A importância da família na educação do ser social em interface com o ensino religioso
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST |
Texto Completo: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/227 |
Resumo: | This study aims to study the formation of bonds between the family as a multiple institution and religion as performative instance to the Religious Education, analyzing the importance of family in contemporary society and its crises. Under a critical bias, look at the dynamics considered "postmodern" that have emerged in the development process not only technological but also social processes which has been guided by ethics post-moralist , that extols the personal desires more than solidarity and commitment to the collective. Thus, we understand that education, par excellence, should carry at its core an feature essentially speculative, in other words, it must born with the human capacity to discuss and speculate about the world and about herself. Such education is born, so the dialogue, i.e. through reflection, with discussion to ask, finally, with the association of people motivated by common interest in research. Thus, the Religious Education should be made plural and critical of their own human religiosity in order to be relevant as a contribution to society. |
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2016-06-17T20:30:09Z2011-09-012016-06-17T20:30:09Z2011-04-10ROCHA, Silvia Natali. A importância da família na educação do ser social em interface com o ensino religioso. 2011. 75 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011.http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/227This study aims to study the formation of bonds between the family as a multiple institution and religion as performative instance to the Religious Education, analyzing the importance of family in contemporary society and its crises. Under a critical bias, look at the dynamics considered "postmodern" that have emerged in the development process not only technological but also social processes which has been guided by ethics post-moralist , that extols the personal desires more than solidarity and commitment to the collective. Thus, we understand that education, par excellence, should carry at its core an feature essentially speculative, in other words, it must born with the human capacity to discuss and speculate about the world and about herself. Such education is born, so the dialogue, i.e. through reflection, with discussion to ask, finally, with the association of people motivated by common interest in research. Thus, the Religious Education should be made plural and critical of their own human religiosity in order to be relevant as a contribution to society.O presente estudo tem por objetivo estudar a formação dos vínculos entre a família como instituição múltipla e a religiosidade como instância performativa ao Ensino Religioso, analisando a importância da família e suas crises na contemporaneidade. Sob um viés crítico, olharemos as dinâmicas consideradas pós-modernas que vêm surgindo nos processos de desenvolvimento não só tecnológico mas também nos processos sociais, os quais têm sido pautados por uma ética pós-moralista que exalta mais os desejos pessoais do que a solidariedade e o compromisso com o coletivo. Desta forma, compreendemos que a educação, por excelência, deve carregar em seu âmago uma característica essencialmente especulativa, em outras palavras, ela deve nascer com a capacidade humana de problematizar e especular sobre o mundo e sobre ela mesma. Tal educação nasce, portanto, com o diálogo, ou seja, com a reflexão, com a discussão, com o perguntar, enfim, com a associação de pessoas motivadas pelo interesse comum da investigação. Nesse sentido, o Ensino Religioso deve se fazer plural e crítico da própria religiosidade humana para poder se constituir como aporte relevante à sociedade.Made available in DSpace on 2016-06-17T20:30:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 rocha_sn_tmp160.PDF: 487477 bytes, checksum: ffb43b34879655d1160a8dcd06bf3408 (MD5) Previous issue date: 2011-04-10application/pdfporFaculdades ESTPrograma de TeologiaESTBRTeologiaEnsino ReligiosoReligiosidadeFamíliaCuidadoEducaçãoEDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDEReligious TeachingReligiousnessFamilyCareEducationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAA importância da família na educação do ser social em interface com o ensino religiosoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisStreck, Gisela Isolde Waechterhttp://lattes.cnpq.br/3906144692619471Brandenburg, Laude Erandihttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525Rocha, Silvia Nataliinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ESTinstname:Faculdades ESTinstacron:ESTTEXTrocha_sn_tmp160.PDF.txtrocha_sn_tmp160.PDF.txtExtracted texttext/plain172539http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/227/2/rocha_sn_tmp160.PDF.txt69b9c76e67da832b156dd0d64639ba92MD52ORIGINALrocha_sn_tmp160.PDFapplication/pdf487477http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/227/1/rocha_sn_tmp160.PDFffb43b34879655d1160a8dcd06bf3408MD51BR-SlFE/2272016-06-18 03:09:55.945oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/227Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/http://tede.est.edu.br/tede/tde_oai/oai3.phpbiblioteca@est.edu.br||opendoar:2024-11-11T11:57:58.250314Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades ESTtrue |
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