Os sentidos: como estímulo no ensino de isomeria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA) |
Texto Completo: | http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/656 |
Resumo: | Monografia apresentada ao curso de Graduação em Licenciatura de Química da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção do grau de Licenciada em Química. Profa. Orientadora: Ms. Filomena Maria Minetto Brondani |
id |
FAEMA-1_748d53c2fe098a5d6472b89c6301b73c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifaema.edu.br:123456789/656 |
network_acronym_str |
FAEMA-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os sentidos: como estímulo no ensino de isomeriaQuímicaCravo-da-indiaNoz-moscadaIsomeriaEnsino-aprendizagemÓrgãos dos sentidosMonografia apresentada ao curso de Graduação em Licenciatura de Química da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção do grau de Licenciada em Química. Profa. Orientadora: Ms. Filomena Maria Minetto BrondaniÉ um desafio promover uma aprendizagem significativa e agradável, principalmente em Química, por ser um componente curricular complexo de difícil compreensão e interpretação. Com isso, é importante que o professor busque recursos e métodos que possam melhorar e facilitar as práticas de ensino. Este estudo consiste em metodologia diferenciada que propõe utilizar atividades que exploram a dinâmica dos órgãos dos sentidos como paladar, o olfato, o tato e a visão no ensino de Isomeria. A proposta organiza-se em duas etapas: Primeiro a aplicação de aula experimental em que os alunos irão tocar, cheirar, degustar e visualizar os frutos e as fórmulas dos principais componentes presentes nas as especiarias (Cravo-da-índia e Noz-moscada), no segundo momento será o momento da teorização científica com a utilização de outros recursos como lousa, livro didático, internet, entre outros e terceiro momento será realizado atividades para a identificação e classificação dos tipos de Isomeria.FAEMA2017-12-07T01:15:56Z2017-12-07T01:15:56Z2015info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/656porinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrondani Filomena Maria MinettoBorges, Apoliana De Oliveirareponame:Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA)instname:Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)instacron:FAEMA2023-02-14T19:28:59Zoai:repositorio.unifaema.edu.br:123456789/656Biblioteca Digital de Monografiahttp://repositorio.faema.edu.br/PRIhttps://repositorio.faema.edu.br/oai/requestsecon@unifaema.edu.br || faema@unifaema.edu.bropendoar:2023-02-14T19:28:59Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os sentidos: como estímulo no ensino de isomeria |
title |
Os sentidos: como estímulo no ensino de isomeria |
spellingShingle |
Os sentidos: como estímulo no ensino de isomeria Brondani Filomena Maria Minetto Química Cravo-da-india Noz-moscada Isomeria Ensino-aprendizagem Órgãos dos sentidos |
title_short |
Os sentidos: como estímulo no ensino de isomeria |
title_full |
Os sentidos: como estímulo no ensino de isomeria |
title_fullStr |
Os sentidos: como estímulo no ensino de isomeria |
title_full_unstemmed |
Os sentidos: como estímulo no ensino de isomeria |
title_sort |
Os sentidos: como estímulo no ensino de isomeria |
author |
Brondani Filomena Maria Minetto |
author_facet |
Brondani Filomena Maria Minetto Borges, Apoliana De Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Apoliana De Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brondani Filomena Maria Minetto Borges, Apoliana De Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Química Cravo-da-india Noz-moscada Isomeria Ensino-aprendizagem Órgãos dos sentidos |
topic |
Química Cravo-da-india Noz-moscada Isomeria Ensino-aprendizagem Órgãos dos sentidos |
description |
Monografia apresentada ao curso de Graduação em Licenciatura de Química da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção do grau de Licenciada em Química. Profa. Orientadora: Ms. Filomena Maria Minetto Brondani |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2017-12-07T01:15:56Z 2017-12-07T01:15:56Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/656 |
url |
http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/656 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA) instname:Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA) instacron:FAEMA |
instname_str |
Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA) |
instacron_str |
FAEMA |
institution |
FAEMA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA) |
collection |
Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
secon@unifaema.edu.br || faema@unifaema.edu.br |
_version_ |
1816081162934681600 |