PARA UMA PEDAGOGIA DO ESCLARECIMENTO: A ATUALIZAÇÃO DA EMANCIPAÇÃO NO CAMPO EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO A PARTIR DE ADORNO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARVALHO, Alexandre Filordi de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: SILVA, Lilian Barbosa da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/30
Resumo: O artigo apresenta as razões pelas quais o tema da emancipação é urgente para a atualidade do campo educacional. A hipótese que norteia tal empreendimento é a de que a pedagogia do esclarecimento, aportada no pensamento de T.W. Adorno, é ferramenta de ativação de uma perspectiva de educar enquanto experiência de formação (Bildung) para a resistência e a superação das contradições que objetificam os sujeitos na cultura contemporânea. Para tanto, percorreram-se duas etapas. Na primeira, analisa-se a cultura como um diagnóstico perturbador à emancipação, ainda que a educação tenha se filiado à tradição da cultura do esclarecimento. Ao mesmo tempo, faz-se um diagnóstico filosófico das razões pelas quais a realização da emancipação pela educação não se concretizou. A seguir, exploram-se os argumentos ao redor das ideias que sustentam e reivindicam a atualização da temática da emancipação para o campo educacional, tendo por base teórica a vertente do pensamento adorniano. O seu escopo final demonstra que, ao contrário de um problema datado, a emancipação é uma temática mais que urgente para se pensar as finalidades das estratégias de educação no mundo contemporâneo, além de se questionar o que se está fazendo com as atuais condições do vir - a - ser humano, no lugar do seu ser-assim, como atestou Adorno.
id FAMA-0_aa31f63e50fa778d0b78bf559d24df1d
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/30
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling PARA UMA PEDAGOGIA DO ESCLARECIMENTO: A ATUALIZAÇÃO DA EMANCIPAÇÃO NO CAMPO EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO A PARTIR DE ADORNOEducação. Emancipação. Cultura.O artigo apresenta as razões pelas quais o tema da emancipação é urgente para a atualidade do campo educacional. A hipótese que norteia tal empreendimento é a de que a pedagogia do esclarecimento, aportada no pensamento de T.W. Adorno, é ferramenta de ativação de uma perspectiva de educar enquanto experiência de formação (Bildung) para a resistência e a superação das contradições que objetificam os sujeitos na cultura contemporânea. Para tanto, percorreram-se duas etapas. Na primeira, analisa-se a cultura como um diagnóstico perturbador à emancipação, ainda que a educação tenha se filiado à tradição da cultura do esclarecimento. Ao mesmo tempo, faz-se um diagnóstico filosófico das razões pelas quais a realização da emancipação pela educação não se concretizou. A seguir, exploram-se os argumentos ao redor das ideias que sustentam e reivindicam a atualização da temática da emancipação para o campo educacional, tendo por base teórica a vertente do pensamento adorniano. O seu escopo final demonstra que, ao contrário de um problema datado, a emancipação é uma temática mais que urgente para se pensar as finalidades das estratégias de educação no mundo contemporâneo, além de se questionar o que se está fazendo com as atuais condições do vir - a - ser humano, no lugar do seu ser-assim, como atestou Adorno.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMACARVALHO, Alexandre Filordi deSILVA, Lilian Barbosa da2014-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/30Pedagogia em Foco; v. 9, n. 1 (2014): Pedagogia em Foco2178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/30/30Direitos autorais 2014 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/30Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.371Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv PARA UMA PEDAGOGIA DO ESCLARECIMENTO: A ATUALIZAÇÃO DA EMANCIPAÇÃO NO CAMPO EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO A PARTIR DE ADORNO
title PARA UMA PEDAGOGIA DO ESCLARECIMENTO: A ATUALIZAÇÃO DA EMANCIPAÇÃO NO CAMPO EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO A PARTIR DE ADORNO
spellingShingle PARA UMA PEDAGOGIA DO ESCLARECIMENTO: A ATUALIZAÇÃO DA EMANCIPAÇÃO NO CAMPO EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO A PARTIR DE ADORNO
CARVALHO, Alexandre Filordi de
Educação. Emancipação. Cultura.
