Obstáculos da aprendizagem matemática no ensino fundamental II – um olhar sobre os resultados da avaliação do SAEPE 2021 no municipio de Goiana-PE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv9n1-391 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56848 |
Resumo: | Nesta pesquisa, objetivou-se a analisar os principais obstáculos relacionados ao ensino e a aprendizagem da matemática no ensino fundamental, anos finais. Para a elaboração da referida pesquisa, foram necessárias uma investigação com análise qualitativa e quantitativa dos resultados da prova do SAEPE realizada em 2021. Foi feito uma vasta leitura em sites, documentos e informações atualizadas dos anos 2020/2021 disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação de Goiana-PE. Artigos, dissertações e teses vinculadas ao estudo da Matemática, serviram como embasamento teórico, e subsídio necessários para alcançar nossos objetivos. Obteve-se como resultados, uma visão geral dos principais problemas relacionados às dificuldades do ensino e da aprendizagem da matemática em período pandêmico. Duas turmas do 9º ano foram testadas em escolas distintas da rede pública municipal de Goiana-PE. Ficou evidenciado que a falta de hábitos de estudos regulares e aulas remotas durante todo ano de 2021, provocaram e contribuíram de forma significativa para o desinteresse dos alunos. Dentre os obstáculos e dificuldades, destaca-se em especial, a falta de interpretação das questões matemáticas. Pois, dos 13 alunos testados, apenas cinco sabiam ler e escrever com fluência. Os demais, liam e escreviam pequenas frases corretas. Provavelmente, por não saberem ler, os alunos envolvidos, apresentaram grandes dificuldades de interiorização de conteúdos e conceitos básicos que deveriam ter sido vivenciados em séries anteriores. Portanto, como possível proposta para solução ou superação desses obstáculos à longo prazo, é essencial que o professor de matemática reformule sua metodológica para a próxima etapa e retorno das aulas presenciais. |
id |
VERACRUZ-0_60ffe4b767b288cb31e2d2485147c6ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/56848 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Obstáculos da aprendizagem matemática no ensino fundamental II – um olhar sobre os resultados da avaliação do SAEPE 2021 no municipio de Goiana-PEensinoaprendizagem matemáticaSAEPEpandemiaobstáculosNesta pesquisa, objetivou-se a analisar os principais obstáculos relacionados ao ensino e a aprendizagem da matemática no ensino fundamental, anos finais. Para a elaboração da referida pesquisa, foram necessárias uma investigação com análise qualitativa e quantitativa dos resultados da prova do SAEPE realizada em 2021. Foi feito uma vasta leitura em sites, documentos e informações atualizadas dos anos 2020/2021 disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação de Goiana-PE. Artigos, dissertações e teses vinculadas ao estudo da Matemática, serviram como embasamento teórico, e subsídio necessários para alcançar nossos objetivos. Obteve-se como resultados, uma visão geral dos principais problemas relacionados às dificuldades do ensino e da aprendizagem da matemática em período pandêmico. Duas turmas do 9º ano foram testadas em escolas distintas da rede pública municipal de Goiana-PE. Ficou evidenciado que a falta de hábitos de estudos regulares e aulas remotas durante todo ano de 2021, provocaram e contribuíram de forma significativa para o desinteresse dos alunos. Dentre os obstáculos e dificuldades, destaca-se em especial, a falta de interpretação das questões matemáticas. Pois, dos 13 alunos testados, apenas cinco sabiam ler e escrever com fluência. Os demais, liam e escreviam pequenas frases corretas. Provavelmente, por não saberem ler, os alunos envolvidos, apresentaram grandes dificuldades de interiorização de conteúdos e conceitos básicos que deveriam ter sido vivenciados em séries anteriores. Portanto, como possível proposta para solução ou superação desses obstáculos à longo prazo, é essencial que o professor de matemática reformule sua metodológica para a próxima etapa e retorno das aulas presenciais.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5684810.34117/bjdv9n1-391Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 1 (2023); 5749-5762Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 1 (2023); 5749-5762Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 1 (2023); 5749-57622525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56848/41693Oliveira, Iran Rodrigues deda Silva, Leandro Ferreirados Santos, Alzeni AraújoDias, Eduardo Oliveira de Albuquerqueda Silva, José Vieirada Silva, Anderson Douglas Pereira Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-27T19:28:14Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/56848Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:12.523957Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Obstáculos da aprendizagem matemática no ensino fundamental II – um olhar sobre os resultados da avaliação do SAEPE 2021 no municipio de Goiana-PE |
title |
