DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Neila Maria de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/89
Resumo: O presente estudo sobre dificuldades de aprendizagem e intervenção pedagógica teve como objetivo descrever sobre os problemas de aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental e analisar como estão sendo aplicadas as intervenções pedagógicas dentro dos diversos níveis de alfabetização. Os resultados mostram que os professores relatam que existem três concepções distintas de dificuldade de aprendizagem: dificuldade em assimilar o conteúdo, dificuldade na leitura e na escrita e dificuldade no raciocínio. Mas, também relatam que essas dificuldades das crianças são reversíveis. As causas das dificuldades são atribuídas à família, à criança e à escola. Assim, levantando a literatura pertinente sobre o tema, buscou-se explicar historicamente os elementos que interferem na sala de aula. Acreditamos poder colaborar trazendo, com essa pesquisa, informações que possam auxiliar a equipe escolar e, especialmente, os professores na reflexão de problemas que seus alunos apresentam na escola. Da literatura empregada podemos citar Ferreiro (1987), Antunes (1999) Fonseca, (1995); o estudo foi de natureza quantitativa e qualitativa, além de exploratório, descritivo e analítico.
id FAMA-0_c2b7b69e0ccf6e9b8addf110cb7cbfaf
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/89
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICASEducação. Pedagogia.Educação. Fracasso escolar. Intervenção Pedagógica.O presente estudo sobre dificuldades de aprendizagem e intervenção pedagógica teve como objetivo descrever sobre os problemas de aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental e analisar como estão sendo aplicadas as intervenções pedagógicas dentro dos diversos níveis de alfabetização. Os resultados mostram que os professores relatam que existem três concepções distintas de dificuldade de aprendizagem: dificuldade em assimilar o conteúdo, dificuldade na leitura e na escrita e dificuldade no raciocínio. Mas, também relatam que essas dificuldades das crianças são reversíveis. As causas das dificuldades são atribuídas à família, à criança e à escola. Assim, levantando a literatura pertinente sobre o tema, buscou-se explicar historicamente os elementos que interferem na sala de aula. Acreditamos poder colaborar trazendo, com essa pesquisa, informações que possam auxiliar a equipe escolar e, especialmente, os professores na reflexão de problemas que seus alunos apresentam na escola. Da literatura empregada podemos citar Ferreiro (1987), Antunes (1999) Fonseca, (1995); o estudo foi de natureza quantitativa e qualitativa, além de exploratório, descritivo e analítico.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAOLIVEIRA, Neila Maria de2015-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/89Pedagogia em Foco; v. 10, n. 3 (2015): Pedagogia em foco; 97-1092178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/89/83Direitos autorais 2015 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/89Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:20.516Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS
title DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS
spellingShingle DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS
OLIVEIRA, Neila Maria de
Educação. Pedagogia.
Educação. Fracasso escolar. Intervenção Pedagógica.
title_short DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS
title_full DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS
title_fullStr DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS
title_full_unstemmed DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS
title_sort DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS
author OLIVEIRA, Neila Maria de
author_facet OLIVEIRA, Neila Maria de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Neila Maria de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Pedagogia.
Educação. Fracasso escolar. Intervenção Pedagógica.
topic Educação. Pedagogia.
Educação. Fracasso escolar. Intervenção Pedagógica.
dc.description.none.fl_txt_mv O presente estudo sobre dificuldades de aprendizagem e intervenção pedagógica teve como objetivo descrever sobre os problemas de aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental e analisar como estão sendo aplicadas as intervenções pedagógicas dentro dos diversos níveis de alfabetização. Os resultados mostram que os professores relatam que existem três concepções distintas de dificuldade de aprendizagem: dificuldade em assimilar o conteúdo, dificuldade na leitura e na escrita e dificuldade no raciocínio. Mas, também relatam que essas dificuldades das crianças são reversíveis. As causas das dificuldades são atribuídas à família, à criança e à escola. Assim, levantando a literatura pertinente sobre o tema, buscou-se explicar historicamente os elementos que interferem na sala de aula. Acreditamos poder colaborar trazendo, com essa pesquisa, informações que possam auxiliar a equipe escolar e, especialmente, os professores na reflexão de problemas que seus alunos apresentam na escola. Da literatura empregada podemos citar Ferreiro (1987), Antunes (1999) Fonseca, (1995); o estudo foi de natureza quantitativa e qualitativa, além de exploratório, descritivo e analítico.
description O presente estudo sobre dificuldades de aprendizagem e intervenção pedagógica teve como objetivo descrever sobre os problemas de aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental e analisar como estão sendo aplicadas as intervenções pedagógicas dentro dos diversos níveis de alfabetização. Os resultados mostram que os professores relatam que existem três concepções distintas de dificuldade de aprendizagem: dificuldade em assimilar o conteúdo, dificuldade na leitura e na escrita e dificuldade no raciocínio. Mas, também relatam que essas dificuldades das crianças são reversíveis. As causas das dificuldades são atribuídas à família, à criança e à escola. Assim, levantando a literatura pertinente sobre o tema, buscou-se explicar historicamente os elementos que interferem na sala de aula. Acreditamos poder colaborar trazendo, com essa pesquisa, informações que possam auxiliar a equipe escolar e, especialmente, os professores na reflexão de problemas que seus alunos apresentam na escola. Da literatura empregada podemos citar Ferreiro (1987), Antunes (1999) Fonseca, (1995); o estudo foi de natureza quantitativa e qualitativa, além de exploratório, descritivo e analítico.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/89
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/89
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/89/83
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 10, n. 3 (2015): Pedagogia em foco; 97-109
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926457110528