A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO CURSO DE PEDAGOGIA-UNIR-ARIQUEMES-RO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/256 |
Resumo: | O objetivo deste artigo foi descrever as contribuições das disciplinas Fundamentos e Prática da Alfabetização e Estágio Supervisionado II (Alfabetização) do curso de Pedagogia-UNIR-Ariquemes-RO. O estudo buscou responder: Em que medida as disciplinas citadas contribuem para a reflexão teoria-prática dos acadêmicos sobre a alfabetização e o letramento em um viés interdisciplinar? Os passos metodológicos foram orientados pelo Manual do Estágio Supervisionado (UNIR, 2016) do referido curso. A primeira etapa construída foi o aporte teórico, com orientações de estudos e autores lidos e debatidos na disciplina Fundamentos e Prática da Alfabetização. Na sequência, houve o contato com a escola pesquisada, possibilitando o mapeamento da mesma. O passo seguinte tratou da observação em sala com a professora titular, o que permitiu um conhecimento prévio do trabalho que já vinha sendo realizado, o nível de desenvolvimento das crianças e o espaço de alfabetização. O momento auge foi a construção do planejamento por meio de “sequência didática”, quando se optou por abordar a temática “Olimpíadas”, por figurar uma inesgotável fonte de informações e conhecimentos advindos da diversidade. Quanto aos resultados infere-se que as disciplinas em questão possibilitaram uma instrumentalização que deu conta de nortear a reflexão teoria-prática à luz das concepções de alfabetização, letramento e interdisciplinaridade. |
id |
FAMA-0_1c304244d92f87bee557aa21aa406c4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/256 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO CURSO DE PEDAGOGIA-UNIR-ARIQUEMES-ROEstratégias de formação. Alfabetização e letramento. Reflexão teoria-prática.O objetivo deste artigo foi descrever as contribuições das disciplinas Fundamentos e Prática da Alfabetização e Estágio Supervisionado II (Alfabetização) do curso de Pedagogia-UNIR-Ariquemes-RO. O estudo buscou responder: Em que medida as disciplinas citadas contribuem para a reflexão teoria-prática dos acadêmicos sobre a alfabetização e o letramento em um viés interdisciplinar? Os passos metodológicos foram orientados pelo Manual do Estágio Supervisionado (UNIR, 2016) do referido curso. A primeira etapa construída foi o aporte teórico, com orientações de estudos e autores lidos e debatidos na disciplina Fundamentos e Prática da Alfabetização. Na sequência, houve o contato com a escola pesquisada, possibilitando o mapeamento da mesma. O passo seguinte tratou da observação em sala com a professora titular, o que permitiu um conhecimento prévio do trabalho que já vinha sendo realizado, o nível de desenvolvimento das crianças e o espaço de alfabetização. O momento auge foi a construção do planejamento por meio de “sequência didática”, quando se optou por abordar a temática “Olimpíadas”, por figurar uma inesgotável fonte de informações e conhecimentos advindos da diversidade. Quanto aos resultados infere-se que as disciplinas em questão possibilitaram uma instrumentalização que deu conta de nortear a reflexão teoria-prática à luz das concepções de alfabetização, letramento e interdisciplinaridade.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMALima, Roger dos SantosSilva, Michelli Cristiane Rosa daPatrícia, Márcia Ângela2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/256Pedagogia em Foco; v. 12, n. 7 (2017): Pedagogia em Foco; 60-732178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/256/207Direitos autorais 2017 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/256Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:20.048Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO CURSO DE PEDAGOGIA-UNIR-ARIQUEMES-RO |
title |
A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO CURSO DE PEDAGOGIA-UNIR-ARIQUEMES-RO |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO CURSO DE PEDAGOGIA-UNIR-ARIQUEMES-RO Lima, Roger dos Santos Estratégias de formação. Alfabetização e letramento. Reflexão teoria-prática. |
title_short |
A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO CURSO DE PEDAGOGIA-UNIR-ARIQUEMES-RO |
