Proposição e teste de um modelo de turismo para a população de baixa renda na cidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spers, Renata Giovinazzo
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Carneiro, Celso Custódio, Julio Filho, Oscar, Abreu Junior, Pedro Américo, Mateev, Zachari, Wright, James Terence Coulter
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica de Ciência Administrativa
Texto Completo: http://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/505
Resumo: In the opportunities that the income market bring to the firms, this paper will explore the opportunities in the tourism industry. The purpose of this paper is to develop a tourism model to low-income market in São Paulo, and to test it’s acceptance. The model was structured based on the theory about the low-income market, adapting the services to the interest of the potential consumers. The research proved that the changes had well acceptance. It becomes clear that the income market looks for quality and low price, excluding unessential services. Besides that, it’s possible to notice the interest in these consumers for ecological trips, that can be an opportunity to be developed, since this group has available income to spend with trips and tourism. 
id FACECLA-1_664f06e0928b1b25d40633fb9c3a0e35
oai_identifier_str oai:periodicosibepes.org.br:article/505
network_acronym_str FACECLA-1
network_name_str Revista Eletrônica de Ciência Administrativa
repository_id_str
spelling Proposição e teste de um modelo de turismo para a população de baixa renda na cidade de São PauloLow-income Strategies; Base-of-pyramid markets; TourismEstratégias para baixa renda; Mercado popular; Turismo popularIn the opportunities that the income market bring to the firms, this paper will explore the opportunities in the tourism industry. The purpose of this paper is to develop a tourism model to low-income market in São Paulo, and to test it’s acceptance. The model was structured based on the theory about the low-income market, adapting the services to the interest of the potential consumers. The research proved that the changes had well acceptance. It becomes clear that the income market looks for quality and low price, excluding unessential services. Besides that, it’s possible to notice the interest in these consumers for ecological trips, that can be an opportunity to be developed, since this group has available income to spend with trips and tourism.  No campo de oportunidades que a população de classe de baixa renda apresenta, esse artigo visa analisar essas oportunidades na área do turismo, com o objetivo de propor um modelo de turismo voltado para as classes C e D, especificamente na região de São Paulo (capital) e verificar sua aceitação junto à população de baixa renda. O modelo foi estruturado com base na teoria sobre o mercado popular, adaptando serviços de turismo existentes aos interesses e renda disponível deste segmento popular, tendo em vista o referencial conceitual analisado. A partir de uma pesquisa de campo, pode-se comprovar que as mudanças propostas para estruturar o modelo de turismo para baixa renda tiveram boa aceitação pelo público-alvo. Este público busca um pacote turístico com boa qualidade, preço baixo e com supressão de serviços dispensáveis (como arrumação do quarto todos os dias, refeições e televisão no quarto). Além disso, pode-se notar o interesse desse público por alguns roteiros de turismo e passeios ecológicos, representando uma oportunidade a ser explorada junto a uma parcela da população disposta a gastar parte de sua renda com o lazer, especialmente com viagens. Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais - IBEPESSpers, Renata GiovinazzoCarneiro, Celso CustódioJulio Filho, OscarAbreu Junior, Pedro AméricoMateev, ZachariWright, James Terence Coulter2009-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/50510.5329/RECADM.20090801002Revista Eletrônica de Ciência Administrativa; v. 8, n. 1 (2009): Janeiro-Junho; 18-30Revista Eletrônica de Ciência Administrativa; v. 8, n. 1 (2009): Janeiro-Junho; 18-30Revista Eletrônica de Ciência Administrativa; v. 8, n. 1 (2009): Janeiro-Junho; 18-301677-738710.5329/RECADM.20090801reponame:Revista Eletrônica de Ciência Administrativainstname:Faculdade Cenecista de Campo Largo (FACECLA)instacron:FACECLAporhttp://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/505/437Direitos autorais 2009 Renata Giovinazzo Spers, Celso Custódio Carneiro, Oscar Julio Filho, Pedro Américo Abreu Junior, Zachari Mateev, James Terence Coulter Wrighthttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-05T04:17:27Zoai:periodicosibepes.org.br:article/505Revistahttp://www.periodicosibepes.org.br/recadmONGhttp://www.periodicosibepes.org.br/recadm/oairecadm.editor@ibepes.org.br1677-73871677-7387opendoar:2018-06-05T04:17:27Revista Eletrônica de Ciência Administrativa - Faculdade Cenecista de Campo Largo (FACECLA)false
