O ENSINO DE FÍSICA NO ATUAL CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DOS PARADIGMAS EPISTEMOLÓGICOS DA CIÊNCIA DO SÉCULO XX
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/229 |
Resumo: | Neste artigo apresentamos e discutimos resultados preliminares de uma investigação sobre as metodologias e conteúdos de Física nas cidades de Paranavaí e Loanda, ambas localizadas no interior do Noroeste Paranaense. O público-alvo foram alunos do terceiro ano do Ensino Médio de colégios públicos e particulares dos municípios citados. As discussões se fundamentam na dicotomia do papel social da escola e no desenvolvimento da Ciência do século XX. As análises dos resultados mostraram que, mesmo diante da complexa interação entre o capitalismo, sociedade e desenvolvimento da Ciência, a escola continua utilizando suas metodologias tradicionais, conteudista, enfatizando a memorização em detrimento do desenvolvimento do raciocínio crítico. A implantação da BNCC pode apontar caminhos para nortear as ações da escola que não tem cumprido com seu papel na formação de cidadãos críticos. Espera-se que, a partir das discussões aqui apontadas, os agentes envolvidos no processo ensino e aprendizagem possam repensar e redimensionar suas ações ampliando suas discussões sobre a implantação da BNCC como uma rota possível para melhorar a qualidade da educação. |
id |
FAMA-0_556c2dcf29e1e7d88673f8d982ea55e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/229 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
O ENSINO DE FÍSICA NO ATUAL CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DOS PARADIGMAS EPISTEMOLÓGICOS DA CIÊNCIA DO SÉCULO XXProcesso ensino e aprendizagem. BNCC. Paranavaí e Loanda.Neste artigo apresentamos e discutimos resultados preliminares de uma investigação sobre as metodologias e conteúdos de Física nas cidades de Paranavaí e Loanda, ambas localizadas no interior do Noroeste Paranaense. O público-alvo foram alunos do terceiro ano do Ensino Médio de colégios públicos e particulares dos municípios citados. As discussões se fundamentam na dicotomia do papel social da escola e no desenvolvimento da Ciência do século XX. As análises dos resultados mostraram que, mesmo diante da complexa interação entre o capitalismo, sociedade e desenvolvimento da Ciência, a escola continua utilizando suas metodologias tradicionais, conteudista, enfatizando a memorização em detrimento do desenvolvimento do raciocínio crítico. A implantação da BNCC pode apontar caminhos para nortear as ações da escola que não tem cumprido com seu papel na formação de cidadãos críticos. Espera-se que, a partir das discussões aqui apontadas, os agentes envolvidos no processo ensino e aprendizagem possam repensar e redimensionar suas ações ampliando suas discussões sobre a implantação da BNCC como uma rota possível para melhorar a qualidade da educação.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMACarvalho, Hercília Alves PereiraZanatta, Shalimar CalegariLeiria, Talisson Fernando2016-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/229Pedagogia em Foco; v. 11, n. 6 (2016): Pedagogia em Foco; 116-1342178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/229/185Direitos autorais 2016 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/229Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:20.098Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DE FÍSICA NO ATUAL CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DOS PARADIGMAS EPISTEMOLÓGICOS DA CIÊNCIA DO SÉCULO XX |
title |
O ENSINO DE FÍSICA NO ATUAL CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DOS PARADIGMAS EPISTEMOLÓGICOS DA CIÊNCIA DO SÉCULO XX |
spellingShingle |
O ENSINO DE FÍSICA NO ATUAL CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DOS PARADIGMAS EPISTEMOLÓGICOS DA CIÊNCIA DO SÉCULO XX Carvalho, Hercília Alves Pereira Processo ensino e aprendizagem. BNCC. Paranavaí e Loanda. |
title_short |
O ENSINO DE FÍSICA NO ATUAL CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DOS PARADIGMAS EPISTEMOLÓGICOS DA CIÊNCIA DO SÉCULO XX |
title_full |
O ENSINO DE FÍSICA NO ATUAL CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DOS PARADIGMAS EPISTEMOLÓGICOS DA CIÊNCIA DO SÉCULO XX |
title_fullStr |
O ENSINO DE FÍSICA NO ATUAL CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DOS PARADIGMAS EPISTEMOLÓGICOS DA CIÊNCIA DO SÉCULO XX |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DE FÍSICA NO ATUAL CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DOS PARADIGMAS EPISTEMOLÓGICOS DA CIÊNCIA DO SÉCULO XX |
title_sort |
O ENSINO DE FÍSICA NO ATUAL CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DOS PARADIGMAS EPISTEMOLÓGICOS DA CIÊNCIA DO SÉCULO XX |
author |
Carvalho, Hercília Alves Pereira |
author_facet |
Carvalho, Hercília Alves Pereira Zanatta, Shalimar Calegari Leiria, Talisson Fernando |
author_role |
author |
author2 |
Zanatta, Shalimar Calegari Leiria, Talisson Fernando |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Hercília Alves Pereira Zanatta, Shalimar Calegari Leiria, Talisson Fernando |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo ensino e aprendizagem. BNCC. Paranavaí e Loanda. |
topic |
Processo ensino e aprendizagem. BNCC. Paranavaí e Loanda. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Neste artigo apresentamos e discutimos resultados preliminares de uma investigação sobre as metodologias e conteúdos de Física nas cidades de Paranavaí e Loanda, ambas localizadas no interior do Noroeste Paranaense. O público-alvo foram alunos do terceiro ano do Ensino Médio de colégios públicos e particulares dos municípios citados. As discussões se fundamentam na dicotomia do papel social da escola e no desenvolvimento da Ciência do século XX. As análises dos resultados mostraram que, mesmo diante da complexa interação entre o capitalismo, sociedade e desenvolvimento da Ciência, a escola continua utilizando suas metodologias tradicionais, conteudista, enfatizando a memorização em detrimento do desenvolvimento do raciocínio crítico. A implantação da BNCC pode apontar caminhos para nortear as ações da escola que não tem cumprido com seu papel na formação de cidadãos críticos. Espera-se que, a partir das discussões aqui apontadas, os agentes envolvidos no processo ensino e aprendizagem possam repensar e redimensionar suas ações ampliando suas discussões sobre a implantação da BNCC como uma rota possível para melhorar a qualidade da educação. |
description |
Neste artigo apresentamos e discutimos resultados preliminares de uma investigação sobre as metodologias e conteúdos de Física nas cidades de Paranavaí e Loanda, ambas localizadas no interior do Noroeste Paranaense. O público-alvo foram alunos do terceiro ano do Ensino Médio de colégios públicos e particulares dos municípios citados. As discussões se fundamentam na dicotomia do papel social da escola e no desenvolvimento da Ciência do século XX. As análises dos resultados mostraram que, mesmo diante da complexa interação entre o capitalismo, sociedade e desenvolvimento da Ciência, a escola continua utilizando suas metodologias tradicionais, conteudista, enfatizando a memorização em detrimento do desenvolvimento do raciocínio crítico. A implantação da BNCC pode apontar caminhos para nortear as ações da escola que não tem cumprido com seu papel na formação de cidadãos críticos. Espera-se que, a partir das discussões aqui apontadas, os agentes envolvidos no processo ensino e aprendizagem possam repensar e redimensionar suas ações ampliando suas discussões sobre a implantação da BNCC como uma rota possível para melhorar a qualidade da educação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/229 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/229 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/229/185 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 11, n. 6 (2016): Pedagogia em Foco; 116-134 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926401536000 |