AS CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS PARA A COMPREENSÃO DA DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/362 |
Resumo: | A diversidade sexual e de gênero no âmbito escolar, ao receber veementes críticas de grupos específicos da sociedade brasileira, estaciona entre a importância da formação docente para o acolhimento e as controvérsias geradas sobre a temática. Este estudo, através de uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada e cunho bibliográfico, analisa os Estudos de Gênero e a correlação das Neurociências pela ótica de diferentes autores com a diversidade sexual e de gênero, contrapondo o discurso heteronormativo na formação docente. Os resultados apontam para a importância da associação entre campos de estudos interdisciplinares que credibilizem e assegurem o avanço das políticas públicas educacionais sobre o tema. |
id |
FAMA-0_b4e4ca664bbf5101a3ad2b3f18870e86 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/362 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
AS CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS PARA A COMPREENSÃO DA DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNEROEducaçãoEstudos de gênero. Neurociências. Heteronormatividade.A diversidade sexual e de gênero no âmbito escolar, ao receber veementes críticas de grupos específicos da sociedade brasileira, estaciona entre a importância da formação docente para o acolhimento e as controvérsias geradas sobre a temática. Este estudo, através de uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada e cunho bibliográfico, analisa os Estudos de Gênero e a correlação das Neurociências pela ótica de diferentes autores com a diversidade sexual e de gênero, contrapondo o discurso heteronormativo na formação docente. Os resultados apontam para a importância da associação entre campos de estudos interdisciplinares que credibilizem e assegurem o avanço das políticas públicas educacionais sobre o tema.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMANoro, DeisiCrespi, Livia SaianiNóbile, Márcia Finimundi2018-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/36210.29031/pedf.v13i10.362Pedagogia em Foco; v. 13, n. 10 (2018): Pedagogia em Foco; 104-1152178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/362/314Direitos autorais 2018 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/362Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.639Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS PARA A COMPREENSÃO DA DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO |
title |
AS CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS PARA A COMPREENSÃO DA DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO |
spellingShingle |
AS CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS PARA A COMPREENSÃO DA DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO Noro, Deisi Educação Estudos de gênero. Neurociências. Heteronormatividade. |
title_short |
AS CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS PARA A COMPREENSÃO DA DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO |
title_full |
AS CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS PARA A COMPREENSÃO DA DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO |
title_fullStr |
AS CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS PARA A COMPREENSÃO DA DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO |
title_full_unstemmed |
AS CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS PARA A COMPREENSÃO DA DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO |
title_sort |
AS CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS PARA A COMPREENSÃO DA DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO |
author |
Noro, Deisi |
author_facet |
Noro, Deisi Crespi, Livia Saiani Nóbile, Márcia Finimundi |
author_role |
author |
author2 |
Crespi, Livia Saiani Nóbile, Márcia Finimundi |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Noro, Deisi Crespi, Livia Saiani Nóbile, Márcia Finimundi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Estudos de gênero. Neurociências. Heteronormatividade. |
topic |
Educação Estudos de gênero. Neurociências. Heteronormatividade. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A diversidade sexual e de gênero no âmbito escolar, ao receber veementes críticas de grupos específicos da sociedade brasileira, estaciona entre a importância da formação docente para o acolhimento e as controvérsias geradas sobre a temática. Este estudo, através de uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada e cunho bibliográfico, analisa os Estudos de Gênero e a correlação das Neurociências pela ótica de diferentes autores com a diversidade sexual e de gênero, contrapondo o discurso heteronormativo na formação docente. Os resultados apontam para a importância da associação entre campos de estudos interdisciplinares que credibilizem e assegurem o avanço das políticas públicas educacionais sobre o tema. |
description |
A diversidade sexual e de gênero no âmbito escolar, ao receber veementes críticas de grupos específicos da sociedade brasileira, estaciona entre a importância da formação docente para o acolhimento e as controvérsias geradas sobre a temática. Este estudo, através de uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada e cunho bibliográfico, analisa os Estudos de Gênero e a correlação das Neurociências pela ótica de diferentes autores com a diversidade sexual e de gênero, contrapondo o discurso heteronormativo na formação docente. Os resultados apontam para a importância da associação entre campos de estudos interdisciplinares que credibilizem e assegurem o avanço das políticas públicas educacionais sobre o tema. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/362 10.29031/pedf.v13i10.362 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/362 |
identifier_str_mv |
10.29031/pedf.v13i10.362 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/362/314 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 13, n. 10 (2018): Pedagogia em Foco; 104-115 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926333378560 |