Evolução das contribuições da neurociência para a educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13599 |
Resumo: | Este estudo teve por objetivo elucidar o entendimento acerca da evolução de estudos e práticas que se articulam entre Neurociência e Educação Infantil. Analisou-se a produção de conhecimento por meio de artigos científicos a respeito do tema em um determinado recorte temporal (2010 – 2020), e com base em sua relevância para o assunto em questão. A pesquisa procurou embasar a compreensão do conceito de Educação Infantil, bem como as contribuições da Neurociência da aprendizagem para essa etapa da educação. Identificou-se os processos que envolvem a prática da Neurociência da aprendizagem no contexto da Educação Infantil. O estudo utilizou-se de abordagem qualitativa, a partir de uma revisão bibliográfica de caráter exploratório. Os resultados expõem valiosas e indispensáveis contribuições da Neurociência para a Educação Infantil, que permitem o conhecimento do funcionamento do cérebro e podem auxiliar nas práticas pedagógicas de forma mais efetiva. Destaca-se ainda a importância do papel da escola e do educador na busca por tentar compreender como o cérebro aprende. |
id |
UCB-2_ced25339b0b72e93963a3230df35e9f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/13599 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Cordeiro, Bernadete Moreira PessanhaGirão, Bruna Carvalho2021-04-07T14:10:52Z2021-03-122021-04-07T14:10:52Z2020GIRÃO, Bruna Carvalho. Evolução das contribuições da neurociência para a educação infantil. 2020. 15 f. Artigo (Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Com Ênfase em Neurociência) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13599Submitted by Karina Martins (karina.martins@ucb.br) on 2021-03-12T12:01:32Z No. of bitstreams: 1 BrunaCarvalhoGiraoTCCLatoSensu2010.pdf: 268513 bytes, checksum: 1eaba2e057883a96fe89bf2b1fc2f62b (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2021-04-07T14:10:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BrunaCarvalhoGiraoTCCLatoSensu2010.pdf: 268513 bytes, checksum: 1eaba2e057883a96fe89bf2b1fc2f62b (MD5)Made available in DSpace on 2021-04-07T14:10:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BrunaCarvalhoGiraoTCCLatoSensu2010.pdf: 268513 bytes, checksum: 1eaba2e057883a96fe89bf2b1fc2f62b (MD5) Previous issue date: 2020Este estudo teve por objetivo elucidar o entendimento acerca da evolução de estudos e práticas que se articulam entre Neurociência e Educação Infantil. Analisou-se a produção de conhecimento por meio de artigos científicos a respeito do tema em um determinado recorte temporal (2010 – 2020), e com base em sua relevância para o assunto em questão. A pesquisa procurou embasar a compreensão do conceito de Educação Infantil, bem como as contribuições da Neurociência da aprendizagem para essa etapa da educação. Identificou-se os processos que envolvem a prática da Neurociência da aprendizagem no contexto da Educação Infantil. O estudo utilizou-se de abordagem qualitativa, a partir de uma revisão bibliográfica de caráter exploratório. Os resultados expõem valiosas e indispensáveis contribuições da Neurociência para a Educação Infantil, que permitem o conhecimento do funcionamento do cérebro e podem auxiliar nas práticas pedagógicas de forma mais efetiva. Destaca-se ainda a importância do papel da escola e do educador na busca por tentar compreender como o cérebro aprende.porUniversidade Católica de BrasíliaPPG - Revistas e Artigos CientíficosUCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAONeurociênciaEducação infantilNeurociência da educaçãoEvolução das contribuições da neurociência para a educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEspecialização em Psicopedagogia com Ênfase em Neurociênciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTBrunaCarvalhoGirãoTCCLatoSensu2020.pdf.txtBrunaCarvalhoGirãoTCCLatoSensu2020.pdf.txtExtracted texttext/plain32493https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13599/4/BrunaCarvalhoGir%c3%a3oTCCLatoSensu2020.pdf.txta5ff64173e63cbd392886ee15a8d0750MD54ORIGINALBrunaCarvalhoGirãoTCCLatoSensu2020.pdfBrunaCarvalhoGirãoTCCLatoSensu2020.pdfArtigoapplication/pdf273895https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13599/3/BrunaCarvalhoGir%c3%a3oTCCLatoSensu2020.pdfb1678b347f519dc9b6d1b771be09d175MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81869https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13599/2/license.txt4d5160124c10e76e035be9c2700508e4MD52123456789/135992021-11-18 02:11:53.051Repositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Evolução das contribuições da neurociência para a educação infantil |
title |
Evolução das contribuições da neurociência para a educação infantil |
