PEDAGOGOS E SEUS CONHECIMENTOS E PRÁTICA SOBRE OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UMA ESTRATÉGIA DIFERENCIADA PARA O ENSINO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/434 |
Resumo: | O ato de ensinar precisa visar a aprendizagem com significado, o professor tem o potencial de proporcionar aos alunos o conhecer, o experimentar e o explorar espaços diferentes, propiciar novas maneiras para se ensinar e se aprender. É fundamental proporcionar condições para o aluno repensar, mudar pensamentos, atitudes e realidades da sociedade, pois precisa-se de pessoas com capacidades de refletir, compreender e modificar. Há muitos espaços que podem ser explorados, como, jardins botânicos, zoológicos, praças, trilhas ecológicas, museus, entre outros. O objetivo deste estudo, é analisar como professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental utilizam os Espaços não Formais de Ensino e de Aprendizagem buscando a Alfabetização Científica de seus alunos, em três escolas do município de Lajeado/RS/Brasil. A referida pesquisa caracteriza-se como qualitativa e exploratória, pois busca as informações diretamente com a população pesquisada. Os dados foram coletados em 2017 e 2018, por meio de entrevistas semiestruturadas e observações, com a utilização do gravador. Os dados coletados foram analisados por intermédio da Análise Textual Discursiva. Verificou-se que alguns dos professores pesquisados confundem os termos, relatam alguns dos desafios de não utilizar outros espaços além da escola, mas houveram também, professores que souberam e desenvolveram suas atividades em espaços não formais. Pretende-se através dos dados, compreender a dimensão das práticas pedagógicas dos professores referente a utilização ou não dos espaços não formais. |
id |
FAMA-0_9a23b30aaa6ae4512b3c0cbe0bd91663 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/434 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
PEDAGOGOS E SEUS CONHECIMENTOS E PRÁTICA SOBRE OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UMA ESTRATÉGIA DIFERENCIADA PARA O ENSINOensino. ensino de CiênciasAnos iniciais. Educação Infantil. Pesquisa.O ato de ensinar precisa visar a aprendizagem com significado, o professor tem o potencial de proporcionar aos alunos o conhecer, o experimentar e o explorar espaços diferentes, propiciar novas maneiras para se ensinar e se aprender. É fundamental proporcionar condições para o aluno repensar, mudar pensamentos, atitudes e realidades da sociedade, pois precisa-se de pessoas com capacidades de refletir, compreender e modificar. Há muitos espaços que podem ser explorados, como, jardins botânicos, zoológicos, praças, trilhas ecológicas, museus, entre outros. O objetivo deste estudo, é analisar como professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental utilizam os Espaços não Formais de Ensino e de Aprendizagem buscando a Alfabetização Científica de seus alunos, em três escolas do município de Lajeado/RS/Brasil. A referida pesquisa caracteriza-se como qualitativa e exploratória, pois busca as informações diretamente com a população pesquisada. Os dados foram coletados em 2017 e 2018, por meio de entrevistas semiestruturadas e observações, com a utilização do gravador. Os dados coletados foram analisados por intermédio da Análise Textual Discursiva. Verificou-se que alguns dos professores pesquisados confundem os termos, relatam alguns dos desafios de não utilizar outros espaços além da escola, mas houveram também, professores que souberam e desenvolveram suas atividades em espaços não formais. Pretende-se através dos dados, compreender a dimensão das práticas pedagógicas dos professores referente a utilização ou não dos espaços não formais.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMACAPESHenckes, Simone Beatriz ReckziegelScartezzini, BárbaraStrohschoen, Andreia Aparecida Guimarães2019-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/43410.29031/pedf.v14i12.434Pedagogia em Foco; v. 14, n. 12 (2019): Pedagogia em Foco; 135-1512178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/434/392http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/434/71http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/434/72http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/434/73http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/434/74http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/434/75Direitos autorais 2019 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/434Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.946Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PEDAGOGOS E SEUS CONHECIMENTOS E PRÁTICA SOBRE OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UMA ESTRATÉGIA DIFERENCIADA PARA O ENSINO |
title |
PEDAGOGOS E SEUS CONHECIMENTOS E PRÁTICA SOBRE OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UMA ESTRATÉGIA DIFERENCIADA PARA O ENSINO |
spellingShingle |
PEDAGOGOS E SEUS CONHECIMENTOS E PRÁTICA SOBRE OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UMA ESTRATÉGIA DIFERENCIADA PARA O ENSINO Henckes, Simone Beatriz Reckziegel ensino. ensino de Ciências Anos iniciais. Educação Infantil. Pesquisa. |
title_short |