dc.title.none.fl_str_mv
Proposição e teste de um modelo de turismo para a população de baixa renda na cidade de São Paulo
title Proposição e teste de um modelo de turismo para a população de baixa renda na cidade de São Paulo
spellingShingle Proposição e teste de um modelo de turismo para a população de baixa renda na cidade de São Paulo
Spers, Renata Giovinazzo
Low-income Strategies; Base-of-pyramid markets; Tourism
Estratégias para baixa renda; Mercado popular; Turismo popular
title_short Proposição e teste de um modelo de turismo para a população de baixa renda na cidade de São Paulo
title_full Proposição e teste de um modelo de turismo para a população de baixa renda na cidade de São Paulo
title_fullStr Proposição e teste de um modelo de turismo para a população de baixa renda na cidade de São Paulo
title_full_unstemmed Proposição e teste de um modelo de turismo para a população de baixa renda na cidade de São Paulo
title_sort Proposição e teste de um modelo de turismo para a população de baixa renda na cidade de São Paulo
author Spers, Renata Giovinazzo
author_facet Spers, Renata Giovinazzo
Carneiro, Celso Custódio
Julio Filho, Oscar
Abreu Junior, Pedro Américo
Mateev, Zachari
Wright, James Terence Coulter
author_role author
author2 Carneiro, Celso Custódio
Julio Filho, Oscar
Abreu Junior, Pedro Américo
Mateev, Zachari
Wright, James Terence Coulter
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Spers, Renata Giovinazzo
Carneiro, Celso Custódio
Julio Filho, Oscar
Abreu Junior, Pedro Américo
Mateev, Zachari
Wright, James Terence Coulter
dc.subject.por.fl_str_mv Low-income Strategies; Base-of-pyramid markets; Tourism
Estratégias para baixa renda; Mercado popular; Turismo popular
topic Low-income Strategies; Base-of-pyramid markets; Tourism
Estratégias para baixa renda; Mercado popular; Turismo popular
description In the opportunities that the income market bring to the firms, this paper will explore the opportunities in the tourism industry. The purpose of this paper is to develop a tourism model to low-income market in São Paulo, and to test it’s acceptance. The model was structured based on the theory about the low-income market, adapting the services to the interest of the potential consumers. The research proved that the changes had well acceptance. It becomes clear that the income market looks for quality and low price, excluding unessential services. Besides that, it’s possible to notice the interest in these consumers for ecological trips, that can be an opportunity to be developed, since this group has available income to spend with trips and tourism. 
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/505
10.5329/RECADM.20090801002
url http://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/505
identifier_str_mv 10.5329/RECADM.20090801002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/505/437
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais - IBEPES
publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais - IBEPES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica de Ciência Administrativa; v. 8, n. 1 (2009): Janeiro-Junho; 18-30
Revista Eletrônica de Ciência Administrativa; v. 8, n. 1 (2009): Janeiro-Junho; 18-30
Revista Eletrônica de Ciência Administrativa; v. 8, n. 1 (2009): Janeiro-Junho; 18-30
1677-7387
10.5329/RECADM.20090801
reponame:Revista Eletrônica de Ciência Administrativa
instname:Faculdade Cenecista de Campo Largo (FACECLA)
instacron:FACECLA
instname_str Faculdade Cenecista de Campo Largo (FACECLA)
instacron_str FACECLA
institution FACECLA
reponame_str Revista Eletrônica de Ciência Administrativa
collection Revista Eletrônica de Ciência Administrativa
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica de Ciência Administrativa - Faculdade Cenecista de Campo Largo (FACECLA)
repository.mail.fl_str_mv recadm.editor@ibepes.org.br
_version_ 1797042422736224256