A Politização da Forma de Nomeação dos Ministros do Supremo Tribunal Federal
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Campo Jurídico : Revista de Direito Agroambiental e Teoria do Direito |
Texto Completo: | http://www.fasb.edu.br/revista/index.php/campojuridico/article/view/266 |
Resumo: | O Supremo Tribunal Federal, órgão de cúpula do Poder Judiciário Brasileiro, torna-se alvo de críticas, sempre que se abre vagas para ocupação de uma de suas cadeiras, uma vez que a forma de nomeação dos seus membros é realizada pelo Presidente da República com a participação do Poder Legislativo por meio do Senado Federal, podendo assim serem escolhidos membros que sigam a mesma linha de ideologia política daqueles que o indicam. Desta forma pode existir uma grande possibilidade de que as decisões proferidas por estes membros sejam eivadas de caráter político e não necessariamente, tenham por objetivo o alcance da real justiça, além de prejudicar diretamente a legitimidade dos Ministros da Suprema Corte, nos julgamentos de autoridades ligadas diretamente ao seu processo de indicação. Para tal mister será analisada modelos utilizados em outros países, além das propostas de mudanças legislativas existentes no Congresso Nacional e a doutrina especializada. |
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A Politização da Forma de Nomeação dos Ministros do Supremo Tribunal FederalDireito; Direito Constitucional; Ciência PolíticaNomeação; Princípio da Separação dos Poderes; Supremo Tribunal FederalO Supremo Tribunal Federal, órgão de cúpula do Poder Judiciário Brasileiro, torna-se alvo de críticas, sempre que se abre vagas para ocupação de uma de suas cadeiras, uma vez que a forma de nomeação dos seus membros é realizada pelo Presidente da República com a participação do Poder Legislativo por meio do Senado Federal, podendo assim serem escolhidos membros que sigam a mesma linha de ideologia política daqueles que o indicam. Desta forma pode existir uma grande possibilidade de que as decisões proferidas por estes membros sejam eivadas de caráter político e não necessariamente, tenham por objetivo o alcance da real justiça, além de prejudicar diretamente a legitimidade dos Ministros da Suprema Corte, nos julgamentos de autoridades ligadas diretamente ao seu processo de indicação. Para tal mister será analisada modelos utilizados em outros países, além das propostas de mudanças legislativas existentes no Congresso Nacional e a doutrina especializada.International Journal of Professional Business ReviewNeves, Sinvaldo ConceiçãoBatista de Souza, Edson Kayque2019-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de literaturaapplication/pdfhttp://www.fasb.edu.br/revista/index.php/campojuridico/article/view/26610.21902/revistacampjur.v7i1.266CAMPO JURÍDICO; v. 7, n. 1 (2019): JANEIRO-JUNHO; 17-362317-4056reponame:Campo Jurídico : Revista de Direito Agroambiental e Teoria do Direitoinstname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)instacron:FASBporhttp://www.fasb.edu.br/revista/index.php/campojuridico/article/view/266/446Direitos autorais 2019 CAMPO JURÍDICOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-21T15:18:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/266Revistahttp://www.fasb.edu.br/revista/index.php/campojuridico/oai2317-40562317-2444opendoar:null2020-06-25 22:02:49.882Campo Jurídico : Revista de Direito Agroambiental e Teoria do Direito - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)true |
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O Supremo Tribunal Federal, órgão de cúpula do Poder Judiciário Brasileiro, torna-se alvo de críticas, sempre que se abre vagas para ocupação de uma de suas cadeiras, uma vez que a forma de nomeação dos seus membros é realizada pelo Presidente da República com a participação do Poder Legislativo por meio do Senado Federal, podendo assim serem escolhidos membros que sigam a mesma linha de ideologia política daqueles que o indicam. Desta forma pode existir uma grande possibilidade de que as decisões proferidas por estes membros sejam eivadas de caráter político e não necessariamente, tenham por objetivo o alcance da real justiça, além de prejudicar diretamente a legitimidade dos Ministros da Suprema Corte, nos julgamentos de autoridades ligadas diretamente ao seu processo de indicação. Para tal mister será analisada modelos utilizados em outros países, além das propostas de mudanças legislativas existentes no Congresso Nacional e a doutrina especializada. |
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