PEDAGOGOS E SEUS CONHECIMENTOS E PRÁTICA SOBRE OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UMA ESTRATÉGIA DIFERENCIADA PARA O ENSINO |
title_full |
PEDAGOGOS E SEUS CONHECIMENTOS E PRÁTICA SOBRE OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UMA ESTRATÉGIA DIFERENCIADA PARA O ENSINO |
title_fullStr |
PEDAGOGOS E SEUS CONHECIMENTOS E PRÁTICA SOBRE OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UMA ESTRATÉGIA DIFERENCIADA PARA O ENSINO |
title_full_unstemmed |
PEDAGOGOS E SEUS CONHECIMENTOS E PRÁTICA SOBRE OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UMA ESTRATÉGIA DIFERENCIADA PARA O ENSINO |
title_sort |
PEDAGOGOS E SEUS CONHECIMENTOS E PRÁTICA SOBRE OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UMA ESTRATÉGIA DIFERENCIADA PARA O ENSINO |
author |
Henckes, Simone Beatriz Reckziegel |
author_facet |
Henckes, Simone Beatriz Reckziegel Scartezzini, Bárbara Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães |
author_role |
author |
author2 |
Scartezzini, Bárbara Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henckes, Simone Beatriz Reckziegel Scartezzini, Bárbara Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino. ensino de Ciências Anos iniciais. Educação Infantil. Pesquisa. |
topic |
ensino. ensino de Ciências Anos iniciais. Educação Infantil. Pesquisa. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O ato de ensinar precisa visar a aprendizagem com significado, o professor tem o potencial de proporcionar aos alunos o conhecer, o experimentar e o explorar espaços diferentes, propiciar novas maneiras para se ensinar e se aprender. É fundamental proporcionar condições para o aluno repensar, mudar pensamentos, atitudes e realidades da sociedade, pois precisa-se de pessoas com capacidades de refletir, compreender e modificar. Há muitos espaços que podem ser explorados, como, jardins botânicos, zoológicos, praças, trilhas ecológicas, museus, entre outros. O objetivo deste estudo, é analisar como professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental utilizam os Espaços não Formais de Ensino e de Aprendizagem buscando a Alfabetização Científica de seus alunos, em três escolas do município de Lajeado/RS/Brasil. A referida pesquisa caracteriza-se como qualitativa e exploratória, pois busca as informações diretamente com a população pesquisada. Os dados foram coletados em 2017 e 2018, por meio de entrevistas semiestruturadas e observações, com a utilização do gravador. Os dados coletados foram analisados por intermédio da Análise Textual Discursiva. Verificou-se que alguns dos professores pesquisados confundem os termos, relatam alguns dos desafios de não utilizar outros espaços além da escola, mas houveram também, professores que souberam e desenvolveram suas atividades em espaços não formais. Pretende-se através dos dados, compreender a dimensão das práticas pedagógicas dos professores referente a utilização ou não dos espaços não formais. |
description |
O ato de ensinar precisa visar a aprendizagem com significado, o professor tem o potencial de proporcionar aos alunos o conhecer, o experimentar e o explorar espaços diferentes, propiciar novas maneiras para se ensinar e se aprender. É fundamental proporcionar condições para o aluno repensar, mudar pensamentos, atitudes e realidades da sociedade, pois precisa-se de pessoas com capacidades de refletir, compreender e modificar. Há muitos espaços que podem ser explorados, como, jardins botânicos, zoológicos, praças, trilhas ecológicas, museus, entre outros. O objetivo deste estudo, é analisar como professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental utilizam os Espaços não Formais de Ensino e de Aprendizagem buscando a Alfabetização Científica de seus alunos, em três escolas do município de Lajeado/RS/Brasil. A referida pesquisa caracteriza-se como qualitativa e exploratória, pois busca as informações diretamente com a população pesquisada. Os dados foram coletados em 2017 e 2018, por meio de entrevistas semiestruturadas e observações, com a utilização do gravador. Os dados coletados foram analisados por intermédio da Análise Textual Discursiva. Verificou-se que alguns dos professores pesquisados confundem os termos, relatam alguns dos desafios de não utilizar outros espaços além da escola, mas houveram também, professores que souberam e desenvolveram suas atividades em espaços não formais. Pretende-se através dos dados, compreender a dimensão das práticas pedagógicas dos professores referente a utilização ou não dos espaços não formais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/434 10.29031/pedf.v14i12.434 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/434 |
identifier_str_mv |
10.29031/pedf.v14i12.434 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/434/392 http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/434/71 http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/434/72 http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/434/73 http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/434/74 http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/434/75 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 14, n. 12 (2019): Pedagogia em Foco; 135-151 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926377418752 |