A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/70 |
Resumo: | Partindo do pressuposto de que uma educação de qualidade depende da boa formação do professor, que a alfabetização é a base do processo de ensino e aprendizagem e o papel do professor alfabetizador é fundamental no processo da construção do conhecimento, é imprescindível investigar a formação do professor alfabetizador, a fim de compreender se o mesmo recebeu ou está recebendo a formação necessária para desenvolver o seu trabalho. A discussão dessa temática se dá, a partir do momento em que se propõe investigar questões relacionadas à formação docente, pois merece atenção e deve ser discutida com a finalidade de melhorar a prática pedagógica e assim avançar na qualidade de ensino. Para que haja um olhar ao objeto de estudo na sua historicidade, teorizar-se-á acerca da formação do professor nos diferentes contextos históricos, cuja finalidade será verificar uma orientação que possa contribuir verdadeiramente para que o professor alfabetizador possa desenvolver um trabalho que resulte no desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem do educando. O presente artigo discutirá a formação do professor alfabetizador numa perspectiva histórica identificando e analisando as dimensões da formação dos professores alfabetizadores na educação contemporânea, fazendo uma análise de como seus pressupostos repercutem na formação dos docentes alfabetizadores. Utilizando-se do contexto histórico para ter o conhecimento da Educação em diversos momentos e, assim, discutir se a formação que está sendo oferecida, seja inicial ou continuada, realmente apoia esse profissional em suas necessidades teóricas e práticas visando sempre a qualidade da educação. |
id |
FAMA-0_28d7cd443fcf170af284755ccd87c539 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/70 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICAEducação. EnsinoFormação do professor alfabetizador. Teoria. Prática.Partindo do pressuposto de que uma educação de qualidade depende da boa formação do professor, que a alfabetização é a base do processo de ensino e aprendizagem e o papel do professor alfabetizador é fundamental no processo da construção do conhecimento, é imprescindível investigar a formação do professor alfabetizador, a fim de compreender se o mesmo recebeu ou está recebendo a formação necessária para desenvolver o seu trabalho. A discussão dessa temática se dá, a partir do momento em que se propõe investigar questões relacionadas à formação docente, pois merece atenção e deve ser discutida com a finalidade de melhorar a prática pedagógica e assim avançar na qualidade de ensino. Para que haja um olhar ao objeto de estudo na sua historicidade, teorizar-se-á acerca da formação do professor nos diferentes contextos históricos, cuja finalidade será verificar uma orientação que possa contribuir verdadeiramente para que o professor alfabetizador possa desenvolver um trabalho que resulte no desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem do educando. O presente artigo discutirá a formação do professor alfabetizador numa perspectiva histórica identificando e analisando as dimensões da formação dos professores alfabetizadores na educação contemporânea, fazendo uma análise de como seus pressupostos repercutem na formação dos docentes alfabetizadores. Utilizando-se do contexto histórico para ter o conhecimento da Educação em diversos momentos e, assim, discutir se a formação que está sendo oferecida, seja inicial ou continuada, realmente apoia esse profissional em suas necessidades teóricas e práticas visando sempre a qualidade da educação.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMASANTOS, Veronildes Batista dosCOSTA, Lucilene Soares da2014-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/70Pedagogia em Foco; v. 9, n. 2 (2014): Pedagogia em Foco2178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/70/69Direitos autorais 2014 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/70Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:15.964Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA |
title |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA SANTOS, Veronildes Batista dos Educação. Ensino Formação do professor alfabetizador. Teoria. Prática. |
title_short |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA |
title_full |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA |
title_sort |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA |
author |
SANTOS, Veronildes Batista dos |
author_facet |
SANTOS, Veronildes Batista dos COSTA, Lucilene Soares da |
author_role |
author |
author2 |
COSTA, Lucilene Soares da |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Veronildes Batista dos COSTA, Lucilene Soares da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Ensino Formação do professor alfabetizador. Teoria. Prática. |
topic |
Educação. Ensino Formação do professor alfabetizador. Teoria. Prática. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Partindo do pressuposto de que uma educação de qualidade depende da boa formação do professor, que a alfabetização é a base do processo de ensino e aprendizagem e o papel do professor alfabetizador é fundamental no processo da construção do conhecimento, é imprescindível investigar a formação do professor alfabetizador, a fim de compreender se o mesmo recebeu ou está recebendo a formação necessária para desenvolver o seu trabalho. A discussão dessa temática se dá, a partir do momento em que se propõe investigar questões relacionadas à formação docente, pois merece atenção e deve ser discutida com a finalidade de melhorar a prática pedagógica e assim avançar na qualidade de ensino. Para que haja um olhar ao objeto de estudo na sua historicidade, teorizar-se-á acerca da formação do professor nos diferentes contextos históricos, cuja finalidade será verificar uma orientação que possa contribuir verdadeiramente para que o professor alfabetizador possa desenvolver um trabalho que resulte no desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem do educando. O presente artigo discutirá a formação do professor alfabetizador numa perspectiva histórica identificando e analisando as dimensões da formação dos professores alfabetizadores na educação contemporânea, fazendo uma análise de como seus pressupostos repercutem na formação dos docentes alfabetizadores. Utilizando-se do contexto histórico para ter o conhecimento da Educação em diversos momentos e, assim, discutir se a formação que está sendo oferecida, seja inicial ou continuada, realmente apoia esse profissional em suas necessidades teóricas e práticas visando sempre a qualidade da educação. |
description |
Partindo do pressuposto de que uma educação de qualidade depende da boa formação do professor, que a alfabetização é a base do processo de ensino e aprendizagem e o papel do professor alfabetizador é fundamental no processo da construção do conhecimento, é imprescindível investigar a formação do professor alfabetizador, a fim de compreender se o mesmo recebeu ou está recebendo a formação necessária para desenvolver o seu trabalho. A discussão dessa temática se dá, a partir do momento em que se propõe investigar questões relacionadas à formação docente, pois merece atenção e deve ser discutida com a finalidade de melhorar a prática pedagógica e assim avançar na qualidade de ensino. Para que haja um olhar ao objeto de estudo na sua historicidade, teorizar-se-á acerca da formação do professor nos diferentes contextos históricos, cuja finalidade será verificar uma orientação que possa contribuir verdadeiramente para que o professor alfabetizador possa desenvolver um trabalho que resulte no desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem do educando. O presente artigo discutirá a formação do professor alfabetizador numa perspectiva histórica identificando e analisando as dimensões da formação dos professores alfabetizadores na educação contemporânea, fazendo uma análise de como seus pressupostos repercutem na formação dos docentes alfabetizadores. Utilizando-se do contexto histórico para ter o conhecimento da Educação em diversos momentos e, assim, discutir se a formação que está sendo oferecida, seja inicial ou continuada, realmente apoia esse profissional em suas necessidades teóricas e práticas visando sempre a qualidade da educação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/70 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/70 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/70/69 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 9, n. 2 (2014): Pedagogia em Foco 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742925935968256 |