O mal-estar docente: condições de trabalho e suas implicações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Roberto Luís de Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
Texto Completo: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/388
Resumo: The study of the relationship between the process of teaching job, the actual conditions under which it develops and the possible mental and physical illness of teachers constitute the challenge and a necessity to understand the health-disease process and teacher working conditions. Changes in the world economic and social context, particularly in recent decades, have had a direct impact on school and produced perverse effects on the lives of teachers, who see themselves pressured by society, towards fulfil the role that is not in line with reality. Requires them to provide quality teaching within a massive system based on competitiveness, often with human and material resources with low wages and precarious employment, an increase of functions, which are exacerbated contributes to a growing malaise among teachers, bolstered by the negative perspective that society will building many of these professionals, based, frequently, and in parameters, at least debatable. Lead the teacher a thorough self-criticism that redefine your role; carry out a thorough analysis of the present crisis, revealing its true magnitude; present viable solutions to overcoming the current impasse, are some of the objectives of this survey.
id EST_88ed5cd89d80e82b80778e736c491a36
oai_identifier_str oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/388
network_acronym_str EST
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
repository_id_str
spelling 2016-07-25T15:40:13Z2013-09-062016-07-25T15:40:13Z2013-01-25SOARES, Roberto Luís de Oliveira. O mal-estar docente: condições de trabalho e suas implicações. 2013. 82 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/388The study of the relationship between the process of teaching job, the actual conditions under which it develops and the possible mental and physical illness of teachers constitute the challenge and a necessity to understand the health-disease process and teacher working conditions. Changes in the world economic and social context, particularly in recent decades, have had a direct impact on school and produced perverse effects on the lives of teachers, who see themselves pressured by society, towards fulfil the role that is not in line with reality. Requires them to provide quality teaching within a massive system based on competitiveness, often with human and material resources with low wages and precarious employment, an increase of functions, which are exacerbated contributes to a growing malaise among teachers, bolstered by the negative perspective that society will building many of these professionals, based, frequently, and in parameters, at least debatable. Lead the teacher a thorough self-criticism that redefine your role; carry out a thorough analysis of the present crisis, revealing its true magnitude; present viable solutions to overcoming the current impasse, are some of the objectives of this survey.A presente pesquisa é um estudo das relações entre o processo de trabalho docente, e as reais condições sob as quais ele se desenvolve. O cotidiano tem mostrado que os docentes estão passando por um processo de adoecimento físico e mental no exercício da docência. Essa realidade se constitui em um desafio e uma necessidade de análise para se entender o processo saúde-doença e condições de trabalho docente. As mudanças verificadas no contexto social e econômico mundial, em particular nas últimas décadas, têm tido impacto direto na escola e produzido efeitos perversos na vida dos docentes, que se vêem pressionados pela sociedade, no sentido de cumprirem um papel que, não se encontra em sintonia com a realidade. Proceder a uma análise minuciosa da presente crise, reveladora de sua verdadeira amplitude; questionar o impasse atual e repensar caminhos mais saudáveis para a docência, são algumas das propostas desta pesquisa. Nesse sentido, para dar conta desses objetivos, apoio-me em autores como António Nóvoa, Miguel Arroyo e Christophe Dejours, para dar suporte à análise das questões abordadas na pesquisa. Pensar em qualidade de ensino remete-nos a uma análise mais complexa do campo educativo e isso implica pensar o sistema massificado, as relações de trabalho e o bem-estar docente.Made available in DSpace on 2016-07-25T15:40:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 soares_rlo_tmp272.pdf: 486641 bytes, checksum: 965ceb53969b5d5c2e12d962e09e9086 (MD5) Previous issue date: 2013-01-25application/pdfporFaculdades ESTPrograma de TeologiaESTBRTeologiaTrabalho docenteSaúdeCondições de trabalhoBem e mal-estarEDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDETeaching jobHealthWorking conditionsMalaiseCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAO mal-estar docente: condições de trabalho e suas implicaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPaixão, Márcia Eliane Leindcker dahttp://lattes.cnpq.br/6024105249647787CPF:48984620068CPF:45246300587http://lattes.cnpq.br/6415473246767370Soares, Roberto Luís de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ESTinstname:Faculdades ESTinstacron:ESTTEXTsoares_rlo_tmp272.pdf.txtsoares_rlo_tmp272.pdf.txtExtracted texttext/plain169454http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/388/2/soares_rlo_tmp272.pdf.txt337ab4402ced929282d76cac51c756a2MD52ORIGINALsoares_rlo_tmp272.pdfapplication/pdf486641http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/388/1/soares_rlo_tmp272.pdf965ceb53969b5d5c2e12d962e09e9086MD51BR-SlFE/3882016-07-25 13:38:59.025oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/388Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/http://tede.est.edu.br/tede/tde_oai/oai3.phpbiblioteca@est.edu.br||opendoar:2016-07-25T16:38:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades ESTfalse
