[pt] COMPRA DE ALIMENTOS POR CONSUMIDORES DE BAIXA RENDA: COMPORTAMENTOS NO PONTO DE VENDA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: THIAGO PEREIRA MATTOS ROCHA
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19268@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19268@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19268
Resumo: [pt] Alguns trabalhos já foram realizados sobre a compra de alimentos por consumidores de baixa renda (Grossi, Motta e Hor-Meyll, 2008; Parente, Barki e Kato, 2005). Entretanto, tais trabalhos foram conduzidos com base em relatos feitos a posteriori pelos consumidores. Este estudo, de caráter exploratório, procurou melhor conhecer o comportamento desses consumidores no ponto de venda. Inicialmente, foi feita observação dos trajetos e comportamentos dos consumidores em mercados localizados em quatro bairros de baixa renda per capita na cidade do Rio de Janeiro. O comportamento dos consumidores, incluindo reações durante a compra, comparações entre opções disponíveis, hesitações, demora para escolher e trocas realizadas, foi observado. Em seguida, esses consumidores foram entrevistados, com temas envolvendo a formulação de sua lista de compras e sobre os comportamentos observados durante a compra. O estudo revelou que, apesar da forte influência que a restrição de renda impõe ao processo de compra de alimentos, outros fatores também parecem ajudar a explicar sua tomada de decisão no ponto de venda. Das observações realizadas e do discurso dos informantes sobressaíram influências ligadas ao ambiente do mercado, à relação dos consumidores com as marcas disponíveis e ao risco percebido por esses consumidores.
id PUC_RIO-1_7fc4a10196337f4ce39a149507fee0ac
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:19268
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] COMPRA DE ALIMENTOS POR CONSUMIDORES DE BAIXA RENDA: COMPORTAMENTOS NO PONTO DE VENDA[en] FOOD PURCHASING BY LOW-INCOME CONSUMERS: BEHAVIORS IN THE SUPERMARKET[pt] COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR[pt] BASE DA PIRAMIDE[pt] BAIXA RENDA[pt] ALIMENTOS[en] CONSUMER BEHAVIOR[en] BOTTOM OF THE PYRAMID[en] LOW-INCOME[en] CHILD SUPPORT[pt] Alguns trabalhos já foram realizados sobre a compra de alimentos por consumidores de baixa renda (Grossi, Motta e Hor-Meyll, 2008; Parente, Barki e Kato, 2005). Entretanto, tais trabalhos foram conduzidos com base em relatos feitos a posteriori pelos consumidores. Este estudo, de caráter exploratório, procurou melhor conhecer o comportamento desses consumidores no ponto de venda. Inicialmente, foi feita observação dos trajetos e comportamentos dos consumidores em mercados localizados em quatro bairros de baixa renda per capita na cidade do Rio de Janeiro. O comportamento dos consumidores, incluindo reações durante a compra, comparações entre opções disponíveis, hesitações, demora para escolher e trocas realizadas, foi observado. Em seguida, esses consumidores foram entrevistados, com temas envolvendo a formulação de sua lista de compras e sobre os comportamentos observados durante a compra. O estudo revelou que, apesar da forte influência que a restrição de renda impõe ao processo de compra de alimentos, outros fatores também parecem ajudar a explicar sua tomada de decisão no ponto de venda. Das observações realizadas e do discurso dos informantes sobressaíram influências ligadas ao ambiente do mercado, à relação dos consumidores com as marcas disponíveis e ao risco percebido por esses consumidores.[en] Some studies focused on food purchase by low-income consumers have been published in the last years (Grossi, Motta e Hor-Meyll, 2008; Parente, Barki and Kato, 2005). However, these studies were based in data collected after the purchase and provided by consumers. This exploratory study aimed to increase understanding of low-income consumers behavior at the point of sale. Initially, consumer routes and behaviors in four supermarkets located in low-income areas in Rio de Janeiro were observed and noted. Then, those consumers whose purchase paths had been observed answered questions about shopping list formulation, behavior in store, decisions made in store, hesitation in making some choices. The results show that, beside the fact