A singularidade na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Bernardina
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Mosaicum
Texto Completo: https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/256
Resumo: O texto problematiza a sala de aula enquanto locus privilegiado de relações intersubjetivas. Esse espaço aglutinador de conhecimentos, sentimentos,atitudes e idéias é investigado em seus diferentes e conflitivos aspectos. O imediatismo do dia-a-dia escolar é contraposto à necessidade deredimensionamento do saber e fazer educativos. Os pressupostos que fundamentam o empreendimento educacional são escavados eoportunizam questionamentos a respeito da infância, adultez e procedimentos educacionais. A imagem do professor é investigada e aacepção originária da palavra professor é resgatada a fim de imprimirlhe novos sentidos. O problema da reciprocidade entre o ensinar e oaprender é aprofundado em sua complexidade. Apenas aparentemente simples, esta relação provoca desdobramentos ininterruptos e exigereflexão. A sala de aula é, deste modo, colocada em questão e faz emergir a imagem da oficina como alternativa metodológica capaz de resgatar ocaráter vivencial do ato educativo. A experiência educacional deixa de ser percebida como uma intervenção e passa a ser vislumbrada comoum consentimento ou mesmo uma rendição.  
id FASB-2_3acb6403a0f72f1a3eaeddc14e6ca41a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/256
network_acronym_str FASB-2
network_name_str Revista Mosaicum
spelling A singularidade na sala de aulaEducaçãoSala de aulaRelações intersubjetivasOficinas educativasProfessorFormaçãoO texto problematiza a sala de aula enquanto locus privilegiado de relações intersubjetivas. Esse espaço aglutinador de conhecimentos, sentimentos,atitudes e idéias é investigado em seus diferentes e conflitivos aspectos. O imediatismo do dia-a-dia escolar é contraposto à necessidade deredimensionamento do saber e fazer educativos. Os pressupostos que fundamentam o empreendimento educacional são escavados eoportunizam questionamentos a respeito da infância, adultez e procedimentos educacionais. A imagem do professor é investigada e aacepção originária da palavra professor é resgatada a fim de imprimirlhe novos sentidos. O problema da reciprocidade entre o ensinar e oaprender é aprofundado em sua complexidade. Apenas aparentemente simples, esta relação provoca desdobramentos ininterruptos e exigereflexão. A sala de aula é, deste modo, colocada em questão e faz emergir a imagem da oficina como alternativa metodológica capaz de resgatar ocaráter vivencial do ato educativo. A experiência educacional deixa de ser percebida como uma intervenção e passa a ser vislumbrada comoum consentimento ou mesmo uma rendição.  Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)2020-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado pelos pares"application/pdfhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/25610.26893/rm.v1i1.256Revista Mosaicum; n. 1 (2005): Revista Mosaicum1980-41801808-589X10.26893/rm.v1i1reponame:Revista Mosaicuminstname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)instacron:FASBporhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/256/219https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeal, Bernardina2021-06-28T11:57:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/256Revista1980-41801808-589Xopendoar:null2021-06-28 12:01:10.504Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)true
dc.title.none.fl_str_mv A singularidade na sala de aula
title A singularidade na sala de aula
spellingShingle A singularidade na sala de aula
Leal, Bernardina
Educação
Sala de aula
Relações intersubjetivas
Oficinas educativas
Professor
Formação
title_short A singularidade na sala de aula
title_full A singularidade na sala de aula
title_fullStr A singularidade na sala de aula
title_full_unstemmed A singularidade na sala de aula
title_sort A singularidade na sala de aula
author Leal, Bernardina
author_facet Leal, Bernardina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Bernardina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Sala de aula
Relações intersubjetivas
Oficinas educativas
Professor
Formação
topic Educação
Sala de aula
Relações intersubjetivas
Oficinas educativas
Professor
Formação
dc.description.none.fl_txt_mv O texto problematiza a sala de aula enquanto locus privilegiado de relações intersubjetivas. Esse espaço aglutinador de conhecimentos, sentimentos,atitudes e idéias é investigado em seus diferentes e conflitivos aspectos. O imediatismo do dia-a-dia escolar é contraposto à necessidade deredimensionamento do saber e fazer educativos. Os pressupostos que fundamentam o empreendimento educacional são escavados eoportunizam questionamentos a respeito da infância, adultez e procedimentos educacionais. A imagem do professor é investigada e aacepção originária da palavra professor é resgatada a fim de imprimirlhe novos sentidos. O problema da reciprocidade entre o ensinar e oaprender é aprofundado em sua complexidade. Apenas aparentemente simples, esta relação provoca desdobramentos ininterruptos e exigereflexão. A sala de aula é, deste modo, colocada em questão e faz emergir a imagem da oficina como alternativa metodológica capaz de resgatar ocaráter vivencial do ato educativo. A experiência educacional deixa de ser percebida como uma intervenção e passa a ser vislumbrada comoum consentimento ou mesmo uma rendição.  
description O texto problematiza a sala de aula enquanto locus privilegiado de relações intersubjetivas. Esse espaço aglutinador de conhecimentos, sentimentos,atitudes e idéias é investigado em seus diferentes e conflitivos aspectos. O imediatismo do dia-a-dia escolar é contraposto à necessidade deredimensionamento do saber e fazer educativos. Os pressupostos que fundamentam o empreendimento educacional são escavados eoportunizam questionamentos a respeito da infância, adultez e procedimentos educacionais. A imagem do professor é investigada e aacepção originária da palavra professor é resgatada a fim de imprimirlhe novos sentidos. O problema da reciprocidade entre o ensinar e oaprender é aprofundado em sua complexidade. Apenas aparentemente simples, esta relação provoca desdobramentos ininterruptos e exigereflexão. A sala de aula é, deste modo, colocada em questão e faz emergir a imagem da oficina como alternativa metodológica capaz de resgatar ocaráter vivencial do ato educativo. A experiência educacional deixa de ser percebida como uma intervenção e passa a ser vislumbrada comoum consentimento ou mesmo uma rendição.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado pelos pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/256
10.26893/rm.v1i1.256
url https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/256
identifier_str_mv 10.26893/rm.v1i1.256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/256/219
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mosaicum; n. 1 (2005): Revista Mosaicum
1980-4180
1808-589X
10.26893/rm.v1i1
reponame:Revista Mosaicum
instname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
instacron:FASB
reponame_str Revista Mosaicum
collection Revista Mosaicum
instname_str Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
instacron_str FASB
institution FASB
repository.name.fl_str_mv Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Educação
Sala de aula
Relações intersubjetivas
Oficinas educativas
Professor
Formação
_version_ 1704448767229427712