Professor de Direito Reflexivo Exemplarista: Superação do Pacto de Mediocridade a partir da Aplicação de Princípios Éticos Pessoais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Campo Jurídico : Revista de Direito Agroambiental e Teoria do Direito |
Texto Completo: | http://www.fasb.edu.br/revista/index.php/campojuridico/article/view/84 |
Resumo: | Tendo por base a teoria do professor reflexivo, este artigo visa analisar alguns aspectos do pacto de mediocridade encontrados em pesquisa de campo realizada em 2009, durante o período letivo, em todas as faculdades particulares e a universidade pública federal na área geográfica da grande Florianópolis a respeito do professor de Direito. Após apresentar características deste pacto, propõe alguns princípios éticos que, se adotados como conduta do professor de Direito, colaborará para superação deste pacto, hoje presente no ensino jurídico. Este texto teve como base a tese de doutorado defendida e o livro publicado sobre o assunto. O objetivo aqui é expandir a análise sobre a responsabilidade docente na manutenção do pacto de mediocridade, através de análise quanti quali das respostas obtidas, tendo de modelo a Teoria do Professor Reflexivo proposta por John Dewey, Antonio Nóvoa, Isabel Alarcão e Paulo Freire. Visamos contribuir para reflexão e aprimoramento dos docentes de Direito a fim de estimulá-los a melhorar sua práxis pedagógica oriunda, principalmente da assunção de sua profissionalidade docente. |
id |
FASB-1_434bbb9be299a47a03cf5908edcbe5f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/84 |
network_acronym_str |
FASB-1 |
network_name_str |
Campo Jurídico : Revista de Direito Agroambiental e Teoria do Direito |
spelling |
Professor de Direito Reflexivo Exemplarista: Superação do Pacto de Mediocridade a partir da Aplicação de Princípios Éticos PessoaisTeoria do DireitoPacto de Mediocridade, Docência Jurídica, Professor Reflexivo, Princípios Éticos Pessoais, Práxis Pedagógica, Profissionalidade Docente.Tendo por base a teoria do professor reflexivo, este artigo visa analisar alguns aspectos do pacto de mediocridade encontrados em pesquisa de campo realizada em 2009, durante o período letivo, em todas as faculdades particulares e a universidade pública federal na área geográfica da grande Florianópolis a respeito do professor de Direito. Após apresentar características deste pacto, propõe alguns princípios éticos que, se adotados como conduta do professor de Direito, colaborará para superação deste pacto, hoje presente no ensino jurídico. Este texto teve como base a tese de doutorado defendida e o livro publicado sobre o assunto. O objetivo aqui é expandir a análise sobre a responsabilidade docente na manutenção do pacto de mediocridade, através de análise quanti quali das respostas obtidas, tendo de modelo a Teoria do Professor Reflexivo proposta por John Dewey, Antonio Nóvoa, Isabel Alarcão e Paulo Freire. Visamos contribuir para reflexão e aprimoramento dos docentes de Direito a fim de estimulá-los a melhorar sua práxis pedagógica oriunda, principalmente da assunção de sua profissionalidade docente.CAMPO JURÍDICOde Lacerda Rocha, Adriana2015-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de Literaturaapplication/pdfhttp://www.fasb.edu.br/revista/index.php/campojuridico/article/view/84CAMPO JURÍDICO; v. 3, n. 1 (2015): Campo Jurídico; 239-2642317-4056reponame:Campo Jurídico : Revista de Direito Agroambiental e Teoria do Direitoinstname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)instacron:FASBporhttp://www.fasb.edu.br/revista/index.php/campojuridico/article/view/84/64info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T21:56:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/84Revistahttp://www.fasb.edu.br/revista/index.php/campojuridico/oai2317-40562317-2444opendoar:null2020-06-25 22:02:32.777Campo Jurídico : Revista de Direito Agroambiental e Teoria do Direito - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professor de Direito Reflexivo Exemplarista: Superação do Pacto de Mediocridade a partir da Aplicação de Princípios Éticos Pessoais |
title |
Professor de Direito Reflexivo Exemplarista: Superação do Pacto de Mediocridade a partir da Aplicação de Princípios Éticos Pessoais |
spellingShingle |
Professor de Direito Reflexivo Exemplarista: Superação do Pacto de Mediocridade a partir da Aplicação de Princípios Éticos Pessoais de Lacerda Rocha, Adriana Teoria do Direito Pacto de Mediocridade, Docência Jurídica, Professor Reflexivo, Princípios Éticos Pessoais, Práxis Pedagógica, Profissionalidade Docente. |
title_short |
