PARA UMA PEDAGOGIA DO ESCLARECIMENTO: A ATUALIZAÇÃO DA EMANCIPAÇÃO NO CAMPO EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO A PARTIR DE ADORNO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/30 |
Resumo: | O artigo apresenta as razões pelas quais o tema da emancipação é urgente para a atualidade do campo educacional. A hipótese que norteia tal empreendimento é a de que a pedagogia do esclarecimento, aportada no pensamento de T.W. Adorno, é ferramenta de ativação de uma perspectiva de educar enquanto experiência de formação (Bildung) para a resistência e a superação das contradições que objetificam os sujeitos na cultura contemporânea. Para tanto, percorreram-se duas etapas. Na primeira, analisa-se a cultura como um diagnóstico perturbador à emancipação, ainda que a educação tenha se filiado à tradição da cultura do esclarecimento. Ao mesmo tempo, faz-se um diagnóstico filosófico das razões pelas quais a realização da emancipação pela educação não se concretizou. A seguir, exploram-se os argumentos ao redor das ideias que sustentam e reivindicam a atualização da temática da emancipação para o campo educacional, tendo por base teórica a vertente do pensamento adorniano. O seu escopo final demonstra que, ao contrário de um problema datado, a emancipação é uma temática mais que urgente para se pensar as finalidades das estratégias de educação no mundo contemporâneo, além de se questionar o que se está fazendo com as atuais condições do vir - a - ser humano, no lugar do seu ser-assim, como atestou Adorno. |
id |
FAMA-0_aa31f63e50fa778d0b78bf559d24df1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/30 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
PARA UMA PEDAGOGIA DO ESCLARECIMENTO: A ATUALIZAÇÃO DA EMANCIPAÇÃO NO CAMPO EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO A PARTIR DE ADORNOEducação. Emancipação. Cultura.O artigo apresenta as razões pelas quais o tema da emancipação é urgente para a atualidade do campo educacional. A hipótese que norteia tal empreendimento é a de que a pedagogia do esclarecimento, aportada no pensamento de T.W. Adorno, é ferramenta de ativação de uma perspectiva de educar enquanto experiência de formação (Bildung) para a resistência e a superação das contradições que objetificam os sujeitos na cultura contemporânea. Para tanto, percorreram-se duas etapas. Na primeira, analisa-se a cultura como um diagnóstico perturbador à emancipação, ainda que a educação tenha se filiado à tradição da cultura do esclarecimento. Ao mesmo tempo, faz-se um diagnóstico filosófico das razões pelas quais a realização da emancipação pela educação não se concretizou. A seguir, exploram-se os argumentos ao redor das ideias que sustentam e reivindicam a atualização da temática da emancipação para o campo educacional, tendo por base teórica a vertente do pensamento adorniano. O seu escopo final demonstra que, ao contrário de um problema datado, a emancipação é uma temática mais que urgente para se pensar as finalidades das estratégias de educação no mundo contemporâneo, além de se questionar o que se está fazendo com as atuais condições do vir - a - ser humano, no lugar do seu ser-assim, como atestou Adorno.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMACARVALHO, Alexandre Filordi deSILVA, Lilian Barbosa da2014-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/30Pedagogia em Foco; v. 9, n. 1 (2014): Pedagogia em Foco2178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/30/30Direitos autorais 2014 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/30Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.371Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PARA UMA PEDAGOGIA DO ESCLARECIMENTO: A ATUALIZAÇÃO DA EMANCIPAÇÃO NO CAMPO EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO A PARTIR DE ADORNO |
title |
PARA UMA PEDAGOGIA DO ESCLARECIMENTO: A ATUALIZAÇÃO DA EMANCIPAÇÃO NO CAMPO EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO A PARTIR DE ADORNO |
spellingShingle |
PARA UMA PEDAGOGIA DO ESCLARECIMENTO: A ATUALIZAÇÃO DA EMANCIPAÇÃO NO CAMPO EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO A PARTIR DE ADORNO CARVALHO, Alexandre Filordi de Educação. Emancipação. Cultura. |
title_short |