title_short PARA UMA PEDAGOGIA DO ESCLARECIMENTO: A ATUALIZAÇÃO DA EMANCIPAÇÃO NO CAMPO EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO A PARTIR DE ADORNO
title_full PARA UMA PEDAGOGIA DO ESCLARECIMENTO: A ATUALIZAÇÃO DA EMANCIPAÇÃO NO CAMPO EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO A PARTIR DE ADORNO
title_fullStr PARA UMA PEDAGOGIA DO ESCLARECIMENTO: A ATUALIZAÇÃO DA EMANCIPAÇÃO NO CAMPO EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO A PARTIR DE ADORNO
title_full_unstemmed PARA UMA PEDAGOGIA DO ESCLARECIMENTO: A ATUALIZAÇÃO DA EMANCIPAÇÃO NO CAMPO EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO A PARTIR DE ADORNO
title_sort PARA UMA PEDAGOGIA DO ESCLARECIMENTO: A ATUALIZAÇÃO DA EMANCIPAÇÃO NO CAMPO EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO A PARTIR DE ADORNO
author CARVALHO, Alexandre Filordi de
author_facet CARVALHO, Alexandre Filordi de
SILVA, Lilian Barbosa da
author_role author
author2 SILVA, Lilian Barbosa da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv CARVALHO, Alexandre Filordi de
SILVA, Lilian Barbosa da
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Emancipação. Cultura.
topic Educação. Emancipação. Cultura.
dc.description.none.fl_txt_mv O artigo apresenta as razões pelas quais o tema da emancipação é urgente para a atualidade do campo educacional. A hipótese que norteia tal empreendimento é a de que a pedagogia do esclarecimento, aportada no pensamento de T.W. Adorno, é ferramenta de ativação de uma perspectiva de educar enquanto experiência de formação (Bildung) para a resistência e a superação das contradições que objetificam os sujeitos na cultura contemporânea. Para tanto, percorreram-se duas etapas. Na primeira, analisa-se a cultura como um diagnóstico perturbador à emancipação, ainda que a educação tenha se filiado à tradição da cultura do esclarecimento. Ao mesmo tempo, faz-se um diagnóstico filosófico das razões pelas quais a realização da emancipação pela educação não se concretizou. A seguir, exploram-se os argumentos ao redor das ideias que sustentam e reivindicam a atualização da temática da emancipação para o campo educacional, tendo por base teórica a vertente do pensamento adorniano. O seu escopo final demonstra que, ao contrário de um problema datado, a emancipação é uma temática mais que urgente para se pensar as finalidades das estratégias de educação no mundo contemporâneo, além de se questionar o que se está fazendo com as atuais condições do vir - a - ser humano, no lugar do seu ser-assim, como atestou Adorno.
description O artigo apresenta as razões pelas quais o tema da emancipação é urgente para a atualidade do campo educacional. A hipótese que norteia tal empreendimento é a de que a pedagogia do esclarecimento, aportada no pensamento de T.W. Adorno, é ferramenta de ativação de uma perspectiva de educar enquanto experiência de formação (Bildung) para a resistência e a superação das contradições que objetificam os sujeitos na cultura contemporânea. Para tanto, percorreram-se duas etapas. Na primeira, analisa-se a cultura como um diagnóstico perturbador à emancipação, ainda que a educação tenha se filiado à tradição da cultura do esclarecimento. Ao mesmo tempo, faz-se um diagnóstico filosófico das razões pelas quais a realização da emancipação pela educação não se concretizou. A seguir, exploram-se os argumentos ao redor das ideias que sustentam e reivindicam a atualização da temática da emancipação para o campo educacional, tendo por base teórica a vertente do pensamento adorniano. O seu escopo final demonstra que, ao contrário de um problema datado, a emancipação é uma temática mais que urgente para se pensar as finalidades das estratégias de educação no mundo contemporâneo, além de se questionar o que se está fazendo com as atuais condições do vir - a - ser humano, no lugar do seu ser-assim, como atestou Adorno.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/30
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/30
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/30/30
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 9, n. 1 (2014): Pedagogia em Foco
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926294581248