Obstáculos da aprendizagem matemática no ensino fundamental II – um olhar sobre os resultados da avaliação do SAEPE 2021 no municipio de Goiana-PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Iran Rodrigues de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: da Silva, Leandro Ferreira, dos Santos, Alzeni Araújo, Dias, Eduardo Oliveira de Albuquerque, da Silva, José Vieira, da Silva, Anderson Douglas Pereira Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv9n1-391
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56848
Resumo: Nesta pesquisa, objetivou-se a analisar os principais obstáculos relacionados ao ensino e a aprendizagem da matemática no ensino fundamental, anos finais. Para a elaboração da referida pesquisa, foram necessárias uma investigação com análise qualitativa e quantitativa dos resultados da prova do SAEPE realizada em 2021. Foi feito uma vasta leitura em sites, documentos e informações atualizadas dos anos 2020/2021 disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação de Goiana-PE. Artigos, dissertações e teses vinculadas ao estudo da Matemática, serviram como embasamento teórico, e subsídio necessários para alcançar nossos objetivos. Obteve-se como resultados, uma visão geral dos principais problemas relacionados às dificuldades do ensino e da aprendizagem da matemática em período pandêmico. Duas turmas do 9º ano foram testadas em escolas distintas da rede pública municipal de Goiana-PE. Ficou evidenciado que a falta de hábitos de estudos regulares e aulas remotas durante todo ano de 2021, provocaram e contribuíram de forma significativa para o desinteresse dos alunos. Dentre os obstáculos e dificuldades, destaca-se em especial, a falta de interpretação das questões matemáticas. Pois, dos 13 alunos testados, apenas cinco sabiam ler e escrever com fluência. Os demais, liam e escreviam pequenas frases corretas. Provavelmente, por não saberem ler, os alunos envolvidos, apresentaram grandes dificuldades de interiorização de conteúdos e conceitos básicos que deveriam ter sido vivenciados em séries anteriores. Portanto, como possível proposta para solução ou superação desses obstáculos à longo prazo, é essencial que o professor de matemática reformule sua metodológica para a próxima etapa e retorno das aulas presenciais.
id VERACRUZ-0_60ffe4b767b288cb31e2d2485147c6ee
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/56848
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Obstáculos da aprendizagem matemática no ensino fundamental II – um olhar sobre os resultados da avaliação do SAEPE 2021 no municipio de Goiana-PEensinoaprendizagem matemáticaSAEPEpandemiaobstáculosNesta pesquisa, objetivou-se a analisar os principais obstáculos relacionados ao ensino e a aprendizagem da matemática no ensino fundamental, anos finais. Para a elaboração da referida pesquisa, foram necessárias uma investigação com análise qualitativa e quantitativa dos resultados da prova do SAEPE realizada em 2021. Foi feito uma vasta leitura em sites, documentos e informações atualizadas dos anos 2020/2021 disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação de Goiana-PE. Artigos, dissertações e teses vinculadas ao estudo da Matemática, serviram como embasamento teórico, e subsídio necessários para alcançar nossos objetivos. Obteve-se como resultados, uma visão geral dos principais problemas relacionados às dificuldades do ensino e da aprendizagem da matemática em período pandêmico. Duas turmas do 9º ano foram testadas em escolas distintas da rede pública municipal de Goiana-PE. Ficou evidenciado que a falta de hábitos de estudos regulares e aulas remotas durante todo ano de 2021, provocaram e contribuíram de forma significativa para o desinteresse dos alunos. Dentre os obstáculos e dificuldades, destaca-se em especial, a falta de interpretação das questões matemáticas. Pois, dos 13 alunos testados, apenas cinco sabiam ler e escrever com fluência. Os demais, liam e escreviam pequenas frases corretas. Provavelmente, por não saberem ler, os alunos envolvidos, apresentaram grandes dificuldades de interiorização de conteúdos e conceitos básicos que deveriam ter sido vivenciados em séries anteriores. Portanto, como possível proposta para solução ou superação desses obstáculos à longo prazo, é essencial que o professor de matemática reformule sua metodológica para a próxima etapa e retorno das aulas presenciais.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5684810.34117/bjdv9n1-391Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 1 (2023); 5749-5762Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 1 (2023); 5749-5762Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 1 (2023); 5749-57622525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56848/41693Oliveira, Iran Rodrigues deda Silva, Leandro Ferreirados Santos, Alzeni AraújoDias, Eduardo Oliveira de Albuquerqueda Silva, José Vieirada Silva, Anderson Douglas Pereira Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-27T19:28:14Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/56848Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:12.523957Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Obstáculos da aprendizagem matemática no ensino fundamental II – um olhar sobre os resultados da avaliação do SAEPE 2021 no municipio de Goiana-PE
