CULTURAS JUVENIS, SOCIALIDADE E EDUCAÇÃO: ELEMENTOS PARA (RE) PENSAR A FORMAÇÃO HUMANA NA CIBERCULTURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Vinicius Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Jacques Fernandes, Schneider, Henrique Nou
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8646
Resumo: Esse artigo tem como objetivo refletir sobre os fenômenos socioculturais das juventudes contemporâneas, tomando como análise a formação de redes coletivas de convívio, atração e desejo, criadas por meio dos dispositivos das culturas digitais, como sendo uma possibilidade para (re) pensar a educação em sua dimensão humanística, criativa e solidária. Trata-se de um estudo bibliográfico que se inspira na sociologia compreensiva e do cotidiano . Faz parte das pesquisas, reflexões e experiências realizadas nos Grupos de Pesquisa: Informática na Educação - GEPIED (UFS/CNPq). Por fim, os fenômenos comunicacionais realizados pelos “atores sociais” juvenis com o uso dos diferentes dispositivos tecnológicos ganham lugar de destaque por suas múltiplas formas e cenários de interação, aprendizagens e convívio.
id UNIT-2_61ae91c5bd3ad57502774ff8d545e137
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8646
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling CULTURAS JUVENIS, SOCIALIDADE E EDUCAÇÃO: ELEMENTOS PARA (RE) PENSAR A FORMAÇÃO HUMANA NA CIBERCULTURACultura JuvenisCiberculturaComunicaçãoEducação.Esse artigo tem como objetivo refletir sobre os fenômenos socioculturais das juventudes contemporâneas, tomando como análise a formação de redes coletivas de convívio, atração e desejo, criadas por meio dos dispositivos das culturas digitais, como sendo uma possibilidade para (re) pensar a educação em sua dimensão humanística, criativa e solidária. Trata-se de um estudo bibliográfico que se inspira na sociologia compreensiva e do cotidiano . Faz parte das pesquisas, reflexões e experiências realizadas nos Grupos de Pesquisa: Informática na Educação - GEPIED (UFS/CNPq). Por fim, os fenômenos comunicacionais realizados pelos “atores sociais” juvenis com o uso dos diferentes dispositivos tecnológicos ganham lugar de destaque por suas múltiplas formas e cenários de interação, aprendizagens e convívio.Editora Universitária Tiradentes2020-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/864610.17564/2316-3828.2020v10n2p11-24EDUCAÇÃO; v. 10 n. 2 (2020): NÚMERO TEMÁTICO - As provocações atuais da Cibercultura nas redes educativas; 11-242316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v10n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8646/4317Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Vinicius SilvaSantos, Jacques FernandesSchneider, Henrique Nou2020-11-17T18:32:19Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8646Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:08.890668Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv CULTURAS JUVENIS, SOCIALIDADE E EDUCAÇÃO: ELEMENTOS PARA (RE) PENSAR A FORMAÇÃO HUMANA NA CIBERCULTURA
title CULTURAS JUVENIS, SOCIALIDADE E EDUCAÇÃO: ELEMENTOS PARA (RE) PENSAR A FORMAÇÃO HUMANA NA CIBERCULTURA
spellingShingle CULTURAS JUVENIS, SOCIALIDADE E EDUCAÇÃO: ELEMENTOS PARA (RE) PENSAR A FORMAÇÃO HUMANA NA CIBERCULTURA
Santos, Vinicius Silva
Cultura Juvenis
Cibercultura
Comunicação
Educação.
title_short CULTURAS JUVENIS, SOCIALIDADE E EDUCAÇÃO: ELEMENTOS PARA (RE) PENSAR A FORMAÇÃO HUMANA NA CIBERCULTURA
title_full CULTURAS JUVENIS, SOCIALIDADE E EDUCAÇÃO: ELEMENTOS PARA (RE) PENSAR A FORMAÇÃO HUMANA NA CIBERCULTURA
title_fullStr CULTURAS JUVENIS, SOCIALIDADE E EDUCAÇÃO: ELEMENTOS PARA (RE) PENSAR A FORMAÇÃO HUMANA NA CIBERCULTURA
title_full_unstemmed CULTURAS JUVENIS, SOCIALIDADE E EDUCAÇÃO: ELEMENTOS PARA (RE) PENSAR A FORMAÇÃO HUMANA NA CIBERCULTURA
title_sort CULTURAS JUVENIS, SOCIALIDADE E EDUCAÇÃO: ELEMENTOS PARA (RE) PENSAR A FORMAÇÃO HUMANA NA CIBERCULTURA
author Santos, Vinicius Silva
author_facet Santos, Vinicius Silva
Santos, Jacques Fernandes
Schneider, Henrique Nou
author_role author
author2 Santos, Jacques Fernandes
Schneider, Henrique Nou
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Vinicius Silva
Santos, Jacques Fernandes
Schneider, Henrique Nou
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura Juvenis
Cibercultura
Comunicação
Educação.
topic Cultura Juvenis
Cibercultura
Comunicação
Educação.
description Esse artigo tem como objetivo refletir sobre os fenômenos socioculturais das juventudes contemporâneas, tomando como análise a formação de redes coletivas de convívio, atração e desejo, criadas por meio dos dispositivos das culturas digitais, como sendo uma possibilidade para (re) pensar a educação em sua dimensão humanística, criativa e solidária. Trata-se de um estudo bibliográfico que se inspira na sociologia compreensiva e do cotidiano . Faz parte das pesquisas, reflexões e experiências realizadas nos Grupos de Pesquisa: Informática na Educação - GEPIED (UFS/CNPq). Por fim, os fenômenos comunicacionais realizados pelos “atores sociais” juvenis com o uso dos diferentes dispositivos tecnológicos ganham lugar de destaque por suas múltiplas formas e cenários de interação, aprendizagens e convívio.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8646
10.17564/2316-3828.2020v10n2p11-24
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8646
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2020v10n2p11-24
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8646/4317
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 10 n. 2 (2020): NÚMERO TEMÁTICO - As provocações atuais da Cibercultura nas redes educativas; 11-24
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2020v10n2
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220614867288064