ADIÇÃO NOS ANOS INICIAIS: POSSIBILIDADES NO LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/353 |
Resumo: | Neste trabalho são analisados dados de uma intervenção e avaliação pedagógica com estudantes dos 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental que apresentavam dificuldades nas atividades matemáticas. A pesquisa foi realizada no contexto do Laboratório de Aprendizagem (LA) de uma escola pública municipal. O LA se constitui em um espaço diferenciado da sala de aula, propiciando outras formas de aprender. As atividades desse ambiente buscam o resgate do desejo pelo conhecimento e a construção de estruturas lógicas para o desenvolvimento cognitivo. O objetivo consistiu em investigar as lacunas na aprendizagem de matemática dos estudantes e propor uma sequência de intervenções utilizando o jogo Habical 0.1 da coleção Athurma. Através da mediação do professor, o uso do jogo teve por objetivo favorecer o uso de estratégias mais avançadas para a realização dos cálculos de adição, partindo de ações físicas para ações interiorizadas. A metodologia utilizada na pesquisa foi a de Estudo de Casos Múltiplos (YIN, 2005) e o Método Clínico (PIAGET, 1926) para intervenção com os estudantes. De acordo com os dados, verificou-se que nem todos os sujeitos haviam construído os princípios básicos da contagem, como: cardinalidade, ordem estável e irrelevância da ordem. Observou-se, por outro lado, que após refletirem sobre as diferentes formas de adicionar, os estudantes passaram a criar estratégias mais elaboradas para efetuar as somas, as quais se tornaram refletidas em diferentes situações. |
id |
FAMA-0_597d236f93419efcb4acc68579437055 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/353 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
ADIÇÃO NOS ANOS INICIAIS: POSSIBILIDADES NO LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEMEducação. Educação matemáticaAdição. Anos iniciais. Laboratório de Aprendizagem.Neste trabalho são analisados dados de uma intervenção e avaliação pedagógica com estudantes dos 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental que apresentavam dificuldades nas atividades matemáticas. A pesquisa foi realizada no contexto do Laboratório de Aprendizagem (LA) de uma escola pública municipal. O LA se constitui em um espaço diferenciado da sala de aula, propiciando outras formas de aprender. As atividades desse ambiente buscam o resgate do desejo pelo conhecimento e a construção de estruturas lógicas para o desenvolvimento cognitivo. O objetivo consistiu em investigar as lacunas na aprendizagem de matemática dos estudantes e propor uma sequência de intervenções utilizando o jogo Habical 0.1 da coleção Athurma. Através da mediação do professor, o uso do jogo teve por objetivo favorecer o uso de estratégias mais avançadas para a realização dos cálculos de adição, partindo de ações físicas para ações interiorizadas. A metodologia utilizada na pesquisa foi a de Estudo de Casos Múltiplos (YIN, 2005) e o Método Clínico (PIAGET, 1926) para intervenção com os estudantes. De acordo com os dados, verificou-se que nem todos os sujeitos haviam construído os princípios básicos da contagem, como: cardinalidade, ordem estável e irrelevância da ordem. Observou-se, por outro lado, que após refletirem sobre as diferentes formas de adicionar, os estudantes passaram a criar estratégias mais elaboradas para efetuar as somas, as quais se tornaram refletidas em diferentes situações.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMANunes, Cintia2019-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/35310.29031/pedf.v14i11.353Pedagogia em Foco; v. 14, n. 11 (2019): Pedagogia em Foco; 142-1582178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/353/360Direitos autorais 2019 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/353Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:15.977Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ADIÇÃO NOS ANOS INICIAIS: POSSIBILIDADES NO LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM |
title |
ADIÇÃO NOS ANOS INICIAIS: POSSIBILIDADES NO LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
ADIÇÃO NOS ANOS INICIAIS: POSSIBILIDADES NO LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM Nunes, Cintia Educação. Educação matemática Adição. Anos iniciais. Laboratório de Aprendizagem. |
title_short |