dc.title.por.fl_str_mv O mal-estar docente: condições de trabalho e suas implicações
title O mal-estar docente: condições de trabalho e suas implicações
spellingShingle O mal-estar docente: condições de trabalho e suas implicações
Soares, Roberto Luís de Oliveira
Trabalho docente
Saúde
Condições de trabalho
Bem e mal-estar
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE
Teaching job
Health
Working conditions
Malaise
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
title_short O mal-estar docente: condições de trabalho e suas implicações
title_full O mal-estar docente: condições de trabalho e suas implicações
title_fullStr O mal-estar docente: condições de trabalho e suas implicações
title_full_unstemmed O mal-estar docente: condições de trabalho e suas implicações
title_sort O mal-estar docente: condições de trabalho e suas implicações
author Soares, Roberto Luís de Oliveira
author_facet Soares, Roberto Luís de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paixão, Márcia Eliane Leindcker da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6024105249647787
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:48984620068
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:45246300587
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6415473246767370
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Roberto Luís de Oliveira
contributor_str_mv Paixão, Márcia Eliane Leindcker da
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho docente
Saúde
Condições de trabalho
Bem e mal-estar
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE
topic Trabalho docente
Saúde
Condições de trabalho
Bem e mal-estar
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE
Teaching job
Health
Working conditions
Malaise
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching job
Health
Working conditions
Malaise
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
description The study of the relationship between the process of teaching job, the actual conditions under which it develops and the possible mental and physical illness of teachers constitute the challenge and a necessity to understand the health-disease process and teacher working conditions. Changes in the world economic and social context, particularly in recent decades, have had a direct impact on school and produced perverse effects on the lives of teachers, who see themselves pressured by society, towards fulfil the role that is not in line with reality. Requires them to provide quality teaching within a massive system based on competitiveness, often with human and material resources with low wages and precarious employment, an increase of functions, which are exacerbated contributes to a growing malaise among teachers, bolstered by the negative perspective that society will building many of these professionals, based, frequently, and in parameters, at least debatable. Lead the teacher a thorough self-criticism that redefine your role; carry out a thorough analysis of the present crisis, revealing its true magnitude; present viable solutions to overcoming the current impasse, are some of the objectives of this survey.
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-09-06
2016-07-25T15:40:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-01-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-25T15:40:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOARES, Roberto Luís de Oliveira. O mal-estar docente: condições de trabalho e suas implicações. 2013. 82 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/388
identifier_str_mv SOARES, Roberto Luís de Oliveira. O mal-estar docente: condições de trabalho e suas implicações. 2013. 82 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.
url http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/388
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Teologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv EST
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Teologia
publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
instname:Faculdades EST
instacron:EST
instname_str Faculdades EST
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/388/2/soares_rlo_tmp272.pdf.txt
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/388/1/soares_rlo_tmp272.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 337ab4402ced929282d76cac51c756a2
965ceb53969b5d5c2e12d962e09e9086
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades EST
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@est.edu.br||
_version_ 1797421391552708608