos sistemas públicos de ensino no estado do Rio Grande do Sul (coordenadorias, secretarias, conselhos, etc). A pesquisa tem dois objetivos principais: 1º) analisar nesses materiais de natureza normativa (leis, normas, resoluções, etc.) quais critérios os sistemas públicos de ensino do estado têm adotado no que diz respeito à habilitação e admissão docente para o componente curricular Ensino Religioso; 2º) analisar os materiais paradidáticos (referenciais, currículos, planos de estudos, etc), bem como os referenciais teóricos que as prefeituras, secretarias e conselhos vinculados aos sistemas de ensino municipais e estadual adotam. Como referências, além dos documentos supramencionados, este trabalho traz as contribuições de autores como Sérgio Junqueira e Remí Klein. Entre as conclusões mais gerais, a pesquisa aponta para três níveis de envolvimento dos sistemas municipais de ensino com a temática do Ensino Religioso, predominando aqueles que parecem ainda não ter se debruçado sobre a temática do Ensino Religioso. |
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Ensino Religioso na Rede Pública de Ensino do Rio Grande do Sul: análise da produção documentalTeologia, Religião e Educação, Ensino ReligiosoEnsino Religioso; Normatização; Sistemas de Ensino; Estado do Rio Grande do Sul; Referenciais TeóricosO presente trabalho insere-se dentro da pesquisa de doutorado ora em andamento pela Faculdades EST. Tem por objeto a produção de documentos oficiais sobre o Ensino Religioso, sobretudo, por órgãos ligados aos sistemas públicos de ensino no estado do Rio Grande do Sul (coordenadorias, secretarias, conselhos, etc). A pesquisa tem dois objetivos principais: 1º) analisar nesses materiais de natureza normativa (leis, normas, resoluções, etc.) quais critérios os sistemas públicos de ensino do estado têm adotado no que diz respeito à habilitação e admissão docente para o componente curricular Ensino Religioso; 2º) analisar os materiais paradidáticos (referenciais, currículos, planos de estudos, etc), bem como os referenciais teóricos que as prefeituras, secretarias e conselhos vinculados aos sistemas de ensino municipais e estadual adotam. Como referências, além dos documentos supramencionados, este trabalho traz as contribuições de autores como Sérgio Junqueira e Remí Klein. Entre as conclusões mais gerais, a pesquisa aponta para três níveis de envolvimento dos sistemas municipais de ensino com a temática do Ensino Religioso, predominando aqueles que parecem ainda não ter se debruçado sobre a temática do Ensino Religioso.Faculdades ESTMelo, Arthur Felipe Moreira deKlein, Remí2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/268810.22351/nepp.v42i0.2688Protestantismo em Revista; v. 42 (2016): Dossiê: Temas para Teologia Sistemática; 99-1161678-64081678-640810.22351/nepp.v42i0reponame:Protestantismo em Revistainstname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2688/pdfDireitos autorais 2016 Protestantismo em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-12T00:15:48Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/2688Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepphttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/oai||obobsin@est.edu.br|| reblin@est.edu.br1678-64081678-6408opendoar:2017-01-12T00:15:48Protestantismo em Revista - Faculdades ESTfalse |
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