VARIAÇÕES NA COMPREENSÃO DE DESEMPENHOS ESCOLARES: CONTEXTOS, PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRECIONAMENTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GIRALDI, Luciana Ponce Bellido
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/67
Resumo: Este texto objetivou discutir certas variações postas no processo de compreensão dos resultados escolares de dois alunos, analisados como casos de baixos desempenhos escolares quando cursavam parte do Ensino Fundamental I, destacando as percepções de professores sobre os desempenhos deles, nomeadamente, frente as experiências de reprovações escolares. Para isso, foi organizada uma pesquisa qualitativa, de caráter longitudinal, que acompanhou dois alunos analisados, em 2009, como estudantes com baixo desempenhos escolares, quando cursavam o segundo ano em uma escola municipal de Ensino Fundamental I, localizada num bairro periférico no interior do estado de São Paulo. Em 2011 e 2012 os mesmos meninos foram acompanhados quando cursaram o terceiro e/ou quarto ano. Como instrumentos de coleta de dados foram empregados: entrevistas com os professores, familiares e alunos, observações de reuniões de conselho de escola e de aulas regulares. Além disso, documentos foram analisados (atividades dos alunos e Plano Gestor da unidade de ensino) e um questionário de caracterização foi respondido pelos alunos que frequentavam as turmas acompanhadas. Os eixos principais de análise dos dados se pautaram no contexto, nas percepções sobre os desempenhos escolares dos alunos e nos direcionamentos escolares dados aos estudantes. Foi possível concluir que se mostra necessário debater e explicitar os critérios empregados na análise dos desempenhos escolares, reconhecendo a existência de padrões próprios a cada professor, os quais, em uma conjuntura macrossocial e com fundamentos na passagem do tempo, anunciaram que também existem padrões amplos, indo além das singularidades de cada contexto e das particularidades dos avaliadores, sem negar a existência delas, mas destacando a importância de estabelecer constantes discussões sobre o tema.
id FAMA-0_7f05e3b1032c34848ddb1d58f27504fb
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/67
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling VARIAÇÕES NA COMPREENSÃO DE DESEMPENHOS ESCOLARES: CONTEXTOS, PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRECIONAMENTOSEducação. Ensino.Avaliações de desempenhos escolares. Aprovação ou Reprovação Escolar. Ensino Fundamental I.Este texto objetivou discutir certas variações postas no processo de compreensão dos resultados escolares de dois alunos, analisados como casos de baixos desempenhos escolares quando cursavam parte do Ensino Fundamental I, destacando as percepções de professores sobre os desempenhos deles, nomeadamente, frente as experiências de reprovações escolares. Para isso, foi organizada uma pesquisa qualitativa, de caráter longitudinal, que acompanhou dois alunos analisados, em 2009, como estudantes com baixo desempenhos escolares, quando cursavam o segundo ano em uma escola municipal de Ensino Fundamental I, localizada num bairro periférico no interior do estado de São Paulo. Em 2011 e 2012 os mesmos meninos foram acompanhados quando cursaram o terceiro e/ou quarto ano. Como instrumentos de coleta de dados foram empregados: entrevistas com os professores, familiares e alunos, observações de reuniões de conselho de escola e de aulas regulares. Além disso, documentos foram analisados (atividades dos alunos e Plano Gestor da unidade de ensino) e um questionário de caracterização foi respondido pelos alunos que frequentavam as turmas acompanhadas. Os eixos principais de análise dos dados se pautaram no contexto, nas percepções sobre os desempenhos escolares dos alunos e nos direcionamentos escolares dados aos estudantes. Foi possível concluir que se mostra necessário debater e explicitar os critérios empregados na análise dos desempenhos escolares, reconhecendo a existência de padrões próprios a cada professor, os quais, em uma conjuntura macrossocial e com fundamentos na passagem do tempo, anunciaram que também existem padrões amplos, indo além das singularidades de cada contexto e das particularidades dos avaliadores, sem negar a existência delas, mas destacando a importância de estabelecer constantes discussões sobre o tema.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAGIRALDI, Luciana Ponce Bellido2014-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/67Pedagogia em Foco; v. 9, n. 2 (2014): Pedagogia em Foco2178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/67/66Direitos autorais 2014 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/67Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:16.894Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv VARIAÇÕES NA COMPREENSÃO DE DESEMPENHOS ESCOLARES: CONTEXTOS, PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRECIONAMENTOS
title VARIAÇÕES NA COMPREENSÃO DE DESEMPENHOS ESCOLARES: CONTEXTOS, PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRECIONAMENTOS
spellingShingle VARIAÇÕES NA COMPREENSÃO DE DESEMPENHOS ESCOLARES: CONTEXTOS, PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRECIONAMENTOS
GIRALDI, Luciana Ponce Bellido
Educação. Ensino.
