O perfil do formador da educação de adultos: o caso dos formadores de duas escolas do norte de Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2282 |
Resumo: | A realização deste estudo teve como ponto de partida a questão: qual é o perfil dos formadores da educação de adultos? Estes actores são e têm uma importância cada vez maior no nosso sistema educativo. Por isso se procurou perceber quem são os formadores da educação de adultos, o que fazem e como sentem a actividade que realizam e perspectivam este tipo muito particular de educação. Consideramos, por isso, que se justifica a realização deste estudo tendo em conta a temática referida. O objectivo geral deste estudo consistiu em procurar chegar à identificação de um perfil dos formadores da Educação de Adultos, tendo por base as seguintes categorias de análise: dados pessoais, formação e profissionais (género, idade, estado civil, habilitações académicas, formação contínua, experiência profissional); actividades que realizam na educação de adultos (tipos de educação de adultos em que trabalha, actividade exercida, principais problemas decorrentes dessa actividade, estratégias para resolver esses problemas); identidade (o que é ser formador de adultos, reconhecimento e identificação como formador, reconhecimento do papel de formador pela sociedade em geral, a importância do papel de formador de adultos na sociedade actual) e as perspectivas acerca da educação de adultos (o que pensam da educação de adultos em geral). Para chegar a essa identificação, recorreu-se ao inquérito por questionário, uma vez que se pretendia recolher um conjunto de dados precisos relativamente ao objecto de estudo. Foi esse o instrumento que decidimos utilizar, tendo optado por nele incluir questões de resposta fechada e aberta, em que estas últimas pretendem ser um forte contributo dos inquiridos a explorar numa análise qualitativa. A recolha de dados através da administração do inquérito por questionário e a consequente interpretação dos resultados, permitiram-nos concluir que os nossos inquiridos consideraram essencial continuar a apostar neste tipo de educação, afirmando, contudo, que deveria haver uma revisão de toda a política envolvente, com o objectivo de limar arestas tendentes a um maior reconhecimento pela sociedade em geral. |
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O objectivo geral deste estudo consistiu em procurar chegar à identificação de um perfil dos formadores da Educação de Adultos, tendo por base as seguintes categorias de análise: dados pessoais, formação e profissionais (género, idade, estado civil, habilitações académicas, formação contínua, experiência profissional); actividades que realizam na educação de adultos (tipos de educação de adultos em que trabalha, actividade exercida, principais problemas decorrentes dessa actividade, estratégias para resolver esses problemas); identidade (o que é ser formador de adultos, reconhecimento e identificação como formador, reconhecimento do papel de formador pela sociedade em geral, a importância do papel de formador de adultos na sociedade actual) e as perspectivas acerca da educação de adultos (o que pensam da educação de adultos em geral). Para chegar a essa identificação, recorreu-se ao inquérito por questionário, uma vez que se pretendia recolher um conjunto de dados precisos relativamente ao objecto de estudo. Foi esse o instrumento que decidimos utilizar, tendo optado por nele incluir questões de resposta fechada e aberta, em que estas últimas pretendem ser um forte contributo dos inquiridos a explorar numa análise qualitativa. A recolha de dados através da administração do inquérito por questionário e a consequente interpretação dos resultados, permitiram-nos concluir que os nossos inquiridos consideraram essencial continuar a apostar neste tipo de educação, afirmando, contudo, que deveria haver uma revisão de toda a política envolvente, com o objectivo de limar arestas tendentes a um maior reconhecimento pela sociedade em geral.This study had as a starting point the question: What is the profile of the teacher for an adult education system? These actors are and have an increasing importance in our education system. That is the reason why we tried to know who these teachers are, what they do and how they feel the activity they perform and what expectations they have for this particular kind of education. That is why; we think that this study is worth doing regarding its theme. The main goal of this study consisted of trying to identify an adult teacher’s profile, having, as a basis the following categories for analysis: personal, educational and professional information (gender, age, marital status, degrees, other courses, professional experience); activities made in adult education ( types of adult education in which these teachers work, tasks, main problems that may occur, strategies to solve those problems); identity (who is an adult teacher, acknowledgment and identification as a teacher, acknowledgment of the teacher’s role by the society in general, the importance of this teacher’s role in today’s society) and perspectives about adult education (what they think about adult education in general). To get to that identification, an inquiry was made using a questionnaire, because it was intended to gather a set of specific data regarding the study object. That was the instrument that we decided to use, having chosen to include in it questions of open and closed answers, in which, these last, are intended to be a strong contribute of the inquired people to explore in a qualitative analysis. The data gathering through the survey by inquiry form and the consequent result interpretation, allow us to conclude that our interviewed consider essential to continue to bet on this type of education, declaring, however, that a review of all concerning policies should be done, with the purpose of polishing all edges towards a bigger acknowledgment by the general society.2012-12-12T15:43:21Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2282pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessParadela, Ana Paula Figueiredo Morgadoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:52:16Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2282Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:24.897515Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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