Obstáculos da aprendizagem matemática no ensino fundamental II – um olhar sobre os resultados da avaliação do SAEPE 2021 no municipio de Goiana-PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Iran Rodrigues de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: da Silva, Leandro Ferreira, dos Santos, Alzeni Araújo, Dias, Eduardo Oliveira de Albuquerque, da Silva, José Vieira, da Silva, Anderson Douglas Pereira Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56848
Resumo: Nesta pesquisa, objetivou-se a analisar os principais obstáculos relacionados ao ensino e a aprendizagem da matemática no ensino fundamental, anos finais. Para a elaboração da referida pesquisa, foram necessárias uma investigação com análise qualitativa e quantitativa dos resultados da prova do SAEPE realizada em 2021. Foi feito uma vasta leitura em sites, documentos e informações atualizadas dos anos 2020/2021 disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação de Goiana-PE. Artigos, dissertações e teses vinculadas ao estudo da Matemática, serviram como embasamento teórico, e subsídio necessários para alcançar nossos objetivos. Obteve-se como resultados, uma visão geral dos principais problemas relacionados às dificuldades do ensino e da aprendizagem da matemática em período pandêmico. Duas turmas do 9º ano foram testadas em escolas distintas da rede pública municipal de Goiana-PE. Ficou evidenciado que a falta de hábitos de estudos regulares e aulas remotas durante todo ano de 2021, provocaram e contribuíram de forma significativa para o desinteresse dos alunos. Dentre os obstáculos e dificuldades, destaca-se em especial, a falta de interpretação das questões matemáticas. Pois, dos 13 alunos testados, apenas cinco sabiam ler e escrever com fluência. Os demais, liam e escreviam pequenas frases corretas. Provavelmente, por não saberem ler, os alunos envolvidos, apresentaram grandes dificuldades de interiorização de conteúdos e conceitos básicos que deveriam ter sido vivenciados em séries anteriores. Portanto, como possível proposta para solução ou superação desses obstáculos à longo prazo, é essencial que o professor de matemática reformule sua metodológica para a próxima etapa e retorno das aulas presenciais.
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