A questão da identidade de gênero na educação básica: educadores e jogos de poder
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/2281 |
Resumo: | >O presente trabalho avalia abordagens pedagógicas na formação da identidade de gênero na Educação Básica, oferecendo subsídios teórico-reflexivos aos educadores que buscam visão menos heteronormativa. Alcançá-la faz parte de um jogo de interesses, muito além do comprometimento com a construção de perspectivas inclusivas. Propõe-se uma revisão bibliográfica, revelando jogos subjetivos para o termo diferença, encarado dentro de estratégias e políticas institucionais impostas para garantir estabilidade na identidade socialmente estabelecida por normal. Analisamos o rótulo diferente como estratégia para lucro na sociedade do consumo, assim como propõe a mídia. Portanto, é necessário refletir as relações educador/educando/escola, analisando conflitos, disputas e jogos de poder para que se persiga uma postura ética na prática educativa. |
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