Avaliações de desempenhos escolares. Aprovação ou Reprovação Escolar. Ensino Fundamental I.
title_short VARIAÇÕES NA COMPREENSÃO DE DESEMPENHOS ESCOLARES: CONTEXTOS, PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRECIONAMENTOS
title_full VARIAÇÕES NA COMPREENSÃO DE DESEMPENHOS ESCOLARES: CONTEXTOS, PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRECIONAMENTOS
title_fullStr VARIAÇÕES NA COMPREENSÃO DE DESEMPENHOS ESCOLARES: CONTEXTOS, PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRECIONAMENTOS
title_full_unstemmed VARIAÇÕES NA COMPREENSÃO DE DESEMPENHOS ESCOLARES: CONTEXTOS, PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRECIONAMENTOS
title_sort VARIAÇÕES NA COMPREENSÃO DE DESEMPENHOS ESCOLARES: CONTEXTOS, PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRECIONAMENTOS
author GIRALDI, Luciana Ponce Bellido
author_facet GIRALDI, Luciana Ponce Bellido
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv GIRALDI, Luciana Ponce Bellido
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Ensino.
Avaliações de desempenhos escolares. Aprovação ou Reprovação Escolar. Ensino Fundamental I.
topic Educação. Ensino.
Avaliações de desempenhos escolares. Aprovação ou Reprovação Escolar. Ensino Fundamental I.
dc.description.none.fl_txt_mv Este texto objetivou discutir certas variações postas no processo de compreensão dos resultados escolares de dois alunos, analisados como casos de baixos desempenhos escolares quando cursavam parte do Ensino Fundamental I, destacando as percepções de professores sobre os desempenhos deles, nomeadamente, frente as experiências de reprovações escolares. Para isso, foi organizada uma pesquisa qualitativa, de caráter longitudinal, que acompanhou dois alunos analisados, em 2009, como estudantes com baixo desempenhos escolares, quando cursavam o segundo ano em uma escola municipal de Ensino Fundamental I, localizada num bairro periférico no interior do estado de São Paulo. Em 2011 e 2012 os mesmos meninos foram acompanhados quando cursaram o terceiro e/ou quarto ano. Como instrumentos de coleta de dados foram empregados: entrevistas com os professores, familiares e alunos, observações de reuniões de conselho de escola e de aulas regulares. Além disso, documentos foram analisados (atividades dos alunos e Plano Gestor da unidade de ensino) e um questionário de caracterização foi respondido pelos alunos que frequentavam as turmas acompanhadas. Os eixos principais de análise dos dados se pautaram no contexto, nas percepções sobre os desempenhos escolares dos alunos e nos direcionamentos escolares dados aos estudantes. Foi possível concluir que se mostra necessário debater e explicitar os critérios empregados na análise dos desempenhos escolares, reconhecendo a existência de padrões próprios a cada professor, os quais, em uma conjuntura macrossocial e com fundamentos na passagem do tempo, anunciaram que também existem padrões amplos, indo além das singularidades de cada contexto e das particularidades dos avaliadores, sem negar a existência delas, mas destacando a importância de estabelecer constantes discussões sobre o tema.
description Este texto objetivou discutir certas variações postas no processo de compreensão dos resultados escolares de dois alunos, analisados como casos de baixos desempenhos escolares quando cursavam parte do Ensino Fundamental I, destacando as percepções de professores sobre os desempenhos deles, nomeadamente, frente as experiências de reprovações escolares. Para isso, foi organizada uma pesquisa qualitativa, de caráter longitudinal, que acompanhou dois alunos analisados, em 2009, como estudantes com baixo desempenhos escolares, quando cursavam o segundo ano em uma escola municipal de Ensino Fundamental I, localizada num bairro periférico no interior do estado de São Paulo. Em 2011 e 2012 os mesmos meninos foram acompanhados quando cursaram o terceiro e/ou quarto ano. Como instrumentos de coleta de dados foram empregados: entrevistas com os professores, familiares e alunos, observações de reuniões de conselho de escola e de aulas regulares. Além disso, documentos foram analisados (atividades dos alunos e Plano Gestor da unidade de ensino) e um questionário de caracterização foi respondido pelos alunos que frequentavam as turmas acompanhadas. Os eixos principais de análise dos dados se pautaram no contexto, nas percepções sobre os desempenhos escolares dos alunos e nos direcionamentos escolares dados aos estudantes. Foi possível concluir que se mostra necessário debater e explicitar os critérios empregados na análise dos desempenhos escolares, reconhecendo a existência de padrões próprios a cada professor, os quais, em uma conjuntura macrossocial e com fundamentos na passagem do tempo, anunciaram que também existem padrões amplos, indo além das singularidades de cada contexto e das particularidades dos avaliadores, sem negar a existência delas, mas destacando a importância de estabelecer constantes discussões sobre o tema.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/67
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/67
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/67/66
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 9, n. 2 (2014): Pedagogia em Foco
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926067040256