A importância da família na educação do ser social em interface com o ensino religioso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Silvia Natali
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
Texto Completo: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/227
Resumo: This study aims to study the formation of bonds between the family as a multiple institution and religion as performative instance to the Religious Education, analyzing the importance of family in contemporary society and its crises. Under a critical bias, look at the dynamics considered "postmodern" that have emerged in the development process not only technological but also social processes which has been guided by ethics post-moralist , that extols the personal desires more than solidarity and commitment to the collective. Thus, we understand that education, par excellence, should carry at its core an feature essentially speculative, in other words, it must born with the human capacity to discuss and speculate about the world and about herself. Such education is born, so the dialogue, i.e. through reflection, with discussion to ask, finally, with the association of people motivated by common interest in research. Thus, the Religious Education should be made plural and critical of their own human religiosity in order to be relevant as a contribution to society.
id EST_b0ff53316d49d641d776a841ab64e376
oai_identifier_str oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/227
network_acronym_str EST
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
repository_id_str
spelling 2016-06-17T20:30:09Z2011-09-012016-06-17T20:30:09Z2011-04-10ROCHA, Silvia Natali. A importância da família na educação do ser social em interface com o ensino religioso. 2011. 75 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011.http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/227This study aims to study the formation of bonds between the family as a multiple institution and religion as performative instance to the Religious Education, analyzing the importance of family in contemporary society and its crises. Under a critical bias, look at the dynamics considered "postmodern" that have emerged in the development process not only technological but also social processes which has been guided by ethics post-moralist , that extols the personal desires more than solidarity and commitment to the collective. Thus, we understand that education, par excellence, should carry at its core an feature essentially speculative, in other words, it must born with the human capacity to discuss and speculate about the world and about herself. Such education is born, so the dialogue, i.e. through reflection, with discussion to ask, finally, with the association of people motivated by common interest in research. Thus, the Religious Education should be made plural and critical of their own human religiosity in order to be relevant as a contribution to society.O presente estudo tem por objetivo estudar a formação dos vínculos entre a família como instituição múltipla e a religiosidade como instância performativa ao Ensino Religioso, analisando a importância da família e suas crises na contemporaneidade. Sob um viés crítico, olharemos as dinâmicas consideradas pós-modernas que vêm surgindo nos processos de desenvolvimento não só tecnológico mas também nos processos sociais, os quais têm sido pautados por uma ética pós-moralista que exalta mais os desejos pessoais do que a solidariedade e o compromisso com o coletivo. Desta forma, compreendemos que a educação, por excelência, deve carregar em seu âmago uma característica essencialmente especulativa, em outras palavras, ela deve nascer com a capacidade humana de problematizar e especular sobre o mundo e sobre ela mesma. Tal educação nasce, portanto, com o diálogo, ou seja, com a reflexão, com a discussão, com o perguntar, enfim, com a associação de pessoas motivadas pelo interesse comum da investigação. Nesse sentido, o Ensino Religioso deve se fazer plural e crítico da própria religiosidade humana para poder se constituir como aporte relevante à sociedade.Made available in DSpace on 2016-06-17T20:30:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 rocha_sn_tmp160.PDF: 487477 bytes, checksum: ffb43b34879655d1160a8dcd06bf3408 (MD5) Previous issue date: 2011-04-10application/pdfporFaculdades ESTPrograma de TeologiaESTBRTeologiaEnsino ReligiosoReligiosidadeFamíliaCuidadoEducaçãoEDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDEReligious TeachingReligiousnessFamilyCareEducationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAA importância da família na educação do ser social em interface com o ensino religiosoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisStreck, Gisela Isolde Waechterhttp://lattes.cnpq.br/3906144692619471Brandenburg, Laude Erandihttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525Rocha, Silvia Nataliinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ESTinstname:Faculdades ESTinstacron:ESTTEXTrocha_sn_tmp160.PDF.txtrocha_sn_tmp160.PDF.txtExtracted texttext/plain172539http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/227/2/rocha_sn_tmp160.PDF.txt69b9c76e67da832b156dd0d64639ba92MD52ORIGINALrocha_sn_tmp160.PDFapplication/pdf487477http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/227/1/rocha_sn_tmp160.PDFffb43b34879655d1160a8dcd06bf3408MD51BR-SlFE/2272016-06-18 03:09:55.945oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/227Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/http://tede.est.edu.br/tede/tde_oai/oai3.phpbiblioteca@est.edu.br||opendoar:2024-11-11T11:57:58.250314Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades ESTtrue
dc.title.por.fl_str_mv A importância da família na educação do ser social em interface com o ensino religioso
title A importância da família na educação do ser social em interface com o ensino religioso
spellingShingle A importância da família na educação do ser social em interface com o ensino religioso
Rocha, Silvia Natali
Ensino Religioso
Religiosidade
Família
Cuidado
Educação
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE
Religious Teaching
Religiousness
Family
Care
Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
title_short A importância da família na educação do ser social em interface com o ensino religioso
title_full A importância da família na educação do ser social em interface com o ensino religioso
title_fullStr A importância da família na educação do ser social em interface com o ensino religioso
title_full_unstemmed A importância da família na educação do ser social em interface com o ensino religioso
title_sort A importância da família na educação do ser social em interface com o ensino religioso
author Rocha, Silvia Natali
author_facet Rocha, Silvia Natali
author_role author
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3906144692619471
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2720814127433525
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Silvia Natali
contributor_str_mv Streck, Gisela Isolde Waechter
Brandenburg, Laude Erandi
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Religioso
Religiosidade
Família
Cuidado
Educação
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE
topic Ensino Religioso
Religiosidade
Família
Cuidado
Educação
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE
Religious Teaching
Religiousness
Family
Care
Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Religious Teaching
Religiousness
Family
Care
Education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
description This study aims to study the formation of bonds between the family as a multiple institution and religion as performative instance to the Religious Education, analyzing the importance of family in contemporary society and its crises. Under a critical bias, look at the dynamics considered "postmodern" that have emerged in the development process not only technological but also social processes which has been guided by ethics post-moralist , that extols the personal desires more than solidarity and commitment to the collective. Thus, we understand that education, par excellence, should carry at its core an feature essentially speculative, in other words, it must born with the human capacity to discuss and speculate about the world and about herself. Such education is born, so the dialogue, i.e. through reflection, with discussion to ask, finally, with the association of people motivated by common interest in research. Thus, the Religious Education should be made plural and critical of their own human religiosity in order to be relevant as a contribution to society.
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-09-01
2016-06-17T20:30:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-04-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-17T20:30:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROCHA, Silvia Natali. A importância da família na educação do ser social em interface com o ensino religioso. 2011. 75 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/227
identifier_str_mv ROCHA, Silvia Natali. A importância da família na educação do ser social em interface com o ensino religioso. 2011. 75 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011.
url http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Teologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv EST
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Teologia
publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
instname:Faculdades EST
instacron:EST
instname_str Faculdades EST
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/227/2/rocha_sn_tmp160.PDF.txt
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/227/1/rocha_sn_tmp160.PDF
bitstream.checksum.fl_str_mv 69b9c76e67da832b156dd0d64639ba92
ffb43b34879655d1160a8dcd06bf3408
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades EST
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@est.edu.br||
_version_ 1815612267333419008