A ANÁLISE DO CADERNO ESCOLAR COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/366 |
Resumo: | O presente relato descreve o desenvolvimento de oficinas realizadas durante as aulas de história da educação em cursos de licenciatura de instituições de ensino do interior de São Paulo. Sendo o caderno escolar um objeto da cultura material escolar, ele apresenta vestígios de práticas de escrita, apropriações e usos, tornando-o portador de sentidos, valores e representações do grupo e período no qual foi produzido. Durante as oficinas é realizada a descrição de cadernos produzidos entre as décadas de 1910 a 2010 pertencentes ao acervo pessoal da professora que ministrou a disciplina. Nessa etapa é analisado como o espaço do caderno foi utilizado; o modo que os conteúdos foram organizados; se há uma uniformidade na utilização das páginas, produção dos cabeçalhos, títulos dos conteúdos, anotações, entre outras possibilidades de análise. A proposta favorece maior aproximação dos alunos e alunas tanto dos modos como a história da educação é produzida, quanto dos conteúdos da disciplina ministrada. |
id |
FAMA-0_8e55b69ee4da445d9f7f6fbd310591d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/366 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
A ANÁLISE DO CADERNO ESCOLAR COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃOEducação, fundamentos da educaçãoCadernos escolares. História da educação. Cultura material escolar.O presente relato descreve o desenvolvimento de oficinas realizadas durante as aulas de história da educação em cursos de licenciatura de instituições de ensino do interior de São Paulo. Sendo o caderno escolar um objeto da cultura material escolar, ele apresenta vestígios de práticas de escrita, apropriações e usos, tornando-o portador de sentidos, valores e representações do grupo e período no qual foi produzido. Durante as oficinas é realizada a descrição de cadernos produzidos entre as décadas de 1910 a 2010 pertencentes ao acervo pessoal da professora que ministrou a disciplina. Nessa etapa é analisado como o espaço do caderno foi utilizado; o modo que os conteúdos foram organizados; se há uma uniformidade na utilização das páginas, produção dos cabeçalhos, títulos dos conteúdos, anotações, entre outras possibilidades de análise. A proposta favorece maior aproximação dos alunos e alunas tanto dos modos como a história da educação é produzida, quanto dos conteúdos da disciplina ministrada.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAKirchner, Cássia Aparecida Sales Magalhães2018-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/36610.29031/pedf.v13i10.366Pedagogia em Foco; v. 13, n. 10 (2018): Pedagogia em Foco; 159-1692178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/366/318Direitos autorais 2018 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/366Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.308Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ANÁLISE DO CADERNO ESCOLAR COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO |
title |
A ANÁLISE DO CADERNO ESCOLAR COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
A ANÁLISE DO CADERNO ESCOLAR COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Kirchner, Cássia Aparecida Sales Magalhães Educação, fundamentos da educação Cadernos escolares. História da educação. Cultura material escolar. |
title_short |
A ANÁLISE DO CADERNO ESCOLAR COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO |
title_full |
A ANÁLISE DO CADERNO ESCOLAR COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
A ANÁLISE DO CADERNO ESCOLAR COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
A ANÁLISE DO CADERNO ESCOLAR COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO |
title_sort |
A ANÁLISE DO CADERNO ESCOLAR COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO |
author |
Kirchner, Cássia Aparecida Sales Magalhães |
author_facet |
Kirchner, Cássia Aparecida Sales Magalhães |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kirchner, Cássia Aparecida Sales Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação, fundamentos da educação Cadernos escolares. História da educação. Cultura material escolar. |
topic |
Educação, fundamentos da educação Cadernos escolares. História da educação. Cultura material escolar. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente relato descreve o desenvolvimento de oficinas realizadas durante as aulas de história da educação em cursos de licenciatura de instituições de ensino do interior de São Paulo. Sendo o caderno escolar um objeto da cultura material escolar, ele apresenta vestígios de práticas de escrita, apropriações e usos, tornando-o portador de sentidos, valores e representações do grupo e período no qual foi produzido. Durante as oficinas é realizada a descrição de cadernos produzidos entre as décadas de 1910 a 2010 pertencentes ao acervo pessoal da professora que ministrou a disciplina. Nessa etapa é analisado como o espaço do caderno foi utilizado; o modo que os conteúdos foram organizados; se há uma uniformidade na utilização das páginas, produção dos cabeçalhos, títulos dos conteúdos, anotações, entre outras possibilidades de análise. A proposta favorece maior aproximação dos alunos e alunas tanto dos modos como a história da educação é produzida, quanto dos conteúdos da disciplina ministrada. |
description |
O presente relato descreve o desenvolvimento de oficinas realizadas durante as aulas de história da educação em cursos de licenciatura de instituições de ensino do interior de São Paulo. Sendo o caderno escolar um objeto da cultura material escolar, ele apresenta vestígios de práticas de escrita, apropriações e usos, tornando-o portador de sentidos, valores e representações do grupo e período no qual foi produzido. Durante as oficinas é realizada a descrição de cadernos produzidos entre as décadas de 1910 a 2010 pertencentes ao acervo pessoal da professora que ministrou a disciplina. Nessa etapa é analisado como o espaço do caderno foi utilizado; o modo que os conteúdos foram organizados; se há uma uniformidade na utilização das páginas, produção dos cabeçalhos, títulos dos conteúdos, anotações, entre outras possibilidades de análise. A proposta favorece maior aproximação dos alunos e alunas tanto dos modos como a história da educação é produzida, quanto dos conteúdos da disciplina ministrada. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/366 10.29031/pedf.v13i10.366 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/366 |
identifier_str_mv |
10.29031/pedf.v13i10.366 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/366/318 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 13, n. 10 (2018): Pedagogia em Foco; 159-169 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926285144064 |