Representações de professoras “negras” sobre relações raciais na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Mosaicum |
Texto Completo: | https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/339 |
Resumo: | Este artigo visa a analisar as representações de professoras “negras” araraquarenses acerca das relações raciais na escola, destacando as representações sobre a ideia de incapacidade intelectual do negro, a posição pré-estabelecida para o negro na sociedade, a adesão ao mito da democracia racial, a existência do preconceito racial. A análise é feita com base nos discursos acadêmicos acerca das relações raciais no Brasil e também busca compreender o modo pelo qual as representações estão presentes em suas práticas docentes, ao abordarem a temática étnico-racial em sala de aula. |
id |
FASB-2_0044ab83f3864afe1ec930d517dfa5af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/339 |
network_acronym_str |
FASB-2 |
network_name_str |
Revista Mosaicum |
spelling |
Representações de professoras “negras” sobre relações raciais na escolaEducaçãoProfessoras negrasRepresentação socialEscolaEste artigo visa a analisar as representações de professoras “negras” araraquarenses acerca das relações raciais na escola, destacando as representações sobre a ideia de incapacidade intelectual do negro, a posição pré-estabelecida para o negro na sociedade, a adesão ao mito da democracia racial, a existência do preconceito racial. A análise é feita com base nos discursos acadêmicos acerca das relações raciais no Brasil e também busca compreender o modo pelo qual as representações estão presentes em suas práticas docentes, ao abordarem a temática étnico-racial em sala de aula.Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)2020-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/33910.26893/rm.v4i8.339Revista Mosaicum; n. 8 (2008): Revista Mosaicum1980-41801808-589X10.26893/rm.v4i8reponame:Revista Mosaicuminstname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)instacron:FASBporhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/339/299https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Eva Aparecida da 2021-06-28T11:57:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/339Revista1980-41801808-589Xopendoar:null2021-06-28 12:01:26.497Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações de professoras “negras” sobre relações raciais na escola |
title |
Representações de professoras “negras” sobre relações raciais na escola |
spellingShingle |
Representações de professoras “negras” sobre relações raciais na escola Silva, Eva Aparecida da Educação Professoras negras Representação social Escola |
title_short |
Representações de professoras “negras” sobre relações raciais na escola |
title_full |
Representações de professoras “negras” sobre relações raciais na escola |
title_fullStr |
Representações de professoras “negras” sobre relações raciais na escola |
title_full_unstemmed |
Representações de professoras “negras” sobre relações raciais na escola |
title_sort |
Representações de professoras “negras” sobre relações raciais na escola |
author |
Silva, Eva Aparecida da |
author_facet |
Silva, Eva Aparecida da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Eva Aparecida da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Professoras negras Representação social Escola |
topic |
Educação Professoras negras Representação social Escola |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este artigo visa a analisar as representações de professoras “negras” araraquarenses acerca das relações raciais na escola, destacando as representações sobre a ideia de incapacidade intelectual do negro, a posição pré-estabelecida para o negro na sociedade, a adesão ao mito da democracia racial, a existência do preconceito racial. A análise é feita com base nos discursos acadêmicos acerca das relações raciais no Brasil e também busca compreender o modo pelo qual as representações estão presentes em suas práticas docentes, ao abordarem a temática étnico-racial em sala de aula. |
description |
Este artigo visa a analisar as representações de professoras “negras” araraquarenses acerca das relações raciais na escola, destacando as representações sobre a ideia de incapacidade intelectual do negro, a posição pré-estabelecida para o negro na sociedade, a adesão ao mito da democracia racial, a existência do preconceito racial. A análise é feita com base nos discursos acadêmicos acerca das relações raciais no Brasil e também busca compreender o modo pelo qual as representações estão presentes em suas práticas docentes, ao abordarem a temática étnico-racial em sala de aula. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/339 10.26893/rm.v4i8.339 |
url |
https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/339 |
identifier_str_mv |
10.26893/rm.v4i8.339 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/339/299 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade do Sul da Bahia (Fasb) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade do Sul da Bahia (Fasb) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mosaicum; n. 8 (2008): Revista Mosaicum 1980-4180 1808-589X 10.26893/rm.v4i8 reponame:Revista Mosaicum instname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB) instacron:FASB |
reponame_str |
Revista Mosaicum |
collection |
Revista Mosaicum |
instname_str |
Faculdade do Sul da Bahia (FASB) |
instacron_str |
FASB |
institution |
FASB |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Educação Professoras negras Representação social Escola |
_version_ |
1704448767583846400 |