ADIÇÃO NOS ANOS INICIAIS: POSSIBILIDADES NO LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM |
title_full |
ADIÇÃO NOS ANOS INICIAIS: POSSIBILIDADES NO LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
ADIÇÃO NOS ANOS INICIAIS: POSSIBILIDADES NO LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
ADIÇÃO NOS ANOS INICIAIS: POSSIBILIDADES NO LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM |
title_sort |
ADIÇÃO NOS ANOS INICIAIS: POSSIBILIDADES NO LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM |
author |
Nunes, Cintia |
author_facet |
Nunes, Cintia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Cintia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Educação matemática Adição. Anos iniciais. Laboratório de Aprendizagem. |
topic |
Educação. Educação matemática Adição. Anos iniciais. Laboratório de Aprendizagem. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Neste trabalho são analisados dados de uma intervenção e avaliação pedagógica com estudantes dos 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental que apresentavam dificuldades nas atividades matemáticas. A pesquisa foi realizada no contexto do Laboratório de Aprendizagem (LA) de uma escola pública municipal. O LA se constitui em um espaço diferenciado da sala de aula, propiciando outras formas de aprender. As atividades desse ambiente buscam o resgate do desejo pelo conhecimento e a construção de estruturas lógicas para o desenvolvimento cognitivo. O objetivo consistiu em investigar as lacunas na aprendizagem de matemática dos estudantes e propor uma sequência de intervenções utilizando o jogo Habical 0.1 da coleção Athurma. Através da mediação do professor, o uso do jogo teve por objetivo favorecer o uso de estratégias mais avançadas para a realização dos cálculos de adição, partindo de ações físicas para ações interiorizadas. A metodologia utilizada na pesquisa foi a de Estudo de Casos Múltiplos (YIN, 2005) e o Método Clínico (PIAGET, 1926) para intervenção com os estudantes. De acordo com os dados, verificou-se que nem todos os sujeitos haviam construído os princípios básicos da contagem, como: cardinalidade, ordem estável e irrelevância da ordem. Observou-se, por outro lado, que após refletirem sobre as diferentes formas de adicionar, os estudantes passaram a criar estratégias mais elaboradas para efetuar as somas, as quais se tornaram refletidas em diferentes situações. |
description |
Neste trabalho são analisados dados de uma intervenção e avaliação pedagógica com estudantes dos 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental que apresentavam dificuldades nas atividades matemáticas. A pesquisa foi realizada no contexto do Laboratório de Aprendizagem (LA) de uma escola pública municipal. O LA se constitui em um espaço diferenciado da sala de aula, propiciando outras formas de aprender. As atividades desse ambiente buscam o resgate do desejo pelo conhecimento e a construção de estruturas lógicas para o desenvolvimento cognitivo. O objetivo consistiu em investigar as lacunas na aprendizagem de matemática dos estudantes e propor uma sequência de intervenções utilizando o jogo Habical 0.1 da coleção Athurma. Através da mediação do professor, o uso do jogo teve por objetivo favorecer o uso de estratégias mais avançadas para a realização dos cálculos de adição, partindo de ações físicas para ações interiorizadas. A metodologia utilizada na pesquisa foi a de Estudo de Casos Múltiplos (YIN, 2005) e o Método Clínico (PIAGET, 1926) para intervenção com os estudantes. De acordo com os dados, verificou-se que nem todos os sujeitos haviam construído os princípios básicos da contagem, como: cardinalidade, ordem estável e irrelevância da ordem. Observou-se, por outro lado, que após refletirem sobre as diferentes formas de adicionar, os estudantes passaram a criar estratégias mais elaboradas para efetuar as somas, as quais se tornaram refletidas em diferentes situações. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/353 10.29031/pedf.v14i11.353 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/353 |
identifier_str_mv |
10.29031/pedf.v14i11.353 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/353/360 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 14, n. 11 (2019): Pedagogia em Foco; 142-158 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742925938065408 |