spellingShingle |
Evolução das contribuições da neurociência para a educação infantil Girão, Bruna Carvalho CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Neurociência Educação infantil Neurociência da educação |
title_short |
Evolução das contribuições da neurociência para a educação infantil |
title_full |
Evolução das contribuições da neurociência para a educação infantil |
title_fullStr |
Evolução das contribuições da neurociência para a educação infantil |
title_full_unstemmed |
Evolução das contribuições da neurociência para a educação infantil |
title_sort |
Evolução das contribuições da neurociência para a educação infantil |
author |
Girão, Bruna Carvalho |
author_facet |
Girão, Bruna Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cordeiro, Bernadete Moreira Pessanha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Girão, Bruna Carvalho |
contributor_str_mv |
Cordeiro, Bernadete Moreira Pessanha |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Neurociência Educação infantil Neurociência da educação |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Neurociência Educação infantil Neurociência da educação |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Este estudo teve por objetivo elucidar o entendimento acerca da evolução de estudos e práticas que se articulam entre Neurociência e Educação Infantil. Analisou-se a produção de conhecimento por meio de artigos científicos a respeito do tema em um determinado recorte temporal (2010 – 2020), e com base em sua relevância para o assunto em questão. A pesquisa procurou embasar a compreensão do conceito de Educação Infantil, bem como as contribuições da Neurociência da aprendizagem para essa etapa da educação. Identificou-se os processos que envolvem a prática da Neurociência da aprendizagem no contexto da Educação Infantil. O estudo utilizou-se de abordagem qualitativa, a partir de uma revisão bibliográfica de caráter exploratório. Os resultados expõem valiosas e indispensáveis contribuições da Neurociência para a Educação Infantil, que permitem o conhecimento do funcionamento do cérebro e podem auxiliar nas práticas pedagógicas de forma mais efetiva. Destaca-se ainda a importância do papel da escola e do educador na busca por tentar compreender como o cérebro aprende. |
description |
Este estudo teve por objetivo elucidar o entendimento acerca da evolução de estudos e práticas que se articulam entre Neurociência e Educação Infantil. Analisou-se a produção de conhecimento por meio de artigos científicos a respeito do tema em um determinado recorte temporal (2010 – 2020), e com base em sua relevância para o assunto em questão. A pesquisa procurou embasar a compreensão do conceito de Educação Infantil, bem como as contribuições da Neurociência da aprendizagem para essa etapa da educação. Identificou-se os processos que envolvem a prática da Neurociência da aprendizagem no contexto da Educação Infantil. O estudo utilizou-se de abordagem qualitativa, a partir de uma revisão bibliográfica de caráter exploratório. Os resultados expõem valiosas e indispensáveis contribuições da Neurociência para a Educação Infantil, que permitem o conhecimento do funcionamento do cérebro e podem auxiliar nas práticas pedagógicas de forma mais efetiva. Destaca-se ainda a importância do papel da escola e do educador na busca por tentar compreender como o cérebro aprende. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-07T14:10:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-03-12 2021-04-07T14:10:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GIRÃO, Bruna Carvalho. Evolução das contribuições da neurociência para a educação infantil. 2020. 15 f. Artigo (Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Com Ênfase em Neurociência) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13599 |
identifier_str_mv |
GIRÃO, Bruna Carvalho. Evolução das contribuições da neurociência para a educação infantil. 2020. 15 f. Artigo (Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Com Ênfase em Neurociência) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2020. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13599 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG - Revistas e Artigos Científicos |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13599/4/BrunaCarvalhoGir%c3%a3oTCCLatoSensu2020.pdf.txt https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13599/3/BrunaCarvalhoGir%c3%a3oTCCLatoSensu2020.pdf https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13599/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a5ff64173e63cbd392886ee15a8d0750 b1678b347f519dc9b6d1b771be09d175 4d5160124c10e76e035be9c2700508e4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829926519996416 |