Análise do nível de aderência da matriz curricular do curso de publicidade e propaganda da UNEF para o desenvolvimento de competências em gestão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thiago Oliveira da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
Texto Completo: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/705
Resumo: 98 p.
id EST_03a389207b09fb8ccf3a98248607317e
oai_identifier_str oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/705
network_acronym_str EST
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
repository_id_str
spelling 2016-11-10T17:50:05Z2016-11-10T17:50:05Z2015-11-23http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/70598 p.De modo geral, as organizações vêm passando por inúmeros processos de mudanças quanto aos seus modelos de gestão, fazendo assim, reestruturações em seus ambientes internos e realizando ajustes diante dos recentes cenários exigidos pelo mercado. Diante disso, faz-se necessário analisar que com tantas mudanças, sobretudo no que diz respeito a profissionais da área de comunicação, se é notório ampliar as competências e posicionar-se no mercado frente às novas demandas ofertadas pelo mercado. Por outro viés, Instituições de Ensino Superior possuem a missão de oferecer profissionais capazes de gerir equipes, planejar estratégias e apresentar resultados de forma a agregar valor para a empresa onde trabalham, reformulando assim, ementas disciplinares que incorporam novas propostas acadêmicas. Em Feira de Santana, na Bahia, a UNEF foi a pioneira em ofertar ao mercado o curso de Comunicação Social, em Publicidade e Propaganda. Há alguns anos o mercado exigia apenas um indivíduo qualificado por sua graduação em Publicidade e Propaganda, para tanto, hoje necessita ser um profissional capaz de interagir com inúmeras mídias, interpretar diferentes linguagens, gerenciar departamentos de comunicação, entre outras áreas. Desse modo, surge a seguinte questão: se a matriz curricular do curso de Publicidade e Propaganda da UNEF atende às necessidades básicas para proporcionar aos seus discentes uma formação com foco nas exigências da área de atuação, apresentando assim, a relevância da formação em gestão para os profissionais na área de comunicação. A relevância do trabalho reside no fato de apresentar competências e habilidades através de disciplinas específicas capazes de propiciar a criatividade e inovação, que representam os elementos fundamentais para a composição de um diferencial competitivo. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, com finalidade descritiva, subsidiada por revisão bibliográfica e documental. Por fim, o trabalho aponta que os profissionais publicitários formados pela UNEF estão atendendo a um perfil voltado às exigências que prima por profissionais interdisciplinares e multidisciplinares exigidas por esse publicitário inovador e diferenciado frente aos anseios do atual mercado de trabalho.In general the organizations are going through countless change processes with regard to their management models, leading to carrying out restructuring in their internal environments and making adjustments faced with the recent scenarios demanded by the market. Faced with this it becomes necessary to analyze that with so many changes, especially with respect to professionals in the communication area, if it might be notable to broaden the competencies to place oneself in the market facing the new demands offered by the market. From another point of view, Higher Learning Institutions have a mission to offer professionals who are able to manage teams, plan strategies and present results so as to add value to the company where they work. Therefore, the need to reformulate course descriptions so as to incorporate new academic proposals. In Feira de Santana, in Bahia, UNEF was a pioneer in offering to the market a course in Social Communication in the Publicity and Propaganda program. Some years ago the market only demanded one individual qualified by his formation in Publicity and Propaganda. For this today there is need of a professional who is capable of interacting with countless medias, interpret different languages, manage communication departments, among other areas. Thus arises the following question: if the curricular matrix of the Publicity and Propaganda program of UNEF meets the basic needs to provide its students a formation focused on the demands of the work area, thus presenting the relevance of formation in management for professionals in the area of communication. The relevance of the work resides in the fact that it presents competencies and skills through specific courses which are able to propitiate criativity and innovation, which represent the fundamental elements for constituting a competitive differential. The methodology used was case studies with a descriptive goal, supported by a bibliographic and documental review. Finally the work points out that the publicity professionals graduated from UNEF are meeting the profile aimed at the demands which focus on interdisciplinary and multidisciplinary professionals demanded by this innovative and differentiated publicity worker faced with the aspirations of the current work market.Submitted by Sabrina David (biblioteca@est.edu.br) on 2016-10-28T13:25:30Z No. of bitstreams: 1 silva_to_tmp414.pdf: 898901 bytes, checksum: fdc92a8ab5ed25e261a5ce9c8075d7bd (MD5)Approved for entry into archive by Allan Krahn (allan@est.edu.br) on 2016-11-10T17:30:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 silva_to_tmp414.pdf: 898901 bytes, checksum: fdc92a8ab5ed25e261a5ce9c8075d7bd (MD5)Approved for entry into archive by Allan Krahn (allan@est.edu.br) on 2016-11-10T17:33:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 silva_to_tmp414.pdf: 