A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Veronildes Batista dos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: COSTA, Lucilene Soares da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/70
Resumo: Partindo do pressuposto de que uma educação de qualidade depende da boa formação do professor, que a alfabetização é a base do processo de ensino e aprendizagem e o papel do professor alfabetizador é fundamental no processo da construção do conhecimento, é imprescindível investigar a formação do professor alfabetizador, a fim de compreender se o mesmo recebeu ou está recebendo a formação necessária para desenvolver o seu trabalho. A discussão dessa temática se dá, a partir do momento em que se propõe investigar questões relacionadas à formação docente, pois merece atenção e deve ser discutida com a finalidade de melhorar a prática pedagógica e assim avançar na qualidade de ensino. Para que haja um olhar ao objeto de estudo na sua historicidade, teorizar-se-á acerca da formação do professor nos diferentes contextos históricos, cuja finalidade será verificar uma orientação que possa contribuir verdadeiramente para que o professor alfabetizador possa desenvolver um trabalho que resulte no desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem do educando. O presente artigo discutirá a formação do professor alfabetizador numa perspectiva histórica identificando e analisando as dimensões da formação dos professores alfabetizadores na educação contemporânea, fazendo uma análise de como seus pressupostos repercutem na formação dos docentes alfabetizadores. Utilizando-se do contexto histórico para ter o conhecimento da Educação em diversos momentos e, assim, discutir se a formação que está sendo oferecida, seja inicial ou continuada, realmente apoia esse profissional em suas necessidades teóricas e práticas visando sempre a qualidade da educação.
id FAMA-0_28d7cd443fcf170af284755ccd87c539
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/70
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICAEducação. EnsinoFormação do professor alfabetizador. Teoria. Prática.Partindo do pressuposto de que uma educação de qualidade depende da boa formação do professor, que a alfabetização é a base do processo de ensino e aprendizagem e o papel do professor alfabetizador é fundamental no processo da construção do conhecimento, é imprescindível investigar a formação do professor alfabetizador, a fim de compreender se o mesmo recebeu ou está recebendo a formação necessária para desenvolver o seu trabalho. A discussão dessa temática se dá, a partir do momento em que se propõe investigar questões relacionadas à formação docente, pois merece atenção e deve ser discutida com a finalidade de melhorar a prática pedagógica e assim avançar na qualidade de ensino. Para que haja um olhar ao objeto de estudo na sua historicidade, teorizar-se-á acerca da formação do professor nos diferentes contextos históricos, cuja finalidade será verificar uma orientação que possa contribuir verdadeiramente para que o professor alfabetizador possa desenvolver um trabalho que resulte no desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem do educando. O presente artigo discutirá a formação do professor alfabetizador numa perspectiva histórica identificando e analisando as dimensões da formação dos professores alfabetizadores na educação contemporânea, fazendo uma análise de como seus pressupostos repercutem na formação dos docentes alfabetizadores. Utilizando-se do contexto histórico para ter o conhecimento da Educação em diversos momentos e, assim, discutir se a formação que está sendo oferecida, seja inicial ou continuada, realmente apoia esse profissional em suas necessidades teóricas e práticas visando sempre a qualidade da educação.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMASANTOS, Veronildes Batista dosCOSTA, Lucilene Soares da2014-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/70Pedagogia em Foco; v. 9, n. 2 (2014): Pedagogia em Foco2178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/70/69Direitos autorais 2014 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/70Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:15.964Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA
title A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA
spellingShingle A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA
SANTOS, Veronildes Batista dos
Educação. Ensino
Formação do professor alfabetizador. Teoria. Prática.
title_short A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA
title_full A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA
title_fullStr A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA
title_sort A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA
author SANTOS, Veronildes Batista dos
author_facet SANTOS, Veronildes Batista dos
COSTA, Lucilene Soares da
author_role author
author2 COSTA, Lucilene Soares da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Veronildes Batista dos
COSTA, Lucilene Soares da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Ensino
Formação do professor alfabetizador. Teoria. Prática.
topic Educação. Ensino
Formação do professor alfabetizador. Teoria. Prática.
dc.description.none.fl_txt_mv Partindo do pressuposto de que uma educação de qualidade depende da boa formação do professor, que a alfabetização é a base do processo de ensino e aprendizagem e o papel do professor alfabetizador é fundamental no processo da construção do conhecimento, é imprescindível investigar a formação do professor alfabetizador, a fim de compreender se o mesmo recebeu ou está recebendo a formação necessária para desenvolver o seu trabalho. A discussão dessa temática se dá, a partir do momento em que se propõe investigar questões relacionadas à formação docente, pois merece atenção e deve ser discutida com a finalidade de melhorar a prática pedagógica e assim avançar na qualidade de ensino. Para que haja um olhar ao objeto de estudo na sua historicidade, teorizar-se-á acerca da formação do professor nos diferentes contextos históricos, cuja finalidade será verificar uma orientação que possa contribuir verdadeiramente para que o professor alfabetizador possa desenvolver um trabalho que resulte no desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem do educando. O presente artigo discutirá a formação do professor alfabetizador numa perspectiva histórica identificando e analisando as dimensões da formação dos professores alfabetizadores na educação contemporânea, fazendo uma análise de como seus pressupostos repercutem na formação dos docentes alfabetizadores. Utilizando-se do contexto histórico para ter o conhecimento da Educação em diversos momentos e, assim, discutir se a formação que está sendo oferecida, seja inicial ou continuada, realmente apoia esse profissional em suas necessidades teóricas e práticas visando sempre a qualidade da educação.
description Partindo do pressuposto de que uma educação de qualidade depende da boa formação do professor, que a alfabetização é a base do processo de ensino e aprendizagem e o papel do professor alfabetizador é fundamental no processo da construção do conhecimento, é imprescindível investigar a formação do professor alfabetizador, a fim de compreender se o mesmo recebeu ou está recebendo a formação necessária para desenvolver o seu trabalho. A discussão dessa temática se dá, a partir do momento em que se propõe investigar questões relacionadas à formação docente, pois merece atenção e deve ser discutida com a finalidade de melhorar a prática pedagógica e assim avançar na qualidade de ensino. Para que haja um olhar ao objeto de estudo na sua historicidade, teorizar-se-á acerca da formação do professor nos diferentes contextos históricos, cuja finalidade será verificar uma orientação que possa contribuir verdadeiramente para que o professor alfabetizador possa desenvolver um trabalho que resulte no desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem do educando. O presente artigo discutirá a formação do professor alfabetizador numa perspectiva histórica identificando e analisando as dimensões da formação dos professores alfabetizadores na educação contemporânea, fazendo uma análise de como seus pressupostos repercutem na formação dos docentes alfabetizadores. Utilizando-se do contexto histórico para ter o conhecimento da Educação em diversos momentos e, assim, discutir se a formação que está sendo oferecida, seja inicial ou continuada, realmente apoia esse profissional em suas necessidades teóricas e práticas visando sempre a qualidade da educação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/70
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/70
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/70/69
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 9, n. 2 (2014): Pedagogia em Foco
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742925935968256