A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO CURSO DE PEDAGOGIA-UNIR-ARIQUEMES-RO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Roger dos Santos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Michelli Cristiane Rosa da, Patrícia, Márcia Ângela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/256
Resumo: O objetivo deste artigo foi descrever as contribuições das disciplinas Fundamentos e Prática da Alfabetização e Estágio Supervisionado II (Alfabetização) do curso de Pedagogia-UNIR-Ariquemes-RO. O estudo buscou responder: Em que medida as disciplinas citadas contribuem para a reflexão teoria-prática dos acadêmicos sobre a alfabetização e o letramento em um viés interdisciplinar? Os passos metodológicos foram orientados pelo Manual do Estágio Supervisionado (UNIR, 2016) do referido curso. A primeira etapa construída foi o aporte teórico, com orientações de estudos e autores lidos e debatidos na disciplina Fundamentos e Prática da Alfabetização. Na sequência, houve o contato com a escola pesquisada, possibilitando o mapeamento da mesma. O passo seguinte tratou da observação em sala com a professora titular, o que permitiu um conhecimento prévio do trabalho que já vinha sendo realizado, o nível de desenvolvimento das crianças e o espaço de alfabetização. O momento auge foi a construção do planejamento por meio de “sequência didática”, quando se optou por abordar a temática “Olimpíadas”, por figurar uma inesgotável fonte de informações e conhecimentos advindos da diversidade. Quanto aos resultados infere-se que as disciplinas em questão possibilitaram uma instrumentalização que deu conta de nortear a reflexão teoria-prática à luz das concepções de alfabetização, letramento e interdisciplinaridade.
id FAMA-0_1c304244d92f87bee557aa21aa406c4f
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/256
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO CURSO DE PEDAGOGIA-UNIR-ARIQUEMES-ROEstratégias de formação. Alfabetização e letramento. Reflexão teoria-prática.O objetivo deste artigo foi descrever as contribuições das disciplinas Fundamentos e Prática da Alfabetização e Estágio Supervisionado II (Alfabetização) do curso de Pedagogia-UNIR-Ariquemes-RO. O estudo buscou responder: Em que medida as disciplinas citadas contribuem para a reflexão teoria-prática dos acadêmicos sobre a alfabetização e o letramento em um viés interdisciplinar? Os passos metodológicos foram orientados pelo Manual do Estágio Supervisionado (UNIR, 2016) do referido curso. A primeira etapa construída foi o aporte teórico, com orientações de estudos e autores lidos e debatidos na disciplina Fundamentos e Prática da Alfabetização. Na sequência, houve o contato com a escola pesquisada, possibilitando o mapeamento da mesma. O passo seguinte tratou da observação em sala com a professora titular, o que permitiu um conhecimento prévio do trabalho que já vinha sendo realizado, o nível de desenvolvimento das crianças e o espaço de alfabetização. O momento auge foi a construção do planejamento por meio de “sequência didática”, quando se optou por abordar a temática “Olimpíadas”, por figurar uma inesgotável fonte de informações e conhecimentos advindos da diversidade. Quanto aos resultados infere-se que as disciplinas em questão possibilitaram uma instrumentalização que deu conta de nortear a reflexão teoria-prática à luz das concepções de alfabetização, letramento e interdisciplinaridade.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMALima, Roger dos SantosSilva, Michelli Cristiane Rosa daPatrícia, Márcia Ângela2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/256Pedagogia em Foco; v. 12, n. 7 (2017): Pedagogia em Foco; 60-732178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/256/207Direitos autorais 2017 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/256Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:20.048Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO CURSO DE PEDAGOGIA-UNIR-ARIQUEMES-RO
title A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO CURSO DE PEDAGOGIA-UNIR-ARIQUEMES-RO
spellingShingle A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO CURSO DE PEDAGOGIA-UNIR-ARIQUEMES-RO
Lima, Roger dos Santos
Estratégias de formação. Alfabetização e letramento. Reflexão teoria-prática.
