Evolução das contribuições da neurociência para a educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Girão, Bruna Carvalho
Data de Publicação: 2020
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13599
Resumo: Este estudo teve por objetivo elucidar o entendimento acerca da evolução de estudos e práticas que se articulam entre Neurociência e Educação Infantil. Analisou-se a produção de conhecimento por meio de artigos científicos a respeito do tema em um determinado recorte temporal (2010 – 2020), e com base em sua relevância para o assunto em questão. A pesquisa procurou embasar a compreensão do conceito de Educação Infantil, bem como as contribuições da Neurociência da aprendizagem para essa etapa da educação. Identificou-se os processos que envolvem a prática da Neurociência da aprendizagem no contexto da Educação Infantil. O estudo utilizou-se de abordagem qualitativa, a partir de uma revisão bibliográfica de caráter exploratório. Os resultados expõem valiosas e indispensáveis contribuições da Neurociência para a Educação Infantil, que permitem o conhecimento do funcionamento do cérebro e podem auxiliar nas práticas pedagógicas de forma mais efetiva. Destaca-se ainda a importância do papel da escola e do educador na busca por tentar compreender como o cérebro aprende.
id UCB-2_ced25339b0b72e93963a3230df35e9f5
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/13599
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Cordeiro, Bernadete Moreira PessanhaGirão, Bruna Carvalho2021-04-07T14:10:52Z2021-03-122021-04-07T14:10:52Z2020GIRÃO, Bruna Carvalho. Evolução das contribuições da neurociência para a educação infantil. 2020. 15 f. Artigo (Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Com Ênfase em Neurociência) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13599Submitted by Karina Martins (karina.martins@ucb.br) on 2021-03-12T12:01:32Z No. of bitstreams: 1 BrunaCarvalhoGiraoTCCLatoSensu2010.pdf: 268513 bytes, checksum: 1eaba2e057883a96fe89bf2b1fc2f62b (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2021-04-07T14:10:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BrunaCarvalhoGiraoTCCLatoSensu2010.pdf: 268513 bytes, checksum: 1eaba2e057883a96fe89bf2b1fc2f62b (MD5)Made available in DSpace on 2021-04-07T14:10:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BrunaCarvalhoGiraoTCCLatoSensu2010.pdf: 268513 bytes, checksum: 1eaba2e057883a96fe89bf2b1fc2f62b (MD5) Previous issue date: 2020Este estudo teve por objetivo elucidar o entendimento acerca da evolução de estudos e práticas que se articulam entre Neurociência e Educação Infantil. Analisou-se a produção de conhecimento por meio de artigos científicos a respeito do tema em um determinado recorte temporal (2010 – 2020), e com base em sua relevância para o assunto em questão. A pesquisa procurou embasar a compreensão do conceito de Educação Infantil, bem como as contribuições da Neurociência da aprendizagem para essa etapa da educação. Identificou-se os processos que envolvem a prática da Neurociência da aprendizagem no contexto da Educação Infantil. O estudo utilizou-se de abordagem qualitativa, a partir de uma revisão bibliográfica de caráter exploratório. Os resultados expõem valiosas e indispensáveis contribuições da Neurociência para a Educação Infantil, que permitem o conhecimento do funcionamento do cérebro e podem auxiliar nas práticas pedagógicas de forma mais efetiva. Destaca-se ainda a importância do papel da escola e do educador na busca por tentar compreender como o cérebro aprende.porUniversidade Católica de BrasíliaPPG - Revistas e Artigos CientíficosUCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAONeurociênciaEducação infantilNeurociência da educaçãoEvolução das contribuições da neurociência para a educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEspecialização em Psicopedagogia com Ênfase em Neurociênciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTBrunaCarvalhoGirãoTCCLatoSensu2020.pdf.txtBrunaCarvalhoGirãoTCCLatoSensu2020.pdf.txtExtracted texttext/plain32493https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13599/4/BrunaCarvalhoGir%c3%a3oTCCLatoSensu2020.pdf.txta5ff64173e63cbd392886ee15a8d0750MD54ORIGINALBrunaCarvalhoGirãoTCCLatoSensu2020.pdfBrunaCarvalhoGirãoTCCLatoSensu2020.pdfArtigoapplication/pdf273895https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13599/3/BrunaCarvalhoGir%c3%a3oTCCLatoSensu2020.pdfb1678b347f519dc9b6d1b771be09d175MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81869https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13599/2/license.txt4d5160124c10e76e035be9c2700508e4MD52123456789/135992021-11-18 02:11:53.051Repositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Evolução das contribuições da neurociência para a educação infantil
