LITERATURA: PONTO DE PARTIDA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA TRANSFORMADORA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/10 |
Resumo: | Uma reflexão acerca dos problemas presentes no sistema educacional atual revela que uma causa para os mesmos está na oferta de um ensino engessado, permeado de conteúdos com os quais os alunos não se identificam. Ensino esse constituído por aulas monótonas e incapazes de despertar nos educandos sensibilidade e senso crítico, características essenciais para que atuem como cidadãos capazes de contribuir para melhorias na sociedade em que se inserem, o que é considerado um dos fundamentos básicos da Educação. Nesse contexto, esse trabalho se propõe a analisar as particularidades do texto literário na tentativa de evidenciar em que medida e em que intensidade a literatura em sala de aula pode contribuir para que a escola verdadeiramente execute sua função formadora, processo no qual a figura do professor torna-se essencial. Para isso, será realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de levantar e analisar diversos pressupostos acerca de tal problemática. |
id |
FAMA-0_bcac86d2c9a3d4dd18d199f51accfeda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/10 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
LITERATURA: PONTO DE PARTIDA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA TRANSFORMADORAEscola; Professor; Literatura; TransformaçãoUma reflexão acerca dos problemas presentes no sistema educacional atual revela que uma causa para os mesmos está na oferta de um ensino engessado, permeado de conteúdos com os quais os alunos não se identificam. Ensino esse constituído por aulas monótonas e incapazes de despertar nos educandos sensibilidade e senso crítico, características essenciais para que atuem como cidadãos capazes de contribuir para melhorias na sociedade em que se inserem, o que é considerado um dos fundamentos básicos da Educação. Nesse contexto, esse trabalho se propõe a analisar as particularidades do texto literário na tentativa de evidenciar em que medida e em que intensidade a literatura em sala de aula pode contribuir para que a escola verdadeiramente execute sua função formadora, processo no qual a figura do professor torna-se essencial. Para isso, será realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de levantar e analisar diversos pressupostos acerca de tal problemática.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAANDRADE, Renata Aparecida de Freitas Araújo e2014-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/10Pedagogia em Foco; n. 8 (2013): Pedagogia em Foco2178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/10/10Direitos autorais 2013 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/10Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.575Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LITERATURA: PONTO DE PARTIDA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA TRANSFORMADORA |
title |
LITERATURA: PONTO DE PARTIDA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA TRANSFORMADORA |
spellingShingle |
LITERATURA: PONTO DE PARTIDA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA TRANSFORMADORA ANDRADE, Renata Aparecida de Freitas Araújo e Escola; Professor; Literatura; Transformação |
title_short |
LITERATURA: PONTO DE PARTIDA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA TRANSFORMADORA |
title_full |
LITERATURA: PONTO DE PARTIDA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA TRANSFORMADORA |
title_fullStr |
LITERATURA: PONTO DE PARTIDA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA TRANSFORMADORA |
title_full_unstemmed |
LITERATURA: PONTO DE PARTIDA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA TRANSFORMADORA |
title_sort |
LITERATURA: PONTO DE PARTIDA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA TRANSFORMADORA |
author |
ANDRADE, Renata Aparecida de Freitas Araújo e |
author_facet |
ANDRADE, Renata Aparecida de Freitas Araújo e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ANDRADE, Renata Aparecida de Freitas Araújo e |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola; Professor; Literatura; Transformação |
topic |
Escola; Professor; Literatura; Transformação |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Uma reflexão acerca dos problemas presentes no sistema educacional atual revela que uma causa para os mesmos está na oferta de um ensino engessado, permeado de conteúdos com os quais os alunos não se identificam. Ensino esse constituído por aulas monótonas e incapazes de despertar nos educandos sensibilidade e senso crítico, características essenciais para que atuem como cidadãos capazes de contribuir para melhorias na sociedade em que se inserem, o que é considerado um dos fundamentos básicos da Educação. Nesse contexto, esse trabalho se propõe a analisar as particularidades do texto literário na tentativa de evidenciar em que medida e em que intensidade a literatura em sala de aula pode contribuir para que a escola verdadeiramente execute sua função formadora, processo no qual a figura do professor torna-se essencial. Para isso, será realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de levantar e analisar diversos pressupostos acerca de tal problemática. |
description |
Uma reflexão acerca dos problemas presentes no sistema educacional atual revela que uma causa para os mesmos está na oferta de um ensino engessado, permeado de conteúdos com os quais os alunos não se identificam. Ensino esse constituído por aulas monótonas e incapazes de despertar nos educandos sensibilidade e senso crítico, características essenciais para que atuem como cidadãos capazes de contribuir para melhorias na sociedade em que se inserem, o que é considerado um dos fundamentos básicos da Educação. Nesse contexto, esse trabalho se propõe a analisar as particularidades do texto literário na tentativa de evidenciar em que medida e em que intensidade a literatura em sala de aula pode contribuir para que a escola verdadeiramente execute sua função formadora, processo no qual a figura do professor torna-se essencial. Para isso, será realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de levantar e analisar diversos pressupostos acerca de tal problemática. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/10 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/10 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/10/10 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2013 Pedagogia em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2013 Pedagogia em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; n. 8 (2013): Pedagogia em Foco 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926326038528 |