O ENSINO DE FÍSICA NO ATUAL CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DOS PARADIGMAS EPISTEMOLÓGICOS DA CIÊNCIA DO SÉCULO XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Hercília Alves Pereira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Zanatta, Shalimar Calegari, Leiria, Talisson Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/229
Resumo: Neste artigo apresentamos e discutimos resultados preliminares de uma investigação sobre as metodologias e conteúdos de Física nas cidades de Paranavaí e Loanda, ambas localizadas no interior do Noroeste Paranaense. O público-alvo foram alunos do terceiro ano do Ensino Médio de colégios públicos e particulares dos municípios citados. As discussões se fundamentam na dicotomia do papel social da escola e no desenvolvimento da Ciência do século XX. As análises dos resultados mostraram que, mesmo diante da complexa interação entre o capitalismo, sociedade e desenvolvimento da Ciência, a escola continua utilizando suas metodologias tradicionais, conteudista, enfatizando a memorização em detrimento do desenvolvimento do raciocínio crítico. A implantação da BNCC pode apontar caminhos para nortear as ações da escola que não tem cumprido com seu papel na formação de cidadãos críticos. Espera-se que, a partir das discussões aqui apontadas, os agentes envolvidos no processo ensino e aprendizagem possam repensar e redimensionar suas ações ampliando suas discussões sobre a implantação da BNCC como uma rota possível para melhorar a qualidade da educação.
id FAMA-0_556c2dcf29e1e7d88673f8d982ea55e7
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/229
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling O ENSINO DE FÍSICA NO ATUAL CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DOS PARADIGMAS EPISTEMOLÓGICOS DA CIÊNCIA DO SÉCULO XXProcesso ensino e aprendizagem. BNCC. Paranavaí e Loanda.Neste artigo apresentamos e discutimos resultados preliminares de uma investigação sobre as metodologias e conteúdos de Física nas cidades de Paranavaí e Loanda, ambas localizadas no interior do Noroeste Paranaense. O público-alvo foram alunos do terceiro ano do Ensino Médio de colégios públicos e particulares dos municípios citados. As discussões se fundamentam na dicotomia do papel social da escola e no desenvolvimento da Ciência do século XX. As análises dos resultados mostraram que, mesmo diante da complexa interação entre o capitalismo, sociedade e desenvolvimento da Ciência, a escola continua utilizando suas metodologias tradicionais, conteudista, enfatizando a memorização em detrimento do desenvolvimento do raciocínio crítico. A implantação da BNCC pode apontar caminhos para nortear as ações da escola que não tem cumprido com seu papel na formação de cidadãos críticos. Espera-se que, a partir das discussões aqui apontadas, os agentes envolvidos no processo ensino e aprendizagem possam repensar e redimensionar suas ações ampliando suas discussões sobre a implantação da BNCC como uma rota possível para melhorar a qualidade da educação.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMACarvalho, Hercília Alves PereiraZanatta, Shalimar CalegariLeiria, Talisson Fernando2016-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/229Pedagogia em Foco; v. 11, n. 6 (2016): Pedagogia em Foco; 116-1342178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/229/185Direitos autorais 2016 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/229Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:20.098Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DE FÍSICA NO ATUAL CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DOS PARADIGMAS EPISTEMOLÓGICOS DA CIÊNCIA DO SÉCULO XX
title O ENSINO DE FÍSICA NO ATUAL CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DOS PARADIGMAS EPISTEMOLÓGICOS DA CIÊNCIA DO SÉCULO XX
spellingShingle O ENSINO DE FÍSICA NO ATUAL CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DOS PARADIGMAS EPISTEMOLÓGICOS DA CIÊNCIA DO SÉCULO XX
Carvalho, Hercília Alves Pereira
Processo ensino e aprendizagem. BNCC. Paranavaí e Loanda.
title_short O ENSINO DE FÍSICA NO ATUAL CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DOS PARADIGMAS EPISTEMOLÓGICOS DA CIÊNCIA DO SÉCULO XX
title_full O ENSINO DE FÍSICA NO ATUAL CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DOS PARADIGMAS EPISTEMOLÓGICOS DA CIÊNCIA DO SÉCULO XX
title_fullStr O ENSINO DE FÍSICA NO ATUAL CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DOS PARADIGMAS EPISTEMOLÓGICOS DA CIÊNCIA DO SÉCULO XX
title_full_unstemmed O ENSINO DE FÍSICA NO ATUAL CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DOS PARADIGMAS EPISTEMOLÓGICOS DA CIÊNCIA DO SÉCULO XX
title_sort O ENSINO DE FÍSICA NO ATUAL CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DOS PARADIGMAS EPISTEMOLÓGICOS DA CIÊNCIA DO SÉCULO XX
author Carvalho, Hercília Alves Pereira
author_facet Carvalho, Hercília Alves Pereira
Zanatta, Shalimar Calegari
Leiria, Talisson Fernando
author_role author
author2 Zanatta, Shalimar Calegari
Leiria, Talisson Fernando
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Hercília Alves Pereira
Zanatta, Shalimar Calegari
Leiria, Talisson Fernando
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Processo ensino e aprendizagem. BNCC. Paranavaí e Loanda.
topic Processo ensino e aprendizagem. BNCC. Paranavaí e Loanda.
dc.description.none.fl_txt_mv Neste artigo apresentamos e discutimos resultados preliminares de uma investigação sobre as metodologias e conteúdos de Física nas cidades de Paranavaí e Loanda, ambas localizadas no interior do Noroeste Paranaense. O público-alvo foram alunos do terceiro ano do Ensino Médio de colégios públicos e particulares dos municípios citados. As discussões se fundamentam na dicotomia do papel social da escola e no desenvolvimento da Ciência do século XX. As análises dos resultados mostraram que, mesmo diante da complexa interação entre o capitalismo, sociedade e desenvolvimento da Ciência, a escola continua utilizando suas metodologias tradicionais, conteudista, enfatizando a memorização em detrimento do desenvolvimento do raciocínio crítico. A implantação da BNCC pode apontar caminhos para nortear as ações da escola que não tem cumprido com seu papel na formação de cidadãos críticos. Espera-se que, a partir das discussões aqui apontadas, os agentes envolvidos no processo ensino e aprendizagem possam repensar e redimensionar suas ações ampliando suas discussões sobre a implantação da BNCC como uma rota possível para melhorar a qualidade da educação.
description Neste artigo apresentamos e discutimos resultados preliminares de uma investigação sobre as metodologias e conteúdos de Física nas cidades de Paranavaí e Loanda, ambas localizadas no interior do Noroeste Paranaense. O público-alvo foram alunos do terceiro ano do Ensino Médio de colégios públicos e particulares dos municípios citados. As discussões se fundamentam na dicotomia do papel social da escola e no desenvolvimento da Ciência do século XX. As análises dos resultados mostraram que, mesmo diante da complexa interação entre o capitalismo, sociedade e desenvolvimento da Ciência, a escola continua utilizando suas metodologias tradicionais, conteudista, enfatizando a memorização em detrimento do desenvolvimento do raciocínio crítico. A implantação da BNCC pode apontar caminhos para nortear as ações da escola que não tem cumprido com seu papel na formação de cidadãos críticos. Espera-se que, a partir das discussões aqui apontadas, os agentes envolvidos no processo ensino e aprendizagem possam repensar e redimensionar suas ações ampliando suas discussões sobre a implantação da BNCC como uma rota possível para melhorar a qualidade da educação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/229
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/229/185
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 11, n. 6 (2016): Pedagogia em Foco; 116-134
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926401536000