O PROFESSOR DE DIREITO REFLEXIVO EXEMPLARISTA E O PAPEL DE EDUCADOR PARA CONCRETIZAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Direitos Emergentes na Sociedade Global |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/REDESG/article/view/21722 |
Resumo: | Este artigo destaca o resultado de pesquisa empírica, de caráter etnográfico, sobre o perfil do professor de Direito tendo como paradigma a teoria do professor reflexivo. O trabalho aqui objetiva relacionar a questão respondida neste trabalho de campo quanto ao exemplarismo docente reflexivo do professor de Direito e o seu papel de educador no que tange à concretização da consciência ambiental. A partir do resultado de uma das questões aplicadas a 100% dos professores ativos no período e com formação jurídica, trás-se a ponderação sobre de que maneira a autoconscientização (ou sua falta) acerca de seu papel de educador e com exemplarismo ético repercute na instalação de uma consciência ambiental no mundo do discente de Direito. O resultado da pergunta específica do questionário revela que, até o momento, o professor de Direito não reflete sobre sua ação pedagógica o que, sob a análise deste texto, entende-se repercutir sobremaneira na consciência ambiental nos acadêmicos de Direito. |
id |
UFSM-8_b18d036339f7b778bac57f29663a4847 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21722 |
network_acronym_str |
UFSM-8 |
network_name_str |
Revista Direitos Emergentes na Sociedade Global |
repository_id_str |
|
spelling |
O PROFESSOR DE DIREITO REFLEXIVO EXEMPLARISTA E O PAPEL DE EDUCADOR PARA CONCRETIZAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTALDocência jurídicaProfessor ReflexivoPrincípio de Exemplarismo DocenteConsciência ambientalEste artigo destaca o resultado de pesquisa empírica, de caráter etnográfico, sobre o perfil do professor de Direito tendo como paradigma a teoria do professor reflexivo. O trabalho aqui objetiva relacionar a questão respondida neste trabalho de campo quanto ao exemplarismo docente reflexivo do professor de Direito e o seu papel de educador no que tange à concretização da consciência ambiental. A partir do resultado de uma das questões aplicadas a 100% dos professores ativos no período e com formação jurídica, trás-se a ponderação sobre de que maneira a autoconscientização (ou sua falta) acerca de seu papel de educador e com exemplarismo ético repercute na instalação de uma consciência ambiental no mundo do discente de Direito. O resultado da pergunta específica do questionário revela que, até o momento, o professor de Direito não reflete sobre sua ação pedagógica o que, sob a análise deste texto, entende-se repercutir sobremaneira na consciência ambiental nos acadêmicos de Direito.Universidade Federal de Santa Maria2016-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/REDESG/article/view/2172210.5902/2316305421722Revista Direitos Emergentes na Sociedade Global; v. 4 n. 2 (2015); 131-1532316-30542316-3054reponame:Revista Direitos Emergentes na Sociedade Globalinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/REDESG/article/view/21722/pdfCopyright (c) 2016 Revista Direitos Emergentes na Sociedade Globalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Adriana de Lacerdada Fonseca, Karla Ulman2016-08-30T20:48:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21722Revistahttps://periodicos.ufsm.br/REDESGPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/REDESG/oai||redesg@ufsm.br|| advrso@gmail.com2316-30542316-3054opendoar:2016-08-30T20:48:13Revista Direitos Emergentes na Sociedade Global - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PROFESSOR DE DIREITO REFLEXIVO EXEMPLARISTA E O PAPEL DE EDUCADOR PARA CONCRETIZAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL |
title |
O PROFESSOR DE DIREITO REFLEXIVO EXEMPLARISTA E O PAPEL DE EDUCADOR PARA CONCRETIZAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL |
spellingShingle |
O PROFESSOR DE DIREITO REFLEXIVO EXEMPLARISTA E O PAPEL DE EDUCADOR PARA CONCRETIZAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL Rocha, Adriana de Lacerda Docência jurídica Professor Reflexivo Princípio de Exemplarismo Docente Consciência ambiental |
title_short |
O PROFESSOR DE DIREITO REFLEXIVO EXEMPLARISTA E O PAPEL DE EDUCADOR PARA CONCRETIZAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL |
title_full |
O PROFESSOR DE DIREITO REFLEXIVO EXEMPLARISTA E O PAPEL DE EDUCADOR PARA CONCRETIZAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL |
title_fullStr |
O PROFESSOR DE DIREITO REFLEXIVO EXEMPLARISTA E O PAPEL DE EDUCADOR PARA CONCRETIZAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL |
title_full_unstemmed |
O PROFESSOR DE DIREITO REFLEXIVO EXEMPLARISTA E O PAPEL DE EDUCADOR PARA CONCRETIZAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL |
title_sort |
O PROFESSOR DE DIREITO REFLEXIVO EXEMPLARISTA E O PAPEL DE EDUCADOR PARA CONCRETIZAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL |
author |
Rocha, Adriana de Lacerda |
author_facet |
Rocha, Adriana de Lacerda da Fonseca, Karla Ulman |
author_role |
author |
author2 |
da Fonseca, Karla Ulman |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Adriana de Lacerda da Fonseca, Karla Ulman |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência jurídica Professor Reflexivo Princípio de Exemplarismo Docente Consciência ambiental |
topic |
Docência jurídica Professor Reflexivo Princípio de Exemplarismo Docente Consciência ambiental |
description |
Este artigo destaca o resultado de pesquisa empírica, de caráter etnográfico, sobre o perfil do professor de Direito tendo como paradigma a teoria do professor reflexivo. O trabalho aqui objetiva relacionar a questão respondida neste trabalho de campo quanto ao exemplarismo docente reflexivo do professor de Direito e o seu papel de educador no que tange à concretização da consciência ambiental. A partir do resultado de uma das questões aplicadas a 100% dos professores ativos no período e com formação jurídica, trás-se a ponderação sobre de que maneira a autoconscientização (ou sua falta) acerca de seu papel de educador e com exemplarismo ético repercute na instalação de uma consciência ambiental no mundo do discente de Direito. O resultado da pergunta específica do questionário revela que, até o momento, o professor de Direito não reflete sobre sua ação pedagógica o que, sob a análise deste texto, entende-se repercutir sobremaneira na consciência ambiental nos acadêmicos de Direito. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/REDESG/article/view/21722 10.5902/2316305421722 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/REDESG/article/view/21722 |
identifier_str_mv |
10.5902/2316305421722 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/REDESG/article/view/21722/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Direitos Emergentes na Sociedade Global info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Direitos Emergentes na Sociedade Global |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Direitos Emergentes na Sociedade Global; v. 4 n. 2 (2015); 131-153 2316-3054 2316-3054 reponame:Revista Direitos Emergentes na Sociedade Global instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Direitos Emergentes na Sociedade Global |
collection |
Revista Direitos Emergentes na Sociedade Global |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Direitos Emergentes na Sociedade Global - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||redesg@ufsm.br|| advrso@gmail.com |
_version_ |
1808858039067869184 |