AUTISMO: A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO MULTIDISCIPLINAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2328 |
Resumo: | A pesquisa tem como objetivo verificar possibilidades para uma ação docente mais adequada, possibilitando que as crianças autistas incluídas no espaço escolar tenham direito aos serviços de apoio especializado além de intervenção pedagógica multidisciplinar no ambiente escolar. Para tanto, será realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, a partir de livros, revistas/periódicos, teses, dissertações, legislação vigente na qual será delineada uma visão geral sobre a concepção do Autismo, sintomas e processo de desenvolvimento de aprendizagem. A inclusão, hoje, já é uma realidade no contexto escolar. As crianças com autismo têm assegurado sua participação no ensino regular, público e particular. No entanto, a qualidade do profissional e das instituições para acolher este público é muito questionada por não ter a formação para lidar com estas crianças. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) vem fechar a lacuna criada pelo ingresso de crianças com necessidades educacionais especiais ao ensino regular, como uma tentativa de garantir o acesso destas crianças as mesmas oportunidades oferecidas às crianças sem deficiência. Para que isso ocorra, o professor deve conhecer como são essas crianças autistas e ao mesmo tempo inserir ao processo educativo os apoios ou intervenções necessárias para promover o aprendizado e convívio desta criança de acordo com os parâmetros legais. Espera-se com essa pesquisa conhecer o referencial teórico sobre o autismo além de verificar possibilidades para uma ação docente mais adequada com um trabalho de intervenção multidisciplinar, possibilitando que as crianças autistas participem de uma educação de qualidade. |
id |
UNICESU -1_2f1d45ed4a7bfc205d699c1478110398 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2328 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
AUTISMO: A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO MULTIDISCIPLINARAutismoIntervenção pedagógicaAprendizagemA pesquisa tem como objetivo verificar possibilidades para uma ação docente mais adequada, possibilitando que as crianças autistas incluídas no espaço escolar tenham direito aos serviços de apoio especializado além de intervenção pedagógica multidisciplinar no ambiente escolar. Para tanto, será realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, a partir de livros, revistas/periódicos, teses, dissertações, legislação vigente na qual será delineada uma visão geral sobre a concepção do Autismo, sintomas e processo de desenvolvimento de aprendizagem. A inclusão, hoje, já é uma realidade no contexto escolar. As crianças com autismo têm assegurado sua participação no ensino regular, público e particular. No entanto, a qualidade do profissional e das instituições para acolher este público é muito questionada por não ter a formação para lidar com estas crianças. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) vem fechar a lacuna criada pelo ingresso de crianças com necessidades educacionais especiais ao ensino regular, como uma tentativa de garantir o acesso destas crianças as mesmas oportunidades oferecidas às crianças sem deficiência. Para que isso ocorra, o professor deve conhecer como são essas crianças autistas e ao mesmo tempo inserir ao processo educativo os apoios ou intervenções necessárias para promover o aprendizado e convívio desta criança de acordo com os parâmetros legais. Espera-se com essa pesquisa conhecer o referencial teórico sobre o autismo além de verificar possibilidades para uma ação docente mais adequada com um trabalho de intervenção multidisciplinar, possibilitando que as crianças autistas participem de uma educação de qualidade.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-28T12:23:06Z2019-08-28T12:23:06Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2328porBUENO, Franciele dos SantosALMEIDA, Hêmilly Lima deBURGO, Ozilia Geraldiniinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:09:16ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
AUTISMO: A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO MULTIDISCIPLINAR |
title |
AUTISMO: A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO MULTIDISCIPLINAR |
spellingShingle |
AUTISMO: A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO MULTIDISCIPLINAR BUENO, Franciele dos Santos Autismo Intervenção pedagógica Aprendizagem |
title_short |
AUTISMO: A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO MULTIDISCIPLINAR |
title_full |
AUTISMO: A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO MULTIDISCIPLINAR |
title_fullStr |
AUTISMO: A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO MULTIDISCIPLINAR |
title_full_unstemmed |
AUTISMO: A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO MULTIDISCIPLINAR |
title_sort |
AUTISMO: A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO MULTIDISCIPLINAR |
author |
BUENO, Franciele dos Santos |
author_facet |
BUENO, Franciele dos Santos ALMEIDA, Hêmilly Lima de BURGO, Ozilia Geraldini |
author_role |
author |
author2 |
ALMEIDA, Hêmilly Lima de BURGO, Ozilia Geraldini |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BUENO, Franciele dos Santos ALMEIDA, Hêmilly Lima de BURGO, Ozilia Geraldini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo Intervenção pedagógica Aprendizagem |
topic |
Autismo Intervenção pedagógica Aprendizagem |
description |
A pesquisa tem como objetivo verificar possibilidades para uma ação docente mais adequada, possibilitando que as crianças autistas incluídas no espaço escolar tenham direito aos serviços de apoio especializado além de intervenção pedagógica multidisciplinar no ambiente escolar. Para tanto, será realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, a partir de livros, revistas/periódicos, teses, dissertações, legislação vigente na qual será delineada uma visão geral sobre a concepção do Autismo, sintomas e processo de desenvolvimento de aprendizagem. A inclusão, hoje, já é uma realidade no contexto escolar. As crianças com autismo têm assegurado sua participação no ensino regular, público e particular. No entanto, a qualidade do profissional e das instituições para acolher este público é muito questionada por não ter a formação para lidar com estas crianças. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) vem fechar a lacuna criada pelo ingresso de crianças com necessidades educacionais especiais ao ensino regular, como uma tentativa de garantir o acesso destas crianças as mesmas oportunidades oferecidas às crianças sem deficiência. Para que isso ocorra, o professor deve conhecer como são essas crianças autistas e ao mesmo tempo inserir ao processo educativo os apoios ou intervenções necessárias para promover o aprendizado e convívio desta criança de acordo com os parâmetros legais. Espera-se com essa pesquisa conhecer o referencial teórico sobre o autismo além de verificar possibilidades para uma ação docente mais adequada com um trabalho de intervenção multidisciplinar, possibilitando que as crianças autistas participem de uma educação de qualidade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-23 2019-08-28T12:23:06Z 2019-08-28T12:23:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-1280-4 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2328 |
identifier_str_mv |
978-85-459-1280-4 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2328 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771960418369536 |