Culturas Juvenis e Pertencimento Urbano: Mapeando os Fluxos Juvenis na Cidade / Juvenile Cultures and Urban Performance: Mapping Juvenile Flows in the City

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do RS
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lacerda, Miriam Pires Corrêa de; Feevale
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1533
Resumo: Como os jovens contemporâneos se apropriam do espaço urbano? A resposta para esta pergunta preconiza denso aporte de discussão teórica e de percepções das vivências juvenis em relação à cidade. O principal objetivo do estudo foi reconhecer a apropriação do espaço urbano pelos jovens contemporâneos, a fim de entender por quais espaços transitam e sua relação com estes espaços, sejam estes públicos ou privados. Tratou-se de um estudo qualitativo que, para atingir os objetivos propostos, fez uso da metodologia de cartas. Para a análise dos dados, foi utilizada análise de questões discursivas, aplicada a esta pesquisa na análise das cartas escritas pelos sujeitos. Os achados do estudo apontaram na direção de diferentes formas de apropriação do espaço urbano com recorrências significativas, como por exemplo, que os três lugares mais citados na cidade de investigação foram locais públicos conhecidos; parques/áreas de lazer e ócio. Os shoppings centers apareceram com significativa relevância nos dados de pesquisa: dos lugares citados, sete foram shoppings, o que nos leva àreflexão sobre os espaços e os modos de consumo da juventude contemporânea. Desta forma, conclui-se, ainda, que no prelo, que os jovens contemporâneos de escola pública possuem significativas vivências urbanas; entretanto, falta-lhes uma maior apropriação deste espaço, com o intuito de melhor conhecê-lo, seus pontos principais e suas questões de ordem público e social. Palavras-chave: Jovens. Juventudes. Cidade. Pertencimento. Educação. ABSTRACT As contemporary young people appropriate the urban space? The answer to this question calls for heavy investment of theoretical discussion and perpepções of youth experiences in relation to the city. The main objective of the study was to determine the appropriation of urban space by contemporary young people in order to understand by which transit spaces and their relationship with these spaces, whether public or private. This was a qualitative study, that to achieve the goals, took the letters methodology. For data analysis, we used analysis of essay questions, applied to this research in the analysis of letters written by the subjects. The study's findings pointed toward different forms of urban space appropriation with significant recurrences, such as the three most cited places in the city of research were public places that are known parks / leisure and entertainment areas. The centers malls appeared with significant impact on the research data: the aforementioned places, seven were shopping, which leads us to reflect on the spaces and the consumption patterns of contemporary youth. Thus, it appears even in the press, the public school of contemporary young people have significant urban experiences, however, they lack greater ownership of this space, in order to better know it, your main points and your points of order public and social. Key words: Young. Youth. City. Belonging. Education. Felício Dos Santos.
id FSA-3_91ba008e09cb12f163b649df7fc98c25
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1533
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Culturas Juvenis e Pertencimento Urbano: Mapeando os Fluxos Juvenis na Cidade / Juvenile Cultures and Urban Performance: Mapping Juvenile Flows in the CityEducação, Juventudes, Culturas Juvenis, EscolaComo os jovens contemporâneos se apropriam do espaço urbano? A resposta para esta pergunta preconiza denso aporte de discussão teórica e de percepções das vivências juvenis em relação à cidade. O principal objetivo do estudo foi reconhecer a apropriação do espaço urbano pelos jovens contemporâneos, a fim de entender por quais espaços transitam e sua relação com estes espaços, sejam estes públicos ou privados. Tratou-se de um estudo qualitativo que, para atingir os objetivos propostos, fez uso da metodologia de cartas. Para a análise dos dados, foi utilizada análise de questões discursivas, aplicada a esta pesquisa na análise das cartas escritas pelos sujeitos. Os achados do estudo apontaram na direção de diferentes formas de apropriação do espaço urbano com recorrências significativas, como por exemplo, que os três lugares mais citados na cidade de investigação foram locais públicos conhecidos; parques/áreas de lazer e ócio. Os shoppings centers apareceram com significativa relevância nos dados de pesquisa: dos lugares citados, sete foram shoppings, o que nos leva àreflexão sobre os espaços e os modos de consumo da juventude contemporânea. Desta forma, conclui-se, ainda, que no prelo, que os jovens contemporâneos de escola pública possuem significativas vivências urbanas; entretanto, falta-lhes uma maior apropriação deste espaço, com o intuito de melhor conhecê-lo, seus pontos principais e suas questões de ordem público e social. Palavras-chave: Jovens. Juventudes. Cidade. Pertencimento. Educação. ABSTRACT As contemporary young people appropriate the urban space? The answer to this question calls for heavy investment of theoretical discussion and perpepções of youth experiences in relation to the city. The main objective of the study was to determine the appropriation of urban space by contemporary young people in order to understand by which transit spaces and their relationship with these spaces, whether public or private. This was a qualitative study, that to achieve the goals, took the letters methodology. For data analysis, we used analysis of essay questions, applied to this research in the analysis of letters written by the subjects. The study's findings pointed toward different forms of urban space appropriation with significant recurrences, such as the three most cited places in the city of research were public places that are known parks / leisure and entertainment areas. The centers malls appeared with significant impact on the research data: the aforementioned places, seven were shopping, which leads us to reflect on the spaces and the consumption patterns of contemporary youth. Thus, it appears even in the press, the public school of contemporary young people have significant urban experiences, however, they lack greater ownership of this space, in order to better know it, your main points and your points of order public and social. Key words: Young. Youth. City. Belonging. Education. Felício Dos Santos.