CURRÍCULO ESCOLAR: A BÚSSOLA PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JACOB, Marcela Queiroz
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/69
Resumo: Sendo o currículo o norte para uma boa aprendizagem e a bússola do ensino, redes municipais, escolas e educadores podem e devem participar ativamente da elaboração e construção do mesmo. Um currículo completo e elaborado no coletivo é necessário nos tempos atuais. Com teorias, objetivos e conteúdos, é ele que aponta o rumo para uma educação de qualidade. Considerando a importância de se analisar as práticas pedagógicas em um processo que envolve ação – reflexão – ação, este artigo tem por objetivo relatar e refletir a relevância de um estudo dirigido sobre as indagações que cercam os estudos e pesquisas do documento curricular, a fim de acolher e respeitar a diversidade cultural em sala de aula. Para a construção do trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica, acompanhada de reflexões sobre experiências conhecidas sobre o assunto abordado. Os resultados apontam que a elaboração de um currículo que considera os anseios e desejos que a realidade social esteja vivenciando, que enxergue as mazelas sociais e que identifique os padrões culturais existentes na sociedade, é a saída para a construção de uma educação de qualidade, ao mesmo tempo em que respeita as diversidades culturais encontradas no sistema educacional.
id FAMA-0_d60f1850adb1c929f904dc77e50ec8e9
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/69
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling CURRÍCULO ESCOLAR: A BÚSSOLA PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADEEducação. Ensino.Currículo escolar. Diversidade cultural. Educação.Sendo o currículo o norte para uma boa aprendizagem e a bússola do ensino, redes municipais, escolas e educadores podem e devem participar ativamente da elaboração e construção do mesmo. Um currículo completo e elaborado no coletivo é necessário nos tempos atuais. Com teorias, objetivos e conteúdos, é ele que aponta o rumo para uma educação de qualidade. Considerando a importância de se analisar as práticas pedagógicas em um processo que envolve ação – reflexão – ação, este artigo tem por objetivo relatar e refletir a relevância de um estudo dirigido sobre as indagações que cercam os estudos e pesquisas do documento curricular, a fim de acolher e respeitar a diversidade cultural em sala de aula. Para a construção do trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica, acompanhada de reflexões sobre experiências conhecidas sobre o assunto abordado. Os resultados apontam que a elaboração de um currículo que considera os anseios e desejos que a realidade social esteja vivenciando, que enxergue as mazelas sociais e que identifique os padrões culturais existentes na sociedade, é a saída para a construção de uma educação de qualidade, ao mesmo tempo em que respeita as diversidades culturais encontradas no sistema educacional.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAJACOB, Marcela Queiroz2014-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/69Pedagogia em Foco; v. 9, n. 2 (2014): Pedagogia em Foco2178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/69/68Direitos autorais 2014 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/69Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:20.4Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv CURRÍCULO ESCOLAR: A BÚSSOLA PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
title CURRÍCULO ESCOLAR: A BÚSSOLA PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
spellingShingle CURRÍCULO ESCOLAR: A BÚSSOLA PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
JACOB, Marcela Queiroz
Educação. Ensino.
Currículo escolar. Diversidade cultural. Educação.
title_short CURRÍCULO ESCOLAR: A BÚSSOLA PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
title_full CURRÍCULO ESCOLAR: A BÚSSOLA PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
title_fullStr CURRÍCULO ESCOLAR: A BÚSSOLA PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
title_full_unstemmed CURRÍCULO ESCOLAR: A BÚSSOLA PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
title_sort CURRÍCULO ESCOLAR: A BÚSSOLA PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
author JACOB, Marcela Queiroz
author_facet JACOB, Marcela Queiroz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv JACOB, Marcela Queiroz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Ensino.
Currículo escolar. Diversidade cultural. Educação.
topic Educação. Ensino.
Currículo escolar. Diversidade cultural. Educação.
dc.description.none.fl_txt_mv Sendo o currículo o norte para uma boa aprendizagem e a bússola do ensino, redes municipais, escolas e educadores podem e devem participar ativamente da elaboração e construção do mesmo. Um currículo completo e elaborado no coletivo é necessário nos tempos atuais. Com teorias, objetivos e conteúdos, é ele que aponta o rumo para uma educação de qualidade. Considerando a importância de se analisar as práticas pedagógicas em um processo que envolve ação – reflexão – ação, este artigo tem por objetivo relatar e refletir a relevância de um estudo dirigido sobre as indagações que cercam os estudos e pesquisas do documento curricular, a fim de acolher e respeitar a diversidade cultural em sala de aula. Para a construção do trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica, acompanhada de reflexões sobre experiências conhecidas sobre o assunto abordado. Os resultados apontam que a elaboração de um currículo que considera os anseios e desejos que a realidade social esteja vivenciando, que enxergue as mazelas sociais e que identifique os padrões culturais existentes na sociedade, é a saída para a construção de uma educação de qualidade, ao mesmo tempo em que respeita as diversidades culturais encontradas no sistema educacional.
description Sendo o currículo o norte para uma boa aprendizagem e a bússola do ensino, redes municipais, escolas e educadores podem e devem participar ativamente da elaboração e construção do mesmo. Um currículo completo e elaborado no coletivo é necessário nos tempos atuais. Com teorias, objetivos e conteúdos, é ele que aponta o rumo para uma educação de qualidade. Considerando a importância de se analisar as práticas pedagógicas em um processo que envolve ação – reflexão – ação, este artigo tem por objetivo relatar e refletir a relevância de um estudo dirigido sobre as indagações que cercam os estudos e pesquisas do documento curricular, a fim de acolher e respeitar a diversidade cultural em sala de aula. Para a construção do trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica, acompanhada de reflexões sobre experiências conhecidas sobre o assunto abordado. Os resultados apontam que a elaboração de um currículo que considera os anseios e desejos que a realidade social esteja vivenciando, que enxergue as mazelas sociais e que identifique os padrões culturais existentes na sociedade, é a saída para a construção de uma educação de qualidade, ao mesmo tempo em que respeita as diversidades culturais encontradas no sistema educacional.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/69
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/69
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/69/68
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 9, n. 2 (2014): Pedagogia em Foco
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926440333312