Proposição e teste de um modelo de turismo para a população de baixa renda na cidade de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica de Ciência Administrativa |
Texto Completo: | http://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/505 |
Resumo: | In the opportunities that the income market bring to the firms, this paper will explore the opportunities in the tourism industry. The purpose of this paper is to develop a tourism model to low-income market in São Paulo, and to test it’s acceptance. The model was structured based on the theory about the low-income market, adapting the services to the interest of the potential consumers. The research proved that the changes had well acceptance. It becomes clear that the income market looks for quality and low price, excluding unessential services. Besides that, it’s possible to notice the interest in these consumers for ecological trips, that can be an opportunity to be developed, since this group has available income to spend with trips and tourism. |
id |
FACECLA-1_664f06e0928b1b25d40633fb9c3a0e35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicosibepes.org.br:article/505 |
network_acronym_str |
FACECLA-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica de Ciência Administrativa |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposição e teste de um modelo de turismo para a população de baixa renda na cidade de São PauloLow-income Strategies; Base-of-pyramid markets; TourismEstratégias para baixa renda; Mercado popular; Turismo popularIn the opportunities that the income market bring to the firms, this paper will explore the opportunities in the tourism industry. The purpose of this paper is to develop a tourism model to low-income market in São Paulo, and to test it’s acceptance. The model was structured based on the theory about the low-income market, adapting the services to the interest of the potential consumers. The research proved that the changes had well acceptance. It becomes clear that the income market looks for quality and low price, excluding unessential services. Besides that, it’s possible to notice the interest in these consumers for ecological trips, that can be an opportunity to be developed, since this group has available income to spend with trips and tourism. No campo de oportunidades que a população de classe de baixa renda apresenta, esse artigo visa analisar essas oportunidades na área do turismo, com o objetivo de propor um modelo de turismo voltado para as classes C e D, especificamente na região de São Paulo (capital) e verificar sua aceitação junto à população de baixa renda. O modelo foi estruturado com base na teoria sobre o mercado popular, adaptando serviços de turismo existentes aos interesses e renda disponível deste segmento popular, tendo em vista o referencial conceitual analisado. A partir de uma pesquisa de campo, pode-se comprovar que as mudanças propostas para estruturar o modelo de turismo para baixa renda tiveram boa aceitação pelo público-alvo. Este público busca um pacote turístico com boa qualidade, preço baixo e com supressão de serviços dispensáveis (como arrumação do quarto todos os dias, refeições e televisão no quarto). Além disso, pode-se notar o interesse desse público por alguns roteiros de turismo e passeios ecológicos, representando uma oportunidade a ser explorada junto a uma parcela da população disposta a gastar parte de sua renda com o lazer, especialmente com viagens. Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais - IBEPESSpers, Renata GiovinazzoCarneiro, Celso CustódioJulio Filho, OscarAbreu Junior, Pedro AméricoMateev, ZachariWright, James Terence Coulter2009-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/50510.5329/RECADM.20090801002Revista Eletrônica de Ciência Administrativa; v. 8, n. 1 (2009): Janeiro-Junho; 18-30Revista Eletrônica de Ciência Administrativa; v. 8, n. 1 (2009): Janeiro-Junho; 18-30Revista Eletrônica de Ciência Administrativa; v. 8, n. 1 (2009): Janeiro-Junho; 18-301677-738710.5329/RECADM.20090801reponame:Revista Eletrônica de Ciência Administrativainstname:Faculdade Cenecista de Campo Largo (FACECLA)instacron:FACECLAporhttp://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/505/437Direitos autorais 2009 Renata Giovinazzo Spers, Celso Custódio Carneiro, Oscar Julio Filho, Pedro Américo Abreu Junior, Zachari Mateev, James Terence Coulter Wrighthttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-05T04:17:27Zoai:periodicosibepes.org.br:article/505Revistahttp://www.periodicosibepes.org.br/recadmONGhttp://www.periodicosibepes.org.br/recadm/oairecadm.editor@ibepes.org.br1677-73871677-7387opendoar:2018-06-05T04:17:27Revista Eletrônica de Ciência Administrativa - Faculdade Cenecista de Campo Largo (FACECLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposição e teste de um modelo de turismo para a população de baixa renda na cidade de São Paulo |