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)CAPESOliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do RSLacerda, Miriam Pires Corrêa de; Feevale2018-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/153310.12819/2018.15.2.6Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 2, mar./abr. 2018; 110-124Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 2, mar./abr. 2018; 110-1242317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1533/1444http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1533/1445http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1533/1446http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1533/700Direitos autorais 2018 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-23T14:31:17Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1533Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2018-02-23T14:31:17Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Culturas Juvenis e Pertencimento Urbano: Mapeando os Fluxos Juvenis na Cidade / Juvenile Cultures and Urban Performance: Mapping Juvenile Flows in the City
title Culturas Juvenis e Pertencimento Urbano: Mapeando os Fluxos Juvenis na Cidade / Juvenile Cultures and Urban Performance: Mapping Juvenile Flows in the City
spellingShingle Culturas Juvenis e Pertencimento Urbano: Mapeando os Fluxos Juvenis na Cidade / Juvenile Cultures and Urban Performance: Mapping Juvenile Flows in the City
Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do RS
Educação, Juventudes, Culturas Juvenis, Escola
title_short Culturas Juvenis e Pertencimento Urbano: Mapeando os Fluxos Juvenis na Cidade / Juvenile Cultures and Urban Performance: Mapping Juvenile Flows in the City
title_full Culturas Juvenis e Pertencimento Urbano: Mapeando os Fluxos Juvenis na Cidade / Juvenile Cultures and Urban Performance: Mapping Juvenile Flows in the City
title_fullStr Culturas Juvenis e Pertencimento Urbano: Mapeando os Fluxos Juvenis na Cidade / Juvenile Cultures and Urban Performance: Mapping Juvenile Flows in the City
title_full_unstemmed Culturas Juvenis e Pertencimento Urbano: Mapeando os Fluxos Juvenis na Cidade / Juvenile Cultures and Urban Performance: Mapping Juvenile Flows in the City
title_sort Culturas Juvenis e Pertencimento Urbano: Mapeando os Fluxos Juvenis na Cidade / Juvenile Cultures and Urban Performance: Mapping Juvenile Flows in the City
author Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do RS
author_facet Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do RS
Lacerda, Miriam Pires Corrêa de; Feevale
author_role author
author2 Lacerda, Miriam Pires Corrêa de; Feevale
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do RS
Lacerda, Miriam Pires Corrêa de; Feevale
dc.subject.por.fl_str_mv Educação, Juventudes, Culturas Juvenis, Escola
topic Educação, Juventudes, Culturas Juvenis, Escola
description Como os jovens contemporâneos se apropriam do espaço urbano? A resposta para esta pergunta preconiza denso aporte de discussão teórica e de percepções das vivências juvenis em relação à cidade. O principal objetivo do estudo foi reconhecer a apropriação do espaço urbano pelos jovens contemporâneos, a fim de entender por quais espaços transitam e sua relação com estes espaços, sejam estes públicos ou privados. Tratou-se de um estudo qualitativo que, para atingir os objetivos propostos, fez uso da metodologia de cartas. Para a análise dos dados, foi utilizada análise de questões discursivas, aplicada a esta pesquisa na análise das cartas escritas pelos sujeitos. Os achados do estudo apontaram na direção de diferentes formas de apropriação do espaço urbano com recorrências significativas, como por exemplo, que os três lugares mais citados na cidade de investigação foram locais públicos conhecidos; parques/áreas de lazer e ócio. Os shoppings centers apareceram com significativa relevância nos dados de pesquisa: dos lugares citados, sete foram shoppings, o que nos leva àreflexão sobre os espaços e os modos de consumo da juventude contemporânea. Desta forma, conclui-se, ainda, que no prelo, que os jovens contemporâneos de escola pública possuem significativas vivências urbanas; entretanto, falta-lhes uma maior apropriação deste espaço, com o intuito de melhor conhecê-lo, seus pontos principais e suas questões de ordem público e social. Palavras-chave: Jovens. Juventudes. Cidade. Pertencimento. Educação. ABSTRACT As contemporary young people appropriate the urban space? The answer to this question calls for heavy investment of theoretical discussion and perpepções of youth experiences in relation to the city. The main objective of the study was to determine the appropriation of urban space by contemporary young people in order to understand by which transit spaces and their relationship with these spaces, whether public or private. This was a qualitative study, that to achieve the goals, took the letters methodology. For data analysis, we used analysis of essay questions, applied to this research in the analysis of letters written by the subjects. The study's findings pointed toward different forms of urban space appropriation with significant recurrences, such as the three most cited places in the city of research were public places that are known parks / leisure and entertainment areas. The centers malls appeared with significant impact on the research data: the aforementioned places, seven were shopping, which leads us to reflect on the spaces and the consumption patterns of contemporary youth. Thus, it appears even in the press, the public school of contemporary young people have significant urban experiences, however, they lack greater ownership of this space, in order to better know it, your main points and your points of order public and social. Key words: Young. Youth. City. Belonging. Education. Felício Dos Santos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-23
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1533
10.12819/2018.15.2.6
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1533
identifier_str_mv 10.12819/2018.15.2.6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1533/1444
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1533/1445
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1533/1446
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1533/700
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 2, mar./abr. 2018; 110-124
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 2, mar./abr. 2018; 110-124
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944907736383488