Obstáculos da aprendizagem matemática no ensino fundamental II – um olhar sobre os resultados da avaliação do SAEPE 2021 no municipio de Goiana-PE |
spellingShingle |
Obstáculos da aprendizagem matemática no ensino fundamental II – um olhar sobre os resultados da avaliação do SAEPE 2021 no municipio de Goiana-PE Obstáculos da aprendizagem matemática no ensino fundamental II – um olhar sobre os resultados da avaliação do SAEPE 2021 no municipio de Goiana-PE Oliveira, Iran Rodrigues de ensino aprendizagem matemática SAEPE pandemia obstáculos Oliveira, Iran Rodrigues de ensino aprendizagem matemática SAEPE pandemia obstáculos |
title_short |
Obstáculos da aprendizagem matemática no ensino fundamental II – um olhar sobre os resultados da avaliação do SAEPE 2021 no municipio de Goiana-PE |
title_full |
Obstáculos da aprendizagem matemática no ensino fundamental II – um olhar sobre os resultados da avaliação do SAEPE 2021 no municipio de Goiana-PE |
title_fullStr |
Obstáculos da aprendizagem matemática no ensino fundamental II – um olhar sobre os resultados da avaliação do SAEPE 2021 no municipio de Goiana-PE Obstáculos da aprendizagem matemática no ensino fundamental II – um olhar sobre os resultados da avaliação do SAEPE 2021 no municipio de Goiana-PE |
title_full_unstemmed |
Obstáculos da aprendizagem matemática no ensino fundamental II – um olhar sobre os resultados da avaliação do SAEPE 2021 no municipio de Goiana-PE Obstáculos da aprendizagem matemática no ensino fundamental II – um olhar sobre os resultados da avaliação do SAEPE 2021 no municipio de Goiana-PE |
title_sort |
Obstáculos da aprendizagem matemática no ensino fundamental II – um olhar sobre os resultados da avaliação do SAEPE 2021 no municipio de Goiana-PE |
author |
Oliveira, Iran Rodrigues de |
author_facet |
Oliveira, Iran Rodrigues de Oliveira, Iran Rodrigues de da Silva, Leandro Ferreira dos Santos, Alzeni Araújo Dias, Eduardo Oliveira de Albuquerque da Silva, José Vieira da Silva, Anderson Douglas Pereira Rodrigues da Silva, Leandro Ferreira dos Santos, Alzeni Araújo Dias, Eduardo Oliveira de Albuquerque da Silva, José Vieira da Silva, Anderson Douglas Pereira Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Leandro Ferreira dos Santos, Alzeni Araújo Dias, Eduardo Oliveira de Albuquerque da Silva, José Vieira da Silva, Anderson Douglas Pereira Rodrigues |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Iran Rodrigues de da Silva, Leandro Ferreira dos Santos, Alzeni Araújo Dias, Eduardo Oliveira de Albuquerque da Silva, José Vieira da Silva, Anderson Douglas Pereira Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino aprendizagem matemática SAEPE pandemia obstáculos |
topic |
ensino aprendizagem matemática SAEPE pandemia obstáculos |
description |
Nesta pesquisa, objetivou-se a analisar os principais obstáculos relacionados ao ensino e a aprendizagem da matemática no ensino fundamental, anos finais. Para a elaboração da referida pesquisa, foram necessárias uma investigação com análise qualitativa e quantitativa dos resultados da prova do SAEPE realizada em 2021. Foi feito uma vasta leitura em sites, documentos e informações atualizadas dos anos 2020/2021 disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação de Goiana-PE. Artigos, dissertações e teses vinculadas ao estudo da Matemática, serviram como embasamento teórico, e subsídio necessários para alcançar nossos objetivos. Obteve-se como resultados, uma visão geral dos principais problemas relacionados às dificuldades do ensino e da aprendizagem da matemática em período pandêmico. Duas turmas do 9º ano foram testadas em escolas distintas da rede pública municipal de Goiana-PE. Ficou evidenciado que a falta de hábitos de estudos regulares e aulas remotas durante todo ano de 2021, provocaram e contribuíram de forma significativa para o desinteresse dos alunos. Dentre os obstáculos e dificuldades, destaca-se em especial, a falta de interpretação das questões matemáticas. Pois, dos 13 alunos testados, apenas cinco sabiam ler e escrever com fluência. Os demais, liam e escreviam pequenas frases corretas. Provavelmente, por não saberem ler, os alunos envolvidos, apresentaram grandes dificuldades de interiorização de conteúdos e conceitos básicos que deveriam ter sido vivenciados em séries anteriores. Portanto, como possível proposta para solução ou superação desses obstáculos à longo prazo, é essencial que o professor de matemática reformule sua metodológica para a próxima etapa e retorno das aulas presenciais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56848 10.34117/bjdv9n1-391 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56848 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv9n1-391 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56848/41693 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 1 (2023); 5749-5762 Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 1 (2023); 5749-5762 Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 1 (2023); 5749-5762 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183711239569408 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv9n1-391 |