UM EXAME CRÍTICO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/349 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar as políticas educacionais de formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O trabalho é um recorte da pesquisa realizada no campo da formação docente do professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília – UnB. Traz o desafio de articular, fundamentalmente, duas problemáticas igualmente complexas, do ponto de vista teórico-político, quais sejam, o ensino profissional e tecnológico e a formação docente. Nesse contexto, é possível verificar determinadas tendências que impulsionam o esvaziamento quanto aos princípios de uma formação consistente e crítica, percebidas através da análise da política de formação de professores em sua trajetória histórica. Constata-se, que a lógica do ajuste estrutural do capital, nas últimas décadas, tem influenciado as bases de formação do sujeito, contribuindo para uma formação de identidade voltada para a racionalidade técnica. Utiliza-se a pesquisa documental e bibliográfica para clarificação do contexto e do objeto investigado, de natureza qualitativa, tendo como método o materialismo histórico-dialético. Os diferentes autores revisados em seu conjunto permitiram cumprir o intento de atribuir às análises um caráter historicizado e crítico, mantendo salutar distância de posições apologéticas ou mesmo conciliadoras frente às políticas ou à retórica vigente acerca de paradigmas mistificadores do real. |
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UM EXAME CRÍTICO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICAEducação, Formação de Professores.Políticas educacionais de formação docente. Professores do EBTT. Educação Profissional Tecnológica.Este artigo tem como objetivo analisar as políticas educacionais de formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O trabalho é um recorte da pesquisa realizada no campo da formação docente do professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília – UnB. Traz o desafio de articular, fundamentalmente, duas problemáticas igualmente complexas, do ponto de vista teórico-político, quais sejam, o ensino profissional e tecnológico e a formação docente. Nesse contexto, é possível verificar determinadas tendências que impulsionam o esvaziamento quanto aos princípios de uma formação consistente e crítica, percebidas através da análise da política de formação de professores em sua trajetória histórica. Constata-se, que a lógica do ajuste estrutural do capital, nas últimas décadas, tem influenciado as bases de formação do sujeito, contribuindo para uma formação de identidade voltada para a racionalidade técnica. Utiliza-se a pesquisa documental e bibliográfica para clarificação do contexto e do objeto investigado, de natureza qualitativa, tendo como método o materialismo histórico-dialético. Os diferentes autores revisados em seu conjunto permitiram cumprir o intento de atribuir às análises um caráter historicizado e crítico, mantendo salutar distância de posições apologéticas ou mesmo conciliadoras frente às políticas ou à retórica vigente acerca de paradigmas mistificadores do real.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAInstituto Federal do Norte de Minas Gerais.Viana, Cleide Maria Quevedo QuixadáAraújo, Wanderson Pereira2018-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/34910.29031/pedf.v13i9.349Pedagogia em Foco; v. 13, n. 9 (2018): Pedagogia em Foco; 74-892178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/349/278Direitos autorais 2018 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/349Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:16.513Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
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Este artigo tem como objetivo analisar as políticas educacionais de formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O trabalho é um recorte da pesquisa realizada no campo da formação docente do professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília – UnB. Traz o desafio de articular, fundamentalmente, duas problemáticas igualmente complexas, do ponto de vista teórico-político, quais sejam, o ensino profissional e tecnológico e a formação docente. Nesse contexto, é possível verificar determinadas tendências que impulsionam o esvaziamento quanto aos princípios de uma formação consistente e crítica, percebidas através da análise da política de formação de professores em sua trajetória histórica. Constata-se, que a lógica do ajuste estrutural do capital, nas últimas décadas, tem influenciado as bases de formação do sujeito, contribuindo para uma formação de identidade voltada para a racionalidade técnica. Utiliza-se a pesquisa documental e bibliográfica para clarificação do contexto e do objeto investigado, de natureza qualitativa, tendo como método o materialismo histórico-dialético. Os diferentes autores revisados em seu conjunto permitiram cumprir o intento de atribuir às análises um caráter historicizado e crítico, mantendo salutar distância de posições apologéticas ou mesmo conciliadoras frente às políticas ou à retórica vigente acerca de paradigmas mistificadores do real. |
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