O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caneguim, Janaina de F. Castro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santana, Susilaine Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/317
Resumo: No ensino de história na educação formal brasileira pouco se abordou a cultura africana e afro-brasileira até o início desse século, sendo que a Lei nº 10.639 de janeiro de 2003 veio para mudar esse cenário e incluiu no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Africana e Afro-brasileira”. Diante dessa realidade, o objetivo deste trabalho foi identificar e descrever o que a legislação brasileira e estudiosos da área de ensino dizem a respeito das práticas pedagógicas voltadas para o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, bem como as diretrizes para o ensino dessa temática, uma vez que há 13 anos tem-se a obrigatoriedade do ensino das mesmas. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com a análise de livros, artigos, legislações e normativas da educação brasileira. Apresentou-se aqui alguns fatores importantes sobre as práticas pedagógicas a serem empregadas para o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, além de fatores que devem ser objeto de reflexão para que essas práticas possam ser efetivadas, como por exemplo, o papel da escola e dos órgãos estatais responsáveis pela educação brasileira, no sentido de dar suporte ao trabalho dos professores; discussões sobre a necessidade de recursos materiais adequados; conteúdos sobre essas temáticas que devem fazer parte do currículo escolar, como grandes nomes de africanos e afro-brasileiros nas ciências; e a importância da formação de professores para o ensino da referida temática.
id FAMA-0_25b1feedc3af9f5a44cdc53ed56d2a03
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/317
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTALHistória africana e afro-brasileira. Cultura africana e afro-brasileira. Ensino.No ensino de história na educação formal brasileira pouco se abordou a cultura africana e afro-brasileira até o início desse século, sendo que a Lei nº 10.639 de janeiro de 2003 veio para mudar esse cenário e incluiu no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Africana e Afro-brasileira”. Diante dessa realidade, o objetivo deste trabalho foi identificar e descrever o que a legislação brasileira e estudiosos da área de ensino dizem a respeito das práticas pedagógicas voltadas para o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, bem como as diretrizes para o ensino dessa temática, uma vez que há 13 anos tem-se a obrigatoriedade do ensino das mesmas. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com a análise de livros, artigos, legislações e normativas da educação brasileira. Apresentou-se aqui alguns fatores importantes sobre as práticas pedagógicas a serem empregadas para o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, além de fatores que devem ser objeto de reflexão para que essas práticas possam ser efetivadas, como por exemplo, o papel da escola e dos órgãos estatais responsáveis pela educação brasileira, no sentido de dar suporte ao trabalho dos professores; discussões sobre a necessidade de recursos materiais adequados; conteúdos sobre essas temáticas que devem fazer parte do currículo escolar, como grandes nomes de africanos e afro-brasileiros nas ciências; e a importância da formação de professores para o ensino da referida temática.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAPIBIC FAMACaneguim, Janaina de F. CastroSantana, Susilaine Barbosa2017-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/31710.29031/pedf.v12i8.317Pedagogia em Foco; v. 12, n. 8 (2017): Pedagogia em Foco; 27-432178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/317/261Direitos autorais 2017 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/317Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.664Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL
title O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Caneguim, Janaina de F. Castro
História africana e afro-brasileira. Cultura africana e afro-brasileira. Ensino.
title_short O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL
author Caneguim, Janaina de F. Castro
author_facet Caneguim, Janaina de F. Castro
Santana, Susilaine Barbosa
author_role author
author2 Santana, Susilaine Barbosa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PIBIC FAMA
dc.contributor.author.fl_str_mv Caneguim, Janaina de F. Castro
Santana, Susilaine Barbosa
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv História africana e afro-brasileira. Cultura africana e afro-brasileira. Ensino.
topic História africana e afro-brasileira. Cultura africana e afro-brasileira. Ensino.
dc.description.none.fl_txt_mv No ensino de história na educação formal brasileira pouco se abordou a cultura africana e afro-brasileira até o início desse século, sendo que a Lei nº 10.639 de janeiro de 2003 veio para mudar esse cenário e incluiu no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Africana e Afro-brasileira”. Diante dessa realidade, o objetivo deste trabalho foi identificar e descrever o que a legislação brasileira e estudiosos da área de ensino dizem a respeito das práticas pedagógicas voltadas para o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, bem como as diretrizes para o ensino dessa temática, uma vez que há 13 anos tem-se a obrigatoriedade do ensino das mesmas. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com a análise de livros, artigos, legislações e normativas da educação brasileira. Apresentou-se aqui alguns fatores importantes sobre as práticas pedagógicas a serem empregadas para o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, além de fatores que devem ser objeto de reflexão para que essas práticas possam ser efetivadas, como por exemplo, o papel da escola e dos órgãos estatais responsáveis pela educação brasileira, no sentido de dar suporte ao trabalho dos professores; discussões sobre a necessidade de recursos materiais adequados; conteúdos sobre essas temáticas que devem fazer parte do currículo escolar, como grandes nomes de africanos e afro-brasileiros nas ciências; e a importância da formação de professores para o ensino da referida temática.
description No ensino de história na educação formal brasileira pouco se abordou a cultura africana e afro-brasileira até o início desse século, sendo que a Lei nº 10.639 de janeiro de 2003 veio para mudar esse cenário e incluiu no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Africana e Afro-brasileira”. Diante dessa realidade, o objetivo deste trabalho foi identificar e descrever o que a legislação brasileira e estudiosos da área de ensino dizem a respeito das práticas pedagógicas voltadas para o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, bem como as diretrizes para o ensino dessa temática, uma vez que há 13 anos tem-se a obrigatoriedade do ensino das mesmas. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com a análise de livros, artigos, legislações e normativas da educação brasileira. Apresentou-se aqui alguns fatores importantes sobre as práticas pedagógicas a serem empregadas para o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, além de fatores que devem ser objeto de reflexão para que essas práticas possam ser efetivadas, como por exemplo, o papel da escola e dos órgãos estatais responsáveis pela educação brasileira, no sentido de dar suporte ao trabalho dos professores; discussões sobre a necessidade de recursos materiais adequados; conteúdos sobre essas temáticas que devem fazer parte do currículo escolar, como grandes nomes de africanos e afro-brasileiros nas ciências; e a importância da formação de professores para o ensino da referida temática.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/317
10.29031/pedf.v12i8.317
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/317
identifier_str_mv 10.29031/pedf.v12i8.317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/317/261
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 12, n. 8 (2017): Pedagogia em Foco; 27-43
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926337572864