898901 bytes, checksum: fdc92a8ab5ed25e261a5ce9c8075d7bd (MD5)Made available in DSpace on 2016-11-10T17:50:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 silva_to_tmp414.pdf: 898901 bytes, checksum: fdc92a8ab5ed25e261a5ce9c8075d7bd (MD5) Previous issue date: 2015-11-23Faculdades ESTPrograma de TeologiaESTBRTeologiaTMP;414CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAPublicidade e PropagandaGestor de ComunicaçãoComunicaçãoLiderançaÉTICA E GESTÃOPublicity and PropagandaCommunication ManagerCommunicationLeadershipAnálise do nível de aderência da matriz curricular do curso de publicidade e propaganda da UNEF para o desenvolvimento de competências em gestãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisReblin, Iuri Andréashttp://lattes.cnpq.br/4008773551065957Schreiber, Dusanhttp://lattes.cnpq.br/5088882022022801CPF:53016556049CPF:01542538718CPF:01083150537Silva, Thiago Oliveira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ESTinstname:Faculdades ESTinstacron:ESTTEXTsilva_to_tmp414.pdf.txtsilva_to_tmp414.pdf.txtExtracted texttext/plain190756http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/705/3/silva_to_tmp414.pdf.txt445331d521cb495dcb1b0ba0be2b25dcMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81719http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/705/2/license.txt91c067f0131add8067602930a5bb7444MD52ORIGINALsilva_to_tmp414.pdfsilva_to_tmp414.pdfTexto completoapplication/pdf898901http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/705/1/silva_to_tmp414.pdffdc92a8ab5ed25e261a5ce9c8075d7bdMD51BR-SlFE/7052016-11-10 23:33:18.31oai:dspace.est.edu.br:BR-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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/http://tede.est.edu.br/tede/tde_oai/oai3.phpbiblioteca@est.edu.br||opendoar:2024-11-11T11:58:49.988203Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades ESTtrue
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise do nível de aderência da matriz curricular do curso de publicidade e propaganda da UNEF para o desenvolvimento de competências em gestão
title Análise do nível de aderência da matriz curricular do curso de publicidade e propaganda da UNEF para o desenvolvimento de competências em gestão
spellingShingle Análise do nível de aderência da matriz curricular do curso de publicidade e propaganda da UNEF para o desenvolvimento de competências em gestão
Silva, Thiago Oliveira da
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Publicidade e Propaganda
Gestor de Comunicação
Comunicação
Liderança
ÉTICA E GESTÃO
Publicity and Propaganda
Communication Manager
Communication
Leadership
title_short Análise do nível de aderência da matriz curricular do curso de publicidade e propaganda da UNEF para o desenvolvimento de competências em gestão
title_full Análise do nível de aderência da matriz curricular do curso de publicidade e propaganda da UNEF para o desenvolvimento de competências em gestão
title_fullStr Análise do nível de aderência da matriz curricular do curso de publicidade e propaganda da UNEF para o desenvolvimento de competências em gestão
title_full_unstemmed Análise do nível de aderência da matriz curricular do curso de publicidade e propaganda da UNEF para o desenvolvimento de competências em gestão
title_sort Análise do nível de aderência da matriz curricular do curso de publicidade e propaganda da UNEF para o desenvolvimento de competências em gestão
author Silva, Thiago Oliveira da
author_facet Silva, Thiago Oliveira da
author_role author
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Reblin, Iuri Andréas
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4008773551065957
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schreiber, Dusan
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5088882022022801
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:53016556049
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:01542538718
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:01083150537
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Thiago Oliveira da
contributor_str_mv Reblin, Iuri Andréas
Schreiber, Dusan
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Publicidade e Propaganda
Gestor de Comunicação
Comunicação
Liderança
ÉTICA E GESTÃO
Publicity and Propaganda
Communication Manager
Communication
Leadership
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade e Propaganda
Gestor de Comunicação
Comunicação
Liderança
ÉTICA E GESTÃO
dc.subject.eng.fl_str_mv Publicity and Propaganda
Communication Manager
Communication
Leadership
description 98 p.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-11-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-11-10T17:50:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-11-10T17:50:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/705
url http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartofseries.none.fl_str_mv TMP;414
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Teologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv EST
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Teologia
publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
instname:Faculdades EST
instacron:EST
instname_str Faculdades EST
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/705/3/silva_to_tmp414.pdf.txt
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/705/2/license.txt
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/705/1/silva_to_tmp414.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 445331d521cb495dcb1b0ba0be2b25dc
91c067f0131add8067602930a5bb7444
fdc92a8ab5ed25e261a5ce9c8075d7bd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades EST
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@est.edu.br||
_version_ 1815612272737779712