DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/89 |
Resumo: | O presente estudo sobre dificuldades de aprendizagem e intervenção pedagógica teve como objetivo descrever sobre os problemas de aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental e analisar como estão sendo aplicadas as intervenções pedagógicas dentro dos diversos níveis de alfabetização. Os resultados mostram que os professores relatam que existem três concepções distintas de dificuldade de aprendizagem: dificuldade em assimilar o conteúdo, dificuldade na leitura e na escrita e dificuldade no raciocínio. Mas, também relatam que essas dificuldades das crianças são reversíveis. As causas das dificuldades são atribuídas à família, à criança e à escola. Assim, levantando a literatura pertinente sobre o tema, buscou-se explicar historicamente os elementos que interferem na sala de aula. Acreditamos poder colaborar trazendo, com essa pesquisa, informações que possam auxiliar a equipe escolar e, especialmente, os professores na reflexão de problemas que seus alunos apresentam na escola. Da literatura empregada podemos citar Ferreiro (1987), Antunes (1999) Fonseca, (1995); o estudo foi de natureza quantitativa e qualitativa, além de exploratório, descritivo e analítico. |
id |
FAMA-0_c2b7b69e0ccf6e9b8addf110cb7cbfaf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/89 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICASEducação. Pedagogia.Educação. Fracasso escolar. Intervenção Pedagógica.O presente estudo sobre dificuldades de aprendizagem e intervenção pedagógica teve como objetivo descrever sobre os problemas de aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental e analisar como estão sendo aplicadas as intervenções pedagógicas dentro dos diversos níveis de alfabetização. Os resultados mostram que os professores relatam que existem três concepções distintas de dificuldade de aprendizagem: dificuldade em assimilar o conteúdo, dificuldade na leitura e na escrita e dificuldade no raciocínio. Mas, também relatam que essas dificuldades das crianças são reversíveis. As causas das dificuldades são atribuídas à família, à criança e à escola. Assim, levantando a literatura pertinente sobre o tema, buscou-se explicar historicamente os elementos que interferem na sala de aula. Acreditamos poder colaborar trazendo, com essa pesquisa, informações que possam auxiliar a equipe escolar e, especialmente, os professores na reflexão de problemas que seus alunos apresentam na escola. Da literatura empregada podemos citar Ferreiro (1987), Antunes (1999) Fonseca, (1995); o estudo foi de natureza quantitativa e qualitativa, além de exploratório, descritivo e analítico.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAOLIVEIRA, Neila Maria de2015-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/89Pedagogia em Foco; v. 10, n. 3 (2015): Pedagogia em foco; 97-1092178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/89/83Direitos autorais 2015 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/89Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:20.516Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS |
title |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS |
spellingShingle |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS OLIVEIRA, Neila Maria de Educação. Pedagogia. Educação. Fracasso escolar. Intervenção Pedagógica. |
title_short |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS |
title_full |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS |
title_fullStr |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS |
title_full_unstemmed |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS |
title_sort |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS |
author |
OLIVEIRA, Neila Maria de |
author_facet |
OLIVEIRA, Neila Maria de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Neila Maria de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Pedagogia. Educação. Fracasso escolar. Intervenção Pedagógica. |
topic |
Educação. Pedagogia. Educação. Fracasso escolar. Intervenção Pedagógica. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente estudo sobre dificuldades de aprendizagem e intervenção pedagógica teve como objetivo descrever sobre os problemas de aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental e analisar como estão sendo aplicadas as intervenções pedagógicas dentro dos diversos níveis de alfabetização. Os resultados mostram que os professores relatam que existem três concepções distintas de dificuldade de aprendizagem: dificuldade em assimilar o conteúdo, dificuldade na leitura e na escrita e dificuldade no raciocínio. Mas, também relatam que essas dificuldades das crianças são reversíveis. As causas das dificuldades são atribuídas à família, à criança e à escola. Assim, levantando a literatura pertinente sobre o tema, buscou-se explicar historicamente os elementos que interferem na sala de aula. Acreditamos poder colaborar trazendo, com essa pesquisa, informações que possam auxiliar a equipe escolar e, especialmente, os professores na reflexão de problemas que seus alunos apresentam na escola. Da literatura empregada podemos citar Ferreiro (1987), Antunes (1999) Fonseca, (1995); o estudo foi de natureza quantitativa e qualitativa, além de exploratório, descritivo e analítico. |
description |
O presente estudo sobre dificuldades de aprendizagem e intervenção pedagógica teve como objetivo descrever sobre os problemas de aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental e analisar como estão sendo aplicadas as intervenções pedagógicas dentro dos diversos níveis de alfabetização. Os resultados mostram que os professores relatam que existem três concepções distintas de dificuldade de aprendizagem: dificuldade em assimilar o conteúdo, dificuldade na leitura e na escrita e dificuldade no raciocínio. Mas, também relatam que essas dificuldades das crianças são reversíveis. As causas das dificuldades são atribuídas à família, à criança e à escola. Assim, levantando a literatura pertinente sobre o tema, buscou-se explicar historicamente os elementos que interferem na sala de aula. Acreditamos poder colaborar trazendo, com essa pesquisa, informações que possam auxiliar a equipe escolar e, especialmente, os professores na reflexão de problemas que seus alunos apresentam na escola. Da literatura empregada podemos citar Ferreiro (1987), Antunes (1999) Fonseca, (1995); o estudo foi de natureza quantitativa e qualitativa, além de exploratório, descritivo e analítico. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/89 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/89 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/89/83 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 10, n. 3 (2015): Pedagogia em foco; 97-109 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926457110528 |