Concepções sobre diferenciados desempenhos escolares: as percepções de uma professora, familiares e alunos/ Concepts about different performances school: Perceptions of a teacher, family and students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponce Bellido Giraldi, Luciana
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ricco Lucato Sigolo, Silvia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/338
Resumo: No presente artigo, almejou-se discutir e identificar se as concepções de uma professora, seis alunos e seus respectivos familiares sobre os desempenhos escolares destes eram aproximadas. Para isso, foi organizada uma pesquisa empírica em um segundo ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal do Estado de São Paulo localizada em um bairro periférico, em que foram realizadas entrevistas com a professora e alunos (em dois momentos de um ano letivo) e com os familiares (em um momento do ano letivo). Para entrevistar os alunos, alguns recursos lúdicos foram utilizados. Foi possível concluir que existiu concordâncias entre os sujeitos quanto aos casos de alto desempenho escolar, já entre os alunos indicados como desempenhos mediano e baixo fez-se presente variações entre as concepções de professores, familiares e alunos. Logo, os grupos de alunos indicados como desempenhos médio e baixo não se colocaram necessariamente na posição indicada pela escola. ABSTRACTThis article aims to discuss and identify the conceptions of a teacher, six students and their families about the school performance of it was approximate. For this, it was organized an empirical survey of a second year of primary education in a municipal school of the State of São Paulo located in a suburb, where interviews were conducted with the teacher and students (in two moments of a school year ) and family (at a time of the school year). To interview the students some recreational resources were used. It was concluded that there was concordance between the subjects as to cases of loud school performance, already among the students indicated as median and low performance became present variations between the conceptions of teachers, family and students. Therefore, students groups indicated as medium and low performance is not necessarily placed in the position indicated by the school.
id UEMG-2_eb330b6dfc30b0548944580ddfd78f1e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/338
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Concepções sobre diferenciados desempenhos escolares: as percepções de uma professora, familiares e alunos/ Concepts about different performances school: Perceptions of a teacher, family and studentsDesempenhos escolaresConcepçõesEnsino Fundamental I.No presente artigo, almejou-se discutir e identificar se as concepções de uma professora, seis alunos e seus respectivos familiares sobre os desempenhos escolares destes eram aproximadas. Para isso, foi organizada uma pesquisa empírica em um segundo ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal do Estado de São Paulo localizada em um bairro periférico, em que foram realizadas entrevistas com a professora e alunos (em dois momentos de um ano letivo) e com os familiares (em um momento do ano letivo). Para entrevistar os alunos, alguns recursos lúdicos foram utilizados. Foi possível concluir que existiu concordâncias entre os sujeitos quanto aos casos de alto desempenho escolar, já entre os alunos indicados como desempenhos mediano e baixo fez-se presente variações entre as concepções de professores, familiares e alunos. Logo, os grupos de alunos indicados como desempenhos médio e baixo não se colocaram necessariamente na posição indicada pela escola. ABSTRACTThis article aims to discuss and identify the conceptions of a teacher, six students and their families about the school performance of it was approximate. For this, it was organized an empirical survey of a second year of primary education in a municipal school of the State of São Paulo located in a suburb, where interviews were conducted with the teacher and students (in two moments of a school year ) and family (at a time of the school year). To interview the students some recreational resources were used. It was concluded that there was concordance between the subjects as to cases of loud school performance, already among the students indicated as median and low performance became present variations between the conceptions of teachers, family and students. Therefore, students groups indicated as medium and low performance is not necessarily placed in the position indicated by the school.EDUEMG2016-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/33810.24934/eef.v18i26.338Educação em Foco; Vol. 18 No. 26 (2015): Educação em Foco; 155-177Educação em Foco; Vol. 18 Núm. 26 (2015): Educação em Foco; 155-177Educação em Foco; v. 18 n. 26 (2015): Educação em Foco; 155-1772317-00931519-332210.24934/eef.v18i26reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/338/793Ponce Bellido Giraldi, LucianaRicco Lucato Sigolo, Silvia Reginainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/338Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:05Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções sobre diferenciados desempenhos escolares: as percepções de uma professora, familiares e alunos/ Concepts about different performances school: Perceptions of a teacher, family and students
title Concepções sobre diferenciados desempenhos escolares: as percepções de uma professora, familiares e alunos/ Concepts about different performances school: Perceptions of a teacher, family and students
spellingShingle Concepções sobre diferenciados desempenhos escolares: as percepções de uma professora, familiares e alunos/ Concepts about different performances school: Perceptions of a teacher, family and students
Ponce Bellido Giraldi, Luciana
Desempenhos escolares
Concepções
Ensino Fundamental I.
