ADIÇÃO NOS ANOS INICIAIS: POSSIBILIDADES NO LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Cintia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/353
Resumo: Neste trabalho são analisados dados de uma intervenção e avaliação pedagógica com estudantes dos 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental que apresentavam dificuldades nas atividades matemáticas. A pesquisa foi realizada no contexto do Laboratório de Aprendizagem (LA) de uma escola pública municipal. O LA se constitui em um espaço diferenciado da sala de aula, propiciando outras formas de aprender. As atividades desse ambiente buscam o resgate do desejo pelo conhecimento e a construção de estruturas lógicas para o desenvolvimento cognitivo. O objetivo consistiu em investigar as lacunas na aprendizagem de matemática dos estudantes e propor uma sequência de intervenções utilizando o jogo Habical 0.1 da coleção Athurma. Através da mediação do professor, o uso do jogo teve por objetivo favorecer o uso de estratégias mais avançadas para a realização dos cálculos de adição, partindo de ações físicas para ações interiorizadas. A metodologia utilizada na pesquisa foi a de Estudo de Casos Múltiplos (YIN, 2005) e o Método Clínico (PIAGET, 1926) para intervenção com os estudantes. De acordo com os dados, verificou-se que nem todos os sujeitos haviam construído os princípios básicos da contagem, como: cardinalidade, ordem estável e irrelevância da ordem. Observou-se, por outro lado, que após refletirem sobre as diferentes formas de adicionar, os estudantes passaram a criar estratégias mais elaboradas para efetuar as somas, as quais se tornaram refletidas em diferentes situações.
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