AUTISMO: A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BUENO, Franciele dos Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: ALMEIDA, Hêmilly Lima de, BURGO, Ozilia Geraldini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2328
Resumo: A pesquisa tem como objetivo verificar possibilidades para uma ação docente mais adequada, possibilitando que as crianças autistas incluídas no espaço escolar tenham direito aos serviços de apoio especializado além de intervenção pedagógica multidisciplinar no ambiente escolar. Para tanto, será realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, a partir de livros, revistas/periódicos, teses, dissertações, legislação vigente na qual será delineada uma visão geral sobre a concepção do Autismo, sintomas e processo de desenvolvimento de aprendizagem. A inclusão, hoje, já é uma realidade no contexto escolar. As crianças com autismo têm assegurado sua participação no ensino regular, público e particular. No entanto, a qualidade do profissional e das instituições para acolher este público é muito questionada por não ter a formação para lidar com estas crianças. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) vem fechar a lacuna criada pelo ingresso de crianças com necessidades educacionais especiais ao ensino regular, como uma tentativa de garantir o acesso destas crianças as mesmas oportunidades oferecidas às crianças sem deficiência. Para que isso ocorra, o professor deve conhecer como são essas crianças autistas e ao mesmo tempo inserir ao processo educativo os apoios ou intervenções necessárias para promover o aprendizado e convívio desta criança de acordo com os parâmetros legais. Espera-se com essa pesquisa conhecer o referencial teórico sobre o autismo além de verificar possibilidades para uma ação docente mais adequada com um trabalho de intervenção multidisciplinar, possibilitando que as crianças autistas participem de uma educação de qualidade.
id UNICESU -1_2f1d45ed4a7bfc205d699c1478110398
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2328
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling AUTISMO: A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO MULTIDISCIPLINARAutismoIntervenção pedagógicaAprendizagemA pesquisa tem como objetivo verificar possibilidades para uma ação docente mais adequada, possibilitando que as crianças autistas incluídas no espaço escolar tenham direito aos serviços de apoio especializado além de intervenção pedagógica multidisciplinar no ambiente escolar. Para tanto, será realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, a partir de livros, revistas/periódicos, teses, dissertações, legislação vigente na qual será delineada uma visão geral sobre a concepção do Autismo, sintomas e processo de desenvolvimento de aprendizagem. A inclusão, hoje, já é uma realidade no contexto escolar. As crianças com autismo têm assegurado sua participação no ensino regular, público e particular. No entanto, a qualidade do profissional e das instituições para acolher este público é muito questionada por não ter a formação para lidar com estas crianças. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) vem fechar a lacuna criada pelo ingresso de crianças com necessidades educacionais especiais ao ensino regular, como uma tentativa de garantir o acesso destas crianças as mesmas oportunidades oferecidas às crianças sem deficiência. Para que isso ocorra, o professor deve conhecer como são essas crianças autistas e ao mesmo tempo inserir ao processo educativo os apoios ou intervenções necessárias para promover o aprendizado e convívio desta criança de acordo com os parâmetros legais. Espera-se com essa pesquisa conhecer o referencial teórico sobre o autismo além de verificar possibilidades para uma ação docente mais adequada com um trabalho de intervenção multidisciplinar, possibilitando que as crianças autistas participem de uma educação de qualidade.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-28T12:23:06Z2019-08-28T12:23:06Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2328porBUENO, Franciele dos SantosALMEIDA, Hêmilly Lima deBURGO, Ozilia Geraldiniinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:09:16ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv AUTISMO: A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO MULTIDISCIPLINAR
title AUTISMO: A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO MULTIDISCIPLINAR
spellingShingle AUTISMO: A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO MULTIDISCIPLINAR
BUENO, Franciele dos Santos
Autismo
Intervenção pedagógica
Aprendizagem
title_short AUTISMO: A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO MULTIDISCIPLINAR
title_full AUTISMO: A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO MULTIDISCIPLINAR
title_fullStr AUTISMO: A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO MULTIDISCIPLINAR
title_full_unstemmed AUTISMO: A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO MULTIDISCIPLINAR
title_sort AUTISMO: A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO MULTIDISCIPLINAR
author BUENO, Franciele dos Santos
author_facet BUENO, Franciele dos Santos
ALMEIDA, Hêmilly Lima de
BURGO, Ozilia Geraldini
author_role author
author2 ALMEIDA, Hêmilly Lima de
BURGO, Ozilia Geraldini
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BUENO, Franciele dos Santos
ALMEIDA, Hêmilly Lima de
BURGO, Ozilia Geraldini
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Intervenção pedagógica
Aprendizagem
topic Autismo
Intervenção pedagógica
Aprendizagem
description A pesquisa tem como objetivo verificar possibilidades para uma ação docente mais adequada, possibilitando que as crianças autistas incluídas no espaço escolar tenham direito aos serviços de apoio especializado além de intervenção pedagógica multidisciplinar no ambiente escolar. Para tanto, será realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, a partir de livros, revistas/periódicos, teses, dissertações, legislação vigente na qual será delineada uma visão geral sobre a concepção do Autismo, sintomas e processo de desenvolvimento de aprendizagem. A inclusão, hoje, já é uma realidade no contexto escolar. As crianças com autismo têm assegurado sua participação no ensino regular, público e particular. No entanto, a qualidade do profissional e das instituições para acolher este público é muito questionada por não ter a formação para lidar com estas crianças. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) vem fechar a lacuna criada pelo ingresso de crianças com necessidades educacionais especiais ao ensino regular, como uma tentativa de garantir o acesso destas crianças as mesmas oportunidades oferecidas às crianças sem deficiência. Para que isso ocorra, o professor deve conhecer como são essas crianças autistas e ao mesmo tempo inserir ao processo educativo os apoios ou intervenções necessárias para promover o aprendizado e convívio desta criança de acordo com os parâmetros legais. Espera-se com essa pesquisa conhecer o referencial teórico sobre o autismo além de verificar possibilidades para uma ação docente mais adequada com um trabalho de intervenção multidisciplinar, possibilitando que as crianças autistas participem de uma educação de qualidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-28T12:23:06Z
2019-08-28T12:23:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2328
identifier_str_mv 978-85-459-1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771960418369536