A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO PRELIMINAR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santinelo, Paulo Cesar Canato
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Royer, Marcia Regina, Zanatta, Shalimar Calegari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/228
Resumo: A necessidade em promover a Educação Ambiental é um consenso social. Preocupações com a manutenção da vida do nosso planeta nunca foram tão expressivas e necessárias. Apesar da legislação vigente, a escola não tem cumprido seu papel social como promotora da Educação Ambiental de forma interdisciplinar, visando integrar todas as áreas do conhecimento. O que se observa na prática é que tal temática tem sido trabalhada de modo fragmentado, mediante a realização de projetos pontuais, alusivos às datas comemorativas: Dia da Árvore, Semana do Meio Ambiente ou Campanhas de Combate à Dengue. Dessa forma, o presente trabalho discute a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a qual propõe nortear o desenvolvimento de competências e habilidades, necessárias para todos os estudantes brasileiros do Ensino Fundamental e Médio. Sendo assim, é pertinente proceder um estudo a partir do método de Análise de Conteúdo para verificar como a Educação Ambiental está inserida no contexto da Base Nacional Comum Curricular. Os resultados obtidos indicam que a temática aparece de forma muito modesta, pouco valorizada, com o predomínio da visão Ecológica e a cargo das Ciências da Natureza, como tem sido predominantemente.
id FAMA-0_f373f2bb510d41e3152ae005c56906c1
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/228
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO PRELIMINAR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAREducação Ambiental. Inserção curricular. Base Nacional Comum Curricular.A necessidade em promover a Educação Ambiental é um consenso social. Preocupações com a manutenção da vida do nosso planeta nunca foram tão expressivas e necessárias. Apesar da legislação vigente, a escola não tem cumprido seu papel social como promotora da Educação Ambiental de forma interdisciplinar, visando integrar todas as áreas do conhecimento. O que se observa na prática é que tal temática tem sido trabalhada de modo fragmentado, mediante a realização de projetos pontuais, alusivos às datas comemorativas: Dia da Árvore, Semana do Meio Ambiente ou Campanhas de Combate à Dengue. Dessa forma, o presente trabalho discute a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a qual propõe nortear o desenvolvimento de competências e habilidades, necessárias para todos os estudantes brasileiros do Ensino Fundamental e Médio. Sendo assim, é pertinente proceder um estudo a partir do método de Análise de Conteúdo para verificar como a Educação Ambiental está inserida no contexto da Base Nacional Comum Curricular. Os resultados obtidos indicam que a temática aparece de forma muito modesta, pouco valorizada, com o predomínio da visão Ecológica e a cargo das Ciências da Natureza, como tem sido predominantemente.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMASantinelo, Paulo Cesar CanatoRoyer, Marcia ReginaZanatta, Shalimar Calegari2016-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/228Pedagogia em Foco; v. 11, n. 6 (2016): Pedagogia em Foco; 104-1152178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/228/184Direitos autorais 2016 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/228Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.511Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO PRELIMINAR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
title A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO PRELIMINAR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
spellingShingle A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO PRELIMINAR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Santinelo, Paulo Cesar Canato
Educação Ambiental. Inserção curricular. Base Nacional Comum Curricular.
title_short A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO PRELIMINAR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
title_full A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO PRELIMINAR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
title_fullStr A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO PRELIMINAR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO PRELIMINAR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
title_sort A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO PRELIMINAR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
author Santinelo, Paulo Cesar Canato
author_facet Santinelo, Paulo Cesar Canato
Royer, Marcia Regina
Zanatta, Shalimar Calegari
author_role author
author2 Royer, Marcia Regina
Zanatta, Shalimar Calegari
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santinelo, Paulo Cesar Canato
Royer, Marcia Regina
Zanatta, Shalimar Calegari
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental. Inserção curricular. Base Nacional Comum Curricular.
topic Educação Ambiental. Inserção curricular. Base Nacional Comum Curricular.
dc.description.none.fl_txt_mv A necessidade em promover a Educação Ambiental é um consenso social. Preocupações com a manutenção da vida do nosso planeta nunca foram tão expressivas e necessárias. Apesar da legislação vigente, a escola não tem cumprido seu papel social como promotora da Educação Ambiental de forma interdisciplinar, visando integrar todas as áreas do conhecimento. O que se observa na prática é que tal temática tem sido trabalhada de modo fragmentado, mediante a realização de projetos pontuais, alusivos às datas comemorativas: Dia da Árvore, Semana do Meio Ambiente ou Campanhas de Combate à Dengue. Dessa forma, o presente trabalho discute a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a qual propõe nortear o desenvolvimento de competências e habilidades, necessárias para todos os estudantes brasileiros do Ensino Fundamental e Médio. Sendo assim, é pertinente proceder um estudo a partir do método de Análise de Conteúdo para verificar como a Educação Ambiental está inserida no contexto da Base Nacional Comum Curricular. Os resultados obtidos indicam que a temática aparece de forma muito modesta, pouco valorizada, com o predomínio da visão Ecológica e a cargo das Ciências da Natureza, como tem sido predominantemente.
description A necessidade em promover a Educação Ambiental é um consenso social. Preocupações com a manutenção da vida do nosso planeta nunca foram tão expressivas e necessárias. Apesar da legislação vigente, a escola não tem cumprido seu papel social como promotora da Educação Ambiental de forma interdisciplinar, visando integrar todas as áreas do conhecimento. O que se observa na prática é que tal temática tem sido trabalhada de modo fragmentado, mediante a realização de projetos pontuais, alusivos às datas comemorativas: Dia da Árvore, Semana do Meio Ambiente ou Campanhas de Combate à Dengue. Dessa forma, o presente trabalho discute a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a qual propõe nortear o desenvolvimento de competências e habilidades, necessárias para todos os estudantes brasileiros do Ensino Fundamental e Médio. Sendo assim, é pertinente proceder um estudo a partir do método de Análise de Conteúdo para verificar como a Educação Ambiental está inserida no contexto da Base Nacional Comum Curricular. Os resultados obtidos indicam que a temática aparece de forma muito modesta, pouco valorizada, com o predomínio da visão Ecológica e a cargo das Ciências da Natureza, como tem sido predominantemente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/228
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/228/184
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 11, n. 6 (2016): Pedagogia em Foco; 104-115
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926316601344