Proposta lúdica para ensino da tabela periódica a deficientes auditivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Jhonattas Muniz De
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Simone Pereira Da
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA)
Texto Completo: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1330
Resumo: Monografia apresentada ao curso de graduação em Licenciatura Plena em Química, da Faculdade de Educação e Meio Ambiente–FAEMA, como requisito parcial a obtenção de grau de Licenciado em Química. Profº Orientador:Ms. Jhonattas Muniz De Souza
id FAEMA-1_9b8a0748ad284f8cd2567bc8ece4e138
oai_identifier_str oai:repositorio.unifaema.edu.br:123456789/1330
network_acronym_str FAEMA-1
network_name_str Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA)
repository_id_str
spelling Proposta lúdica para ensino da tabela periódica a deficientes auditivosQuímicaEnsinoDeficientes auditivosLúdicoMonografia apresentada ao curso de graduação em Licenciatura Plena em Química, da Faculdade de Educação e Meio Ambiente–FAEMA, como requisito parcial a obtenção de grau de Licenciado em Química. Profº Orientador:Ms. Jhonattas Muniz De SouzaO ensino especial foi criado para facilitar a adaptação de pessoas com necessidades na aprendizagem escolar. A deficiência auditiva é uma das mais desafiadores, devido ao fato dela dificultar a recepção da linguagem e a produção da mesma. O ensino da química é muito complexo, e aplicação deste às pessoas com deficiência auditiva, se torna um desafio ainda maior. Um método interativo propicia uma melhor compreensão do conteúdo abordado, e, com esse objetivo foi criado nesse trabalho uma tabela periódica interativa com intuito de facilitar a aplicação da disciplina aos deficientes auditivos, apresentando os símbolos atômicos na escrita tradicional e em Libras, linguagem que é a Linguagem Brasileira de Sinais, específica para pessoas com deficiência auditiva. A tabela foi confeccionada para ser um instrumento de ensino, tendo em vista as dificuldades encontradas nas metodologias que envolve os conteúdos da tabela periódica. O instrumento foi confeccionado com apoio de profissionais de marcenaria e imagem, priorizando o baixo custo e a qualidade do material, buscou-se recriar de forma fidedigna a tabela comum usada na escola. Ela ficou representada de um lado a tabela comum e do outro lado os símbolos na linguagem de libras.FAEMA2018-02-26T21:01:04Z2018-02-26T21:01:04Z2017info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1330porinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Jhonattas Muniz DeSilva, Simone Pereira Dareponame:Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA)instname:Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)instacron:FAEMA2023-03-18T00:44:14Zoai:repositorio.unifaema.edu.br:123456789/1330Biblioteca Digital de Monografiahttp://repositorio.faema.edu.br/PRIhttps://repositorio.faema.edu.br/oai/requestsecon@unifaema.edu.br || faema@unifaema.edu.bropendoar:2023-03-18T00:44:14Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta lúdica para ensino da tabela periódica a deficientes auditivos
title Proposta lúdica para ensino da tabela periódica a deficientes auditivos
spellingShingle Proposta lúdica para ensino da tabela periódica a deficientes auditivos
Souza, Jhonattas Muniz De
Química
Ensino
Deficientes auditivos
Lúdico
title_short Proposta lúdica para ensino da tabela periódica a deficientes auditivos
title_full Proposta lúdica para ensino da tabela periódica a deficientes auditivos
title_fullStr Proposta lúdica para ensino da tabela periódica a deficientes auditivos
title_full_unstemmed Proposta lúdica para ensino da tabela periódica a deficientes auditivos
title_sort Proposta lúdica para ensino da tabela periódica a deficientes auditivos
author Souza, Jhonattas Muniz De
author_facet Souza, Jhonattas Muniz De
Silva, Simone Pereira Da
author_role author
author2 Silva, Simone Pereira Da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Jhonattas Muniz De
Silva, Simone Pereira Da
dc.subject.por.fl_str_mv Química
Ensino
Deficientes auditivos
Lúdico
topic Química
Ensino
Deficientes auditivos
Lúdico
description Monografia apresentada ao curso de graduação em Licenciatura Plena em Química, da Faculdade de Educação e Meio Ambiente–FAEMA, como requisito parcial a obtenção de grau de Licenciado em Química. Profº Orientador:Ms. Jhonattas Muniz De Souza
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-02-26T21:01:04Z
2018-02-26T21:01:04Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1330
url http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA)
instname:Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)
instacron:FAEMA
instname_str Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)
instacron_str FAEMA
institution FAEMA
reponame_str Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA)
collection Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)
repository.mail.fl_str_mv secon@unifaema.edu.br || faema@unifaema.edu.br
_version_ 1816081163026956288