title_full |
A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO CURSO DE PEDAGOGIA-UNIR-ARIQUEMES-RO |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO CURSO DE PEDAGOGIA-UNIR-ARIQUEMES-RO |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO CURSO DE PEDAGOGIA-UNIR-ARIQUEMES-RO |
title_sort |
A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO CURSO DE PEDAGOGIA-UNIR-ARIQUEMES-RO |
author |
Lima, Roger dos Santos |
author_facet |
Lima, Roger dos Santos Silva, Michelli Cristiane Rosa da Patrícia, Márcia Ângela |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Michelli Cristiane Rosa da Patrícia, Márcia Ângela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Roger dos Santos Silva, Michelli Cristiane Rosa da Patrícia, Márcia Ângela |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias de formação. Alfabetização e letramento. Reflexão teoria-prática. |
topic |
Estratégias de formação. Alfabetização e letramento. Reflexão teoria-prática. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O objetivo deste artigo foi descrever as contribuições das disciplinas Fundamentos e Prática da Alfabetização e Estágio Supervisionado II (Alfabetização) do curso de Pedagogia-UNIR-Ariquemes-RO. O estudo buscou responder: Em que medida as disciplinas citadas contribuem para a reflexão teoria-prática dos acadêmicos sobre a alfabetização e o letramento em um viés interdisciplinar? Os passos metodológicos foram orientados pelo Manual do Estágio Supervisionado (UNIR, 2016) do referido curso. A primeira etapa construída foi o aporte teórico, com orientações de estudos e autores lidos e debatidos na disciplina Fundamentos e Prática da Alfabetização. Na sequência, houve o contato com a escola pesquisada, possibilitando o mapeamento da mesma. O passo seguinte tratou da observação em sala com a professora titular, o que permitiu um conhecimento prévio do trabalho que já vinha sendo realizado, o nível de desenvolvimento das crianças e o espaço de alfabetização. O momento auge foi a construção do planejamento por meio de “sequência didática”, quando se optou por abordar a temática “Olimpíadas”, por figurar uma inesgotável fonte de informações e conhecimentos advindos da diversidade. Quanto aos resultados infere-se que as disciplinas em questão possibilitaram uma instrumentalização que deu conta de nortear a reflexão teoria-prática à luz das concepções de alfabetização, letramento e interdisciplinaridade. |
description |
O objetivo deste artigo foi descrever as contribuições das disciplinas Fundamentos e Prática da Alfabetização e Estágio Supervisionado II (Alfabetização) do curso de Pedagogia-UNIR-Ariquemes-RO. O estudo buscou responder: Em que medida as disciplinas citadas contribuem para a reflexão teoria-prática dos acadêmicos sobre a alfabetização e o letramento em um viés interdisciplinar? Os passos metodológicos foram orientados pelo Manual do Estágio Supervisionado (UNIR, 2016) do referido curso. A primeira etapa construída foi o aporte teórico, com orientações de estudos e autores lidos e debatidos na disciplina Fundamentos e Prática da Alfabetização. Na sequência, houve o contato com a escola pesquisada, possibilitando o mapeamento da mesma. O passo seguinte tratou da observação em sala com a professora titular, o que permitiu um conhecimento prévio do trabalho que já vinha sendo realizado, o nível de desenvolvimento das crianças e o espaço de alfabetização. O momento auge foi a construção do planejamento por meio de “sequência didática”, quando se optou por abordar a temática “Olimpíadas”, por figurar uma inesgotável fonte de informações e conhecimentos advindos da diversidade. Quanto aos resultados infere-se que as disciplinas em questão possibilitaram uma instrumentalização que deu conta de nortear a reflexão teoria-prática à luz das concepções de alfabetização, letramento e interdisciplinaridade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/256 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/256 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/256/207 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 12, n. 7 (2017): Pedagogia em Foco; 60-73 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926395244544 |