PARA UMA PEDAGOGIA DO ESCLARECIMENTO: A ATUALIZAÇÃO DA EMANCIPAÇÃO NO CAMPO EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO A PARTIR DE ADORNO |
title_full |
PARA UMA PEDAGOGIA DO ESCLARECIMENTO: A ATUALIZAÇÃO DA EMANCIPAÇÃO NO CAMPO EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO A PARTIR DE ADORNO |
title_fullStr |
PARA UMA PEDAGOGIA DO ESCLARECIMENTO: A ATUALIZAÇÃO DA EMANCIPAÇÃO NO CAMPO EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO A PARTIR DE ADORNO |
title_full_unstemmed |
PARA UMA PEDAGOGIA DO ESCLARECIMENTO: A ATUALIZAÇÃO DA EMANCIPAÇÃO NO CAMPO EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO A PARTIR DE ADORNO |
title_sort |
PARA UMA PEDAGOGIA DO ESCLARECIMENTO: A ATUALIZAÇÃO DA EMANCIPAÇÃO NO CAMPO EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO A PARTIR DE ADORNO |
author |
CARVALHO, Alexandre Filordi de |
author_facet |
CARVALHO, Alexandre Filordi de SILVA, Lilian Barbosa da |
author_role |
author |
author2 |
SILVA, Lilian Barbosa da |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CARVALHO, Alexandre Filordi de SILVA, Lilian Barbosa da |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Emancipação. Cultura. |
topic |
Educação. Emancipação. Cultura. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O artigo apresenta as razões pelas quais o tema da emancipação é urgente para a atualidade do campo educacional. A hipótese que norteia tal empreendimento é a de que a pedagogia do esclarecimento, aportada no pensamento de T.W. Adorno, é ferramenta de ativação de uma perspectiva de educar enquanto experiência de formação (Bildung) para a resistência e a superação das contradições que objetificam os sujeitos na cultura contemporânea. Para tanto, percorreram-se duas etapas. Na primeira, analisa-se a cultura como um diagnóstico perturbador à emancipação, ainda que a educação tenha se filiado à tradição da cultura do esclarecimento. Ao mesmo tempo, faz-se um diagnóstico filosófico das razões pelas quais a realização da emancipação pela educação não se concretizou. A seguir, exploram-se os argumentos ao redor das ideias que sustentam e reivindicam a atualização da temática da emancipação para o campo educacional, tendo por base teórica a vertente do pensamento adorniano. O seu escopo final demonstra que, ao contrário de um problema datado, a emancipação é uma temática mais que urgente para se pensar as finalidades das estratégias de educação no mundo contemporâneo, além de se questionar o que se está fazendo com as atuais condições do vir - a - ser humano, no lugar do seu ser-assim, como atestou Adorno. |
description |
O artigo apresenta as razões pelas quais o tema da emancipação é urgente para a atualidade do campo educacional. A hipótese que norteia tal empreendimento é a de que a pedagogia do esclarecimento, aportada no pensamento de T.W. Adorno, é ferramenta de ativação de uma perspectiva de educar enquanto experiência de formação (Bildung) para a resistência e a superação das contradições que objetificam os sujeitos na cultura contemporânea. Para tanto, percorreram-se duas etapas. Na primeira, analisa-se a cultura como um diagnóstico perturbador à emancipação, ainda que a educação tenha se filiado à tradição da cultura do esclarecimento. Ao mesmo tempo, faz-se um diagnóstico filosófico das razões pelas quais a realização da emancipação pela educação não se concretizou. A seguir, exploram-se os argumentos ao redor das ideias que sustentam e reivindicam a atualização da temática da emancipação para o campo educacional, tendo por base teórica a vertente do pensamento adorniano. O seu escopo final demonstra que, ao contrário de um problema datado, a emancipação é uma temática mais que urgente para se pensar as finalidades das estratégias de educação no mundo contemporâneo, além de se questionar o que se está fazendo com as atuais condições do vir - a - ser humano, no lugar do seu ser-assim, como atestou Adorno. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-08 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/30 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/30 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/30/30 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 9, n. 1 (2014): Pedagogia em Foco 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926294581248 |