title |
Proposição e teste de um modelo de turismo para a população de baixa renda na cidade de São Paulo |
spellingShingle |
Proposição e teste de um modelo de turismo para a população de baixa renda na cidade de São Paulo Spers, Renata Giovinazzo Low-income Strategies; Base-of-pyramid markets; Tourism Estratégias para baixa renda; Mercado popular; Turismo popular |
title_short |
Proposição e teste de um modelo de turismo para a população de baixa renda na cidade de São Paulo |
title_full |
Proposição e teste de um modelo de turismo para a população de baixa renda na cidade de São Paulo |
title_fullStr |
Proposição e teste de um modelo de turismo para a população de baixa renda na cidade de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Proposição e teste de um modelo de turismo para a população de baixa renda na cidade de São Paulo |
title_sort |
Proposição e teste de um modelo de turismo para a população de baixa renda na cidade de São Paulo |
author |
Spers, Renata Giovinazzo |
author_facet |
Spers, Renata Giovinazzo Carneiro, Celso Custódio Julio Filho, Oscar Abreu Junior, Pedro Américo Mateev, Zachari Wright, James Terence Coulter |
author_role |
author |
author2 |
Carneiro, Celso Custódio Julio Filho, Oscar Abreu Junior, Pedro Américo Mateev, Zachari Wright, James Terence Coulter |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Spers, Renata Giovinazzo Carneiro, Celso Custódio Julio Filho, Oscar Abreu Junior, Pedro Américo Mateev, Zachari Wright, James Terence Coulter |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Low-income Strategies; Base-of-pyramid markets; Tourism Estratégias para baixa renda; Mercado popular; Turismo popular |
topic |
Low-income Strategies; Base-of-pyramid markets; Tourism Estratégias para baixa renda; Mercado popular; Turismo popular |
description |
In the opportunities that the income market bring to the firms, this paper will explore the opportunities in the tourism industry. The purpose of this paper is to develop a tourism model to low-income market in São Paulo, and to test it’s acceptance. The model was structured based on the theory about the low-income market, adapting the services to the interest of the potential consumers. The research proved that the changes had well acceptance. It becomes clear that the income market looks for quality and low price, excluding unessential services. Besides that, it’s possible to notice the interest in these consumers for ecological trips, that can be an opportunity to be developed, since this group has available income to spend with trips and tourism. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-11-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/505 10.5329/RECADM.20090801002 |
url |
http://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/505 |
identifier_str_mv |
10.5329/RECADM.20090801002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/505/437 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais - IBEPES |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais - IBEPES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica de Ciência Administrativa; v. 8, n. 1 (2009): Janeiro-Junho; 18-30 Revista Eletrônica de Ciência Administrativa; v. 8, n. 1 (2009): Janeiro-Junho; 18-30 Revista Eletrônica de Ciência Administrativa; v. 8, n. 1 (2009): Janeiro-Junho; 18-30 1677-7387 10.5329/RECADM.20090801 reponame:Revista Eletrônica de Ciência Administrativa instname:Faculdade Cenecista de Campo Largo (FACECLA) instacron:FACECLA |
instname_str |
Faculdade Cenecista de Campo Largo (FACECLA) |
instacron_str |
FACECLA |
institution |
FACECLA |
reponame_str |
Revista Eletrônica de Ciência Administrativa |
collection |
Revista Eletrônica de Ciência Administrativa |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica de Ciência Administrativa - Faculdade Cenecista de Campo Largo (FACECLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
recadm.editor@ibepes.org.br |
_version_ |
1797042422736224256 |