OBSTÁCULOS DE APRENDIZAGEM ENCONTRADOS POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS AO ESTUDAREM QUÍMICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEÃO, Marcelo Franco
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: OLIVEIRA, Eniz Conceição, DEL PINO, José Claudio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/65
Resumo: O presente texto tem como objetivo identificar e discutir as dificuldades mais evidentes dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos ao estudarem Química que se tornam obstáculos de aprendizagem. Este estudo configura-se como uma pesquisa de campo, cuja abordagem é qualitativa. Envolveu uma turma do 1º ano do Ensino Médio, constituída por 21 mulheres, do Centro de Educação de Jovens e Adultos “15 de outubro” de Barra do Bugres, estado de Mato Grosso/BRASIL. Para coletar dados, utilizou-se um questionário e entrevistas semiestruturadas. A análise das respostas permitiu compreender os obstáculos que dificultam a construção de aprendizagens com significado. Constatou-se que as dificuldades mais evidentes desses estudantes ao estudarem a Química estão relacionadas à falta de entendimento nas explicações dos professores, à complexidade dos conteúdos e à incompreensão de fórmulas ou dos cálculos envolvidos na construção dos conceitos químicos.
id FAMA-0_3014a9b2920a09fec071b620c9baeeae
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/65
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling OBSTÁCULOS DE APRENDIZAGEM ENCONTRADOS POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS AO ESTUDAREM QUÍMICAEducação. Ensino.Obstáculos pedagógicos. Modalidade de ensino. Aprendizagem com significado.O presente texto tem como objetivo identificar e discutir as dificuldades mais evidentes dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos ao estudarem Química que se tornam obstáculos de aprendizagem. Este estudo configura-se como uma pesquisa de campo, cuja abordagem é qualitativa. Envolveu uma turma do 1º ano do Ensino Médio, constituída por 21 mulheres, do Centro de Educação de Jovens e Adultos “15 de outubro” de Barra do Bugres, estado de Mato Grosso/BRASIL. Para coletar dados, utilizou-se um questionário e entrevistas semiestruturadas. A análise das respostas permitiu compreender os obstáculos que dificultam a construção de aprendizagens com significado. Constatou-se que as dificuldades mais evidentes desses estudantes ao estudarem a Química estão relacionadas à falta de entendimento nas explicações dos professores, à complexidade dos conteúdos e à incompreensão de fórmulas ou dos cálculos envolvidos na construção dos conceitos químicos.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMALEÃO, Marcelo FrancoOLIVEIRA, Eniz ConceiçãoDEL PINO, José Claudio2014-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/65Pedagogia em Foco; v. 9, n. 2 (2014): Pedagogia em Foco2178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/65/64Direitos autorais 2014 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/65Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:15.709Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv OBSTÁCULOS DE APRENDIZAGEM ENCONTRADOS POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS AO ESTUDAREM QUÍMICA
title OBSTÁCULOS DE APRENDIZAGEM ENCONTRADOS POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS AO ESTUDAREM QUÍMICA
spellingShingle OBSTÁCULOS DE APRENDIZAGEM ENCONTRADOS POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS AO ESTUDAREM QUÍMICA
LEÃO, Marcelo Franco
Educação. Ensino.
Obstáculos pedagógicos. Modalidade de ensino. Aprendizagem com significado.
title_short OBSTÁCULOS DE APRENDIZAGEM ENCONTRADOS POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS AO ESTUDAREM QUÍMICA
title_full OBSTÁCULOS DE APRENDIZAGEM ENCONTRADOS POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS AO ESTUDAREM QUÍMICA
title_fullStr OBSTÁCULOS DE APRENDIZAGEM ENCONTRADOS POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS AO ESTUDAREM QUÍMICA
title_full_unstemmed OBSTÁCULOS DE APRENDIZAGEM ENCONTRADOS POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS AO ESTUDAREM QUÍMICA
title_sort OBSTÁCULOS DE APRENDIZAGEM ENCONTRADOS POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS AO ESTUDAREM QUÍMICA
author LEÃO, Marcelo Franco
author_facet LEÃO, Marcelo Franco
OLIVEIRA, Eniz Conceição
DEL PINO, José Claudio
author_role author
author2 OLIVEIRA, Eniz Conceição
DEL PINO, José Claudio
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv LEÃO, Marcelo Franco
OLIVEIRA, Eniz Conceição
DEL PINO, José Claudio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Ensino.
Obstáculos pedagógicos. Modalidade de ensino. Aprendizagem com significado.
topic Educação. Ensino.
Obstáculos pedagógicos. Modalidade de ensino. Aprendizagem com significado.
dc.description.none.fl_txt_mv O presente texto tem como objetivo identificar e discutir as dificuldades mais evidentes dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos ao estudarem Química que se tornam obstáculos de aprendizagem. Este estudo configura-se como uma pesquisa de campo, cuja abordagem é qualitativa. Envolveu uma turma do 1º ano do Ensino Médio, constituída por 21 mulheres, do Centro de Educação de Jovens e Adultos “15 de outubro” de Barra do Bugres, estado de Mato Grosso/BRASIL. Para coletar dados, utilizou-se um questionário e entrevistas semiestruturadas. A análise das respostas permitiu compreender os obstáculos que dificultam a construção de aprendizagens com significado. Constatou-se que as dificuldades mais evidentes desses estudantes ao estudarem a Química estão relacionadas à falta de entendimento nas explicações dos professores, à complexidade dos conteúdos e à incompreensão de fórmulas ou dos cálculos envolvidos na construção dos conceitos químicos.
description O presente texto tem como objetivo identificar e discutir as dificuldades mais evidentes dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos ao estudarem Química que se tornam obstáculos de aprendizagem. Este estudo configura-se como uma pesquisa de campo, cuja abordagem é qualitativa. Envolveu uma turma do 1º ano do Ensino Médio, constituída por 21 mulheres, do Centro de Educação de Jovens e Adultos “15 de outubro” de Barra do Bugres, estado de Mato Grosso/BRASIL. Para coletar dados, utilizou-se um questionário e entrevistas semiestruturadas. A análise das respostas permitiu compreender os obstáculos que dificultam a construção de aprendizagens com significado. Constatou-se que as dificuldades mais evidentes desses estudantes ao estudarem a Química estão relacionadas à falta de entendimento nas explicações dos professores, à complexidade dos conteúdos e à incompreensão de fórmulas ou dos cálculos envolvidos na construção dos conceitos químicos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/65
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/65
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/65/64
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 9, n. 2 (2014): Pedagogia em Foco
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742925885636608