Narrativas do itinerário escolar de professoras negras e suas implicações na práxis pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST |
Texto Completo: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/434 |
Resumo: | This paper aims to reflect on the importance of (self) biographical method for teacher training. Based on the works of authors such as Souza, Josso and Nóvoa, among others, it seeks to discuss the relevance found in the training work based on Life Stories which appreciates the subjectivity and uniqueness of these stories in contrast to a Cartesian teacher training model, in which the teacher is a mere transmitter of knowledge and does not feel themselves as the actors of their own training. The discussions are also guided by the attempt to understand how the journey of two black school teachers of a Quilombola community guides and directs their pedagogical praxis. In this paradigm shift, it is let behind a formative model centered in what some authors call technical rationality and subjectivity (s) is encouraged, because it is believed that there is no teaching without learning and vice versa. This is a survey of an ethnographical type with a qualitative approach. |
id |
EST_11241904e3c068b89c2d389fd21b8df6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/434 |
network_acronym_str |
EST |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-06-17T20:32:09Z2014-04-242016-06-17T20:32:09Z2013-12-17CONCEIÇÃO, Marcio Santos da. Narrativas do itinerário escolar de professoras negras e suas implicações na práxis pedagógica. 2013. 75 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/434This paper aims to reflect on the importance of (self) biographical method for teacher training. Based on the works of authors such as Souza, Josso and Nóvoa, among others, it seeks to discuss the relevance found in the training work based on Life Stories which appreciates the subjectivity and uniqueness of these stories in contrast to a Cartesian teacher training model, in which the teacher is a mere transmitter of knowledge and does not feel themselves as the actors of their own training. The discussions are also guided by the attempt to understand how the journey of two black school teachers of a Quilombola community guides and directs their pedagogical praxis. In this paradigm shift, it is let behind a formative model centered in what some authors call technical rationality and subjectivity (s) is encouraged, because it is believed that there is no teaching without learning and vice versa. This is a survey of an ethnographical type with a qualitative approach.O presente trabalho objetiva refletir acerca da importância do método (auto)biográfico para a formação docente. Tomando como base os trabalhos de autores como Souza, Josso e Nóvoa, entre outros, busca discutir a relevância encontrada nos trabalhos de formação baseados nas Histórias de Vida nos quais se valoriza a subjetividade e a singularidade dessas histórias contrapondo-se a um modelo de formação docente cartesiano, no qual o professor não passa de um mero transmissor do conhecimento e o mesmo não se sente sujeito da sua própria formação. As discussões são pautadas também na tentativa de compreender de que forma o itinerário escolar de duas professoras negras de uma comunidade quilombola norteia e orienta sua práxis pedagógica. Nessa mudança de paradigma, deixa-se para trás um modelo formativo centrado no que alguns autores chamam de racionalidade técnica e dá-se espaço à(s) subjetividade(s), por se acreditar que não exista docência sem discência e vice-versa. Trata-se de uma pesquisa do tipo etnográfica com uma abordagem qualitativa.Made available in DSpace on 2016-06-17T20:32:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 conceicao_ms_tmp317.pdf: 474313 bytes, checksum: 9afc00503e0494bc7b438bc94351ae94 (MD5) Previous issue date: 2013-12-17application/pdfporFaculdades ESTPrograma de TeologiaESTBRTeologiaAutobiografiaFormação DocenteSubjetividadeHistórias de VidaEDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDEAutobiographyTeacher TrainingSubjectivity Life StoriesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIANarrativas do itinerário escolar de professoras negras e suas implicações na práxis pedagógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisReblin, Iuri Andréashttp://lattes.cnpq.br/4008773551065957Klein, Remihttp://lattes.cnpq.br/6363213953832880http://lattes.cnpq.br/5240588479135801Conceição, Marcio Santos dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ESTinstname:Faculdades ESTinstacron:ESTTEXTconceicao_ms_tmp317.pdf.txtconceicao_ms_tmp317.pdf.txtExtracted texttext/plain126842http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/434/2/conceicao_ms_tmp317.pdf.txtda84a0390cdb139b27982d403488be45MD52ORIGINALconceicao_ms_tmp317.pdfapplication/pdf474313http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/434/1/conceicao_ms_tmp317.pdf9afc00503e0494bc7b438bc94351ae94MD51BR-SlFE/4342016-06-18 03:19:59.792oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/434Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/http://tede.est.edu.br/tede/tde_oai/oai3.phpbiblioteca@est.edu.br||opendoar:2024-11-11T11:58:03.877088Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades ESTtrue |