that income constraint played an important role in food purchasing, other factors help to understand decision making in supermarkets by low-income consumers. From observation and interviews emerged influences related to store environment, to how available brands are perceived and to the risk perceived by consumers at the bottom of the economic pyramid.MAXWELLLUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARESTHIAGO PEREIRA MATTOS ROCHA2012-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19268@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19268@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19268porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-05T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:19268Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-09-05T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] COMPRA DE ALIMENTOS POR CONSUMIDORES DE BAIXA RENDA: COMPORTAMENTOS NO PONTO DE VENDA
[en] FOOD PURCHASING BY LOW-INCOME CONSUMERS: BEHAVIORS IN THE SUPERMARKET
title [pt] COMPRA DE ALIMENTOS POR CONSUMIDORES DE BAIXA RENDA: COMPORTAMENTOS NO PONTO DE VENDA
spellingShingle [pt] COMPRA DE ALIMENTOS POR CONSUMIDORES DE BAIXA RENDA: COMPORTAMENTOS NO PONTO DE VENDA
THIAGO PEREIRA MATTOS ROCHA
[pt] COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
[pt] BASE DA PIRAMIDE
[pt] BAIXA RENDA
[pt] ALIMENTOS
[en] CONSUMER BEHAVIOR
[en] BOTTOM OF THE PYRAMID
[en] LOW-INCOME
[en] CHILD SUPPORT
title_short [pt] COMPRA DE ALIMENTOS POR CONSUMIDORES DE BAIXA RENDA: COMPORTAMENTOS NO PONTO DE VENDA
title_full [pt] COMPRA DE ALIMENTOS POR CONSUMIDORES DE BAIXA RENDA: COMPORTAMENTOS NO PONTO DE VENDA
title_fullStr [pt] COMPRA DE ALIMENTOS POR CONSUMIDORES DE BAIXA RENDA: COMPORTAMENTOS NO PONTO DE VENDA
title_full_unstemmed [pt] COMPRA DE ALIMENTOS POR CONSUMIDORES DE BAIXA RENDA: COMPORTAMENTOS NO PONTO DE VENDA
title_sort [pt] COMPRA DE ALIMENTOS POR CONSUMIDORES DE BAIXA RENDA: COMPORTAMENTOS NO PONTO DE VENDA
author THIAGO PEREIRA MATTOS ROCHA
author_facet THIAGO PEREIRA MATTOS ROCHA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES
dc.contributor.author.fl_str_mv THIAGO PEREIRA MATTOS ROCHA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
[pt] BASE DA PIRAMIDE
[pt] BAIXA RENDA
[pt] ALIMENTOS
[en] CONSUMER BEHAVIOR
[en] BOTTOM OF THE PYRAMID
[en] LOW-INCOME
[en] CHILD SUPPORT
topic [pt] COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
[pt] BASE DA PIRAMIDE
[pt] BAIXA RENDA
[pt] ALIMENTOS
[en] CONSUMER BEHAVIOR
[en] BOTTOM OF THE PYRAMID
[en] LOW-INCOME
[en] CHILD SUPPORT
description [pt] Alguns trabalhos já foram realizados sobre a compra de alimentos por consumidores de baixa renda (Grossi, Motta e Hor-Meyll, 2008; Parente, Barki e Kato, 2005). Entretanto, tais trabalhos foram conduzidos com base em relatos feitos a posteriori pelos consumidores. Este estudo, de caráter exploratório, procurou melhor conhecer o comportamento desses consumidores no ponto de venda. Inicialmente, foi feita observação dos trajetos e comportamentos dos consumidores em mercados localizados em quatro bairros de baixa renda per capita na cidade do Rio de Janeiro. O comportamento dos consumidores, incluindo reações durante a compra, comparações entre opções disponíveis, hesitações, demora para escolher e trocas realizadas, foi observado. Em seguida, esses consumidores foram entrevistados, com temas envolvendo a formulação de sua lista de compras e sobre os comportamentos observados durante a compra. O estudo revelou que, apesar da forte influência que a restrição de renda impõe ao processo de compra de alimentos, outros fatores também parecem ajudar a explicar sua tomada de decisão no ponto de venda. Das observações realizadas e do discurso dos informantes sobressaíram influências ligadas ao ambiente do mercado, à relação dos consumidores com as marcas disponíveis e ao risco percebido por esses consumidores.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19268@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19268@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19268
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19268@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19268@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822582128476160