title Evolução das contribuições da neurociência para a educação infantil
spellingShingle Evolução das contribuições da neurociência para a educação infantil
Girão, Bruna Carvalho
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Neurociência
Educação infantil
Neurociência da educação
title_short Evolução das contribuições da neurociência para a educação infantil
title_full Evolução das contribuições da neurociência para a educação infantil
title_fullStr Evolução das contribuições da neurociência para a educação infantil
title_full_unstemmed Evolução das contribuições da neurociência para a educação infantil
title_sort Evolução das contribuições da neurociência para a educação infantil
author Girão, Bruna Carvalho
author_facet Girão, Bruna Carvalho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cordeiro, Bernadete Moreira Pessanha
dc.contributor.author.fl_str_mv Girão, Bruna Carvalho
contributor_str_mv Cordeiro, Bernadete Moreira Pessanha
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Neurociência
Educação infantil
Neurociência da educação
dc.subject.por.fl_str_mv Neurociência
Educação infantil
Neurociência da educação
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este estudo teve por objetivo elucidar o entendimento acerca da evolução de estudos e práticas que se articulam entre Neurociência e Educação Infantil. Analisou-se a produção de conhecimento por meio de artigos científicos a respeito do tema em um determinado recorte temporal (2010 – 2020), e com base em sua relevância para o assunto em questão. A pesquisa procurou embasar a compreensão do conceito de Educação Infantil, bem como as contribuições da Neurociência da aprendizagem para essa etapa da educação. Identificou-se os processos que envolvem a prática da Neurociência da aprendizagem no contexto da Educação Infantil. O estudo utilizou-se de abordagem qualitativa, a partir de uma revisão bibliográfica de caráter exploratório. Os resultados expõem valiosas e indispensáveis contribuições da Neurociência para a Educação Infantil, que permitem o conhecimento do funcionamento do cérebro e podem auxiliar nas práticas pedagógicas de forma mais efetiva. Destaca-se ainda a importância do papel da escola e do educador na busca por tentar compreender como o cérebro aprende.
description Este estudo teve por objetivo elucidar o entendimento acerca da evolução de estudos e práticas que se articulam entre Neurociência e Educação Infantil. Analisou-se a produção de conhecimento por meio de artigos científicos a respeito do tema em um determinado recorte temporal (2010 – 2020), e com base em sua relevância para o assunto em questão. A pesquisa procurou embasar a compreensão do conceito de Educação Infantil, bem como as contribuições da Neurociência da aprendizagem para essa etapa da educação. Identificou-se os processos que envolvem a prática da Neurociência da aprendizagem no contexto da Educação Infantil. O estudo utilizou-se de abordagem qualitativa, a partir de uma revisão bibliográfica de caráter exploratório. Os resultados expõem valiosas e indispensáveis contribuições da Neurociência para a Educação Infantil, que permitem o conhecimento do funcionamento do cérebro e podem auxiliar nas práticas pedagógicas de forma mais efetiva. Destaca-se ainda a importância do papel da escola e do educador na busca por tentar compreender como o cérebro aprende.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-07T14:10:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-12
2021-04-07T14:10:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GIRÃO, Bruna Carvalho. Evolução das contribuições da neurociência para a educação infantil. 2020. 15 f. Artigo (Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Com Ênfase em Neurociência) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13599
identifier_str_mv GIRÃO, Bruna Carvalho. Evolução das contribuições da neurociência para a educação infantil. 2020. 15 f. Artigo (Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Com Ênfase em Neurociência) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG - Revistas e Artigos Científicos
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13599/4/BrunaCarvalhoGir%c3%a3oTCCLatoSensu2020.pdf.txt
https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13599/3/BrunaCarvalhoGir%c3%a3oTCCLatoSensu2020.pdf
https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13599/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a5ff64173e63cbd392886ee15a8d0750
b1678b347f519dc9b6d1b771be09d175
4d5160124c10e76e035be9c2700508e4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829926519996416