OBSTÁCULOS DE APRENDIZAGEM ENCONTRADOS POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS AO ESTUDAREM QUÍMICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/65 |
Resumo: | O presente texto tem como objetivo identificar e discutir as dificuldades mais evidentes dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos ao estudarem Química que se tornam obstáculos de aprendizagem. Este estudo configura-se como uma pesquisa de campo, cuja abordagem é qualitativa. Envolveu uma turma do 1º ano do Ensino Médio, constituída por 21 mulheres, do Centro de Educação de Jovens e Adultos “15 de outubro” de Barra do Bugres, estado de Mato Grosso/BRASIL. Para coletar dados, utilizou-se um questionário e entrevistas semiestruturadas. A análise das respostas permitiu compreender os obstáculos que dificultam a construção de aprendizagens com significado. Constatou-se que as dificuldades mais evidentes desses estudantes ao estudarem a Química estão relacionadas à falta de entendimento nas explicações dos professores, à complexidade dos conteúdos e à incompreensão de fórmulas ou dos cálculos envolvidos na construção dos conceitos químicos. |
id |
FAMA-0_3014a9b2920a09fec071b620c9baeeae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/65 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
OBSTÁCULOS DE APRENDIZAGEM ENCONTRADOS POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS AO ESTUDAREM QUÍMICAEducação. Ensino.Obstáculos pedagógicos. Modalidade de ensino. Aprendizagem com significado.O presente texto tem como objetivo identificar e discutir as dificuldades mais evidentes dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos ao estudarem Química que se tornam obstáculos de aprendizagem. Este estudo configura-se como uma pesquisa de campo, cuja abordagem é qualitativa. Envolveu uma turma do 1º ano do Ensino Médio, constituída por 21 mulheres, do Centro de Educação de Jovens e Adultos “15 de outubro” de Barra do Bugres, estado de Mato Grosso/BRASIL. Para coletar dados, utilizou-se um questionário e entrevistas semiestruturadas. A análise das respostas permitiu compreender os obstáculos que dificultam a construção de aprendizagens com significado. Constatou-se que as dificuldades mais evidentes desses estudantes ao estudarem a Química estão relacionadas à falta de entendimento nas explicações dos professores, à complexidade dos conteúdos e à incompreensão de fórmulas ou dos cálculos envolvidos na construção dos conceitos químicos.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMALEÃO, Marcelo FrancoOLIVEIRA, Eniz ConceiçãoDEL PINO, José Claudio2014-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/65Pedagogia em Foco; v. 9, n. 2 (2014): Pedagogia em Foco2178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/65/64Direitos autorais 2014 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/65Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:15.709Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OBSTÁCULOS DE APRENDIZAGEM ENCONTRADOS POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS AO ESTUDAREM QUÍMICA |
title |
OBSTÁCULOS DE APRENDIZAGEM ENCONTRADOS POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS AO ESTUDAREM QUÍMICA |
spellingShingle |
OBSTÁCULOS DE APRENDIZAGEM ENCONTRADOS POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS AO ESTUDAREM QUÍMICA LEÃO, Marcelo Franco Educação. Ensino. Obstáculos pedagógicos. Modalidade de ensino. Aprendizagem com significado. |
title_short |
OBSTÁCULOS DE APRENDIZAGEM ENCONTRADOS POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS AO ESTUDAREM QUÍMICA |
title_full |
OBSTÁCULOS DE APRENDIZAGEM ENCONTRADOS POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS AO ESTUDAREM QUÍMICA |
title_fullStr |
OBSTÁCULOS DE APRENDIZAGEM ENCONTRADOS POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS AO ESTUDAREM QUÍMICA |
title_full_unstemmed |
OBSTÁCULOS DE APRENDIZAGEM ENCONTRADOS POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS AO ESTUDAREM QUÍMICA |
title_sort |
OBSTÁCULOS DE APRENDIZAGEM ENCONTRADOS POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS AO ESTUDAREM QUÍMICA |
author |
LEÃO, Marcelo Franco |
author_facet |
LEÃO, Marcelo Franco OLIVEIRA, Eniz Conceição DEL PINO, José Claudio |
author_role |
author |
author2 |
OLIVEIRA, Eniz Conceição DEL PINO, José Claudio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LEÃO, Marcelo Franco OLIVEIRA, Eniz Conceição DEL PINO, José Claudio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Ensino. Obstáculos pedagógicos. Modalidade de ensino. Aprendizagem com significado. |
topic |
Educação. Ensino. Obstáculos pedagógicos. Modalidade de ensino. Aprendizagem com significado. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente texto tem como objetivo identificar e discutir as dificuldades mais evidentes dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos ao estudarem Química que se tornam obstáculos de aprendizagem. Este estudo configura-se como uma pesquisa de campo, cuja abordagem é qualitativa. Envolveu uma turma do 1º ano do Ensino Médio, constituída por 21 mulheres, do Centro de Educação de Jovens e Adultos “15 de outubro” de Barra do Bugres, estado de Mato Grosso/BRASIL. Para coletar dados, utilizou-se um questionário e entrevistas semiestruturadas. A análise das respostas permitiu compreender os obstáculos que dificultam a construção de aprendizagens com significado. Constatou-se que as dificuldades mais evidentes desses estudantes ao estudarem a Química estão relacionadas à falta de entendimento nas explicações dos professores, à complexidade dos conteúdos e à incompreensão de fórmulas ou dos cálculos envolvidos na construção dos conceitos químicos. |
description |
O presente texto tem como objetivo identificar e discutir as dificuldades mais evidentes dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos ao estudarem Química que se tornam obstáculos de aprendizagem. Este estudo configura-se como uma pesquisa de campo, cuja abordagem é qualitativa. Envolveu uma turma do 1º ano do Ensino Médio, constituída por 21 mulheres, do Centro de Educação de Jovens e Adultos “15 de outubro” de Barra do Bugres, estado de Mato Grosso/BRASIL. Para coletar dados, utilizou-se um questionário e entrevistas semiestruturadas. A análise das respostas permitiu compreender os obstáculos que dificultam a construção de aprendizagens com significado. Constatou-se que as dificuldades mais evidentes desses estudantes ao estudarem a Química estão relacionadas à falta de entendimento nas explicações dos professores, à complexidade dos conteúdos e à incompreensão de fórmulas ou dos cálculos envolvidos na construção dos conceitos químicos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/65 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/65 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/65/64 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 9, n. 2 (2014): Pedagogia em Foco 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742925885636608 |