title Obstáculos da aprendizagem matemática no ensino fundamental II – um olhar sobre os resultados da avaliação do SAEPE 2021 no municipio de Goiana-PE
spellingShingle Obstáculos da aprendizagem matemática no ensino fundamental II – um olhar sobre os resultados da avaliação do SAEPE 2021 no municipio de Goiana-PE
Obstáculos da aprendizagem matemática no ensino fundamental II – um olhar sobre os resultados da avaliação do SAEPE 2021 no municipio de Goiana-PE
Oliveira, Iran Rodrigues de
ensino
aprendizagem matemática
SAEPE
pandemia
obstáculos
Oliveira, Iran Rodrigues de
ensino
aprendizagem matemática
SAEPE
pandemia
obstáculos
title_short Obstáculos da aprendizagem matemática no ensino fundamental II – um olhar sobre os resultados da avaliação do SAEPE 2021 no municipio de Goiana-PE
title_full Obstáculos da aprendizagem matemática no ensino fundamental II – um olhar sobre os resultados da avaliação do SAEPE 2021 no municipio de Goiana-PE
title_fullStr Obstáculos da aprendizagem matemática no ensino fundamental II – um olhar sobre os resultados da avaliação do SAEPE 2021 no municipio de Goiana-PE
Obstáculos da aprendizagem matemática no ensino fundamental II – um olhar sobre os resultados da avaliação do SAEPE 2021 no municipio de Goiana-PE
title_full_unstemmed Obstáculos da aprendizagem matemática no ensino fundamental II – um olhar sobre os resultados da avaliação do SAEPE 2021 no municipio de Goiana-PE
Obstáculos da aprendizagem matemática no ensino fundamental II – um olhar sobre os resultados da avaliação do SAEPE 2021 no municipio de Goiana-PE
title_sort Obstáculos da aprendizagem matemática no ensino fundamental II – um olhar sobre os resultados da avaliação do SAEPE 2021 no municipio de Goiana-PE
author Oliveira, Iran Rodrigues de
author_facet Oliveira, Iran Rodrigues de
Oliveira, Iran Rodrigues de
da Silva, Leandro Ferreira
dos Santos, Alzeni Araújo
Dias, Eduardo Oliveira de Albuquerque
da Silva, José Vieira
da Silva, Anderson Douglas Pereira Rodrigues
da Silva, Leandro Ferreira
dos Santos, Alzeni Araújo
Dias, Eduardo Oliveira de Albuquerque
da Silva, José Vieira
da Silva, Anderson Douglas Pereira Rodrigues
author_role author
author2 da Silva, Leandro Ferreira
dos Santos, Alzeni Araújo
Dias, Eduardo Oliveira de Albuquerque
da Silva, José Vieira
da Silva, Anderson Douglas Pereira Rodrigues
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Iran Rodrigues de
da Silva, Leandro Ferreira
dos Santos, Alzeni Araújo
Dias, Eduardo Oliveira de Albuquerque
da Silva, José Vieira
da Silva, Anderson Douglas Pereira Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv ensino
aprendizagem matemática
SAEPE
pandemia
obstáculos
topic ensino
aprendizagem matemática
SAEPE
pandemia
obstáculos
description Nesta pesquisa, objetivou-se a analisar os principais obstáculos relacionados ao ensino e a aprendizagem da matemática no ensino fundamental, anos finais. Para a elaboração da referida pesquisa, foram necessárias uma investigação com análise qualitativa e quantitativa dos resultados da prova do SAEPE realizada em 2021. Foi feito uma vasta leitura em sites, documentos e informações atualizadas dos anos 2020/2021 disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação de Goiana-PE. Artigos, dissertações e teses vinculadas ao estudo da Matemática, serviram como embasamento teórico, e subsídio necessários para alcançar nossos objetivos. Obteve-se como resultados, uma visão geral dos principais problemas relacionados às dificuldades do ensino e da aprendizagem da matemática em período pandêmico. Duas turmas do 9º ano foram testadas em escolas distintas da rede pública municipal de Goiana-PE. Ficou evidenciado que a falta de hábitos de estudos regulares e aulas remotas durante todo ano de 2021, provocaram e contribuíram de forma significativa para o desinteresse dos alunos. Dentre os obstáculos e dificuldades, destaca-se em especial, a falta de interpretação das questões matemáticas. Pois, dos 13 alunos testados, apenas cinco sabiam ler e escrever com fluência. Os demais, liam e escreviam pequenas frases corretas. Provavelmente, por não saberem ler, os alunos envolvidos, apresentaram grandes dificuldades de interiorização de conteúdos e conceitos básicos que deveriam ter sido vivenciados em séries anteriores. Portanto, como possível proposta para solução ou superação desses obstáculos à longo prazo, é essencial que o professor de matemática reformule sua metodológica para a próxima etapa e retorno das aulas presenciais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56848
10.34117/bjdv9n1-391
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56848
identifier_str_mv 10.34117/bjdv9n1-391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56848/41693
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 1 (2023); 5749-5762
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 1 (2023); 5749-5762
Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 1 (2023); 5749-5762
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183711239569408
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv9n1-391