title_short Concepções sobre diferenciados desempenhos escolares: as percepções de uma professora, familiares e alunos/ Concepts about different performances school: Perceptions of a teacher, family and students
title_full Concepções sobre diferenciados desempenhos escolares: as percepções de uma professora, familiares e alunos/ Concepts about different performances school: Perceptions of a teacher, family and students
title_fullStr Concepções sobre diferenciados desempenhos escolares: as percepções de uma professora, familiares e alunos/ Concepts about different performances school: Perceptions of a teacher, family and students
title_full_unstemmed Concepções sobre diferenciados desempenhos escolares: as percepções de uma professora, familiares e alunos/ Concepts about different performances school: Perceptions of a teacher, family and students
title_sort Concepções sobre diferenciados desempenhos escolares: as percepções de uma professora, familiares e alunos/ Concepts about different performances school: Perceptions of a teacher, family and students
author Ponce Bellido Giraldi, Luciana
author_facet Ponce Bellido Giraldi, Luciana
Ricco Lucato Sigolo, Silvia Regina
author_role author
author2 Ricco Lucato Sigolo, Silvia Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponce Bellido Giraldi, Luciana
Ricco Lucato Sigolo, Silvia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenhos escolares
Concepções
Ensino Fundamental I.
topic Desempenhos escolares
Concepções
Ensino Fundamental I.
description No presente artigo, almejou-se discutir e identificar se as concepções de uma professora, seis alunos e seus respectivos familiares sobre os desempenhos escolares destes eram aproximadas. Para isso, foi organizada uma pesquisa empírica em um segundo ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal do Estado de São Paulo localizada em um bairro periférico, em que foram realizadas entrevistas com a professora e alunos (em dois momentos de um ano letivo) e com os familiares (em um momento do ano letivo). Para entrevistar os alunos, alguns recursos lúdicos foram utilizados. Foi possível concluir que existiu concordâncias entre os sujeitos quanto aos casos de alto desempenho escolar, já entre os alunos indicados como desempenhos mediano e baixo fez-se presente variações entre as concepções de professores, familiares e alunos. Logo, os grupos de alunos indicados como desempenhos médio e baixo não se colocaram necessariamente na posição indicada pela escola. ABSTRACTThis article aims to discuss and identify the conceptions of a teacher, six students and their families about the school performance of it was approximate. For this, it was organized an empirical survey of a second year of primary education in a municipal school of the State of São Paulo located in a suburb, where interviews were conducted with the teacher and students (in two moments of a school year ) and family (at a time of the school year). To interview the students some recreational resources were used. It was concluded that there was concordance between the subjects as to cases of loud school performance, already among the students indicated as median and low performance became present variations between the conceptions of teachers, family and students. Therefore, students groups indicated as medium and low performance is not necessarily placed in the position indicated by the school.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/338
10.24934/eef.v18i26.338
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/338
identifier_str_mv 10.24934/eef.v18i26.338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/338/793
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 18 No. 26 (2015): Educação em Foco; 155-177
Educação em Foco; Vol. 18 Núm. 26 (2015): Educação em Foco; 155-177
Educação em Foco; v. 18 n. 26 (2015): Educação em Foco; 155-177
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v18i26
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468868804608