Professor de Direito Reflexivo Exemplarista: Superação do Pacto de Mediocridade a partir da Aplicação de Princípios Éticos Pessoais |
title_full |
Professor de Direito Reflexivo Exemplarista: Superação do Pacto de Mediocridade a partir da Aplicação de Princípios Éticos Pessoais |
title_fullStr |
Professor de Direito Reflexivo Exemplarista: Superação do Pacto de Mediocridade a partir da Aplicação de Princípios Éticos Pessoais |
title_full_unstemmed |
Professor de Direito Reflexivo Exemplarista: Superação do Pacto de Mediocridade a partir da Aplicação de Princípios Éticos Pessoais |
title_sort |
Professor de Direito Reflexivo Exemplarista: Superação do Pacto de Mediocridade a partir da Aplicação de Princípios Éticos Pessoais |
author |
de Lacerda Rocha, Adriana |
author_facet |
de Lacerda Rocha, Adriana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Lacerda Rocha, Adriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria do Direito Pacto de Mediocridade, Docência Jurídica, Professor Reflexivo, Princípios Éticos Pessoais, Práxis Pedagógica, Profissionalidade Docente. |
topic |
Teoria do Direito Pacto de Mediocridade, Docência Jurídica, Professor Reflexivo, Princípios Éticos Pessoais, Práxis Pedagógica, Profissionalidade Docente. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Tendo por base a teoria do professor reflexivo, este artigo visa analisar alguns aspectos do pacto de mediocridade encontrados em pesquisa de campo realizada em 2009, durante o período letivo, em todas as faculdades particulares e a universidade pública federal na área geográfica da grande Florianópolis a respeito do professor de Direito. Após apresentar características deste pacto, propõe alguns princípios éticos que, se adotados como conduta do professor de Direito, colaborará para superação deste pacto, hoje presente no ensino jurídico. Este texto teve como base a tese de doutorado defendida e o livro publicado sobre o assunto. O objetivo aqui é expandir a análise sobre a responsabilidade docente na manutenção do pacto de mediocridade, através de análise quanti quali das respostas obtidas, tendo de modelo a Teoria do Professor Reflexivo proposta por John Dewey, Antonio Nóvoa, Isabel Alarcão e Paulo Freire. Visamos contribuir para reflexão e aprimoramento dos docentes de Direito a fim de estimulá-los a melhorar sua práxis pedagógica oriunda, principalmente da assunção de sua profissionalidade docente. |
description |
Tendo por base a teoria do professor reflexivo, este artigo visa analisar alguns aspectos do pacto de mediocridade encontrados em pesquisa de campo realizada em 2009, durante o período letivo, em todas as faculdades particulares e a universidade pública federal na área geográfica da grande Florianópolis a respeito do professor de Direito. Após apresentar características deste pacto, propõe alguns princípios éticos que, se adotados como conduta do professor de Direito, colaborará para superação deste pacto, hoje presente no ensino jurídico. Este texto teve como base a tese de doutorado defendida e o livro publicado sobre o assunto. O objetivo aqui é expandir a análise sobre a responsabilidade docente na manutenção do pacto de mediocridade, através de análise quanti quali das respostas obtidas, tendo de modelo a Teoria do Professor Reflexivo proposta por John Dewey, Antonio Nóvoa, Isabel Alarcão e Paulo Freire. Visamos contribuir para reflexão e aprimoramento dos docentes de Direito a fim de estimulá-los a melhorar sua práxis pedagógica oriunda, principalmente da assunção de sua profissionalidade docente. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.fasb.edu.br/revista/index.php/campojuridico/article/view/84 |
url |
http://www.fasb.edu.br/revista/index.php/campojuridico/article/view/84 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.fasb.edu.br/revista/index.php/campojuridico/article/view/84/64 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CAMPO JURÍDICO |
publisher.none.fl_str_mv |
CAMPO JURÍDICO |
dc.source.none.fl_str_mv |
CAMPO JURÍDICO; v. 3, n. 1 (2015): Campo Jurídico; 239-264 2317-4056 reponame:Campo Jurídico : Revista de Direito Agroambiental e Teoria do Direito instname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB) instacron:FASB |
reponame_str |
Campo Jurídico : Revista de Direito Agroambiental e Teoria do Direito |
collection |
Campo Jurídico : Revista de Direito Agroambiental e Teoria do Direito |
instname_str |
Faculdade do Sul da Bahia (FASB) |
instacron_str |
FASB |
institution |
FASB |
repository.name.fl_str_mv |
Campo Jurídico : Revista de Direito Agroambiental e Teoria do Direito - Faculdade do Sul da Bahia (FASB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1674120933817712640 |