LITERATURA: PONTO DE PARTIDA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA TRANSFORMADORA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, Renata Aparecida de Freitas Araújo e
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/10
Resumo: Uma reflexão acerca dos problemas presentes no sistema educacional atual revela que uma causa para os mesmos está na oferta de um ensino engessado, permeado de conteúdos com os quais os alunos não se identificam. Ensino esse constituído por aulas monótonas e incapazes de despertar nos educandos sensibilidade e senso crítico, características essenciais para que atuem como cidadãos capazes de contribuir para melhorias na sociedade em que se inserem, o que é considerado um dos fundamentos básicos da Educação. Nesse contexto, esse trabalho se propõe a analisar as particularidades do texto literário na tentativa de evidenciar em que medida e em que intensidade a literatura em sala de aula pode contribuir para que a escola verdadeiramente execute sua função formadora, processo no qual a figura do professor torna-se essencial. Para isso, será realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de levantar e analisar diversos pressupostos acerca de tal problemática.
id FAMA-0_bcac86d2c9a3d4dd18d199f51accfeda
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/10
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling LITERATURA: PONTO DE PARTIDA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA TRANSFORMADORAEscola; Professor; Literatura; TransformaçãoUma reflexão acerca dos problemas presentes no sistema educacional atual revela que uma causa para os mesmos está na oferta de um ensino engessado, permeado de conteúdos com os quais os alunos não se identificam. Ensino esse constituído por aulas monótonas e incapazes de despertar nos educandos sensibilidade e senso crítico, características essenciais para que atuem como cidadãos capazes de contribuir para melhorias na sociedade em que se inserem, o que é considerado um dos fundamentos básicos da Educação. Nesse contexto, esse trabalho se propõe a analisar as particularidades do texto literário na tentativa de evidenciar em que medida e em que intensidade a literatura em sala de aula pode contribuir para que a escola verdadeiramente execute sua função formadora, processo no qual a figura do professor torna-se essencial. Para isso, será realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de levantar e analisar diversos pressupostos acerca de tal problemática.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAANDRADE, Renata Aparecida de Freitas Araújo e2014-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/10Pedagogia em Foco; n. 8 (2013): Pedagogia em Foco2178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/10/10Direitos autorais 2013 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/10Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.575Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv LITERATURA: PONTO DE PARTIDA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA TRANSFORMADORA
title LITERATURA: PONTO DE PARTIDA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA TRANSFORMADORA
spellingShingle LITERATURA: PONTO DE PARTIDA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA TRANSFORMADORA
ANDRADE, Renata Aparecida de Freitas Araújo e
Escola; Professor; Literatura; Transformação
title_short LITERATURA: PONTO DE PARTIDA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA TRANSFORMADORA
title_full LITERATURA: PONTO DE PARTIDA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA TRANSFORMADORA
title_fullStr LITERATURA: PONTO DE PARTIDA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA TRANSFORMADORA
title_full_unstemmed LITERATURA: PONTO DE PARTIDA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA TRANSFORMADORA
title_sort LITERATURA: PONTO DE PARTIDA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA TRANSFORMADORA
author ANDRADE, Renata Aparecida de Freitas Araújo e
author_facet ANDRADE, Renata Aparecida de Freitas Araújo e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDRADE, Renata Aparecida de Freitas Araújo e
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Escola; Professor; Literatura; Transformação
topic Escola; Professor; Literatura; Transformação
dc.description.none.fl_txt_mv Uma reflexão acerca dos problemas presentes no sistema educacional atual revela que uma causa para os mesmos está na oferta de um ensino engessado, permeado de conteúdos com os quais os alunos não se identificam. Ensino esse constituído por aulas monótonas e incapazes de despertar nos educandos sensibilidade e senso crítico, características essenciais para que atuem como cidadãos capazes de contribuir para melhorias na sociedade em que se inserem, o que é considerado um dos fundamentos básicos da Educação. Nesse contexto, esse trabalho se propõe a analisar as particularidades do texto literário na tentativa de evidenciar em que medida e em que intensidade a literatura em sala de aula pode contribuir para que a escola verdadeiramente execute sua função formadora, processo no qual a figura do professor torna-se essencial. Para isso, será realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de levantar e analisar diversos pressupostos acerca de tal problemática.
description Uma reflexão acerca dos problemas presentes no sistema educacional atual revela que uma causa para os mesmos está na oferta de um ensino engessado, permeado de conteúdos com os quais os alunos não se identificam. Ensino esse constituído por aulas monótonas e incapazes de despertar nos educandos sensibilidade e senso crítico, características essenciais para que atuem como cidadãos capazes de contribuir para melhorias na sociedade em que se inserem, o que é considerado um dos fundamentos básicos da Educação. Nesse contexto, esse trabalho se propõe a analisar as particularidades do texto literário na tentativa de evidenciar em que medida e em que intensidade a literatura em sala de aula pode contribuir para que a escola verdadeiramente execute sua função formadora, processo no qual a figura do professor torna-se essencial. Para isso, será realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de levantar e analisar diversos pressupostos acerca de tal problemática.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-13
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/10
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/10
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/10/10
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2013 Pedagogia em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2013 Pedagogia em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; n. 8 (2013): Pedagogia em Foco
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926326038528