CURRÍCULO ESCOLAR: A BÚSSOLA PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/69 |
Resumo: | Sendo o currículo o norte para uma boa aprendizagem e a bússola do ensino, redes municipais, escolas e educadores podem e devem participar ativamente da elaboração e construção do mesmo. Um currículo completo e elaborado no coletivo é necessário nos tempos atuais. Com teorias, objetivos e conteúdos, é ele que aponta o rumo para uma educação de qualidade. Considerando a importância de se analisar as práticas pedagógicas em um processo que envolve ação – reflexão – ação, este artigo tem por objetivo relatar e refletir a relevância de um estudo dirigido sobre as indagações que cercam os estudos e pesquisas do documento curricular, a fim de acolher e respeitar a diversidade cultural em sala de aula. Para a construção do trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica, acompanhada de reflexões sobre experiências conhecidas sobre o assunto abordado. Os resultados apontam que a elaboração de um currículo que considera os anseios e desejos que a realidade social esteja vivenciando, que enxergue as mazelas sociais e que identifique os padrões culturais existentes na sociedade, é a saída para a construção de uma educação de qualidade, ao mesmo tempo em que respeita as diversidades culturais encontradas no sistema educacional. |
id |
FAMA-0_d60f1850adb1c929f904dc77e50ec8e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/69 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
CURRÍCULO ESCOLAR: A BÚSSOLA PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADEEducação. Ensino.Currículo escolar. Diversidade cultural. Educação.Sendo o currículo o norte para uma boa aprendizagem e a bússola do ensino, redes municipais, escolas e educadores podem e devem participar ativamente da elaboração e construção do mesmo. Um currículo completo e elaborado no coletivo é necessário nos tempos atuais. Com teorias, objetivos e conteúdos, é ele que aponta o rumo para uma educação de qualidade. Considerando a importância de se analisar as práticas pedagógicas em um processo que envolve ação – reflexão – ação, este artigo tem por objetivo relatar e refletir a relevância de um estudo dirigido sobre as indagações que cercam os estudos e pesquisas do documento curricular, a fim de acolher e respeitar a diversidade cultural em sala de aula. Para a construção do trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica, acompanhada de reflexões sobre experiências conhecidas sobre o assunto abordado. Os resultados apontam que a elaboração de um currículo que considera os anseios e desejos que a realidade social esteja vivenciando, que enxergue as mazelas sociais e que identifique os padrões culturais existentes na sociedade, é a saída para a construção de uma educação de qualidade, ao mesmo tempo em que respeita as diversidades culturais encontradas no sistema educacional.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAJACOB, Marcela Queiroz2014-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/69Pedagogia em Foco; v. 9, n. 2 (2014): Pedagogia em Foco2178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/69/68Direitos autorais 2014 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/69Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:20.4Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CURRÍCULO ESCOLAR: A BÚSSOLA PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE |
title |
CURRÍCULO ESCOLAR: A BÚSSOLA PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE |
spellingShingle |
CURRÍCULO ESCOLAR: A BÚSSOLA PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE JACOB, Marcela Queiroz Educação. Ensino. Currículo escolar. Diversidade cultural. Educação. |
title_short |
CURRÍCULO ESCOLAR: A BÚSSOLA PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE |
title_full |
CURRÍCULO ESCOLAR: A BÚSSOLA PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE |
title_fullStr |
CURRÍCULO ESCOLAR: A BÚSSOLA PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE |
title_full_unstemmed |
CURRÍCULO ESCOLAR: A BÚSSOLA PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE |
title_sort |
CURRÍCULO ESCOLAR: A BÚSSOLA PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE |
author |
JACOB, Marcela Queiroz |
author_facet |
JACOB, Marcela Queiroz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
JACOB, Marcela Queiroz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Ensino. Currículo escolar. Diversidade cultural. Educação. |
topic |
Educação. Ensino. Currículo escolar. Diversidade cultural. Educação. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Sendo o currículo o norte para uma boa aprendizagem e a bússola do ensino, redes municipais, escolas e educadores podem e devem participar ativamente da elaboração e construção do mesmo. Um currículo completo e elaborado no coletivo é necessário nos tempos atuais. Com teorias, objetivos e conteúdos, é ele que aponta o rumo para uma educação de qualidade. Considerando a importância de se analisar as práticas pedagógicas em um processo que envolve ação – reflexão – ação, este artigo tem por objetivo relatar e refletir a relevância de um estudo dirigido sobre as indagações que cercam os estudos e pesquisas do documento curricular, a fim de acolher e respeitar a diversidade cultural em sala de aula. Para a construção do trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica, acompanhada de reflexões sobre experiências conhecidas sobre o assunto abordado. Os resultados apontam que a elaboração de um currículo que considera os anseios e desejos que a realidade social esteja vivenciando, que enxergue as mazelas sociais e que identifique os padrões culturais existentes na sociedade, é a saída para a construção de uma educação de qualidade, ao mesmo tempo em que respeita as diversidades culturais encontradas no sistema educacional. |
description |
Sendo o currículo o norte para uma boa aprendizagem e a bússola do ensino, redes municipais, escolas e educadores podem e devem participar ativamente da elaboração e construção do mesmo. Um currículo completo e elaborado no coletivo é necessário nos tempos atuais. Com teorias, objetivos e conteúdos, é ele que aponta o rumo para uma educação de qualidade. Considerando a importância de se analisar as práticas pedagógicas em um processo que envolve ação – reflexão – ação, este artigo tem por objetivo relatar e refletir a relevância de um estudo dirigido sobre as indagações que cercam os estudos e pesquisas do documento curricular, a fim de acolher e respeitar a diversidade cultural em sala de aula. Para a construção do trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica, acompanhada de reflexões sobre experiências conhecidas sobre o assunto abordado. Os resultados apontam que a elaboração de um currículo que considera os anseios e desejos que a realidade social esteja vivenciando, que enxergue as mazelas sociais e que identifique os padrões culturais existentes na sociedade, é a saída para a construção de uma educação de qualidade, ao mesmo tempo em que respeita as diversidades culturais encontradas no sistema educacional. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/69 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/69 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/69/68 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 9, n. 2 (2014): Pedagogia em Foco 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926440333312 |