Representações de professoras “negras” sobre relações raciais na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eva Aparecida da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Mosaicum
Texto Completo: https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/339
Resumo: Este artigo visa a analisar as representações de professoras “negras” araraquarenses acerca das relações raciais na escola, destacando as representações sobre a ideia de incapacidade intelectual do negro, a posição pré-estabelecida para o negro na sociedade, a adesão ao mito da democracia racial, a existência do preconceito racial. A análise é feita com base nos discursos acadêmicos acerca das relações raciais no Brasil e também busca compreender o modo pelo qual as representações estão presentes em suas práticas docentes, ao abordarem a temática étnico-racial em sala de aula.
id FASB-2_0044ab83f3864afe1ec930d517dfa5af
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/339
network_acronym_str FASB-2
network_name_str Revista Mosaicum
spelling Representações de professoras “negras” sobre relações raciais na escolaEducaçãoProfessoras negrasRepresentação socialEscolaEste artigo visa a analisar as representações de professoras “negras” araraquarenses acerca das relações raciais na escola, destacando as representações sobre a ideia de incapacidade intelectual do negro, a posição pré-estabelecida para o negro na sociedade, a adesão ao mito da democracia racial, a existência do preconceito racial. A análise é feita com base nos discursos acadêmicos acerca das relações raciais no Brasil e também busca compreender o modo pelo qual as representações estão presentes em suas práticas docentes, ao abordarem a temática étnico-racial em sala de aula.Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)2020-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/33910.26893/rm.v4i8.339Revista Mosaicum; n. 8 (2008): Revista Mosaicum1980-41801808-589X10.26893/rm.v4i8reponame:Revista Mosaicuminstname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)instacron:FASBporhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/339/299https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Eva Aparecida da 2021-06-28T11:57:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/339Revista1980-41801808-589Xopendoar:null2021-06-28 12:01:26.497Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)true
dc.title.none.fl_str_mv Representações de professoras “negras” sobre relações raciais na escola
title Representações de professoras “negras” sobre relações raciais na escola
spellingShingle Representações de professoras “negras” sobre relações raciais na escola
Silva, Eva Aparecida da
Educação
Professoras negras
Representação social
Escola
title_short Representações de professoras “negras” sobre relações raciais na escola
title_full Representações de professoras “negras” sobre relações raciais na escola
title_fullStr Representações de professoras “negras” sobre relações raciais na escola
title_full_unstemmed Representações de professoras “negras” sobre relações raciais na escola
title_sort Representações de professoras “negras” sobre relações raciais na escola
author Silva, Eva Aparecida da
author_facet Silva, Eva Aparecida da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Eva Aparecida da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Professoras negras
Representação social
Escola
topic Educação
Professoras negras
Representação social
Escola
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo visa a analisar as representações de professoras “negras” araraquarenses acerca das relações raciais na escola, destacando as representações sobre a ideia de incapacidade intelectual do negro, a posição pré-estabelecida para o negro na sociedade, a adesão ao mito da democracia racial, a existência do preconceito racial. A análise é feita com base nos discursos acadêmicos acerca das relações raciais no Brasil e também busca compreender o modo pelo qual as representações estão presentes em suas práticas docentes, ao abordarem a temática étnico-racial em sala de aula.
description Este artigo visa a analisar as representações de professoras “negras” araraquarenses acerca das relações raciais na escola, destacando as representações sobre a ideia de incapacidade intelectual do negro, a posição pré-estabelecida para o negro na sociedade, a adesão ao mito da democracia racial, a existência do preconceito racial. A análise é feita com base nos discursos acadêmicos acerca das relações raciais no Brasil e também busca compreender o modo pelo qual as representações estão presentes em suas práticas docentes, ao abordarem a temática étnico-racial em sala de aula.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/339
10.26893/rm.v4i8.339
url https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/339
identifier_str_mv 10.26893/rm.v4i8.339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/339/299
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mosaicum; n. 8 (2008): Revista Mosaicum
1980-4180
1808-589X
10.26893/rm.v4i8
reponame:Revista Mosaicum
instname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
instacron:FASB
reponame_str Revista Mosaicum
collection Revista Mosaicum
instname_str Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
instacron_str FASB
institution FASB
repository.name.fl_str_mv Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Educação
Professoras negras
Representação social
Escola
_version_ 1704448767583846400