CULTURAS JUVENIS, SOCIALIDADE E EDUCAÇÃO: ELEMENTOS PARA (RE) PENSAR A FORMAÇÃO HUMANA NA CIBERCULTURA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8646 |
Resumo: | Esse artigo tem como objetivo refletir sobre os fenômenos socioculturais das juventudes contemporâneas, tomando como análise a formação de redes coletivas de convívio, atração e desejo, criadas por meio dos dispositivos das culturas digitais, como sendo uma possibilidade para (re) pensar a educação em sua dimensão humanística, criativa e solidária. Trata-se de um estudo bibliográfico que se inspira na sociologia compreensiva e do cotidiano . Faz parte das pesquisas, reflexões e experiências realizadas nos Grupos de Pesquisa: Informática na Educação - GEPIED (UFS/CNPq). Por fim, os fenômenos comunicacionais realizados pelos “atores sociais” juvenis com o uso dos diferentes dispositivos tecnológicos ganham lugar de destaque por suas múltiplas formas e cenários de interação, aprendizagens e convívio. |
id |
UNIT-2_61ae91c5bd3ad57502774ff8d545e137 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8646 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CULTURAS JUVENIS, SOCIALIDADE E EDUCAÇÃO: ELEMENTOS PARA (RE) PENSAR A FORMAÇÃO HUMANA NA CIBERCULTURACultura JuvenisCiberculturaComunicaçãoEducação.Esse artigo tem como objetivo refletir sobre os fenômenos socioculturais das juventudes contemporâneas, tomando como análise a formação de redes coletivas de convívio, atração e desejo, criadas por meio dos dispositivos das culturas digitais, como sendo uma possibilidade para (re) pensar a educação em sua dimensão humanística, criativa e solidária. Trata-se de um estudo bibliográfico que se inspira na sociologia compreensiva e do cotidiano . Faz parte das pesquisas, reflexões e experiências realizadas nos Grupos de Pesquisa: Informática na Educação - GEPIED (UFS/CNPq). Por fim, os fenômenos comunicacionais realizados pelos “atores sociais” juvenis com o uso dos diferentes dispositivos tecnológicos ganham lugar de destaque por suas múltiplas formas e cenários de interação, aprendizagens e convívio.Editora Universitária Tiradentes2020-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/864610.17564/2316-3828.2020v10n2p11-24EDUCAÇÃO; v. 10 n. 2 (2020): NÚMERO TEMÁTICO - As provocações atuais da Cibercultura nas redes educativas; 11-242316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v10n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8646/4317Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Vinicius SilvaSantos, Jacques FernandesSchneider, Henrique Nou2020-11-17T18:32:19Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8646Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:08.890668Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CULTURAS JUVENIS, SOCIALIDADE E EDUCAÇÃO: ELEMENTOS PARA (RE) PENSAR A FORMAÇÃO HUMANA NA CIBERCULTURA |
title |
CULTURAS JUVENIS, SOCIALIDADE E EDUCAÇÃO: ELEMENTOS PARA (RE) PENSAR A FORMAÇÃO HUMANA NA CIBERCULTURA |
spellingShingle |
CULTURAS JUVENIS, SOCIALIDADE E EDUCAÇÃO: ELEMENTOS PARA (RE) PENSAR A FORMAÇÃO HUMANA NA CIBERCULTURA Santos, Vinicius Silva Cultura Juvenis Cibercultura Comunicação Educação. |
title_short |
CULTURAS JUVENIS, SOCIALIDADE E EDUCAÇÃO: ELEMENTOS PARA (RE) PENSAR A FORMAÇÃO HUMANA NA CIBERCULTURA |
title_full |
CULTURAS JUVENIS, SOCIALIDADE E EDUCAÇÃO: ELEMENTOS PARA (RE) PENSAR A FORMAÇÃO HUMANA NA CIBERCULTURA |
title_fullStr |
CULTURAS JUVENIS, SOCIALIDADE E EDUCAÇÃO: ELEMENTOS PARA (RE) PENSAR A FORMAÇÃO HUMANA NA CIBERCULTURA |
title_full_unstemmed |
CULTURAS JUVENIS, SOCIALIDADE E EDUCAÇÃO: ELEMENTOS PARA (RE) PENSAR A FORMAÇÃO HUMANA NA CIBERCULTURA |
title_sort |
CULTURAS JUVENIS, SOCIALIDADE E EDUCAÇÃO: ELEMENTOS PARA (RE) PENSAR A FORMAÇÃO HUMANA NA CIBERCULTURA |
author |
Santos, Vinicius Silva |
author_facet |
Santos, Vinicius Silva Santos, Jacques Fernandes Schneider, Henrique Nou |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Jacques Fernandes Schneider, Henrique Nou |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Vinicius Silva Santos, Jacques Fernandes Schneider, Henrique Nou |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura Juvenis Cibercultura Comunicação Educação. |
topic |
Cultura Juvenis Cibercultura Comunicação Educação. |
description |
Esse artigo tem como objetivo refletir sobre os fenômenos socioculturais das juventudes contemporâneas, tomando como análise a formação de redes coletivas de convívio, atração e desejo, criadas por meio dos dispositivos das culturas digitais, como sendo uma possibilidade para (re) pensar a educação em sua dimensão humanística, criativa e solidária. Trata-se de um estudo bibliográfico que se inspira na sociologia compreensiva e do cotidiano . Faz parte das pesquisas, reflexões e experiências realizadas nos Grupos de Pesquisa: Informática na Educação - GEPIED (UFS/CNPq). Por fim, os fenômenos comunicacionais realizados pelos “atores sociais” juvenis com o uso dos diferentes dispositivos tecnológicos ganham lugar de destaque por suas múltiplas formas e cenários de interação, aprendizagens e convívio. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8646 10.17564/2316-3828.2020v10n2p11-24 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8646 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2020v10n2p11-24 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8646/4317 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 10 n. 2 (2020): NÚMERO TEMÁTICO - As provocações atuais da Cibercultura nas redes educativas; 11-24 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2020v10n2 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220614867288064 |