VARIAÇÕES NA COMPREENSÃO DE DESEMPENHOS ESCOLARES: CONTEXTOS, PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRECIONAMENTOS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/67 |
Resumo: | Este texto objetivou discutir certas variações postas no processo de compreensão dos resultados escolares de dois alunos, analisados como casos de baixos desempenhos escolares quando cursavam parte do Ensino Fundamental I, destacando as percepções de professores sobre os desempenhos deles, nomeadamente, frente as experiências de reprovações escolares. Para isso, foi organizada uma pesquisa qualitativa, de caráter longitudinal, que acompanhou dois alunos analisados, em 2009, como estudantes com baixo desempenhos escolares, quando cursavam o segundo ano em uma escola municipal de Ensino Fundamental I, localizada num bairro periférico no interior do estado de São Paulo. Em 2011 e 2012 os mesmos meninos foram acompanhados quando cursaram o terceiro e/ou quarto ano. Como instrumentos de coleta de dados foram empregados: entrevistas com os professores, familiares e alunos, observações de reuniões de conselho de escola e de aulas regulares. Além disso, documentos foram analisados (atividades dos alunos e Plano Gestor da unidade de ensino) e um questionário de caracterização foi respondido pelos alunos que frequentavam as turmas acompanhadas. Os eixos principais de análise dos dados se pautaram no contexto, nas percepções sobre os desempenhos escolares dos alunos e nos direcionamentos escolares dados aos estudantes. Foi possível concluir que se mostra necessário debater e explicitar os critérios empregados na análise dos desempenhos escolares, reconhecendo a existência de padrões próprios a cada professor, os quais, em uma conjuntura macrossocial e com fundamentos na passagem do tempo, anunciaram que também existem padrões amplos, indo além das singularidades de cada contexto e das particularidades dos avaliadores, sem negar a existência delas, mas destacando a importância de estabelecer constantes discussões sobre o tema. |
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VARIAÇÕES NA COMPREENSÃO DE DESEMPENHOS ESCOLARES: CONTEXTOS, PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRECIONAMENTOSEducação. Ensino.Avaliações de desempenhos escolares. Aprovação ou Reprovação Escolar. Ensino Fundamental I.Este texto objetivou discutir certas variações postas no processo de compreensão dos resultados escolares de dois alunos, analisados como casos de baixos desempenhos escolares quando cursavam parte do Ensino Fundamental I, destacando as percepções de professores sobre os desempenhos deles, nomeadamente, frente as experiências de reprovações escolares. Para isso, foi organizada uma pesquisa qualitativa, de caráter longitudinal, que acompanhou dois alunos analisados, em 2009, como estudantes com baixo desempenhos escolares, quando cursavam o segundo ano em uma escola municipal de Ensino Fundamental I, localizada num bairro periférico no interior do estado de São Paulo. Em 2011 e 2012 os mesmos meninos foram acompanhados quando cursaram o terceiro e/ou quarto ano. Como instrumentos de coleta de dados foram empregados: entrevistas com os professores, familiares e alunos, observações de reuniões de conselho de escola e de aulas regulares. Além disso, documentos foram analisados (atividades dos alunos e Plano Gestor da unidade de ensino) e um questionário de caracterização foi respondido pelos alunos que frequentavam as turmas acompanhadas. Os eixos principais de análise dos dados se pautaram no contexto, nas percepções sobre os desempenhos escolares dos alunos e nos direcionamentos escolares dados aos estudantes. Foi possível concluir que se mostra necessário debater e explicitar os critérios empregados na análise dos desempenhos escolares, reconhecendo a existência de padrões próprios a cada professor, os quais, em uma conjuntura macrossocial e com fundamentos na passagem do tempo, anunciaram que também existem padrões amplos, indo além das singularidades de cada contexto e das particularidades dos avaliadores, sem negar a existência delas, mas destacando a importância de estabelecer constantes discussões sobre o tema.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAGIRALDI, Luciana Ponce Bellido2014-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/67Pedagogia em Foco; v. 9, n. 2 (2014): Pedagogia em Foco2178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/67/66Direitos autorais 2014 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/67Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:16.894Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
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