title_short A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO CURSO DE PEDAGOGIA-UNIR-ARIQUEMES-RO
title_full A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO CURSO DE PEDAGOGIA-UNIR-ARIQUEMES-RO
title_fullStr A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO CURSO DE PEDAGOGIA-UNIR-ARIQUEMES-RO
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO CURSO DE PEDAGOGIA-UNIR-ARIQUEMES-RO
title_sort A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO CURSO DE PEDAGOGIA-UNIR-ARIQUEMES-RO
author Lima, Roger dos Santos
author_facet Lima, Roger dos Santos
Silva, Michelli Cristiane Rosa da
Patrícia, Márcia Ângela
author_role author
author2 Silva, Michelli Cristiane Rosa da
Patrícia, Márcia Ângela
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Roger dos Santos
Silva, Michelli Cristiane Rosa da
Patrícia, Márcia Ângela
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de formação. Alfabetização e letramento. Reflexão teoria-prática.
topic Estratégias de formação. Alfabetização e letramento. Reflexão teoria-prática.
dc.description.none.fl_txt_mv O objetivo deste artigo foi descrever as contribuições das disciplinas Fundamentos e Prática da Alfabetização e Estágio Supervisionado II (Alfabetização) do curso de Pedagogia-UNIR-Ariquemes-RO. O estudo buscou responder: Em que medida as disciplinas citadas contribuem para a reflexão teoria-prática dos acadêmicos sobre a alfabetização e o letramento em um viés interdisciplinar? Os passos metodológicos foram orientados pelo Manual do Estágio Supervisionado (UNIR, 2016) do referido curso. A primeira etapa construída foi o aporte teórico, com orientações de estudos e autores lidos e debatidos na disciplina Fundamentos e Prática da Alfabetização. Na sequência, houve o contato com a escola pesquisada, possibilitando o mapeamento da mesma. O passo seguinte tratou da observação em sala com a professora titular, o que permitiu um conhecimento prévio do trabalho que já vinha sendo realizado, o nível de desenvolvimento das crianças e o espaço de alfabetização. O momento auge foi a construção do planejamento por meio de “sequência didática”, quando se optou por abordar a temática “Olimpíadas”, por figurar uma inesgotável fonte de informações e conhecimentos advindos da diversidade. Quanto aos resultados infere-se que as disciplinas em questão possibilitaram uma instrumentalização que deu conta de nortear a reflexão teoria-prática à luz das concepções de alfabetização, letramento e interdisciplinaridade.
description O objetivo deste artigo foi descrever as contribuições das disciplinas Fundamentos e Prática da Alfabetização e Estágio Supervisionado II (Alfabetização) do curso de Pedagogia-UNIR-Ariquemes-RO. O estudo buscou responder: Em que medida as disciplinas citadas contribuem para a reflexão teoria-prática dos acadêmicos sobre a alfabetização e o letramento em um viés interdisciplinar? Os passos metodológicos foram orientados pelo Manual do Estágio Supervisionado (UNIR, 2016) do referido curso. A primeira etapa construída foi o aporte teórico, com orientações de estudos e autores lidos e debatidos na disciplina Fundamentos e Prática da Alfabetização. Na sequência, houve o contato com a escola pesquisada, possibilitando o mapeamento da mesma. O passo seguinte tratou da observação em sala com a professora titular, o que permitiu um conhecimento prévio do trabalho que já vinha sendo realizado, o nível de desenvolvimento das crianças e o espaço de alfabetização. O momento auge foi a construção do planejamento por meio de “sequência didática”, quando se optou por abordar a temática “Olimpíadas”, por figurar uma inesgotável fonte de informações e conhecimentos advindos da diversidade. Quanto aos resultados infere-se que as disciplinas em questão possibilitaram uma instrumentalização que deu conta de nortear a reflexão teoria-prática à luz das concepções de alfabetização, letramento e interdisciplinaridade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/256
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/256/207
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 12, n. 7 (2017): Pedagogia em Foco; 60-73
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926395244544