dc.title.por.fl_str_mv |
Narrativas do itinerário escolar de professoras negras e suas implicações na práxis pedagógica |
title |
Narrativas do itinerário escolar de professoras negras e suas implicações na práxis pedagógica |
spellingShingle |
Narrativas do itinerário escolar de professoras negras e suas implicações na práxis pedagógica Conceição, Marcio Santos da Autobiografia Formação Docente Subjetividade Histórias de Vida EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE Autobiography Teacher Training Subjectivity Life Stories CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
title_short |
Narrativas do itinerário escolar de professoras negras e suas implicações na práxis pedagógica |
title_full |
Narrativas do itinerário escolar de professoras negras e suas implicações na práxis pedagógica |
title_fullStr |
Narrativas do itinerário escolar de professoras negras e suas implicações na práxis pedagógica |
title_full_unstemmed |
Narrativas do itinerário escolar de professoras negras e suas implicações na práxis pedagógica |
title_sort |
Narrativas do itinerário escolar de professoras negras e suas implicações na práxis pedagógica |
author |
Conceição, Marcio Santos da |
author_facet |
Conceição, Marcio Santos da |
author_role |
author |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Reblin, Iuri Andréas |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4008773551065957 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Klein, Remi |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5240588479135801 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conceição, Marcio Santos da |
contributor_str_mv |
Reblin, Iuri Andréas Klein, Remi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autobiografia Formação Docente Subjetividade Histórias de Vida EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE |
topic |
Autobiografia Formação Docente Subjetividade Histórias de Vida EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE Autobiography Teacher Training Subjectivity Life Stories CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Autobiography Teacher Training Subjectivity Life Stories |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
description |
This paper aims to reflect on the importance of (self) biographical method for teacher training. Based on the works of authors such as Souza, Josso and Nóvoa, among others, it seeks to discuss the relevance found in the training work based on Life Stories which appreciates the subjectivity and uniqueness of these stories in contrast to a Cartesian teacher training model, in which the teacher is a mere transmitter of knowledge and does not feel themselves as the actors of their own training. The discussions are also guided by the attempt to understand how the journey of two black school teachers of a Quilombola community guides and directs their pedagogical praxis. In this paradigm shift, it is let behind a formative model centered in what some authors call technical rationality and subjectivity (s) is encouraged, because it is believed that there is no teaching without learning and vice versa. This is a survey of an ethnographical type with a qualitative approach. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-12-17 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-04-24 2016-06-17T20:32:09Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-17T20:32:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CONCEIÇÃO, Marcio Santos da. Narrativas do itinerário escolar de professoras negras e suas implicações na práxis pedagógica. 2013. 75 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/434 |
identifier_str_mv |
CONCEIÇÃO, Marcio Santos da. Narrativas do itinerário escolar de professoras negras e suas implicações na práxis pedagógica. 2013. 75 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013. |
url |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/434 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Teologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
EST |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Teologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST instname:Faculdades EST instacron:EST |
instname_str |
Faculdades EST |
instacron_str |
EST |
institution |
EST |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/434/2/conceicao_ms_tmp317.pdf.txt http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/434/1/conceicao_ms_tmp317.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
da84a0390cdb139b27982d403488be45 9afc00503e0494bc7b438bc94351ae94 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades EST |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@est.edu.br|| |
_version_ |
1815612267952078848 |