REDAÇÕES, CARTAS E COMPOSIÇÕES LIVRES: O CADERNO ESCOLAR COMO OBJETO DA CULTURA MATERIAL DA ESCOLA (LAGES/SC - 1935)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordova,Tania
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História da Educação
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592016000200209
Resumo: Resumo O caderno escolar é um objeto da cultura material que possibilita à História da Educação compreender o cotidiano da escola. Esse trabalho investigou as práticas de escrita em um caderno de produção de textos pertencente a uma ex-aluna da Escola Normal de Lages, interior do Estado de Santa Catarina, no ano de 1935. Nessa investigação o caderno representou um documento que permitiu entrever parte do processo de negociação entre o prescrito pelo currículo, o trabalho pedagógico e os tipos de escritas desenvolvidas pela normalista. Foram analisadas escritas presentes em redações, cartas e composições livres. O uso do caderno como documento possibilitou compreender as apropriações e os usos deste objeto como portador de sentidos ligados ao sistema de valores e representações sociais que ultrapassam a função de objeto destinado, somente, ao registro do processo de aprendizagem.
id ANPUH-RS-1_3fb9af7a82a4d9fafa7c9739aaa12fc5
oai_identifier_str oai:scielo:S2236-34592016000200209
network_acronym_str ANPUH-RS-1
network_name_str História da Educação
repository_id_str
spelling REDAÇÕES, CARTAS E COMPOSIÇÕES LIVRES: O CADERNO ESCOLAR COMO OBJETO DA CULTURA MATERIAL DA ESCOLA (LAGES/SC - 1935)cadernos escolareshistória da educaçãocultura materialpráticas de escritaResumo O caderno escolar é um objeto da cultura material que possibilita à História da Educação compreender o cotidiano da escola. Esse trabalho investigou as práticas de escrita em um caderno de produção de textos pertencente a uma ex-aluna da Escola Normal de Lages, interior do Estado de Santa Catarina, no ano de 1935. Nessa investigação o caderno representou um documento que permitiu entrever parte do processo de negociação entre o prescrito pelo currículo, o trabalho pedagógico e os tipos de escritas desenvolvidas pela normalista. Foram analisadas escritas presentes em redações, cartas e composições livres. O uso do caderno como documento possibilitou compreender as apropriações e os usos deste objeto como portador de sentidos ligados ao sistema de valores e representações sociais que ultrapassam a função de objeto destinado, somente, ao registro do processo de aprendizagem.Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação2016-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592016000200209História da Educação v.20 n.49 2016reponame:História da Educaçãoinstname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)instacron:ANPUH-RS10.1590/2236-3459/58637info:eu-repo/semantics/openAccessCordova,Taniapor2016-06-22T00:00:00Zoai:scielo:S2236-34592016000200209Revistahttp://seer.ufrgs.br/asphePUBhttps://seer.ufrgs.br/asphe/oai||rhe.asphe@gmail.com2236-34591414-3518opendoar:2016-06-22T00:00História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)false
dc.title.none.fl_str_mv REDAÇÕES, CARTAS E COMPOSIÇÕES LIVRES: O CADERNO ESCOLAR COMO OBJETO DA CULTURA MATERIAL DA ESCOLA (LAGES/SC - 1935)
title REDAÇÕES, CARTAS E COMPOSIÇÕES LIVRES: O CADERNO ESCOLAR COMO OBJETO DA CULTURA MATERIAL DA ESCOLA (LAGES/SC - 1935)
spellingShingle REDAÇÕES, CARTAS E COMPOSIÇÕES LIVRES: O CADERNO ESCOLAR COMO OBJETO DA CULTURA MATERIAL DA ESCOLA (LAGES/SC - 1935)
Cordova,Tania
cadernos escolares
história da educação
cultura material
práticas de escrita
title_short REDAÇÕES, CARTAS E COMPOSIÇÕES LIVRES: O CADERNO ESCOLAR COMO OBJETO DA CULTURA MATERIAL DA ESCOLA (LAGES/SC - 1935)
title_full REDAÇÕES, CARTAS E COMPOSIÇÕES LIVRES: O CADERNO ESCOLAR COMO OBJETO DA CULTURA MATERIAL DA ESCOLA (LAGES/SC - 1935)
title_fullStr REDAÇÕES, CARTAS E COMPOSIÇÕES LIVRES: O CADERNO ESCOLAR COMO OBJETO DA CULTURA MATERIAL DA ESCOLA (LAGES/SC - 1935)
title_full_unstemmed REDAÇÕES, CARTAS E COMPOSIÇÕES LIVRES: O CADERNO ESCOLAR COMO OBJETO DA CULTURA MATERIAL DA ESCOLA (LAGES/SC - 1935)
title_sort REDAÇÕES, CARTAS E COMPOSIÇÕES LIVRES: O CADERNO ESCOLAR COMO OBJETO DA CULTURA MATERIAL DA ESCOLA (LAGES/SC - 1935)
author Cordova,Tania
author_facet Cordova,Tania
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordova,Tania
dc.subject.por.fl_str_mv cadernos escolares
história da educação
cultura material
práticas de escrita
topic cadernos escolares
história da educação
cultura material
práticas de escrita
description Resumo O caderno escolar é um objeto da cultura material que possibilita à História da Educação compreender o cotidiano da escola. Esse trabalho investigou as práticas de escrita em um caderno de produção de textos pertencente a uma ex-aluna da Escola Normal de Lages, interior do Estado de Santa Catarina, no ano de 1935. Nessa investigação o caderno representou um documento que permitiu entrever parte do processo de negociação entre o prescrito pelo currículo, o trabalho pedagógico e os tipos de escritas desenvolvidas pela normalista. Foram analisadas escritas presentes em redações, cartas e composições livres. O uso do caderno como documento possibilitou compreender as apropriações e os usos deste objeto como portador de sentidos ligados ao sistema de valores e representações sociais que ultrapassam a função de objeto destinado, somente, ao registro do processo de aprendizagem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592016000200209
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592016000200209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2236-3459/58637
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
publisher.none.fl_str_mv Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
dc.source.none.fl_str_mv História da Educação v.20 n.49 2016
reponame:História da Educação
instname:Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
instacron:ANPUH-RS
instname_str Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
instacron_str ANPUH-RS
institution ANPUH-RS
reponame_str História da Educação
collection História da Educação
repository.name.fl_str_mv História da Educação - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ANPUH-RS)
repository.mail.fl_str_mv ||rhe.asphe@gmail.com
_version_ 1754209091851386880