A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO PRELIMINAR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/228 |
Resumo: | A necessidade em promover a Educação Ambiental é um consenso social. Preocupações com a manutenção da vida do nosso planeta nunca foram tão expressivas e necessárias. Apesar da legislação vigente, a escola não tem cumprido seu papel social como promotora da Educação Ambiental de forma interdisciplinar, visando integrar todas as áreas do conhecimento. O que se observa na prática é que tal temática tem sido trabalhada de modo fragmentado, mediante a realização de projetos pontuais, alusivos às datas comemorativas: Dia da Árvore, Semana do Meio Ambiente ou Campanhas de Combate à Dengue. Dessa forma, o presente trabalho discute a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a qual propõe nortear o desenvolvimento de competências e habilidades, necessárias para todos os estudantes brasileiros do Ensino Fundamental e Médio. Sendo assim, é pertinente proceder um estudo a partir do método de Análise de Conteúdo para verificar como a Educação Ambiental está inserida no contexto da Base Nacional Comum Curricular. Os resultados obtidos indicam que a temática aparece de forma muito modesta, pouco valorizada, com o predomínio da visão Ecológica e a cargo das Ciências da Natureza, como tem sido predominantemente. |
id |
FAMA-0_f373f2bb510d41e3152ae005c56906c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/228 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO PRELIMINAR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAREducação Ambiental. Inserção curricular. Base Nacional Comum Curricular.A necessidade em promover a Educação Ambiental é um consenso social. Preocupações com a manutenção da vida do nosso planeta nunca foram tão expressivas e necessárias. Apesar da legislação vigente, a escola não tem cumprido seu papel social como promotora da Educação Ambiental de forma interdisciplinar, visando integrar todas as áreas do conhecimento. O que se observa na prática é que tal temática tem sido trabalhada de modo fragmentado, mediante a realização de projetos pontuais, alusivos às datas comemorativas: Dia da Árvore, Semana do Meio Ambiente ou Campanhas de Combate à Dengue. Dessa forma, o presente trabalho discute a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a qual propõe nortear o desenvolvimento de competências e habilidades, necessárias para todos os estudantes brasileiros do Ensino Fundamental e Médio. Sendo assim, é pertinente proceder um estudo a partir do método de Análise de Conteúdo para verificar como a Educação Ambiental está inserida no contexto da Base Nacional Comum Curricular. Os resultados obtidos indicam que a temática aparece de forma muito modesta, pouco valorizada, com o predomínio da visão Ecológica e a cargo das Ciências da Natureza, como tem sido predominantemente.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMASantinelo, Paulo Cesar CanatoRoyer, Marcia ReginaZanatta, Shalimar Calegari2016-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/228Pedagogia em Foco; v. 11, n. 6 (2016): Pedagogia em Foco; 104-1152178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/228/184Direitos autorais 2016 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/228Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.511Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO PRELIMINAR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
title |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO PRELIMINAR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
spellingShingle |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO PRELIMINAR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR Santinelo, Paulo Cesar Canato Educação Ambiental. Inserção curricular. Base Nacional Comum Curricular. |
title_short |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO PRELIMINAR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
title_full |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO PRELIMINAR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
title_fullStr |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO PRELIMINAR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
title_full_unstemmed |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO PRELIMINAR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
title_sort |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO PRELIMINAR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
author |
Santinelo, Paulo Cesar Canato |
author_facet |
Santinelo, Paulo Cesar Canato Royer, Marcia Regina Zanatta, Shalimar Calegari |
author_role |
author |
author2 |
Royer, Marcia Regina Zanatta, Shalimar Calegari |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santinelo, Paulo Cesar Canato Royer, Marcia Regina Zanatta, Shalimar Calegari |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental. Inserção curricular. Base Nacional Comum Curricular. |
topic |
Educação Ambiental. Inserção curricular. Base Nacional Comum Curricular. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A necessidade em promover a Educação Ambiental é um consenso social. Preocupações com a manutenção da vida do nosso planeta nunca foram tão expressivas e necessárias. Apesar da legislação vigente, a escola não tem cumprido seu papel social como promotora da Educação Ambiental de forma interdisciplinar, visando integrar todas as áreas do conhecimento. O que se observa na prática é que tal temática tem sido trabalhada de modo fragmentado, mediante a realização de projetos pontuais, alusivos às datas comemorativas: Dia da Árvore, Semana do Meio Ambiente ou Campanhas de Combate à Dengue. Dessa forma, o presente trabalho discute a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a qual propõe nortear o desenvolvimento de competências e habilidades, necessárias para todos os estudantes brasileiros do Ensino Fundamental e Médio. Sendo assim, é pertinente proceder um estudo a partir do método de Análise de Conteúdo para verificar como a Educação Ambiental está inserida no contexto da Base Nacional Comum Curricular. Os resultados obtidos indicam que a temática aparece de forma muito modesta, pouco valorizada, com o predomínio da visão Ecológica e a cargo das Ciências da Natureza, como tem sido predominantemente. |
description |
A necessidade em promover a Educação Ambiental é um consenso social. Preocupações com a manutenção da vida do nosso planeta nunca foram tão expressivas e necessárias. Apesar da legislação vigente, a escola não tem cumprido seu papel social como promotora da Educação Ambiental de forma interdisciplinar, visando integrar todas as áreas do conhecimento. O que se observa na prática é que tal temática tem sido trabalhada de modo fragmentado, mediante a realização de projetos pontuais, alusivos às datas comemorativas: Dia da Árvore, Semana do Meio Ambiente ou Campanhas de Combate à Dengue. Dessa forma, o presente trabalho discute a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a qual propõe nortear o desenvolvimento de competências e habilidades, necessárias para todos os estudantes brasileiros do Ensino Fundamental e Médio. Sendo assim, é pertinente proceder um estudo a partir do método de Análise de Conteúdo para verificar como a Educação Ambiental está inserida no contexto da Base Nacional Comum Curricular. Os resultados obtidos indicam que a temática aparece de forma muito modesta, pouco valorizada, com o predomínio da visão Ecológica e a cargo das Ciências da Natureza, como tem sido predominantemente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/228 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/228 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/228/184 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 11, n. 6 (2016): Pedagogia em Foco; 104-115 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926316601344 |