AÇÕES DE INTERVENÇÃO DA SUPERVISÃO ESCOLAR CONSIDERANDO OS DIFERENTES RITMOS DE APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FREITAS, Maria Cristina Szczesny de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: LEÃO, Marcelo Franco, PEREIRA, Zelândia Cecconi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/60
Resumo: Este estudo teve como objetivo apontar ações de intervenção da supervisão escolar, no trabalho em salas de aula abordando as inteligências múltiplas. Objetivou também a democratização do conhecimento, bem como a minimização dos conflitos gerados pela utilização de metodologias inadequadas no ensino de alunos com diferentes ritmos de aprendizagem. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários mistos, compostos por cinco questões, sendo duas abertas e três fechadas. Estes questionários foram aplicados em 2012 e envolveu duas escolas públicas, uma da rede municipal e outra da rede estadual de Pantano Grande – RS. O público alvo foi composto por alunos, professores e supervisores. As Propostas Político Pedagógicas também foram analisadas neste estudo. A pesquisa deteve-se na observação das práticas pedagógicas utilizadas nas escolas, bem como na atuação da supervisão junto às mesmas. Os dados da pesquisa foram analisados com o auxílio das ideias dos autores supracitados. Para finalizar o estudo, foram elaboradas sugestões de intervenção da supervisão nos processos de ensino e de aprendizagem com ritmos diferenciados.
id FAMA-0_cb9ffdcfc52c6b70ee3f29edb892940e
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/60
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling AÇÕES DE INTERVENÇÃO DA SUPERVISÃO ESCOLAR CONSIDERANDO OS DIFERENTES RITMOS DE APRENDIZAGEMEducação. Ensino.Aprendizagem. Diversidade. Intervenção Pedagógica.Este estudo teve como objetivo apontar ações de intervenção da supervisão escolar, no trabalho em salas de aula abordando as inteligências múltiplas. Objetivou também a democratização do conhecimento, bem como a minimização dos conflitos gerados pela utilização de metodologias inadequadas no ensino de alunos com diferentes ritmos de aprendizagem. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários mistos, compostos por cinco questões, sendo duas abertas e três fechadas. Estes questionários foram aplicados em 2012 e envolveu duas escolas públicas, uma da rede municipal e outra da rede estadual de Pantano Grande – RS. O público alvo foi composto por alunos, professores e supervisores. As Propostas Político Pedagógicas também foram analisadas neste estudo. A pesquisa deteve-se na observação das práticas pedagógicas utilizadas nas escolas, bem como na atuação da supervisão junto às mesmas. Os dados da pesquisa foram analisados com o auxílio das ideias dos autores supracitados. Para finalizar o estudo, foram elaboradas sugestões de intervenção da supervisão nos processos de ensino e de aprendizagem com ritmos diferenciados.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAFREITAS, Maria Cristina Szczesny deLEÃO, Marcelo FrancoPEREIRA, Zelândia Cecconi2014-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/60Pedagogia em Foco; v. 9, n. 2 (2014): Pedagogia em Foco2178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/60/59Direitos autorais 2014 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/60Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:20.464Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv AÇÕES DE INTERVENÇÃO DA SUPERVISÃO ESCOLAR CONSIDERANDO OS DIFERENTES RITMOS DE APRENDIZAGEM
title AÇÕES DE INTERVENÇÃO DA SUPERVISÃO ESCOLAR CONSIDERANDO OS DIFERENTES RITMOS DE APRENDIZAGEM
spellingShingle AÇÕES DE INTERVENÇÃO DA SUPERVISÃO ESCOLAR CONSIDERANDO OS DIFERENTES RITMOS DE APRENDIZAGEM
FREITAS, Maria Cristina Szczesny de
Educação. Ensino.
Aprendizagem. Diversidade. Intervenção Pedagógica.
title_short AÇÕES DE INTERVENÇÃO DA SUPERVISÃO ESCOLAR CONSIDERANDO OS DIFERENTES RITMOS DE APRENDIZAGEM
title_full AÇÕES DE INTERVENÇÃO DA SUPERVISÃO ESCOLAR CONSIDERANDO OS DIFERENTES RITMOS DE APRENDIZAGEM
title_fullStr AÇÕES DE INTERVENÇÃO DA SUPERVISÃO ESCOLAR CONSIDERANDO OS DIFERENTES RITMOS DE APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed AÇÕES DE INTERVENÇÃO DA SUPERVISÃO ESCOLAR CONSIDERANDO OS DIFERENTES RITMOS DE APRENDIZAGEM
title_sort AÇÕES DE INTERVENÇÃO DA SUPERVISÃO ESCOLAR CONSIDERANDO OS DIFERENTES RITMOS DE APRENDIZAGEM
author FREITAS, Maria Cristina Szczesny de
author_facet FREITAS, Maria Cristina Szczesny de
LEÃO, Marcelo Franco
PEREIRA, Zelândia Cecconi
author_role author
author2 LEÃO, Marcelo Franco
PEREIRA, Zelândia Cecconi
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv FREITAS, Maria Cristina Szczesny de
LEÃO, Marcelo Franco
PEREIRA, Zelândia Cecconi
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Ensino.
Aprendizagem. Diversidade. Intervenção Pedagógica.
topic Educação. Ensino.
Aprendizagem. Diversidade. Intervenção Pedagógica.
dc.description.none.fl_txt_mv Este estudo teve como objetivo apontar ações de intervenção da supervisão escolar, no trabalho em salas de aula abordando as inteligências múltiplas. Objetivou também a democratização do conhecimento, bem como a minimização dos conflitos gerados pela utilização de metodologias inadequadas no ensino de alunos com diferentes ritmos de aprendizagem. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários mistos, compostos por cinco questões, sendo duas abertas e três fechadas. Estes questionários foram aplicados em 2012 e envolveu duas escolas públicas, uma da rede municipal e outra da rede estadual de Pantano Grande – RS. O público alvo foi composto por alunos, professores e supervisores. As Propostas Político Pedagógicas também foram analisadas neste estudo. A pesquisa deteve-se na observação das práticas pedagógicas utilizadas nas escolas, bem como na atuação da supervisão junto às mesmas. Os dados da pesquisa foram analisados com o auxílio das ideias dos autores supracitados. Para finalizar o estudo, foram elaboradas sugestões de intervenção da supervisão nos processos de ensino e de aprendizagem com ritmos diferenciados.
description Este estudo teve como objetivo apontar ações de intervenção da supervisão escolar, no trabalho em salas de aula abordando as inteligências múltiplas. Objetivou também a democratização do conhecimento, bem como a minimização dos conflitos gerados pela utilização de metodologias inadequadas no ensino de alunos com diferentes ritmos de aprendizagem. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários mistos, compostos por cinco questões, sendo duas abertas e três fechadas. Estes questionários foram aplicados em 2012 e envolveu duas escolas públicas, uma da rede municipal e outra da rede estadual de Pantano Grande – RS. O público alvo foi composto por alunos, professores e supervisores. As Propostas Político Pedagógicas também foram analisadas neste estudo. A pesquisa deteve-se na observação das práticas pedagógicas utilizadas nas escolas, bem como na atuação da supervisão junto às mesmas. Os dados da pesquisa foram analisados com o auxílio das ideias dos autores supracitados. Para finalizar o estudo, foram elaboradas sugestões de intervenção da supervisão nos processos de ensino e de aprendizagem com ritmos diferenciados.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/60
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/60
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/60/59
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 9, n. 2 (2014): Pedagogia em Foco
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926449770496