A ANÁLISE DO CADERNO ESCOLAR COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kirchner, Cássia Aparecida Sales Magalhães
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/366
Resumo: O presente relato descreve o desenvolvimento de oficinas realizadas durante as aulas de história da educação em cursos de licenciatura de instituições de ensino do interior de São Paulo. Sendo o caderno escolar um objeto da cultura material escolar, ele apresenta vestígios de práticas de escrita, apropriações e usos, tornando-o portador de sentidos, valores e representações do grupo e período no qual foi produzido. Durante as oficinas é realizada a descrição de cadernos produzidos entre as décadas de 1910 a 2010 pertencentes ao acervo pessoal da professora que ministrou a disciplina. Nessa etapa é analisado como o espaço do caderno foi utilizado; o modo que os conteúdos foram organizados; se há uma uniformidade na utilização das páginas, produção dos cabeçalhos, títulos dos conteúdos, anotações, entre outras possibilidades de análise. A proposta favorece maior aproximação dos alunos e alunas tanto dos modos como a história da educação é produzida, quanto dos conteúdos da disciplina ministrada.
id FAMA-0_8e55b69ee4da445d9f7f6fbd310591d2
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/366
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling A ANÁLISE DO CADERNO ESCOLAR COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃOEducação, fundamentos da educaçãoCadernos escolares. História da educação. Cultura material escolar.O presente relato descreve o desenvolvimento de oficinas realizadas durante as aulas de história da educação em cursos de licenciatura de instituições de ensino do interior de São Paulo. Sendo o caderno escolar um objeto da cultura material escolar, ele apresenta vestígios de práticas de escrita, apropriações e usos, tornando-o portador de sentidos, valores e representações do grupo e período no qual foi produzido. Durante as oficinas é realizada a descrição de cadernos produzidos entre as décadas de 1910 a 2010 pertencentes ao acervo pessoal da professora que ministrou a disciplina. Nessa etapa é analisado como o espaço do caderno foi utilizado; o modo que os conteúdos foram organizados; se há uma uniformidade na utilização das páginas, produção dos cabeçalhos, títulos dos conteúdos, anotações, entre outras possibilidades de análise. A proposta favorece maior aproximação dos alunos e alunas tanto dos modos como a história da educação é produzida, quanto dos conteúdos da disciplina ministrada.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAKirchner, Cássia Aparecida Sales Magalhães2018-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/36610.29031/pedf.v13i10.366Pedagogia em Foco; v. 13, n. 10 (2018): Pedagogia em Foco; 159-1692178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/366/318Direitos autorais 2018 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/366Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.308Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv A ANÁLISE DO CADERNO ESCOLAR COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
title A ANÁLISE DO CADERNO ESCOLAR COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
spellingShingle A ANÁLISE DO CADERNO ESCOLAR COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Kirchner, Cássia Aparecida Sales Magalhães
Educação, fundamentos da educação
Cadernos escolares. História da educação. Cultura material escolar.
title_short A ANÁLISE DO CADERNO ESCOLAR COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
title_full A ANÁLISE DO CADERNO ESCOLAR COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
title_fullStr A ANÁLISE DO CADERNO ESCOLAR COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed A ANÁLISE DO CADERNO ESCOLAR COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
title_sort A ANÁLISE DO CADERNO ESCOLAR COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
author Kirchner, Cássia Aparecida Sales Magalhães
author_facet Kirchner, Cássia Aparecida Sales Magalhães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Kirchner, Cássia Aparecida Sales Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Educação, fundamentos da educação
Cadernos escolares. História da educação. Cultura material escolar.
topic Educação, fundamentos da educação
Cadernos escolares. História da educação. Cultura material escolar.
dc.description.none.fl_txt_mv O presente relato descreve o desenvolvimento de oficinas realizadas durante as aulas de história da educação em cursos de licenciatura de instituições de ensino do interior de São Paulo. Sendo o caderno escolar um objeto da cultura material escolar, ele apresenta vestígios de práticas de escrita, apropriações e usos, tornando-o portador de sentidos, valores e representações do grupo e período no qual foi produzido. Durante as oficinas é realizada a descrição de cadernos produzidos entre as décadas de 1910 a 2010 pertencentes ao acervo pessoal da professora que ministrou a disciplina. Nessa etapa é analisado como o espaço do caderno foi utilizado; o modo que os conteúdos foram organizados; se há uma uniformidade na utilização das páginas, produção dos cabeçalhos, títulos dos conteúdos, anotações, entre outras possibilidades de análise. A proposta favorece maior aproximação dos alunos e alunas tanto dos modos como a história da educação é produzida, quanto dos conteúdos da disciplina ministrada.
description O presente relato descreve o desenvolvimento de oficinas realizadas durante as aulas de história da educação em cursos de licenciatura de instituições de ensino do interior de São Paulo. Sendo o caderno escolar um objeto da cultura material escolar, ele apresenta vestígios de práticas de escrita, apropriações e usos, tornando-o portador de sentidos, valores e representações do grupo e período no qual foi produzido. Durante as oficinas é realizada a descrição de cadernos produzidos entre as décadas de 1910 a 2010 pertencentes ao acervo pessoal da professora que ministrou a disciplina. Nessa etapa é analisado como o espaço do caderno foi utilizado; o modo que os conteúdos foram organizados; se há uma uniformidade na utilização das páginas, produção dos cabeçalhos, títulos dos conteúdos, anotações, entre outras possibilidades de análise. A proposta favorece maior aproximação dos alunos e alunas tanto dos modos como a história da educação é produzida, quanto dos conteúdos da disciplina ministrada.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/366
10.29031/pedf.v13i10.366
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/366
identifier_str_mv 10.29031/pedf.v13i10.366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/366/318
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 13, n. 10 (2018): Pedagogia em Foco; 159-169
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926285144064