AÇÕES DE INTERVENÇÃO DA SUPERVISÃO ESCOLAR CONSIDERANDO OS DIFERENTES RITMOS DE APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/60 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo apontar ações de intervenção da supervisão escolar, no trabalho em salas de aula abordando as inteligências múltiplas. Objetivou também a democratização do conhecimento, bem como a minimização dos conflitos gerados pela utilização de metodologias inadequadas no ensino de alunos com diferentes ritmos de aprendizagem. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários mistos, compostos por cinco questões, sendo duas abertas e três fechadas. Estes questionários foram aplicados em 2012 e envolveu duas escolas públicas, uma da rede municipal e outra da rede estadual de Pantano Grande – RS. O público alvo foi composto por alunos, professores e supervisores. As Propostas Político Pedagógicas também foram analisadas neste estudo. A pesquisa deteve-se na observação das práticas pedagógicas utilizadas nas escolas, bem como na atuação da supervisão junto às mesmas. Os dados da pesquisa foram analisados com o auxílio das ideias dos autores supracitados. Para finalizar o estudo, foram elaboradas sugestões de intervenção da supervisão nos processos de ensino e de aprendizagem com ritmos diferenciados. |
id |
FAMA-0_cb9ffdcfc52c6b70ee3f29edb892940e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/60 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
AÇÕES DE INTERVENÇÃO DA SUPERVISÃO ESCOLAR CONSIDERANDO OS DIFERENTES RITMOS DE APRENDIZAGEMEducação. Ensino.Aprendizagem. Diversidade. Intervenção Pedagógica.Este estudo teve como objetivo apontar ações de intervenção da supervisão escolar, no trabalho em salas de aula abordando as inteligências múltiplas. Objetivou também a democratização do conhecimento, bem como a minimização dos conflitos gerados pela utilização de metodologias inadequadas no ensino de alunos com diferentes ritmos de aprendizagem. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários mistos, compostos por cinco questões, sendo duas abertas e três fechadas. Estes questionários foram aplicados em 2012 e envolveu duas escolas públicas, uma da rede municipal e outra da rede estadual de Pantano Grande – RS. O público alvo foi composto por alunos, professores e supervisores. As Propostas Político Pedagógicas também foram analisadas neste estudo. A pesquisa deteve-se na observação das práticas pedagógicas utilizadas nas escolas, bem como na atuação da supervisão junto às mesmas. Os dados da pesquisa foram analisados com o auxílio das ideias dos autores supracitados. Para finalizar o estudo, foram elaboradas sugestões de intervenção da supervisão nos processos de ensino e de aprendizagem com ritmos diferenciados.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAFREITAS, Maria Cristina Szczesny deLEÃO, Marcelo FrancoPEREIRA, Zelândia Cecconi2014-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/60Pedagogia em Foco; v. 9, n. 2 (2014): Pedagogia em Foco2178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/60/59Direitos autorais 2014 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/60Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:20.464Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AÇÕES DE INTERVENÇÃO DA SUPERVISÃO ESCOLAR CONSIDERANDO OS DIFERENTES RITMOS DE APRENDIZAGEM |
title |
AÇÕES DE INTERVENÇÃO DA SUPERVISÃO ESCOLAR CONSIDERANDO OS DIFERENTES RITMOS DE APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
AÇÕES DE INTERVENÇÃO DA SUPERVISÃO ESCOLAR CONSIDERANDO OS DIFERENTES RITMOS DE APRENDIZAGEM FREITAS, Maria Cristina Szczesny de Educação. Ensino. Aprendizagem. Diversidade. Intervenção Pedagógica. |
title_short |
AÇÕES DE INTERVENÇÃO DA SUPERVISÃO ESCOLAR CONSIDERANDO OS DIFERENTES RITMOS DE APRENDIZAGEM |
title_full |
AÇÕES DE INTERVENÇÃO DA SUPERVISÃO ESCOLAR CONSIDERANDO OS DIFERENTES RITMOS DE APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
AÇÕES DE INTERVENÇÃO DA SUPERVISÃO ESCOLAR CONSIDERANDO OS DIFERENTES RITMOS DE APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
AÇÕES DE INTERVENÇÃO DA SUPERVISÃO ESCOLAR CONSIDERANDO OS DIFERENTES RITMOS DE APRENDIZAGEM |
title_sort |
AÇÕES DE INTERVENÇÃO DA SUPERVISÃO ESCOLAR CONSIDERANDO OS DIFERENTES RITMOS DE APRENDIZAGEM |
author |
FREITAS, Maria Cristina Szczesny de |
author_facet |
FREITAS, Maria Cristina Szczesny de LEÃO, Marcelo Franco PEREIRA, Zelândia Cecconi |
author_role |
author |
author2 |
LEÃO, Marcelo Franco PEREIRA, Zelândia Cecconi |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FREITAS, Maria Cristina Szczesny de LEÃO, Marcelo Franco PEREIRA, Zelândia Cecconi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Ensino. Aprendizagem. Diversidade. Intervenção Pedagógica. |
topic |
Educação. Ensino. Aprendizagem. Diversidade. Intervenção Pedagógica. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este estudo teve como objetivo apontar ações de intervenção da supervisão escolar, no trabalho em salas de aula abordando as inteligências múltiplas. Objetivou também a democratização do conhecimento, bem como a minimização dos conflitos gerados pela utilização de metodologias inadequadas no ensino de alunos com diferentes ritmos de aprendizagem. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários mistos, compostos por cinco questões, sendo duas abertas e três fechadas. Estes questionários foram aplicados em 2012 e envolveu duas escolas públicas, uma da rede municipal e outra da rede estadual de Pantano Grande – RS. O público alvo foi composto por alunos, professores e supervisores. As Propostas Político Pedagógicas também foram analisadas neste estudo. A pesquisa deteve-se na observação das práticas pedagógicas utilizadas nas escolas, bem como na atuação da supervisão junto às mesmas. Os dados da pesquisa foram analisados com o auxílio das ideias dos autores supracitados. Para finalizar o estudo, foram elaboradas sugestões de intervenção da supervisão nos processos de ensino e de aprendizagem com ritmos diferenciados. |
description |
Este estudo teve como objetivo apontar ações de intervenção da supervisão escolar, no trabalho em salas de aula abordando as inteligências múltiplas. Objetivou também a democratização do conhecimento, bem como a minimização dos conflitos gerados pela utilização de metodologias inadequadas no ensino de alunos com diferentes ritmos de aprendizagem. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários mistos, compostos por cinco questões, sendo duas abertas e três fechadas. Estes questionários foram aplicados em 2012 e envolveu duas escolas públicas, uma da rede municipal e outra da rede estadual de Pantano Grande – RS. O público alvo foi composto por alunos, professores e supervisores. As Propostas Político Pedagógicas também foram analisadas neste estudo. A pesquisa deteve-se na observação das práticas pedagógicas utilizadas nas escolas, bem como na atuação da supervisão junto às mesmas. Os dados da pesquisa foram analisados com o auxílio das ideias dos autores supracitados. Para finalizar o estudo, foram elaboradas sugestões de intervenção da supervisão nos processos de ensino e de aprendizagem com ritmos diferenciados. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/60 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/60 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/60/59 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 9, n. 2 (2014): Pedagogia em Foco 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926449770496 |